quarta-feira, 3 de março de 2010

Com o coração. Ou não.

A partir de hoje fica aqui declarado que eu não assisto mais Big Brother. Essa edição, pelo menos, não tem mais vez comigo. Antes que torçam o nariz e venham me falar de cultura inútil, programa vazio, já me adianto que eu adoro um reality show. Um pouco de barraco e sub-celebridades nunca fez mal pra ninguém. Pouco me importo se é tudo manipulado pela Globo, não é como se fosse mudar minha vida ou algo assim. É um entretenimento, nada mais que isso. Esclarecida essa questão, voltemos à razão pela qual abdicarei do programa.

Eu pensei que a edição atual seria a melhor de todas, porque os participantes foram escolhidos a dedo. Poucas moscas mortas - que foram saindo logo no início do programa - e bastante gente sem medo de jogar e de chutar o pau da barraca. Ah, vã ilusão! Eu sou completamente a favor de jogo, afinal o programa nada mais é do que isso, e eu não acredito, não acredito mesmo que uma pessoa tenha a capacidade de entrar numa casa, onde é vigiado 24 hrs por dia, competindo com outras pessoas por um milhão e meio de reais, e ser ela mesma. Não dá, meus caros, é humanamente impossível. Ou você vai se retrair (o caso das samambaias - aqueles que entram mudos e saem calados), ou vai extravazar. Por isso que eu tenho vontade de jogar uma bomba na cabeça daqueles que dizem que estão sendo eles mesmos. Eles podem acreditar nisso, problema deles, mas que não fiquem repetindo isso a todo segundo. Outra coisa que me deixa louca da vida é a ladainha de agir com o coração. Concordo que a pessoa pode optar por não passar por cima dos seus princípios - isso é louvável - mas ficar falando que tá fazendo aquilo porque "o coração mandou, não importa se vai ou não me prejudicar no jogo" é história pra boi dormir. Não sei qual o problema as pessoas tem de assumir que estão cientes de que aquilo é uma competição. Como se fosse feio correr atrás do que quer - pra entrar numas de discurso de ex-BBB. Amigo(a), se você já se rebaixou ao ponto de entrar no BBB, não tem porque fazer pose de quem não está nem aí. E aqueles que dizem que o dinheiro ali não é o mais importante? Que o que vale é o auto-conhecimento, e a experiência adquirida? zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Mas falemos dessa edição. A coisa já começou completamente errada quando tiraram Tessália, nossa querida Twittess, no terceiro paredão. Ela pode ser tudo, mas era uma jogadora excelente. Aquele não era o sonho da vida dela, ela tava afim única e exclusivamente do dinheiro, e não estava nem aí que os outros pensassem que ela estava jogando. Ela seria um elemento importantíssimo pra fazer o jogo rolar. Na casa, outras duas pessoas tem o perfil dela. Lia e Elenita. Lia é jo-ga-do-ra, assim, com todas as sílabas, tem uma visão de jogo muito boa, um poder de convencimento ímpar, mas tá do lado do coração. Faz tudo de caso pensando, manipula até dizer chega, e aí me vem com o discurso de "olha nos meus olhos", "eu acredito na minha verdade", "não sou pecinha de madeira" e acaba com tudo. Ela é insuportável, mas eu eu relevaria aquela sobrancelha tatuada se não fosse esse discurso. Já Elenita era diferente. Inteligente, autêntica, não tinha medo de dar a cara a tapa, mas não era fria e calculista que nem a Tessália. Perdoem o trocadilho, mas ela era quente e letrista, e não aceitava quieta que as pessoas naquela casa eram infinitamente mais toscas que ela. Não tinha estrutura psicológica pr'aquilo. Surtou, como bem vimos. E rodou.

A situação do ano passado se repetiu. Declararam um vencedor nas primeiras semanas, e agora a gente precisa engolir. Eu gostava do Max, e muito, mas concordo que ele foi declarado o vencedor logo no começo e todo mundo ficou cego pra todo o resto que ele fazia. Com Dourado foi assim. Era o mais odiado no começo, chorou, fez o jogo da vítima que o brasileiro tanto adora, e ganhou todo mundo. Até eu gostava dele. Só que ele ganhou o poder supremo, voltou de um paredão, se aliou à Lia e começou a escrotizar. Falava o que pensava, não fazia questão de ser legal. Parou de jogar com o público. Não acho que ele seja homofóbico - acho que o termo se banalizou tanto ultimamente que é difícil defini-lo - , acho-o ignorante. Muito. Não tenho PPV, posso estar errada, mas até agora o que eu vi foi um cara brutão, meio matuto, que não sabe direito o que fala dizendo besteira. Mas todo mundo tá suscetível a isso.

