sábado, 4 de junho de 2011

Manhã de vestibular

Manhãs de vestibular são estranhas. Eu sempre acordo - depois de sonhar a noite inteira com zilhões de maneiras de perder a prova por falta de documentos, ou zerar por burrice mesmo - como se fosse um final de semana qualquer, mas segundos depois a lembrança de que dia é aquele bate no estômago e é uma sensação estranha. É uma mistura de pânico com ansiedade, e eu tento repassar mentalmente as coisas que eu sei, mas logo desisto, porque fazer isso nunca é bom. Dá branco.

Normalmente, nesses dias, eu vou pra escola, pra aula de véspera, que é uma das coisas mais legais do ano. No início rola um café da manhã coletivo, que eu nunca participo porque não acordo a tempo - quando eu chego restaram só uns biscoitos tristes no fundo dos potes e pães de queijo queimados. Depois nós vamos pra sala, aquelas do cursinho que são panorâmicas e tem milhões de lugares, e temos 10 minutos de aula com cada professor. É claro que eles não dão aula, nem se eles quisessem muito, apenas usam o tempo pra pincelar uma coisa ou outra, rezar aquele terço de que não precisamos ficar nervosos, e sempre tem alguém que repassa o ciclo do nitrogênio e revisa as regras de estética da carta, para a redação. É engraçado porque os professores ficam correndo de um lado pro outro, bate o sinal, uma luz verde se acende na sala e eles correm, pra outro entrar e começar a falar 1050 palavras por minuto.

Depois tem o intervalo cultural, que é muito, muito legal mesmo. É como um show de improviso, só que com os professores. Uns contam histórias engraçadas, piadas, e tem aqueles que cantam e sempre tem um que vira vítima pra dançar algo constrangedor, tipo a dança da motinha ou o rebolation. Não sei se o nervosismo e a ansiedade viram euforia ou se é porque é bacana mesmo, mas todo mundo fica muito animado, rindo e cantando junto, tipo o pessoal do Big Brother nas primeiras festas. Depois a gente ensaia uns gritos de guerra muito bregas, mas que na hora são legais, ganha uma camiseta feia pra usar durante a prova, uma garrafa d'água - tô colecionando - e um pacote de rapadura - que eu sempre dou pra minha melhor amiga, porque eu não gosto (!).

Volto pra casa me sentindo leve, alegre e saltitante, e a prova que farei depois do almoço parece um detalhe insignificante. Mesmo. Só fico incomodada com as pessoas dizendo a todo o tempo que eu devo ficar calma, tranquila e relaxada, porque não existe nada que deixe qualquer pessoa mais nervosa do que os outros dizendo que ele deve ficar tranquila, calma, e relaxada. Eu gosto da política da minha mãe, que age como se nada estivesse acontecendo, na saída de casa só comenta "Mas essa camiseta é feia mesmo, hein?", e elas são feias sim, mas viram ótimos pijamas depois.

Chego na porta da universidade e não gosto de longos discursos de boa-prova-você-consegue-tô-torcendo. Por mais bem intencionados que sejam, eles me deixam absurdamente nervosa e com vontade de chorar. Dispenso, assim como longas despedidas, saio do carro correndo até a tendinha do colégio onde as pessoas estão amontoadas com as camisetas feias cantarolando os gritos de guerra. Encontro meus amigos, nós conversamos amenidades até os portões se abrirem, torcemos para que não fiquemos perdidos e vamos lá que a prova é grande.

Vou fazer vestibular hoje, pela graça, porque o que me interessa mesmo é ir pra segunda fase. Os terceiros anos não podem ir na aula de véspera dessa vez, que é restrita ao cursinho, já que não cabe todo mundo e a escola não quer que a gente passe pra sair de lá os deixando sem mais cinco meses de mensalidade. Por isso que a manhã de hoje mais estranha que o normal, sem revisões de última hora ou meu professor gracinha de Redação cantando Don't Look Back In Anger. Até das camisetas feias eu estou sentindo falta, porque agora não sei direito que roupa devo usar. Estou assistindo Friends desde a hora que acordei e agora vim aqui escrever isso porque estou numa gana louca de dar uma lida no meu caderno de Geografia, mas eu sei que é má ideia. Dá branco.

Boa prova pra mim.

14 comentários:

  1. Boa sorte, querida! Talento pra entrar você tem: fique calma e arrase, agora :)
    Quando você passar nós conversamos sobre o próximo passo: tentar levar a faculdade de jornalismo sem desistir no meio! Hahahaha :P

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Acho que vestibular a tarde deve ser horrível!
    Eu não gosto de plantões de véspera, só me deixavam mais nervosa. :T

    Não vou dar boa sorte, nem dizer que estou torcendo, vou adotar a política da sua mãe!

