sexta-feira, 29 de abril de 2011

Conto de fadas

 Eu realmente queria fazer um post muito sério, engajado e reflexivo sobre esse casamento real, mas a verdade é que ontem a noite eu deixei minhas coisas arrumadas, a roupa que usaria do lado da cama, pra  que quando o despertador tocasse eu só precisasse trocar o moletom de pijama por um jeans e ir direto pra sala tomar café da manhã assistindo à cobertura ao vivo do grande evento. Como levar qualquer opinião séria a sério depois disso? Ainda mais se eu contar que quando Kate Middleton com seu vestido ryco, chique e elegantérrimo (Alexander McQueen com cheiro de Grace Kelly) adentrou pela lindamente decorada Abadia de Westminster, ao som daquele belo coral, eu estava arrepiada até e nuca e toda chorandinho. Mas ainda sou da opinião da personagem da Katherine Heigl no filme Vestida Pra Casar: apesar de noiva ser a verdadeira estrela do casamento, lindo mesmo é olhar pro noivo. E lá estava o já careca Príncipe William, radiante com seu uniforme vermelho do alto escalão do Exército, de costas para a noiva como manda o protocolo, mas com um Harry sapeca ao seu lado, que dava furtivas olhadas para trás e punha o irmão a par do que estava acontecendo.

Ouso dizer que até mesmo aquelas bravas mulheres que queimaram seus sutiãs na praça, ao menos um dia, consciente ou inconscientemente, já sonharam em ser princesas. Ao menos aqui no ocidente, crescemos lendo e ouvindo contos de fadas, e por mais que os tempos sejam outros e a monarquia seja uma realidade tão, tão distante, presente em nossas vidas apenas nos livros de História, - com uma conotação bem negativa, convenhamos - tem dias que a gente para e sonha em um dia ter o pé do exato tamanho do sapato de cristal. Hoje é um dia desses.

Quando eu era pequena, adorava usar fantasias, e apesar da Branca de Neve ser minha princesa favorita, um dia pedi que minha avó me fizesse um vestido que fosse só meu, de Princesa Encantada. Ela fez, e o vestido era longo, lindo, e rodado, de cetim cor-de-rosa e a barra toda de renda. Usei-o por anos, até que ele não mais entrasse, tinha dias que ficava com ele o dia todo, em casa mesmo, assistndo televisão, brincando de boneca. Sinceramente, não lembro o que foi feito dele. Acho mesmo é que foi pro lixo, pois de tanto eu rolar no chão, pular, correr com ele, deve ter rasgado ou se desintegrado em algum momento da vida. Ou criado pernas e saído correndo, que o que minha mãe diz que fazem as roupas muito usadas. Há anos que não me recordo dele, mas hoje, matando minha primeira aula pra ver a noiva entrar, tive de novo a mesma sensação, o mesmo frissom que tinha quando estava rodopiando por aí com meu vestido cor-de-rosa.

Pode ser que esse casamento tenha um futuro tão triste e frio como foi o de Charles e Lady Di, e tenho certeza absoluta que não é o lindo Príncipe de vermelho que Kate verá quando William estiver mais careca ainda, com as orelhas começando a crescer como as do pai, sentado num domingo de manhã cortando as unhas do pé. Outra coisa que de fato ninguém merece é ter Charles como sogro e Camilla Parker-Bowles (blergh) como pseudo-sogra. Se dizem que sogra é ruim, imaginem pseudo-sogra e ainda por cima e usurpadora do Príncipe Encantado (cof) de Diana. E tem também a Rainha, que por mais que estivesse parecendo um fofo cupcakezinho amarelo na cerimônia, ninguém nunca disse que era boa bisca. Tabloides e protocolos mil te aguardam, Duquesa de Cambridge, mas hoje, só hoje, tenho certeza que ao menos um terço das mulheres do mundo queriam estar no seu lugar.