Mas minha torcida de verdade era pra Morango. Não é só porque ela é uberlandense, mas porque eu sempre gostei dela. Era uma das maiores partidárias do discurso do coração, mas ela dava a cara a tapa. Falava na cara, não ia na onda dos outros e não tinha medo de defender aquilo que achava certo. E foi fazendo isso que ela cavou sua cova, falou demais, perdeu a cabeça, e foi fofocar justo com o Dicésar. O que se sucedeu foram erros e mais erros, o quarto branco terminou de enterrá-la. Mesmo assim minha torcida ia pra ela, porque apesar do discursinho melodramático, ela era diferente dos outros que estavam ali. Depois que ela saiu, aquilo perdeu o sentido pra mim. Ainda restava o Michel, que é o tipo de cara que eu simpatizo logo de cara, porque eu adoro esse tipo loser-fofo. Perdeu ponto comigo quando comeu na mão da Tessália, mas voltou a ganhar quando resolveu enfrentar a Lia. Ele tava afim de jogo, e o Puxadinho não teria se ferrado tanto se tivessem resolvido assumir o jogo assim que ele se declarou. Mas todo mundo ouviu o coração, Michel viu que a dele não colou e aceitou, e quando eles acordaram era tarde demais. Deu no que deu.

Aí ontem a Cacau saiu e eu me perguntei se era só eu que estava assistindo ao programa. O romance dela com o Eliéser foi o mais fail de todos os tempos, mas ainda assim, ser eliminada pela LIA, a Lia que arranja briga pra tudo, a Lia que manipula a casa inteira, a Lia que faz tempestada em copo d'água o dia inteiro, a Lia que acha que tudo - absolutamente tudo - é uma ameaça contra ela, a Lia, uma das pessoas mais insuportáveis que já pisou naquela casa. Será que só eu vejo isso? Fato é que eu perdi a paciência. Se só eu estou vendo, eu paro de ver agora, porque eu simplesmente me recuso a ver Dourado, Fernanda, Cadu e Serginho (esse eu não tenho nada contra) como finalistas. E é isso que vai acontecer. Aguardem.

20 comentários:

  1. Eu tbm estava torcendo pra Morango, depois que saiu torci pra Cacau. Mas que grande merda esse BBB proteger uma chata-chorona-falsa que joga o tempo todo e um machão burro que nem sabe como se pega AIDS. Esse BBB virgula, o povo que vota neh. Vou continuar vendo, mesmo me perguntando toda hora COMO Fernanda e Cadu ainda nao sairam, 2 moscas mortas... aff. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Cara eu não sei não !
    mas acho que ficou um lance de eliminar a Cacau pro Eliéser ficar daquele jeito que ficou ( vide se se sentindo um merda ! haha )
    Ela pra mim não fazia mta diferença, na verdade achava ela até bem chatinha. Mas você tem super razão quanto à Lia !
    Enfim...só espero que não tenhamos que engolir o Dourado ganhando um milhão e cof cof ... meio. =/
    beijos Anna e obrigada pelo commento fofo !

    p.s.: E faça-se a gentileza de vir ao Rio de Janeiro, mas te recomendo que espere o sol voltar.
    Só pra constar...minha irmã AMA Minas.hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Acho que os participantes dessa edição foram/são os mais sem graça de todo os BBBs. E é por isso que eu torço pro Dourado. Acho que ele é o que tem mais postura na casa. Às vezes eu discordo de algumas de suas atitudes, mas entre ele e os outros que não fazem nada interessante, fico com ele. O Michel eu acho o pior de todos! O cara não tem a mínima personalidade, fora que é um babacão...
    É, BBB é um assunto complicado de tratar...cada um tem uma opinião. O foda é que a gnt fica aqui fora criando teorias e opiniões sobre o jogo, e acaba que nem um tostão entra na nossa conta. Vai entender!
    beijo!

