quarta-feira, 2 de março de 2011

O inferno são os outros

O que Blair Waldorf faria?

Querido Jean-Paul Sartre, se estivesse em Paris agora, juro que tiraria algumas flores do enorme vaso de margaridas que ganhei de aniversário e iria colocá-las em seu túmulo, por definir tão bem, com essa frase em tantos contextos utilizada, a agonia que tenho vivido nas últimas semanas.

A midiateca virou um circo. Já falei que nem no meu trono sagrado tenho conseguido sentar, mas quem dera se esse fosse o único problema. Sei lá o que deu no pessoal esse ano que aquele lugar tem estado impraticavelmente lotado todos os dias, coisa que até então havia acontecido umas duas ou três vezes desde que estudo na minha escola, e ainda assim em véspera de prova. Mas, novamente, quem dera se a lotação fosse o problema maior.

Tem gente que sai da aula e deixa a mochila reservando a cabine. Daí vai em casa, almoça, dorme, volta pra escola, passa lá, vê se as coisas estão no lugar e saipra bater papo nas mesinhas do restaurante. Eu tenho tanto ódio dessas pessoas que queria sair rasgando todos os cadernos. As tias responsáveis, belas pamonhas que são, fazem vista grossa, já que a regra é que a cabine não pode ficar vazia por mais de 15 minutos. Ontem mesmo fiquei sem lugar e fui pedir pra uma delas fazer alguma coisa e a resposta foi: espere. Esperei. Ainda bem que encontrei lugar, caso contrário era bem capaz de eu sofrer um derrame cerebral de tanta raiva.

Midiateca lotada implica em midiateca movimentada, o que significa que meu antes antro de paz, silêncio e concentração total se transformou numa feira livre. Antigamente, se você arrastava uma cadeira com um pouquinho mais de força ou tinha um acesso de tosse, o barulho contrastava de tal maneira com a quietude do lugar que as pessoas levantavam os olhos para achar a fonte da perturbação e não era raro que logo alguns "ssshhh" de repreensão fossem ouvidos. Agora todo mundo perdeu o respeito, as pessoas conversam em rodinha como se estivessem na sala de casa, amontoam-se em cabines e não tem vergonha alguma de parar ao lado de alguém que tenta estudar - e, acreditem, eu tenho um poder bizarro de atrair inconvenientes - para papear sobre o final de semana.

Na catraca de entrada tem gente que finge que não tem 473 pessoas na fila querendo entrar e resolvem bater papo com quem está na parte de dentro, só pela graça. Nos corredores há gritaria e conversa onde deveria haver cochichos silenciosos. A área próxima do bebedouro virou point para conversar no celular, e as pessoas, tão despreocupadas, param no meio do caminho, impedindo a passagem de quem só quer encher a garrafa d'água.

Agora a pior parte são os alunos do primeiro colegial, eita pessoalzinho odiável! Não faço a mínima ideia do que eles inventam de fazer lá todos os dias, estamos no início de março, pelo amor de Deus! Nem eu, que nessa época era doente, frequentava a midiateca no primeiro ano. Não teria problema se eles estudassem, mas não. Aquelas menininhas insuportáveis marcam o lugar com suas mochilas frufrus e vão fazer soca nas salas de plantão, guinchando de rir, se exibindo pros garotos mais velhos, dando em cima dos monitores e se achando muito o máximo por estarem ali. Andam em bandos de braços dados, conversando nas salas de estudo, falando ao celular quando sozinhas, sucitando o ódio no coração de pessoas de bem, como eu. Minha vontade sincera é de socar o nariz de cada uma delas. E não, não adianta dizer que é coisa da idade porque não faz muito tempo eu era da idade delas e não era estúpida desse jeito.

Perdoem toda a mágoa de cabocla derramada, estou precisando colocar isso pra fora. Vou passar alguns dias sem colocar os pés lá pra ver se me acalmo, porque se continuar desse jeito não demora e eu vou sair no tapa com alguém ou então dar uma de Tony Montana e matar todo mundo.

18 comentários:

  1. Gente, cadê os funcionários dessa escola que não tiram esses inconvenientes da midiateca??? Eu imagino como vc está se sentindo...na época em que fazia cursinho, quando dava (muita) vontade eu ia estudar nas salas de estudos que eles tinham lá e sempre tinha algum mala que ficava conversando, guardando lugar enquanto vários estavam sem, falando no celular...Pelo menos os monitores de lá davam bronca e os chatos logo paravam. Eita, Anna, boa sorte! :P

    ResponderExcluir
  2. Você tentou subornar a tia responsável? Vai que dá certo.
    Será que não é fervo de começo de ano, que tá todo mundo muito feliz, empolgado e querendo estudar? Às vezes, logo passa.
    Se não passar, boa sorte com os comentários de carnaval das menininhas de mochilas frufru do primeiro ano! :T

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. pode até ser como a Gabriela falou acima, um movimento eufórico de começo de ano e tals...
    mas se não for e essa muvuca continuar por lá, organiza aew um "contra-ataque dos nerds", com todo respeito a sua pessoa. ^^
    reúna o pessoal que também se sente prejudicado, leva a situação ao conhecimento dos professores, diretoria, dos pais... corra atrás do prejuízo! o que não pode é você se prejudicar por causa desse povo sem noção. ¬¬

