terça-feira, 11 de maio de 2010

Crimes e Pecados

"Durante toda a nossa vida, enfrentamos decisões penosas, escolhas morais. Algumas delas tem grande peso. A maioria delas não tem tanto valor assim. Mas definimos a nós mesmos pelas escolhas que fazemos, na verdade, somos feitos da soma total das nossas escolhas. Tudo se dá de maneira tão imprevisível, tão injusta, que a felicidade humana não parece ter sido incluída no projeto da Criação. Somos nós, com a nossa capacidade de amar, que atribuímos sentido a um Universo indiferente. Assim mesmo, a maioria dos seres humanos tem a habilidade de continuar lutando e até de encontrar prazer nas coisas simples, como sua família, seu trabalho, na esperança de que as futuras gerações alcancem uma compreensão maior."


É esse incrível monólogo que encerra "Crimes e Pecados", um dos últimos filmes que vi do Woody Allen, e um grande candidato aos meus favoritos, tanto do diretor, como em favoritos no geral. É um filme lindo! Nele, duas histórias são contadas: a de um médico bem-sucedido que vê toda sua estabilidade ser ameaçada por sua amante em crise, e a de um cineasta desconhecido, cujo casamento é um fracasso, assim como sua carreira. Judah, o médico, criado em uma família judaica, nunca aceitou os preceitos de sua religião, vivendo a margem dela, é confrontado com as opiniões mais expressivas de seu pai a respeito de moral, quando decide abraçar a visão pessimista e realista do irmão sobre um mundo preto-e-branco e contraditoriamente amoral. Já Cliff, o cineasta, decide ir contra tudo que sempre acreditara, os preceitos do tão cultuado por ele Prof. Louis Levy (autor do monólogo acima), para filmar um especial exaltando a "genialidade" do superficial e pedante Lester, outro cineasta - só que este bem-sucedido e rico.

"Crimes e Pecados" é um filme extremamente profundo, que nos conecta às angústias e emoções mais obscuras e escondidas de todos os personagens que nos são apresentados, todos eles em conflito com o que sempre acreditaram e novas realidades, novas visões, que vem a tona. O roteiro é impecável, e como se fosse novidade, Woody Allen arrebenta na direção nos trazendo cenas de tirar o fôlego e deixar sem de piscar; sobretudo na hora que mistura a realidade com as lembranças dos personagens, lindo, lindo!

Eu sou suspeita pra falar, porque sou apaixonada pelo trabalho do Woody Allen, os filmes dele produzem tal encantamento em mim que é capaz de eu ficar dias seguidos só pensando e falando deles sem parar. A verdade é que "Crimes e Pecados" nunca chamou tanto a minha atenção como outros títulos dele, e acho que não existe nada melhor do que se surpreender muito positivamente com um filme, ainda mais se o diretor já é alguém de muita estima. É um querido favorito, junto com "Annie Hall", "A Rosa Púrpura do Cairo" e "Vicky Cristina Barcelona", apesar de que este última parece-me muito mais um filme do Almodóvar do que do Woody Allen, mas enfim.

13 comentários:

  1. Ainda nao assisti, mas pelo que vc disse parece ser maravilhoso mesmo.
    Eu acho que a vida eh realmente feita de escolhas e quem admnistra essas escolhas eh Deus (msm ele nos dando livre arbitrio); msm a gente pensando que 'escolheu errado' certas vezes, no fim, a gente ve que a escolha era a certa.
    E eu acho que a felicidade esta sempre nas coisas mais simples, mtas vezes somos nos que queremos demais e nao enxergamos isso.

    Bjos Anna!

    ResponderExcluir
  2. woody allen é mesmo a sua cara.
    sempre achei teu gosto clássico.

    ResponderExcluir
  3. Não assisti, mas fiquei com vontade! Tempos que não assisto um filme profundo, viu? E também concordo sobre "Vicky Cristina Barcelona" ser muuuito Almodóvar hahahaha
    Ah, não posso esquecer de dizer que adorei o post anterior.

    ResponderExcluir
  4. Não me mate. Mas nunca vi um filme do Woody Allen, pelo menos que eu me lembre. Mas também, minha vida cinematográfica tem estado meio parada ultimamente.
    Aceito a indicação, vou procurar esse e outros dele quando tiver um tempinho.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. .... até de encontrar prazer nas coisas simples, como sua família, seu trabalho, .... Olha Anna essas coisas que você entende como "simples" são na realidade a base da sua vida.

    Mas.. vc tem a "permissão literária..." para expressão o que acho incrível. Mas uma reflexão vc vai entender o que estou me referindo.

    Não assisti o filme ainda... mas eu fui ontem assistir Alice! Não gostei! Talvez por motivos diferentes que o seu... achei escuro, e a musica "obsessiva" Definitivamente tão Tim Burton!

    bjus´.

    ResponderExcluir
  6. Quero ver esse filme. o diálogo me soou familiar, eu acho que jah conhecia de algum lugar, mas tenho certeza de que nunca vi o filme inteiro, candidato a ser alugado enste fim de semana rsrs. AH, tava olhando seu perfil, e eu tb não posso morrer sem abraçar o chico buarque rsrs. pois eh, exclui o formspring por dois dias mas jah voltei com ele, ateh agora td certo, bjão, te espero no meu blog!

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo mesmo o monólogo.
    Fiquei super curiosa pra ver o filme :*

    ResponderExcluir
  8. Nunca vi nenhum filme declaradamente do Woody Allen, talvez já tenha até visto sem saber que era dele. Tenho vontade de sentar e conhecer, já que parece imperativo já ter visto algo dele. "Crimes e pecados" parece um bom começo, o monólogo me deixou com uma vontade enorme de ver :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Anna!

    Não gostei muito de Vicky Cristina Barcelona. Meu namorado quase me desconjurou, ele simplesmente não conseguia entender como eu não tinha gostado de tal filme. Para ser sincera, nem eu mesma posso explicar direito. A única coisa que digo é que apesar de adorar Javier Bardem, nem ele me apeteceu e que só Penélope Cruz me chamou a atenção por sua atuação. Achei o filme mto monótono.
    Já este que vc nos indica me parece ser mto bom. Só por sua introdução, já me chamou a atenção. Vou procurá-lo.

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  10. Agora eu quero ver o filme. Você falou com tanta empolgação, que fiquei curiosa.

    =)

    ResponderExcluir
  11. Nunca consegui assistir inteiro Vicky Cristina Barcelona,achei logo de cara que era daqueles filmes mal planejados,só Scarlet e Penélope salvam.Gostei bastante do dialogo me lembrou o livro O mundo de Sofia,deu curiosidade!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu a-do-ro Vicky Cristina!
    E lindo, lindo o monólogo!

    Beijinhos Anninha!

    ResponderExcluir
  13. Não deixe de ver outros de Allen, como "Hannah e suas irmãs", "Memórias de um sedutor", "A era do rádio" e "Neblina e sombras", Anna!
    Depois me diga!
    Bjoo!

    ResponderExcluir