sexta-feira, 15 de abril de 2011

Disk SCTV

Quando dona Renata respondeu ao meme que lhe passei dos 10 filmes favoritos, num post ~bem pequenino~, ao final ela sugeriu que fizéssemos outro com nossos 10 clipes favoritos. Ela disse que eu fingi de morta diante da sugestão, mas a verdade é que eu fiquei morrendo de vontade de fazer, só pensei que ela estivesse brincando. Pois só não estava como resolveu criar seu próprio meme, e me convidou.

Não tenho problemas para falar de meus clipes preferidos porque, bem, eu não assisto clipes. Morro de preguiça. Logo, aqueles que eu já vi mais de uma vez e ainda me lembro são naturais favoritos, e estão listados aqui. Ei-los, em ordem aleatória:


“Crazy” (Aerosmith): Foi meu pai quem me iniciou no Aerosmith e, apesar de conhecer poucas coisas, eu gosto bastante. A primeira música que ouvi foi “Girls Of Summer”, mas naquele dia que estávamos no carro e começou a tocar “Crazy” no rádio, e meu pai aumentou bastante o som, foi um momento épico e eu nunca mais fui a mesma. O clipe não deixa nem um pouco a desejar e é muito maravilhoso. Quem nunca sonhou em fugir da escola, entrar num conversível e sair sem rumo, braços pro ar, cantando alto? Ainda por cima é com a Alicia Silverstone – Cher, te amo – e a Liv Tyler. Só mesmo o Steven Tyler pra colocar a filha no clipe fazendo pole dance de sutiã.


“Something” (The Beatles): Gosto bastante de todos os vídeos dos Beatles, é sempre bom vê-los em movimento e sendo lindos, mas esse é especial. Primeiro porque é de uma das músicas mais bonitas de todos os tempos, composta pelo George Harrison. Segundo porque é uma homenagem às nobres amadas do fab four, e é feito de cenas dos quatro casais se amando, divertindo e sendo maravilhosos no campo. Além disso, todos – menos John e Yoko, que mais parecem os bruxos bizarros do Oeste – estão numa fase bem bonita, principalmente Paul e George, fazendo o estilo lenhadores charmosos. Gosto especialmente da parte que o Ringo anda de bicicleta com sua parceira, e Paul e Linda correm no campo junto com um cachorrinho. Tem como não amar?
 

“1234” (Feist): Fofo e feliz, duas palavras que descrevem perfeitamente esse clipe. A música é bem gracinha, mas o melhor do clipe é a coreografia: pessoas dançando e pulando com roupas coloridas e a diva Feist no comando, com seu incrível macacão azul de paêtes. Amo tanto o clipe que já decorei a dancinha da Feist e eu e minha melhor amiga tínhamos o constrangedor – e irresistível – hábito de ficar no fundo da sala de aula fazendo essa coreografia. Acho que queria mesmo é ser atriz de musicais.


“French Navy” (Camera Obscura): Camera Obscura é uma banda cujas músicas soam como o próprio amor mixado. Esse clipe é um retrato de todo o espírito da banda, com um casal se amando loucamente por toda Paris, Roma, Barcelona. Quero um french-navy kind of love.


“The Winner Takes It All” (ABBA): Muito difícil escolher um só clipe do ABBA, porque todos são geniais, muito bregas e adoráveis. O Matheus me deu um dvd deles com os melhores hits e seus respectivos clipes e eu não me canso de assistir, amo todos! Esse é especial porque a música é linda e a letra é bem autobiográfica, e fala um pouco sobre a história da banda. O clipe machuca nossos corações, contando a história de dois casais de amigos que foram separados porque as relações não deram certo, sob o ponto de vista da loira – a corna da história. Sou team Loira do ABBA (não sei o nome dela) sempre! Não é a mesma coisa, mas a versão de Mamma Mia, com Meryl Streep interpretando, também faz chorar.


“He Wasn’t” (Avril Lavigne): Já falei aqui que eu gostava (e ainda gosto, de vez em quando) da Avril Lavigne em sua fase mais rebelde, maionese no cabelo, pegada skatista de menina que quer causar; chega a dar pena ver como a Avril já foi bacana um dia e como hoje ela está boring e clichê. Esse clipe é realmente muito divertido, porque né, no final ela e os músicos da banda quebram as paredes, que começam a vazar uma meleca cor-de-rosa na qual eles ficam rolando até o fim da música!Quando tinha 12 anos eu fui convidada pra uma festa a fantasia e eu queria ir de Avril, usando uma roupa dela nesse clipe, a saia de tule rosa, coturno, par de asas e varinha de condão. Como era meio impossível de achar, acabei indo de Minnie, mas fica aqui minha frustração.


“Your Ex-Lover Is Dead” (Stars): “When there is nothing left to burn, you have to set yourself on fire”, diz um velhinho no início da música, que além de doer de tão maravilhosa que é (olhem essa letra!), o clipe faz referência a uma sequência bem marcante do filme Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, que eu amo muito. Não tenho muito o que dizer, só que me emociono sempre e que adoro clipes tão bem feitos, encantadores e bem pensados como esse. Dá vontade de morar aí dentro.


