domingo, 30 de agosto de 2015

31 days, 25 songs: uma trilha sonora do BEDA

Ficou combinado desde o começo que domingo, dia 30, postaríamos uma mixtape com as músicas que ouvimos ao longo do mês. Nesse clima de despedida e oba-oba, a playlist seria tipo os créditos finais para essa ideia de jerico que tivemos. As meninas passaram a semana toda pensando socorro a mixtape, que raiva, nem escuto música, não ligo, o que eu vou fazer, por que inventamos isso??? e o tempo todo eu estava me sentindo muito feliz porque eu AMO mixtapes. Além disso, eu absolutamente amo trilhas sonoras, sou fascinada pela ideia de dirigir artisticamente minha vida, e achei demais a proposta de pensar numa trilha sonora para agosto. 

Como era o combinado, anotei todos os dias as músicas que mais tinha curtido ouvir, que tinham marcado algum momento ou que simplesmente tinham ficado na minha cabeça. Só que critério e coerência nunca foram lá meu forte, então dessa lista saiu de um tudo e como eu ia explicar que passei três dias de TPM ouvindo Sharon Van Etten embaixo do chuveiro no escuro, mas aí no meio deles teve um dia em que a música mais importante foi a nova da Anitta? São questões. 

Como eu sou doente, juntei todas as músicas e tentei construir um todo mais ou menos coerente, porque eu acho que continuidade é importante e não suportaria a ideia de publicar uma mixtape com as transições cagadas. Investi minha tarde nessa atividade que faz a diferença unica e exclusivamente para a minha pessoa, mas, por favor, pelo menos finja que você prestou atenção nisso pra eu ficar felizinha, ok?

Desculpa, sou pedante.

Bom, já disse que teve de tudo um pouco nesse mês? Então, teve de tudo um pouco esse mês. A playlist começa com uma música da Alanis Morissette porque desenterrei o Jagged Little Pill, disco icônico dela, graças àquela participação especial no show da Taylor Swift. Coincidentemente, ele faz 20 anos esse ano, e acho que é uma boa época pra recordar a moça, né? "Hand in My Pocket" sempre foi a minha favorita, e mais pro fim coloquei "You Oughta Know" porque acho impossível recordar Alanis sem ouvir um dos rants mais importantes da música. Nessa vibe anos 90, a lista traz algumas bandas que descobri esse mês que possuem uma sonoridade muito da década, mas que são mais contemporâneas - não sei se vocês repararam, mas 2015 na verdade é um simulacro de 95. São elas Alvvays, Girlpool e Speedy Ortiz. Outro diferencial é que as três têm vocal feminino, e nas sugestões de temas pra posts teve alguém que me pediu indicações de bandas de mulheres, então fica aí três ótimas dicas.

Aliás, vocal feminino foi o que não faltou nessa mixtape. Não sei por que, mas sempre gostei muito mais de vozes masculinas do que femininas, só que recentemente tenho ouvido mais mulher do que qualquer outra coisa. O meio da playlist é bem pop, com os lançamentos das últimas semanas que fizeram minha cabeça: Carly Rae Jepsen, Demi Lovato e Anitta. Completando o mix rebolativo (músicas que escuto fazendo os exercícios de cardio antes do pilates #dicas), tem Shakirão ("Loca" é tipo, a MELHOR música dela e queria que as pessoas dessem mais valor a ela) e até Kanye West. Não, nossa melhor amiga famosa não ficou de fora desse pagode, mas dessa vez ela volta às suas origens representando o country. Ouvi MUITO o primeiro cd da Taylor Swift esse mês e coloquei na lista minhas duas favoritas: "Tim McGraw" e "Picture to Burn". 

Por falar em country, tem The Broken Circle Breakdown Bluegrass Band (ufa!), que os fãs de Alabama Monroe vão reconhecer, com um cover incrível de "Don't Think Twice It's Alright", e Sharon Van Etten, St. Vicent, Sandy e Kate Nash representam a parte mais melancólica e introspectiva do mês (eu disse que era MUITA MINA reunida, todas maravilhosérrimas, eu juro). Wilco também não ficou de fora com duas pérolas incríveis do Star Wars, disco novo deles: "Where Do I Begin?" e "Magnetized". A mixtape encerra, ironicamente, com a primeira música que eu anotei: "Turn to Stone", da Electric Light Orchestra, banda INCRÍVEL dos anos 70 que vocês precisam muito conhecer, e ainda tem Tim Maia, que rege praticamente todos os meus domingos, pra gente terminar o dia sambandinho e de bem com a vida. 

O mix não tem 31 músicas pois algumas foram cortadas em nome da coerência interna (como enfiar Avril Lavigne e outra música da Anitta nesse bolo?), mas gostei do resultado de todo jeito. Acho que é uma seleção bem eclética, com várias descobertas para quem se interessar, muita música animada e dançante pra rebolar pela casa e ouvir andando na rua, e um pouco daquilo que eu ouço sempre e já é parte de mim. Sei que um total de 0 pessoas está interessado nisso, mas eu adorei. 

E como sou muito legal, também fiz uma playlist lá no Spotify. De nada.