    ResponderExcluir
  4. Eu queria ter tido uma midiateca na minha escola. Ou ter uma disponível pra ir agora... enfim.
    Pessoas como essas sempre me causaram ojeriza, tinha vontade de matar e queimar desde que me entendo por gente. É foda quando uma coisa vira modinha.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Nossa, morro de raiva de pessoas zoando em lugares onde se tem que fazer silêncio. Graças a Deus a biblioteca da PUC é realmente o local onde você tosse e se sente inconveniente por tamanho barulho, como você descreveu a sua 'antiga' midiateca. Enfim, super apóio que você reclame com as coordenadoras, afinal, lugar de estudo é pra quem quer estudar e pronto.
    Boa sorte!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. É, eu também acho que tu deveria reclamar pra alguém! Me deu raiva só de ler..algo precisa ser feito. Até lá é melhor procurar outro lugar calmo para estudar. :/
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Compreendo sua dor, querida. Ô se compreendo. Mas se serve de consolo, começo de ano de vestibular é sempre assim: o povo vai para o lugar onde as pessoas estudam por desencargo de consciência. Só que depois dá no saco e eles desistem. Espero que eles sumam de lá RÁPIDO.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, Anna, não desejo essa sua raiva para ninguém. Sei bem como é isso e como dá vontade de pegar essas mochilas frescurentas e dar com elas na cabeça desses projetos de gente. Odeio quem vai pra biblioteca fazer nada, odeio. E no final, quem acaba prejudicado? A gente, que tem que se recolher na nossa casa porque não consegue mais estudar. Cúmulo!
    Boa sorte e paciência, vamos torcer para que as coisas se acalmem!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Você descreveu a biblioteca da minha ex-escola. Eu ficava lá nas semanas de provas (semana sim, semana não) e dava muita raiva dos falantes mas do meio do ano pra frente as coisas acalmaram porque estavam todos ferrados atrás de nota então TODO MUNDO passou a falar menos e estudar mais.

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Me lembrei do micródromo (hehe era o lugar onde ficavam os computadores) da escola técnica, era exatamente isso. Dava um ódio latente. Uma vez precisei passar um e-mail urgente para conseguir um estágio e não tinha vaga (naquela época os notebook eram extremamente caaaaaaaaaros!), saí no tapa com um calouro(1º ano é uma desgraça!) e consegui meu lugar ao sol!
    bjs

    ps: Voltei com o blog toxicide.wordpress.com
    luize

    ResponderExcluir
  11. Nossa Anna, fiquei com raiva por você!
    Cara, se a regra é não poder ficar longe 15 minutos, tira a mochila de quem guardou e foi fazer zuera. Se a pessoa vier reclamar, fala que é a regra e que não tinha mais lugar vago.
    Vai atrás da diretoria se essas tias não resolvem, fala todas essas coisas! Se é pra ser um lugar silencioso, não tem essa de ficar de papinho!
    Boa sorte viu? Mas não fica esperando eles se tocarem, porque não vão!!!
    Beijosss!

    ResponderExcluir
  12. Baixou a Mel em você, filhote? rsssssss

    ResponderExcluir
  13. Por increça que parível, isso é normal. É uma forma de sua tribo se sentir mais velha e mais importante do que realmente é. Digo isso porque passei por coisa parecida e, infelizmente, nem todo mundo se preocupa em estudar como você, eu e uma leva por ai de coitados. Idade crítica, eu diria :P

    Não tem como, hum... não sei... concretizar seu desgosto? Vejamos, você tem como armas: sua bela escrita, sua ótima forma de expressão e sua raiva destrutivel. Tá bem calibrada! Algumas escolas alimentam um jornalzinho, não sei se é o caso da sua, se for USE-O! Se não, cole um aviso na sala, como quem não quer nada, "assinado diretoria" e toca o terror hahaha

    ResponderExcluir
  14. Com certeza te entendo, Anna, é um saco quando a biblioteca lá da escola fica cheia. Entendo principalmente na parte sobre os alunos mais novos. O que diabos eles fazem estudando no mesmo lugar que eu?! Eles praticamente nem têm matéria pra estudar.

    Mas, enfim, se nada funcionar tente o seguinte: fale pra alguém esconder, todos os dias, o seu computador (se for notebook) depois que você for pra escola. E depois, ao invés de ficar na midiateca, vá para casa e estude sem saber onde está o seu computador. Pronto! Assim não irá se distrair, eu acho ahaha.

    Enfim, boa sorte e procure relaxar, Anna!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Anna, eu me lembro PERFEITAMENTE dessa midiateca, que passei horas e mais horas, tentando enfiar as exatas na minha mente. Já me decabelei por um xerox, e tomei açaí. Mais fique feliz por um motivo, apesar dos pesares, a biblioteca da minha escola é SIMPLESMENTE TOSCA de tão pequena. Primeiro, que são umas mesas enormes, que se vc senta lá sozinha, tira lugar de gente que quer estudar em grupo. A biblioteca fecha QUATRO HORAS DA TARDE. Os fofos ainda trocaram o ar condicionado por ventilador.
    É PRA ACABAR NÉ ANNA?
    Mas depois que a gente passar no vestibular, tudo vai dar certo hehe.
    Adorei o post!!

    ResponderExcluir
  16. Pensa assim: Logo, logo acaba a escola e você vai para a facul. Na facul, quase sempre, as coisas são mais relax.

    E essa cena de Scarface... Ow, quantas vezes já quis copiá-la na vida real hahahahaha

    ResponderExcluir
  17. Nossa Anna, imagino o inferno pelo qual você está passando. Até o ano anterior, eu vivi tudo isso. Ateh hoje tenho um odio mortal das gurias do primeiro ano, insossas e sonsas. Detesto toda essa galerinha.
    Boa sorte pra vc, vai precisar.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  18. Nossa, eu entendo completamente o seu ódio.
    No meu colégio, o corredor para as salas é BEM estreito e minha sala é a penúltima do corredor... Então você imagina, né? O povo ADORA ficar no meio do corredor conversando, enquanto você quer passar.

    Beijo e boa sorte.

    ResponderExcluir