“Mapa-Múndi” (Thiago Pethit): Já falei aqui sobre o meu amor pelo Thiago Pethit e a quedona que tenho por ele. “Mapa-Múndi” é minha música favorita dele e o clipe não podia ser mais adorável. Além de combinar com a atmosfera da música, reparem nessa fotografia e me digam só se não dá vontade de colorir o mundo com essas cores. Além desse, também amo o novo clipe do Thiago, “Nightwalker” que é um plano sequência animal com Alice Braga, sambando na nossa auto-estima, de tão musa que é. Também adoro, mas o primeiro mexe mais comigo.


“Everlong” (Foo Fighters): Amo Foo Fighters e essa é minha música favorita deles. Amo demais esse clipe porque ele é bizarríssimo, uma doença completa, bem a cara da banda. Não sei muito bem o que dizer dele, mas poucas coisas são tão engraçadas quanto o Dave Grohl com a mão gigante batendo em todo mundo. Posso estar maluca, mas esse clipe sempre me lembra um pouco o filme “Beatlejuice”, do Tim Burton, não sei se é por causa da estética, ou das cenas em que os membros das pessoas tem proporções diferentes, ou quando eles escalam um telefone gigante… só sei que sempre lembro do filme.






She & Him: She & Him é uma banda que tem tantos clipes legais e criativos que fica muito difícil escolher um só. Difícil não, impossível, por isso falarei de todos. Tem o futurista-retrô “Don’t Look Back”, que é fofo e divertido e eu adoro, apesar da música não ser das minhas favoritas. No final tem a Zooey Deschanel imitando um coelhinho. Já o “Why Do You Let Me Stay Here?”, apesar da música fofa, é meio mórbido e tem a Zooey morrendo de vários jeitos diferentes e os fantasminhas dela dançando por aí.  E tem uma versão alternativa, que a Zooey gravou com o Joseph Gordon Levitt, direção de Marc Webb, pra promover 500 Days Of Summer. Só amor e lembra demais Fred Astaire e Ginger Rogers. Já o “In The Sun” tem a Zooey e umas pessoas felizes dançandinho numa escola – perceberam que eu tenho uma fixação por pessoas felizes dançandinho? –, clipe que bate na bunda e humilha “Baby One More Time”  e qualquer coisa relacionada a Glee. E por fim, “Thieves”, que tem uma estética antigona e mais parece um filme mudo dos anos 20.
Não entraram na lista, mas eu amo: “Shadowplay” (The Killers), “Invincible” (Muse), “You Only Live Once” (The Strokes), “Falling Down” (Scarlett Johanson), “Seven Nation Army” (White Stripes), “Never There” (Cake), “Toxic” (Britney Spears), “Next Time Around” (Little Joy), “Electric Twist” (A Fine Frenzy), “Dani California” (Red Hot Chilli Peppers), “Roses” (Outkast) e “Foundations” (Kate Nash).

9 comentários:

  1. Beatles. Só eu ouvir/ler Beatles em algum lugar e esqueço de tudo.

    ResponderExcluir
  2. Dos seus clips só conheço mesmo o do Aerosmith, que aliás está na minha lista também! Amo esse clip deles com a Liv e a Alicia! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, mas o Dave Grol parece mesmo com o Beetlejuice quando incorpora o Sid Vicious! assim, eu prefiro a versão acústica de Everlong e dos FF eu gosto mesmo é de Learn to fly, o vídeoclipe é ótimo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. 1234... até hoje tem uma amigo meu que zua de mim... rsrsr... eu ouvia no mp3 player quando ele pegou um dos fones de ouvido e conferiu...
    ué! eu gosto e ponto! mandei ele ir-se catar!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Anna, se tem um videoclipe que eu amo de paixão e que traduziu minha adolescência foi Crazy, do Aerosmith. Mas acho que Californication do Red Hot também.
    Outkast acho que me atreveria a colocar na lista, por toda a criatividade. Havia um tempo em que eu tb gostava de videoclipes e assistia ao Disk MTV, haha. Ah, infância...
    Beijão.

    ResponderExcluir
  6. Amo muitos que você escolheu, mas os que não amo, não conhecia!
    Boa lista!

    ResponderExcluir
  7. Oi Anna!

    Nossa, amei essa ideia! sempre bom saber mais do gosto dos outros, ver as coincidencias e descobrir novas musicas x)
    Dos que vc colocou adoro foo fighters, aerosmith, abba.. feist eu gosto so dessa musica! da um "up" no astral em dias cinzas :P
    E dos que vc citou, gosto mto dos da Bitchey Spears qdo ela era legal! X_X
    Gosto mto de Red hot e White stripes tb :~

    Farei isso depois, se vc nao se importar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. só classicos :D mto bom gosto vc tem
    Deu nostalgia da Avril de antigamente hahaha

    bjos :*

    ResponderExcluir