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Saudade da época de vestibular... NÃO. Mas sinto falta de ter camisetas da escola pra fazer vestibular ou tenda da escola, coisas desse tipo. Primeiro que minha escola era pequena demais pra fazer isso, segundo que eu nunca fazia prova na federal ou estadual, sempre caía em colégios aleatórios no fim do mundo.

    Que a prova esteja sendo fácil! hihihi beijo!

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Anna! Vai na fé, e boa prova pra vc! Deus a abençõe.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Tem que ir na fé de que tudo o que foi aprendido e está na cabecinha vai ser aproveitado na hora da prova. Beijos e boa prova claro! ;-)

    ResponderExcluir
  6. Passei por toda essa tensão ano passado mas valeu a pena, haha. Faculdade é bom demais, principalmente quando se faz o que gosta. Faço jornalismo e tô apaixonado por cada detalhe, apesar de ser bem puxado. Assim que é bom né? Tenho certeza de que você vai se sair muito bem! Boa sorte! :*

    ResponderExcluir
  7. Eu vejo as pessoas falando de vestibular e isso me dá uma sensação estranha. Por mais que eu vá fazer ENEM esse ano, é estranho saber que o seu futuro depende daquilo. Mas espero que tu faça uma boa prova e que passe para a segunda fase =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, vestibular a tarde é tenso. Prefiro mil vezes de manhã.. Apesar de ter que acordar cedo, parece que passa mais rápido.
    Sinceramente, passei ilesa a esse tal nervosismo de vestibular. Desde pequena que era neurótica com prova, estudando um milhão de vezes, toda nervosa, frio na barriga, cólica e coisas do tipo. Só que de repente, acho que no meio do segundo colegial, eu simplesmente parei com isso. Estudava menos e ia rindo fazer a prova. Sei lá porque. Acho que alguma força do além me avisou: Olha, se você continuar assim, no vestibular você pira. E foi assim que a vida continuou. Eu acordei um belo dia e não ligava mais a mínima para as provas. No vestibular da PUC, que foi um final de semana, no sábado estava mau-humorada por ter que acordar cedo. E no domingo dormi no carro indo para lá.
    Enquanto na minha sala tinha gente com livro aberto em cima da mesa tentando lembrar alguma coisa, eu pensava no que ia comer no almoço.
    E foi assim que eu passei.
    A federal eu não tentei, porque ainda morava em São Paulo, já sabia que tinha passado na PUC, e fiquei com muita, muita preguiça de ir pra Curitiba outro final de semana seguido pra fazer mais um vestibular, hahahaha.
    Beijos Anninha!

    ResponderExcluir
  9. Essa descrição da "agitação" do dia antes do vestibular, o da revisão, é assim mesmo.
    Espero que a prova tenha sido boa.
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  10. Antes de fazer as provas dos vestibulares que fiz (fiz 3 até hoje) também tive um milhão de sonhos assim, que de algum modo eu perdia a prova ou dava tudo muito errado, rs.
    Por sorte, sempre deu tudo muito certo, e de coração, espero que dê muito certo pra você também. Não esqueça de vir até aqui depois contar, quero saber do seu sucesso. (:

    Bisous =**

    ResponderExcluir
  11. Sei post me trouxe incríveis lembranças do meu ano de vestibular hahaha Vai ter que fazer um post sobre sua prova, hein? Torcendo para que se saia muito bem!

    ResponderExcluir
  12. Anna, amo demais aula de véspera. E eu sempre cheguei cedo pro café da manhã, sem-pre. E o que eu mais me lembro do horário cultural é aquele prof de fisica cantando "galoupeeeeeeeeeeeiraaaaaa" e das musiquinhas de grito de guerra eu lembro quase todas. "o seu erro foi ter feito cursinho erraaaado. bastariaaa... nacional era tuuudo que eu queriaaa... eu roubei sua vagaa, passei no vestibular" adorshhhh!!!! =DDDD saudadona. Na segunda fase eu vou lá nas barraquinhas cantar com voce...

    beeeijoo!

    ResponderExcluir
  13. E como foi, moça (cheguei atrasada).
    Tem um texto pra ti lá no blog. Pra você e pra mais duas blogueiras fãs do Chico. Você conhece ambas. Beijão.

    ResponderExcluir
  14. Eu também cheguei atrasada!!!
    Vi no post acima que você foi bem, que ótimo!
    Vamos torcer. Eu apenas recomendo pra você não ficar paranóica pensando em vestibular 24h por dia (como alguns) e pra dar o melhor de si.
    beijo
    Mel

    ResponderExcluir