1) Hand in My Pocket (Alanis Morissette)
2) Archie, Marry Me (Alvvays)
3) Blueside (Rooney)
4) Before The World Was Big (Girlpool)
5) American Horror (Speedy Ortiz)
6) Various Disgraces (The Blam)
7) Tongue Tied (Grouplove)
8) Run Away With Me (Carly Rae Jepsen)
9) Deixa Ele Sofrer (Anitta)
10) Loca (Shakira)
11) Cool For The Summer (Demi Lovato)
12) Black Skinhead (Kanye West)
13) Don't Think Twice It's All Right (The Broken Circle Breakdown Bluegrass Band)
14) I Love You, But I'm Lost (Sharon Van Etten)
15) All My Stars Aligned (St. Vincent)
16) Tim McGraw (Taylor Swift)
17) Where Do I Begin? (Wilco)
18) Segredo (Sandy)
19) Are You There Sweetheart? (Kate Nash)
20) Cups (Anna Kendrick)
21) You Oughta Know (Alanis Morissette)
22) Picture to Burn (Taylor Swift)
23) Turn To Stone (Electric Light Orchestra)
24) Réu Confesso (Tim Maia)
25) Magnetized (Wilco)

12 comentários:

  1. Estou ouvindo ainda por isso não posso dar uma opinião completa PORÉM digo que não tem como uma playlist que começa com Alanis ser ruim <3 e gente, que saudade dessa música!

    Achei muito legal a proposta! Pra mim ia ser meio fail porque to num looping de mesmas músicas faz um tempinho XD hahaha

    mas yay! Não flopamos esse BEDA \o/

    beijo!

    ResponderExcluir
  2. Acho ótimo que vocês que fizeram a playlist no Rdio ficaram com uma coisa super bonitinha e eu fiquei com aquele trem cagado do Spotify. Por favor querido, melhore. Mas né, música, então. Amei sua playlist, amiga. Metade das músicas eu não conhecia, é claro, mas não dá pra dar errado com Alanis, Demi, Taylor e Anitta - mas por favor, inclua Avril da próxima vez. Também amei mutcho que cê colocou uma música do álbum novo da Carly. Ainda não tenho uma opinião 100% formada, mas achei bem delicinha de um modo geral.

    PENÚLTIMO DIA DE BEDA, SOCORRO

    beijo <3

    ResponderExcluir
  3. Vou ouvir amanhã enquanto comemoramos com champagne o fato que ACABOU O BEDAAAAA UHULLLLLLL

    Beijos te amo e amo suas mixtapes sempre, sempre!

    ResponderExcluir
  4. o BEDA acabou e eu esqueci de sugerir de novo uma mixtape "pra gostar de chico buarque" pq eu gosto dele mas sempre me perco com tantos discos músicas coletâneas parcerias etc etc.Quem sabe um dia? hehehehe

    ResponderExcluir
  5. Ai, miga, tanto profissionalismo nessa mixtape que quero ir lá e apagar a minha correndo :) Até pensei em reordenar as músicas pra tentar alguma coerência (apesar da coerência não estar em nenhum lugar da lista das minhas qualidades), mas acabei resolvendo deixar na ordem em que a vida aconteceu mesmo. Não me odeie muito?

    Tem muita coisa que eu não conheço na sua playlist e isso é lindo. Vou ouvir com todo amor as playlists de vocês durante a semana.

    Te amo!

    ResponderExcluir
  6. Amiga, amei muito a tua mixtape e admiro muito o teu desempenho e vontade ao organizar as músicas de um jeito bacana de ouvir, porque eu simplesmente joguei as músicas lá e seja o que deus quiser. Hahahaa

    Estou salvando todas as mixtapes para ouvir depois <3

    Te amo!

    ResponderExcluir
  7. Estou ouvindo sua playlist e apesar da gente ter algumas bandas em comum, a maior parte dos integrantes da sua lista eu não faço nem ideia de quem sejam. E acho que por conta disso mesmo é que a viagem tem sido interessante, rs. Um beijo!

    ResponderExcluir
  8. AMO MIXTAPES e acho que a vida deveria ter trilha sonora. Sempre me imagino fazendo certas coisas marcantes quando escuto determinadas músicas. Não seria demais receber uma notícia de algo que se quer muito e começar a tocar You Oughta Know? Pois é. Além de ter suprer te compreendido, pois Márcio não consegue entender como que no meu pendrive pode tocar uma música do ACDC e em seguida começar GATINHAAAAA QUERO TE ENCONTRAAAARRRRRRR do cláudinho e bochecha. Ser eclético é isso. Adorei tua playlist, estou ouvindo nesse momento :*

    ResponderExcluir
  9. Tá fanzona da Taylor, hein? Pictures to burn é das antigas. Época boa demais.

    ResponderExcluir
  10. Tá fanzona da Taylor, hein? Pictures to burn é das antigas. Época boa demais.

    ResponderExcluir
  11. Tá fanzona da Taylor, hein? Pictures to burn é das antigas. Época boa demais.

    ResponderExcluir
  12. To ouvindo ainda, mas já digo que amei a primeira música e as três bandas de vocais femininos.
    E, miga, não sei se você já conhece, mas te recomendo muito muito muito a cantora Halsey.
    beijo!
    Ps: como faz pra desviciar de Cool for the Summer?

    ResponderExcluir