terça-feira, 15 de março de 2011

O cd novo do Strokes

Amo a internet, que me permite ouvir com 10 dias de antecedência um cd pelo qual passei 5 anos esperando. Os próximos já devem estar cansados de saber, mas para quem está chegando agora, esclareço: meu nome é Anna Vitória e eu sou doente por Strokes. Sou muito apaixonada por esses cinco caras de cabelo bagunçado e cara de podrinhos. Hoje eu talvez não seja tão obcecada como fui há alguns anos atrás, mas bastou o burburinho acerca do novo álbum se iniciar para que eu voltasse ao fanatismo antigo.

Quando estreiou em 2001, muitos acreditaram que o Strokes era a salvação do rock, com o épico e maravilhoso "Is This It". Salvação do rock ou não, amo o cd e o acho perfeito do início ao fim, apesar de que meu favorito é, sem sombra de dúvidas, o "Room On Fire", que veio em sequência pra reafirmar o quão fodas eles eram. Nada nesse cd é errado, simples assim. "First Impressions..." é o cd mais superestimado deles, já que as pessoas tem uma falsa ilusão de que ele é sensacional graças a sequência inicial que, de fato, humilha: "You Only Live Once", "Juicebox", "Heart in a Cage" e "Razorblade". Chupa. Mas parece que todo mundo só ouve até aí, já que a partir desse ponto o cd desanda de tal maneira que chega a ficar chato de ouvir, ele termina e tudo que a gente se lembra é de barulho. Música não é barulho. Meu maior medo é que o cd novo fosse nesse naipe.

Quando a faixa "Under The Cover of Darkness" foi lançada, senti que o meu Strokes estava de volta, até porque o pessoal da banda disse que o trabalho novo, em termos de sonoridade, se localizaria entre o "Room On Fire" e o "First Impressions...". O clipe da música veio cheio de metáforas, alusão a clipes clássicos da banda ("You Only Live Once nos primeiros segundos, e a jogadinha de microfone icônica de "Last Nite") e uma mensagem subliminar pros fãs - mais nessa resenha. Só que o lançamento dessa música antes do cd pode desapontar alguns fãs quanto ao estilo do cd futuro, já que ela sugere um estilo que não é lá muito o abordado no trabalho novo. "Angles" é dançante, agitado e cheira a anos 80, com sintetizadores tomando conta mas sem abandonar os riffs de guitarra que amamos e a batidinha de sempre.

Apesar de "Machu Picchu" ser uma das minhas músicas favoritas do cd, achei-a um pouco fraca para começar o cd. O que amo no Strokes é que a abertura dos cds é meio apoteótica, tem coisa mais linda que abrir um cd do que com "What Ever Happened?"? Quanto ao todo, posso dizer que gostei, agora que me habituei à nova sonoridade. Minhas faixas favoritas são "Machu Picchu", "Under The Cover Of Darkness", "Taken For a Fool" e "Gratisfaction" e a única que de fato não curti foi "Metabolism" pois me transporta ao meio do "First Impressions...". Trauminha. "Two Kinds Of Happiness", "You're So Right" e "Games" vão funcionar maravilhosamente na pista de dança, a ponto de m deixar com vontade de ir em uma balada descoladinha só pra poder dançá-las. "Call Me Back" é a música que só eu vou amar, como "Is This It" que todo mundo odeia, mas me leva às lágrimas.

Espero, de verdade, que essa nova fase deles seja bacana, com clipes divertidos e muitos shows. Aos fãs mais xiitas que podem não ter curtido a pegada pop, um conselho: deem mais uma chance ao "Angles". Não é meu cd preferido e talvez eu esperasse mais, ou então algo diferente, mas tô preferindo manter a mente aberta. Estou curiosa quanto à recepção da crítica, a Folha hoje classificou como regular e blasé. Aguardemos.

E, Fabrizio Moretti, se estiver lendo isso, comente com seu amigo Rodrigo Amarante sobre como está sendo legal voltar com sua banda principal e aconselhe-o a fazer o mesmo com o Los Hermanos. Tem gente aqui que ainda acredita na volta deles também.