Deixemos para discutir depois a relevância da monarquia no século XXI; os dispendiosos gastos com o casório numa Inglaterra que já não vai bem das pernas, como toda a Europa; e até mesmo a receita do bolo de frutas cuja massa leva um mês para ficar pronta, que será servido no casamento e  que terá pedaços viajando o mundo todo (!). Compartilhem comigo o suspirinho interior de ver mais uma vez os votos dos noivos e os beijos na sacada, só hoje, o dia em que Kate Middleton realizou o sonho de todas nós. (Mas ainda há esperança!)


* Já que só se fala nisso mesmo, algumas boas coisas que vi na internet hoje sobre o casamento: Melhores e Piores Momentos, a daminha que já virou meme, 10 coisas que poderiam acontecer, "Núpcias de Escândalo" e fotos incríveis e maravilhosas.
* As imagens do post foram retiradas do Tumblr Kate Middleton For The Win.

22 comentários:

  1. Concordo, toda menina um dia já quis ser uma princesa, no entanto, o tão esperado casamento real pra mim nem foi lá essas coisas todas :P

    ResponderExcluir
  2. Eu quase surtei de raiva quando vi o meu vestido perfeitamente idealizado há anos entrando naquela igreja sem mim. Sério, hahaha, parecidíssimo. Kate estragou meus sonhos. Se como não bastasse me roubar o noivo (oi?) ainda me rouba a ideia do vestido. Tsc, essa concorrência desleal.

    Mas falando sério: o casamento foi bonito e acho que recuperou um pouco daquela fantasia em torno da monarquia britânica. Agora é esperar pra ver o que vai acontecer com esses dois :)

    ResponderExcluir
  3. Fiquei decepcionada porque tive prova no horário do casamento e vi muito pouco depois nas repetições. Anna, minha filha, seu texto ficou excelente! Se eu fosse a editora-chefe da Folha de S.Paulo já estaria publicado, viu?

    ResponderExcluir
  4. Credooo, não aguento mais esse assunto. Fala sério, pra mim eles não são nada.

    ACREDITO SABIAMENTE QUE DEPOIS DE UM DIA COMO HOJE PRESENTEADO COM UM "CASAMENTO REAL"! MUITAS MULHERES ESTÃO PENSANDO ONDE ESTÁ MEU "PRÍNCIPE ENCANTADO?", MONTADO EM SEU CAVALO BRANCO! PERGUNTO-ME COMO O SER HUMANO SONHA COM "MERDA"? VIVEMOS EM UM PLANETA COM SISTEMA FINANCEIRO CAÓTICO EM RELAÇÃO AS GRANDES DIFERENÇAS SOCIAIS E TANTOS "PAGANDO PAU", PRA ALGO SEM SENTIDO NENHUM PARA AS PRÓPRIAS VIDAS!

    E pra que príncipes e princesas? E ainda ficam só falando nessa merda o dia inteiro, não tem nada mais lucrativo pra falar não?
    E pra que sonhar com príncipe? Que coisa mais tosca. O príncipe do cavalo perfeitinho não existe e se existisse queria ele longe de mim. Sou cheia de defeitos e gente perfeita ao meu lado seria minha destruição. Quero pessoas normais, gente que aprenda com as falhas e acertos. E pra mim viver uma vida de rainha não é ser normal. Olha só isso, não poder nem casar que o mundo todo para, quero nunca. Quero revolucionários na tv, tentando consertar o mundo e o povo que não faz nada, ficando pelo menos parado assistindo todo o acontecimento. kkkkkkkkkkkkk

    Claro que cada um tem o direito de acreditar no que quiser e essa foi a minha opinião a respeito do assunto.

