sábado, 5 de março de 2011

Não sei sambar

É com a consciência de que pouquíssima gente vai se interessar e baixar essa mixtape que começo esse post. Só que, ainda assim, eu vou tentar convencer vocês de que ela vale a pena.

Comecei a prestar atenção no samba em algum ponto do ano passado e vi que era bom. A maioria das pessoas tem preconceito com esse gênero tão a cara do nosso país, muito provavelmente por não conhecer direito, confundir com o pagode ou por nunca ter sido tocada de verdade por esse ritmo lindo. Mais ou menos no meio do ano passado comecei a ouvir a fundo e me vi completamente apaixonada, encantada e seduzida até o último fio de cabelo pela interessante mistura de ritmo inevitavelmente dançante e com letras, na maior parte das vezes, lindas e tristes de fazer arder até o mais duro dos corações.

Nesse carnaval tudo que eu quero é um anti-carnaval. Anti-carnaval que pode ser bem acompanhado de um sambinha bacana, já que hoje carnaval é sinônimo de micareta e muito axé. Bom mesmo devem ter sido os bailinhos que nossos avós frequentaram, com muito confete, marchinhas e fantasias divertidas... e pensar que nossa geração ganhou homens suados e barrigudas de piercing no umbigo usando abadá e um novo hit do Chiclete com Banana.

Reuni nesse cd meus sambas preferidos e também músicas que, apesar de não serem do gênero, me lembram Carnaval - podem ficar tranquilos que não coloquei axé no setlist. Só perdoem uma certa repetição de artistas, meio impossível escolher só uma música do Chico.

* Coloquei a lista de música na caixa de comentários, caso alguém não esteja conseguindo ler.

17 comentários:

  1. Track list:
    Quando o carnaval chegar - Chico Buarque
    Corra e olhe o céu - Cartola
    O samba do Arnesto - Adoniran Barbosa
    Efêmera - Tulipa Ruiz
    Folhas secas - Nelson Cavaquinho
    Tiro ao Álvaro - Elis Regina e Adoniran Barbosa
    Perdoa, meu amor - Marisa Monte
    Tico-tico no fubá - Roberta Sá
    Meu caro amigo - Chico Buarque
    Regra três - Toquinho e Vinícius de Moraes
    História de uma gata - Saltimbancos
    Pierrot - Los Hermanos
    Balancê - Gal Costa
    Cosmonauta - Vanguart
    Novo amor - Roberta Sá
    Noite dos mascarados - Chico Buarque

    ResponderExcluir
  2. tusa lista tá boa, não gosto muito de Gal costa mas blz!! vou baixar ...rs.

    Concordo indiscutivelmente contigo Anna !! samba a verdadeira essencia dele é muito linda!

    obs: apesar de meu tempo de ficar no pc, ter sido reduzido pela metade sempre passo por aqui, apesar de não comentar gosto muito do jeito que vc escreve Anna!! beijos !!

    ResponderExcluir
  3. Já ouviu O Samba me Persegue, da Mariana Aydar? Teu texto me lembrou essa música, que eu adoro!

    Fiquei feliz de ver Tulipa Ruiz aí, haha. Tá que eu gosto de todas as outras músicas, também, mas é sempre bom saber que alguém conhece a Tulipa! :D

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Duvido alguém colocar os pés na quadra de samba de qualquer boa escola e não sair sorrindo!!!!!!!
    Impossível!
    Mas confesso que prefiro a vida que a minha irmã mais nova está levando neste momento: carnaval de pracinha de interior! Coisa mais bucólica e fofa.
    Amei a playlist. Você já tinha colocado "Cosmonauta" em outra e eu adorei esta!
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ótima a playlist!
    E as pessoas não sabem o que perdem não ouvindo sambas. Tá certo que sou super suspeita, por ouvir muito, muito e frequentar lugares que sempre tocam um sambinha (logo, estou muito mergulhada nisso). Em Santa Tereza tem sempre um sambinha rolando. Concordo contigo quanto ao desvirtuosismo da festa com toda essa avalanche de axé e afins...uma pena porque existem sambas lindíssimos.
    Um beijo e bom carnaval.

    ResponderExcluir
  6. Anna, vi que você assitiu a Blue Valentine.
    O que achou?

    Beijos! =)

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito dessa playlist,pricipalmente por ter músicas do Chico Buarque.Aliás,lembrei de outra música dele que também acho super adequada ao tema:A banda.

    Bjs e bom carnaval :)

    ResponderExcluir
  8. Confesso que fui gostar de samba depois que passei a tocar saxofone e, nesse caso, tocava muito choro. E você tem toda razão ao comentar as letras; não esqueço de um trecho de "Ingênuo", do Pixinguinha, que diz: "Porque contra o bem nada fiz/ E eu só quero algum dia/ Ser feliz como eu sou infeliz..". Acho lindo!

    Beijos e já estou baixando a mixtape.

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro o samba! Não sei se é porque eu sou carioca!! :D Mas ultimamente eu ando bem calminha, sem muita paciência pro Carnaval... Mas samba, sempre! Sou dançarina de samba de gafieira! :D Claro, dança de salão no geral, mas sou melhor em samba! :D

    http://thaisacorrea.com/b/

    ResponderExcluir
  10. Não vou mentir: com exceção apenas do grande Chico Buarque, samba nunca foi meio gênero favorito e nem tenho costume de escutar. Talvez, como você disse, por puro preconceito ou confusão de estilos.
    Entretanto, só o fato de ser sua a mixtape já me convence a baixá-la, porque eu realmente confio no seu bom gosto. Talvez eu não goste de todas músicas, mas com certeza escutá-las será uma boa experiência - como foram as outras três coletâneas do SC.
    Enfim, baixando!
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Lá vamos nós para mais uma... ;)
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  12. <<
    PS: Na barra lateral, faltou atualizar pra 17 anos. rs

    ResponderExcluir
  13. Baixei, Anna! Já te falei que amo Tulipa Ruiz, né? Ótima seleção! :*

    ResponderExcluir
  14. Poxa vida... cresci em meio às batucadas na casa do meu vô... onde só saia samba de verdade, original. Fico feliz que existam pessoas da nossa faixa etária que ainda apreciem um bom samba. Ótima playlist ^^

    ResponderExcluir
  15. Nasci sambando.
    Minha mãe sempre desfilou em escolas e gostava de sair no chão para sambar a avenida toda, de cabo à rabo. Às vezes desfilava em mais de uma escola na mesma noite. Loucura.
    Então, não lembro de quando não sabia sambar e nem de como aprendi. Acho que um dia simplesmente sambei sozinha.
    Amo samba desde sempre. Samba mesmo, se raíz e adorei o seu tracklist. Incluiria algumas músicas, mas está ótimo :)

    ResponderExcluir
  16. Ah, não sei se eu gosto de samba, talvez as letras me deprimam um pouquinho só... Mas, ah! Eu amo batuque! Fico doida, principalmente quando é ao vivo. Acho que vale à pena tentar ouvir seu set list sem axé, vou guardar aqui pra um momento mais oportuno!

    Seu blog é ótimo!

    ResponderExcluir
  17. Adorei a escolha das músicas, Anna! Vou baixar agora. Tudo o que eu qyero também é me livrar desse carnaval atual tão sem graça e cheio de terceiras e quartas intenções, aff!
    Adorei a escolha, de verdade.
    Te mandei um e-mail. Beijos!

    ResponderExcluir