* Estava com saudades de resenhar cds. Acho que parei porque sempre senti que ninguém se interessa muito, estou maluca?

17 comentários:

  1. Gosto muito das suas resenhas de cds, Anna! Fiquei super com vontade de baixar. E, afinal, a gente tem que postar o que sente vontade, né? Beijinho :*

    ResponderExcluir
  2. Você tem bem mais autoridade para falar do assunto (eu gosto muito de Strokes, mas não sou realmente um fã como você), mas minha opinião até o momento é que, dos 4, este é o álbum que tá descendo mais quadrado. Talvez seja questão de se acostumar, "comprei" o cd ontem, ouvi umas 3 vezes apenas e a única música que me chamou realmente a atenção foi Gratisfaction. Vamos ver se essa "primeira impressão" muda ao longo do tempo. Se mudar te conto !

    ResponderExcluir
  3. Foi quase sincronizado o momento em que eu vi seu post e o fim do download de Angles! haha
    Pra variar, não conhecia nenhum álbum deles, no máximo algumas músicas avulsas, mais já acho uma banda muito boa e, por isso, baixei o novo cd. Eu estou realmente mudando minha postura quanto ao jeito de escutar música e ultimamente (finalmente!) tenho me animado a ouvir álbuns completos. [por influência de quem? *cof cof*] :P
    Enfim, te agradeço por "contextualizar" Angles; foi ótimo ter lido esse seu (ótimo) post antes de ouvir o cd, estou um pouco mais habilitado agora pra poder julgar o que estou ouvindo. :)
    Acho que já deu pra perceber que suas resenhas, ao menos pra mim, são de bastante utilidade! Ainda mais que você tem uma grande bagagem musical (não negue! rs) e - principalmente - você não é qualquer crítico amargo que adora rebaixar os cds por algum motivo injustificável. Espero que volte com elas!
    Beijos

    PS: Baixando "Room On Fire"... eu sei que deveria começar pelo primeiro, mas enfim... ^^

    ResponderExcluir
  4. Oi Anna!
    Acho interessante resenhas sobre cds e uma vez até me aventurei a escrever uma sobre o Colour me Free da Joss Stone. Mas resenhas desse tipo hoje em dia são coisas complicadas visto que a maior parte das pessoas têm apenas uma música ou outra de determinado artista (eu tenho por hábito baixar o álbum, mas é muito neurose minha mesmo) e dificilmente conhecem todas as músicas ou às vezes nem sabem que tal música é de tal cd. Acho que isso é coisa bem de gente que curte música meeeesmo (eu e você e mais uma meia dúzia).
    Quanto aos Strokes, quando comecei a ler o post achei engraçado, já que eu simplesmente detestava a banda (ná época que eles apareceram eu odiava Last Night). Como meu namorado adora e escuta muito, um belo dia me peguei cantando e com vontade de baixar 'You only live once", hahaha. Sem contar que no Guitar Hero, sempre tocávamos Reptlia (que acabei amando também).E assim o Strokes foi ganhando espaço no meu coração. Apesar de ainda não ter conhecido todas as músicas de todos os álbuns, confesso que atualmente a banda tem um espaço na minha playlist e minha tendência é gostar cada vez mais. Ahh, e também curti essa nova música. ^^
    Quanto ao Blue Valentine ainda não assisti, apesar de estar me coçando para baixar, mas queria saber de alguém que já tinha visto e tal. Pelos comentários que tenho visto o filme é bacana.

    (Haha, eu e meus comments "pequenos")

    Beijos! =)

    ResponderExcluir
  5. Eu também adoro Strokes. O Is This It, aliás, foi meu primeiro cd de rock de verdade, e isso acho que vou lembrar pra sempre...haha. Eu baixei o cd novo domingo e ainda tô em processo de degustação...acho que só consigo formar minha opinião depois de ouvir mais de 10 vezes...haha.

