quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Still sane

Sophie Moates Design
A Tavi Gevinson sempre escreve sobre esse lugar em Chinatown onde você pode tirar uma foto da sua aura. É algo que ela faz de tempos em tempos, e o aspecto da aura sempre muda: azul arroxeado quando ela está introspectiva, vermelho vibrante logo após um show da Taylor Swift. Se eu tirasse uma foto da minha aura por dia, em todos esses dias em que estive sumida, distante, mais pra lá do que pra cá, teria uma tabela Pantone inteira de cores, emoções e estados de espírito para guardar. Foram tempos estranhos. 

Eu sumi, né? Sei que já escrevi aqui antes que odeio quando dizem que eu sumi, porque, a não ser que eu tenha me enfiado em uma caverna (ou num quarto de hotel), o que ainda não aconteceu, eu não fui a lugar nenhum, os outros é que não se deram ao trabalho de me procurar. Mas acontece que dessa vez eu sumi de verdade. Não para uma caverna ou para o quarto de hotel que eu tanto queria, mas de mim, ou pelo menos de quem eu era antes de 2015, ou antes de abril, ou antes de outubro. Ou talvez eu tenha sumido pra todo o resto porque estava afogada em mim mesma. Dia desses eu cheguei a desenhar um barquinho na mesa, pra ver se ele me ajudava a recuperar o fôlego. 

As pessoas pensam que eu tô brincando quando digo que estou voltando a ser uma pessoa de verdade, mas é isso mesmo que tá acontecendo. Não foi só pela faculdade ou o TCC que eu finalmente terminei, entreguei, defendi e fui aprovada muito bem obrigada (caso você esteja se perguntando), mas por tudo, todas as coisas, boas e ruins, maravilhosas e péssimas, porque a vida pesou no chicote e 2015 foi um ano de extremos. Escrevi aqui também que comigo nunca é uma coisa de cada vez, mas sim ao mesmo tempo, e é verdade - porque tudo se acalmou ao mesmo tempo, e agora eu posso respirar. It's hard to dance with the devil on your back.

Nesse suspiro já coube uma semana de sono quase ininterrupto, que eu abandonava em intervalos regulares quando era extremamente necessário que eu estivesse acordada: para comer e trabalhar, por exemplo, e esses outros pequenos detalhes da vida. Coube um novo corte de cabelo e quase seis horas de áudios trocados com minha melhor amiga, conversando, cantando e chorando, porque ficamos meses sem nos falar de verdade. Coube um livro, o sumiço milagroso da enxaqueca, minhas unhas voltando a crescer, e o fim da lista de todas as provas e trabalhos que me separavam do fim definitivo da faculdade. Mais alguns papéis (sempre tem alguns papéis) e serei jornalista, e durante todo esse ano quando conversava com as pessoas sobre minha inevitável formatura eu sempre dizia: não sei como isso aconteceu. Inclusive cheguei a escrever isso agora, mas apaguei. Mais alguns papéis e serei jornalista, não sei como isso aconteceu. 

Mentira, sei sim. 

Porque segunda, no dia da minha defesa, eu soube. Mal dormi à noite, não comi nada o dia inteiro, gaguejei e esqueci tudo quando fui ensaiar a apresentação junto com a minha orientadora, mas quando chegou a hora, passou. Não sei se foram as orações, a energia boa de quem não podia estar ali mas estava, ou minha própria cara e coragem, mas cheguei lá na frente serena e confiante, ao melhor estilo bring on all the pretenders I'm not afraid. Porque eu não estava com medo mesmo, falei por meia hora sem perceber e não vi ninguém, só meus slides ricamente ilustrados com gifs animados e fotos da Beyoncé (sim). A banca foi linda e especial, um momento em que eu me senti plenamente feliz e realizada, que terminou de botar sentido nesses últimos quatro anos. Eu sei exatamente como isso aconteceu porque estive ali o tempo inteiro e vivi tudo que foi possível. Agora acabou.

Suspiro.

Esse post não é uma retrospectiva, nem uma despedida. Ontem me perguntaram o que alguém encontraria no meu blog e eu disse que encontraria o registro mais completo da minha vida nos últimos oito anos. Eu não mantenho diários, sempre esqueço de revelar as fotos, não debutei e nem vesti beca, mas há oito anos, completos nesse início de dezembro, escrevo aqui sobre todas as coisas importantes ou não que acontecem comigo, e mesmo o que fica de fora fica registrado, porque é impossível esquecer daquilo que é sórdido, difícil, triste, importante, grande, lindo, incrível demais pra ser escrito. Esse post sou eu colando as fotos das minhas auras nas paredes: azuis (crown and anchor me or let me sail away), vermelhas (mean reds, burning red), cinzas (so devoid of color I don't know what it means), douradas (falling but not alone), lilases (and suddently I was a lilac sky and you decided that purple just wasn't for you) - pequenas descrições até o dia que eu for a Nova York conhecer Chinatown só para ter guardada uma polaroid com a minha aura naquele momento específico.

Click. Nesse aqui eu acho que virei adulta. Não que eu saiba o que isso significa, muito menos o que eu estou fazendo, ou qual é a cor para algo assim, mas é um alívio enorme sair da negação. Só isso é assunto pra outro post. Porque eu voltei e o blog fez oito anos. Parabéns para nós e obrigada por aguentarem até aqui. O resto é história.

13 comentários:

  1. Parabéns Ana!! Por toda essa etapa que você passou e agora uma nova que você vai começar a viver. Dá pra sentir só de te ler como esse ano pesou pra você e quanto você deu duro, e é lindo demais (mesmo de longe, mesmo te conhecendo basicamente pelo seu blog) ver você amadurecendo nesses anos. Já te falei, e falo de novo desculpa ser repetitiva, sou sua fã e espero te acompanhar por aqui por muitos anos mais.