    ResponderExcluir
  4. Sendo muito honesta, não gosto de ninguém que tá lá dentro salvo o Michel e o Sergio. E ainda assim porque eles são menos piores. Sou chata pra caramba e odiei todo mundo.
    O que eu continuo sem entender é como um babaca participa do BBB, é eliminado porque é babaca, depois volta edições depois e continua sendo favorito no BBB porque é babaca. oo'
    Vai entender...

    ResponderExcluir
  5. Eu sei que vai parecer papo se pseudo-cult, mas eu não aguento o BBB. Não entendo o que o pessoal fala, e mal consigo diferenciar os participantes um do outro. Mas isso vem de alguém que dorme assistindo qualquer que seja o reality show.
    Li o post inteiro, mas admito que não entendi muita coisa.

    ResponderExcluir
  6. Não estou acompanhando esse BBB, mas ele está sendo muito comentado e pelo que sei, os participantes são únicos mesmo: muito barraco e falsidade rolou por lá.
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  7. Bomm não posso dizer muita coisa, pois não acompanho. Sinceramente não tenho paciência. Mas fico impressionada com seus argumentos. Vc tem uma cabeça muito boa. Bom, já falei isso, rs. Beijocas.

    ResponderExcluir
  8. Anna menina, vc é uma critica de primeira hein! tem uma visão global bem formada né? confesso que não assisto, mas está sendo tão comentado esse agora...nem posso dizer muita coisa!
    beijo grande

    ResponderExcluir
  9. Oiee Anna!
    Primeiro ao que interessa, ou como diria o hoje intragável apresentador... 'aos costumes':
    Vc fez uma leitura mto correta do jogo. Ou do que pretende ser esta edição do BBB. Nem entro no mérito sobre aquele papo eterno de que a emissora manipula tudo, mostra o que quer na edição, etc.
    Falo em relação ao programa deste ano e nisso, pelo que eu tenho acompanhado... vc disse tudo. E eu esperava muito mais do BBB10 a começar pelo próprio cenário. Esperava uma casa nova! Esperava coisas novas. E nada disso veio. Ficou td com cara de meia-boca.

    Bom... eu sou fã de BBB de carteirinha. Não ligo pra quem critica ou acha q é subproduto e etc. Acredito que este seja um dos programas que ainda respira na TV brasileira, que abre espaço pra produtores trabalharem, idéias novas no marketing, etc. Sem falar na baita estrutura que existe pra fazer a coisa andar. Mas decididamente tem algo mto errado e estranho com este 10. E essa energia toda me afastaram do programa. Não consigo ver nem torcer. Gostava de ver a Fernanda pelas anabelas que ela usa hehehe mas nem isso mais. E o anti-herói se ganhar, combina bem com o Brasil atual, burro, ignorante, rançoso onde triunfam sempre os animais.. nas votações e nas urnas!

    Beeeeeeijooo e parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  10. Quando vi a Morango conversando com a Lia logo no primeiro dia e a Lia chorou achei super forte, apesar de eu ser assim e não aguentar mto às vezes qd alguém chama a atenção, achei complicado aquele choro.
    Alí pensei que a Morango seria uma ótima pessoa, mas depois que vi q ela se meteu em discutir com o Dourado e desabafar com o Dimi passei a ficar à favor do Dourado, por incrível que pareça.

    Ele é bruto, incitou uma vez violência lá dentro, mas por incrível que pareça me simpatizei mais com ele, e tenho quase que certeza q ele ganhe, o Cadu pode ser bom moço, mas ele é meio mosca morta e só serve para apartar briga e mandar os outros falarem baixo ahahah!

    É uma das edições mais eletrizantes essa, eu achei.

    ResponderExcluir
  11. Caraca, esse BBB tá um nojo.
    Detesto a Lia também, mas todo mundo adoraa ¬¬' ela é treevas.
    beeijos

    ResponderExcluir
  12. Ihhh, dessa vez so passo pra marcar presença msm; primeiro, nao gosto de big brother (e sem nunca ter assistido), segundo - pq aqui nao passa ;P
    mas sei la, acho que o povo faz grande coisa de pouca m3*%@! ;PPP
    enfim, os reality shows dos usa tb sao uma canseira... nao custa ver de vez em qdo neh?
    de toda forma, to por fora de bbb!
    entao beijos :P

    ResponderExcluir
  13. Odeio o BBB. Acho que vou amarrar dinamites no meu corpo, entrar na casa deles e me explodir.