    Ah, normalmente acho que posts musicais não fazem aqueeeele sucesso como os mais pessoais, mas eu acho super que vc devia escrever mais sobre cds!! eu, pelo menos, adoro! :)

    ResponderExcluir
  6. eu adoro suas resenhas, você sabe falar muito bem de música e realmente deixa quem lê interessado em ouvir as músicas :) pode voltar a postar!

    na festa que fui sábado tocou umas quatro músicas dos strokes, foi muuuuuito bom! reptilia, take it or leave it e não me lembro das outras hihihihi já baixei o cd mas vou esperar ter mais tempo para ouvir!

    ResponderExcluir
  7. Own, Annoca! Cê sabe que a gente gosta de tudo que você escreve! \o/
    Além do quê, o blog é seu e você tem direito de escrever O QUE QUISER, viu? Bote ordem, que esta bodega é sua! :D
    Ok, outra banda que nunca escutei. Acho que sou a pessoa mais sem cultura que eu conheço, por que SÓ PODJI. :D
    Vou baixar o CD que você gostou (Room On Fire) e ver o que eu acho. A princípio, vendo o clipe que você colocou aí, me interessei um pouco. Let's see!

    Beijins, linda!

    ResponderExcluir
  8. aai, adoro the strokes!
    ultimamente oasis e the strokes são as bandas que eu não consigo parar de ouvir. Tou muito empolgada com o lançamento do cd, tomara que eles venham fazer show no brasil!!!!
    eu curto esses posts de resenha de cd, faz mais :)

    ResponderExcluir
  9. Poxa, quisera eu entendeeer de Strokes pra comentar melhor sua resenha, mas nem hein :( essa fico devendo. Faz muito tempo que não ouço a banda e jurava que tinham falido pra todo o sempre, mas seu post acendeu a curiosidade. Acho que vou conferir o novo trabalho deles porque, mesmo sendo desprendida assim, sempre me cativou um pouco ;)

    ResponderExcluir
  10. Anna, quanta coincidência! Acabo de escrever sobre Strokes também, mas não é sobre o novo disco.
    Entretanto, eu tb amo a internet - ouvi o disco dos caras e estou ansiosíssima para quando for devidamente lançado. Adoro Strokes tb.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Ainda não baixei esse cd mais recente do Strokes! Estou curiosa! ^^

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. É quase que difícil não gostar de Strokes. O novo clipe deles mostra uma "volta" triunfal daquele rock que costumávamos ouvir, uma coisa meio punk-pop que me lembra demais londres. Ah londres, hahaha. Afinal, estamos na era pop auto-tune(nada contra), onde parte dos cantores NÃO canta de verdade, apenas é um performista. Agora só falta um pouquinho desse gosto de "casablancas & cia" vir para o rock'n'rio.

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto muito de uma música chamada "Last Night". Eu não sei porque, mas todas as vezes eu me arrepio. Vou dar uma olhada nesse CD! :D Adorei a dica...

    http://thaisacorrea.com/b/

    ResponderExcluir
  14. (Quase tive um treco: aqui no espaço de postar comentário, tava o vídeo da postagem. *Eu pensando: Oi, comofas/ Oi, cade?* )


    Só eu não gosto de Strokes nesse mundo?

    ResponderExcluir
  15. The Strokes é minha banda favorita. Eu acho que eles ainda tem uma longa carreira plea frente

    ResponderExcluir
  16. Glove......

    Esperei muito por este novo trabalho dles, ainda estou em fase de escutar varias vezes e entender as letras, eh ainda prematuro dar uma analise geral, mas se comparando com os antigos trabalhos da banda , este esta abaixo da media, mas o importante foi a volta , sendo assim derepente o proximo pode ate ser o melhor de tds, valeu THE STROKES , volte p ficar por muito mais tempo.

    ResponderExcluir
  17. Esse Álbum com certeza é o mais fraco até aqui.Não gostei dessa pegada dance, não é o mesmo estilo despojado...

    ResponderExcluir