    ResponderExcluir
  5. /\ Credo! Que medo dessa pessoa!
    HSAUIDHSAHDSUIA

    Eu não me animei pro casamento e até esqueci que era hoje. Fui lembrar já era umas 11 e meia, fui ver e PUUUFFF, não aguentei.
    Mas o vestido da Kate, Jesus! *-*

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha esquecido de manhã, mas cheguei na facul e meu amigo estava com o Ipad ligado na transmissão e um monte de menina em volta, hahaha. Aí ficamos lá babando e sonhando, até eu ter que ir entrevistar um cara. Liguei na hora pra minha mãe e falei: Põe o casamento pra gravar aí em casa, hahaha.
    E eu diria mais, Anna. Diria que 2/3 das meninas queriam estar no lugar dela. Hoje, somente. Não faço questão de ver Will careca e barrigudo cortando a unha do pé, mas ela realizou o conto de fadas com o qual todas nós já sonhamos um dia..
    Achei a coisa mais linda a entrada dela, e fiquei boquiaberta com a crueldade de deixar o noivo de costas, hahah. Também acho que enquanto a noiva entra olhar o rosto do noivo é uma parte muito emocionante.. Mas engraçado foi Harry tirando com a cara dele, =P
    E.. realmente, ainda há esperança. "We can still marry Harry" hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ai, eu super me envolvi com esse casamento. Dias antes assisti a milhares de programas especiais na TV sobre o assunto, li tudo que saia sobre o casal na internet e, óbvio, cheguei até a sonhar com isso na véspera do grande dia hahaha!

    Olha, o que eu aprendi com a Kate é que se vc quer ser princesa, vc pode! Vc viu que desde pequena ela meio que se treinava para tal? Tanto que ela era conhecida quando criança como "aspirante a princesa". Acho que os pais incentivaram essa ideia na cabeça dela tbm. Fora que parece que ela tinha fotos do William na parede do quarto, né, além de ter entrado propositalmente na mesma universidade que ele e feito trabalho voluntário no Chile, assim como o filho mais velho do Príncipe Charles, só pra terem algo em comum. E o final de tudo isso? Lá está ela agora, integrante da Família Real. hahahah! Confesso que quando soube de todas essas "coincidências" eu comecei a achar a Kate meio que uma pilantra, mas não podemos deixar de lado que ela teve seu mérito e conseguiu tudo isso....ai que inveja!!! :P

    ResponderExcluir
  8. Bem, eu não assisti porque, honestamente, seis da manhã? oi? nem.
    fiquei então com todas as publicações que eu não busquei, mas que caíram em cima de mim durante a sexta-feira inteira. No tumblr, então/ Vixi.

    Pelo que vi/fiquei sabendo, o casamento foi bonito. Mas o que ficou mesmo, pra mim, foram as imagens como essa que vc postou, e todas as garotas se descabelando pelo P. Haarry, hahaha.
    Achei uma graça.
    Beijo, moça.

    P.S.: Poás*--*

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto Anna!
    Ja tive o sonho em casar com um principe tb (quem nao teve?), mas nao dessa forma.
    Eh mais a historia do "felizes para sempre" do que o principe em si.
    Ja o vestido, acho que o meu teria sido bem mais "chegay" mas "phyno" ahahaha...
    E claro que a Kate vai ter uma vida maravilhosa em um ponto e alem de tudo, ama o Principe William; mas... ela vai ter que abrir mao da vida dela "entre aspas" pra estar nessa posicao!
    Acho que exige mto da pessoa! sem contar o fato da sogra, da rainha que vc citou... enfim, boa sorte pra ela e felicidades neh!? rs...
    Acordei tarde, so vi a parte deles na sacada! e a daminha tampando o ouvido e fazendo cara ruim na hora do beijo foi "A" cena! kkkkk...

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Não me lembro de já ter sonhado em ser princesa. Mas se tivesse sonhado, certamente ia desejar estar no lugar de uma princesa de contos de fadas e não no lugar da Kate. Eu hein, lá vem uma vida de protocolo, impedimentos e frescura. Prefiro minha vida de plebeia pobre que pode se vestir como quiser, ir onde quiser e falar o que quiser sem arrumar grandes problemas para mim. Ela estava linda e maravilhosa, mas não gostaria de estar no lugar dela. Desejo que seja feliz.

    ResponderExcluir
  11. Eu tb liguei a TV antes de ir pro trabalho para ver o casamento! Disse a mim mesma: não saio de casa sem ver a noiva! E que lindo ele dizendo a ela o quanto ela estava bonita no altar! Achei tudo um sonho e até sonhei literalmente com o casamento essa noite! Conto de Fadas para ninguém botar defeito! E que casal lindo hein! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Sempre que eu via falar nesse casamento (em toda parte!), uma simples reflexão me vinha a mente: "E daí?"