    ResponderExcluir
  14. Nme me fale nesse BBB, estava toda empolgada, mas depois de o Dourado ter voltado do primeiro paredão e ter ficado na casa em vez da Morango, puts fiquei puta da vida, e qdo a Cacau saiu tb, dentre os três quem deveria ter saído era a Lia, aquela chata, que arruma barraco com todo mundo. Portanto desde este paredão n acompanhei mais, agora só espero que a Lia e o Dourado vazem da casa logo.

    ResponderExcluir
  15. Já falei que você escreve muito bem? Então. Eu babo nos seus textos sempre e fico pensando comé que uma guria com metade da minha idade consegue ser tão boa escritora. Daí que eu sou da turma que acredita piamente que BBB é a coisa mais inútil da face da terra, e vc deve saber disso pelas minhas frases no twitter. Mas eu devo reconhecer que, apesar de seu texto a respeito, você fez uma bela análise de tudo. E, como eu não acompanho, não sei opinar sobre o conteúdo da coisa em si. Mas vim dizer que Anna, agora você quase que me convenceu que tem alguma utilidade nessa coisa de ver BBB. Eu disse QUASE.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Ai, não suporto a Lia e seu "olha nos meus olhos". Oi? Como essa chata ainda não foi eliminada? E a Fernanda é outra tosca! Odeio gente que posa de perfeitinha! Não sei que tipo de gente está votando nos paredões este ano...

    (www.caixinhadeopinioes.zip.net)

    ResponderExcluir
  17. uma vez assisti ao bgg e achei muito tedioso.. e como sou do tipo 'rancorosa', nunca mais dei uma chance ao programa... rs
    mas acho as pessoas que ficam balbuciando revolta anti-bbb, cultura-inútil-lixo-televisivo pela internet tediosas, também...

    tentei situar o post, tentar imaginar como foi no programa...
    bem, falam dessa tessália em todo o lugar, para o bem ou para o mal... ela realmente parece (parecia?) despertar o interesse mesmo de quem não assiste ao bbb.

    ResponderExcluir
  18. Bom. Eu já perdi a paciência com BBB faz teeeempo. Nem ligo mais. Mas fico escutando enquanto acesso a net, pq o PC fica perto da sala. Então posso emitir algumas opiniões: a Lia me irrita, acho que ela é intensa demais, o tempo inteiro. Isso cansa. A Fernanda acho boazinha, mas ela só chora, nunca vi isso. Os outros: Michel, AnaMara, Dicesar, Serginho, não fedem nem cheiram. O Dourado eu não sei dizer. As vezes acho que apesar de toda aquela testosterona, ele tem um coração bom. As vezes ele me irrita também. Acho que o mais engraçado disso tudo é que o reality show nos afeta e nos cansa (e irrita) como se nós TB estivéssemos dentro da casa. E vou mais além: o BBB é a metáfora do mundo. O mundo é assim também. As pessoas jogam. É bem macro, a coisa. Acho que você está fazendo a coisa certa, porque entretenimento por entretenimento, cinema, música, blogs, passeios no shopping, teatro, falar bobagens com amigos é bem melhor e de quebra acrescentam coisas à sua vida. O BBB só irrita... rs.
    beijos!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. "Não sei qual o problema as pessoas tem de assumir que estão cientes de que aquilo é uma competição"
    falou tudo! acho extremamente irritante esse discurso de que : "não estou jogando,estou sendo eu mesmo #mimimi blébléblé..." É o pensamento mais simples do mundo : Se a pessoa entrou num JOGO,logo ela está...JOGANDO! heuahuehaue simplesmente não têm como fugir disso.Pelo menos eu acho que não.

    Sem contar que o dourado virou o novo Chuck Norris,pelo menos no twitter heuaheuhaue,ele já ganhou e acho isso uma pena,pelo fato de que ainda falta um tempinho pro programa terminar e já estão dando ele como vencedor.Isso acaba com o interesse de qualquer um em assistir o programa!




    ;**

    ResponderExcluir
  20. Maroca e a BBBerlandense eram otimas

    FALE BAIXO ELIANE!

    ResponderExcluir