    Pode parecer da boca pra fora, mas eu tenho certeza, de coração, que sua vida profissional vai ser um grande sucesso. É o meu lado místico falando com o seu agora. Acredito muito. Com todos os perrengues e choro e sangue, mas ainda assim.

    Enfim, descansa tudo o que você tem pra descansar. Eu te entendo demais porque só agora literalmente parei de estudar. Passei as férias do verão passado estudando pra monografia, entreguei em junho, revisei em julho, agosto fui estudar pra seleção de mestrado que acabou há tipo uma semana. Eu não conseguia relaxar, mal respirar. Quando tudo acabou eu ainda fiquei travada porque não sabia não estudar e só agora to começando a colocar o sono e as leituras em dia. É foda. Mas passa graças a deus.

    Muitos beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog e pelo TCC! Comecei a acompanhar o blog ano passado e gosto muito de tudo que você escreve, se tornou uma das minhas coisas favoritas da internet :)

    Ah, antes que eu me esqueça: welcome back!

    ResponderExcluir
  3. Não sei se tô sensível demais ou esse texto que tá lindo e transbordando emoção, mas chorei lendo. Parabéns pelos tantos anos de blog, tem que ter muito amor e vontade pra não deixar o desânimo bater e desistir. E parabéns pela aprovação, você mais que merece. Pelo pouco que te conheço de te acompanhar aqui e no twitter sei que você vai ser uma jornalista nota 10 e uma colega de profissão muito inspiradora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Amiga, feliz 8 anos de blog já que pelo menos 1 de nós fez de fato 8 anos de blog, né? hehehe
    Nunca pararei de agradecer pelo dia que tu acordou afim de escrever nas internet e por tabela a vida me deu minha melhor amiga. INCLUSIVE, eu disse que você ia rir no mimo porque eu tava ali mal humoradíssima lendo o post (sou despeitada quando quero) e você me jogou a cereja do bolo que foi: "fiquei trocando 6 horas de áudio com minha melhor amiga, conversando, cantando e chorando" e eu já tava em pé aqui gritando que COMO ASSIM QUE MELHOR AMIGA É ESSA até que lembrei que opa, era eu mesma, hehehe. Aí me derreti aqui porque cê sempre sabe como me ganhar.
    Amiga, toda vez que você tiver em dúvida de como virou jornalista pode me perguntar que eu vou te refrescar a memória, tá? Você já saiu do útero jornalista. É a melhor que eu conheço, sou fã pra sempre.
    Te amo!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, e seja bem-vinda! Você vai adorar :)

    ResponderExcluir
  6. Texto maravilhoso para coroar o meu dia. Ontem, eu tb entreguei o ultimo trabalho do semestre da pós. E me senti livre do polvo de 1000 tentáculos que tentava, a todo custo, me manter debaixo d´água.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Anna. É bom saber que nosso esforço valeu à pena, né? O seu valeu e a aprovação é a prova disso. Que venham mais anos de textos aqui.

    ResponderExcluir
  8. Aff mulher, que coisa linda! <3

    Bem vinda de volta e mega parabéns pela aprovação, mais do que merecida! <3
    Tô sem palavras, mas cê sabe que sou sua fã <3

    beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oito aninhos, que coisa boa, parabéns! Tempos atrás eu tava lendo o primeiro post daqui sobre uma viagem que você fez com os amigos e agora você escreve sobre estar finalmente se formando como jornalista <3 Esse blog é tipo sua história, heuhaueheu.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Eu queria poder te dar um abraço agora, comemorar os oito (!) anos de So Contagious, seu TCC incrível (ainda não sentei pra ler, mas não espero nada menos que incrível vindo de você), as fotos da sua aura coladas na parede e celebrar a pessoa que você é, a pessoa que você se tornou e tudo de bom que aconteceu neste ano. Eu sempre morro de medo do futuro, mas esse post me fez acreditar nas coisas maravilhosas que podem estar ali, esperando a gente na virada da próxima esquina, e eu tenho certeza que muitas coisas incríveis estão esperando você - porque pra você, eu não espero menos que coisas incríveis, sempre. Então parabéns pro blog, parabéns pra VOCÊ, e que essa nova fase seja melhor até do que o que você já viveu até aqui (mas por favor, vamos comemorar qualquer hora, dançar One Direction e rolar abraçadas etc)

    TE AMO! <3

    ResponderExcluir
  11. Adorei o título Lourdes, viu? E adorei o post. E meu Deus, eu amo teu blog. Amo mesmo, de verdade. Eu adoro o jeito que tu escreve e eu tenho certeza de que tu será muito feliz e realizada, e terá muito sucesso na tua carreira.

    Parabéns pelo TCC (ainda esperando ansiosamente pela disponibilização dele aos meros mortais que querem ler o dito cujo), e olha... Arrasou no corte de cabelo.

    Beijão! E bons sonos. <3

    ResponderExcluir
  12. Feliz 8 anos! É curioso pensar no passar do tempo e sobre a mistura de tantas emoções, não? Esta enorme montanha-russa que é a vida registrada em um cantinho virtual. Às vezes não são registadas pontualmente com a precisão de quando aconteceu mas olhar para trás e ver que cada postagem foi escrita com algo da sua essência é muito bom!
    E que bom que deu tudo certo com o seu TCC! Que venham novas emoções e objetivos na sua vida! Novos desafios nos fazem sentir vivos! :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Miga, tô pra comentar este post há tanto tempo que nem lembro direito o que eu queria dizer. Acho que era basicamente parabenizar pelos oito anos de blog <3 e te dar um abraço virtual porque me identifiquei muito com seu drama tccístico.
    :*

    ResponderExcluir