    Claro, é tudo muito bonitinho, mas o que nós aqui desse tão tão distante país temos com isto? O que isto significa para nós? Não entendo porque a mídia empurrou isto para nós com tanta vontade... Não acho nada legal esta história de monarquia, é uma grande hipocrisia aceitar e venerar essas pessoas esbanjando riqueza e se dizendo de 'sangue real'...

    Não estou criticando seu post, nem seu interesse, mas acho que é sempre válido parar e pensar nas coisas que somos induzidos a dar crédito.

    :)

    ResponderExcluir
  13. Confesso que o falatório exacerbado sobre esse dia fez com que eu me enchesse o saco e torcesse para que o casamento passasse logo e, quem sabe, ter um descanso das notícias sobre ele.
    Mas na sexta logo que cheguei ao trabalho lá estava eu conferindo o vestido, a decoração, como ficou a igreja e encantando-me com os detalhes do casamento... É culpa dos contos de fadas e do felizes pra sempre que vendem desde cedo para nós.
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  14. Juro que me deu um desespero enoooooooooorme, Anna. Eu super queria estar no lugar dela mas depois que eu vi uma foto no tumblr que dizia: "Keep Calm, Harry is still single" eu fiquei melhor. ahuahuahah
    beijos!

    ResponderExcluir
  15. Você tirou todo o encanto que ainda podia ter em mim a respeito do príncipe só de falar que ele vai cortar as unhas do pé. E eu acho que não queria comer esse bolo mumificado, achei que a Rainha véia mala tava parecendo um pudim. Mas espero e desejo muito, muito mesmo, que os olhares furtivos de Harry e todas as carinhas boring de William e Kate permaneçam, sabe? Essa jovialidade, essa vontade de viver, esse pensamento que seguir o protocolo é chato. Espero, do fundo do meu coração, que a Rainha, Charles e Camilla-a-usurpadora não interfiram, não atrapalhem, e não transformem a vida desse casal em mais duas vidas infelizes.

    Eu não queria ser princesa não. Eu matava essa véia nas primeiras 24 horas.

    Mas eu te imagino de vestido princesinha com essa voz :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. É o sonho de todas nós e não dá pra negar. Pena que eu tinha prova e tive que ir pra faculdade. Só deu mesmo pra assistir de rabo de olho e sem som no netbook da vizinha de cadeira. É fato: os contos de fadas nunca morrerão.
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. O casamento foi mesmo lindo. Assisti um pouco e fiquei encantada. Quando pequena, adorava as histórias das princesas. Principalmente as da Disney e a minha preferida até hoje, sem dúvidas, é a Bela. (:
    B-jos.

    ResponderExcluir
  18. Não Anna, não dá.
    Primeiro que a monarquia britânica, atualmente, nao passa de um conto de fadas mesmo, no sentido de que nem deveria existir. Segundo: esse love não vai durar um ano, creia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Eu não vi o casamento, mas por falta de interesse mesmo. No fundo, são pessoas comuns, mas apenas ricas, muito ricas, influentes e famosas :~ haushah Mas Kate não será princesa, ela recebeu o título de duquesa

    bjos

    ResponderExcluir
  20. A sortuda da Kate mostrou para o mundo que qualquer plebéia pode se casar com um príncipe. HARRY WAIT FOR ME, aquela (ex?)namorada dele é horrorosa, então haida há chances.. haha

    ResponderExcluir
  21. Esta moça não vai ter mais paz... tomara que tenha valido a pena! :-) Adorei sua comparação da rainha ao cupcake! hahahahah!!!! E chorei de rir do meme sobre a "daminha mal humoradinha'... meu pai ADOROU esta garotinha! Riu litros com ela!!!

    ResponderExcluir
  22. PS: Eu já fiz esta cara e esta pose que ela faz na foto váááááárias vezes.......... rs

    ResponderExcluir