quinta-feira, 21 de junho de 2012

Que hoje eu comprei uma calça vermelha


Esse hoje do título é só pra brincar com a música da Mallu que todo mundo já usou de gancho pra contar que um belo dia usou batom vermelho - este vocês já sabem que uso há tempos, mas a calça vermelha entrou no meu armário só no início do ano. A verdade é que eu sempre gostei de calças coloridas, coisa de paixão antiga, mas ainda não tinha encontrado nenhuma que me agradasse. 

Isso, claro, até o surgimento do famigerado happy-rock com sua corja de seguidores que adotaram a indumentária colorida como uniforme de guerra. Maldito seja o dia que o PeLanza ou seja lá qual foi o infeliz que decidiu que a melhor maneira de imprimir sua marca seria por meio de calças multicoloridas. Fiquei a ver navios, ou melhor, fiquei a ver pseudo-roqueiros magricelas e suas groupies chorosas maculando as calças que eu adorava. Gostaria muito de ter a elevação espiritual que me levasse a não ligar para esse tipo de modismo idiota e conseguir usar o que bem entendesse, ignorando os dedos acusadores que se prontificariam a me apontar a tribo da família Restart, mas não. Passei toda minha pré-adolescência assombrada por terceiros que me acusavam de ser emo só por causa da forma que eu me vestia - e olha que não cheguei nem perto de constranger meus pais - e não queria ter que carregar essa cruz de novo. 

Depois foi a vez da calça colorida, mais especificamente a vermelha, a virar hit da estação. De símbolo de uma pseudo-rebeldia juvenil a ícone fashion efêmero, a calça vermelha passou a figurar em tudo quanto era foto de it pessoas em it blogs com seus it looks. A overdose de informação em forma de pernas rubras foi tanta que, novamente, me senti acuada até mesmo diante do pensamento de encontrar uma pra chamar de minha. Aquela velha de história que de tanto ver tantas pessoas usando a gente acaba se cansando por tabela. Sou dessas.

Contudo, eis que numa manhã de sexta estou passeando no shopping com o cartão da minha mãe na carteira e  a autorização para utilizá-lo. Quer dizer, eu tinha permissão para usá-lo na compra de trajes civis adequados à minha nova vida de universitária que não mais exigia o uso de uniformes. Resumindo: saí para comprar jeans e camisetas básicas para usar na faculdade. Quem conhece a minha pessoa, certamente rir-se-á de tão simples proposta, afinal, saberá bem que não tenho motivação para sair em busca de coisas básicas. Eu juro que tentei ver alguma graça nas araras de jeans normais, e até olhei todas as camisetas possíveis que fossem versáteis e tivessem cara de dia-a-dia como minha mãe explicara, mas meus olhos brilharam mesmo foi diante da Calça Vermelha. Mentira, enxerguei primeiro uma igualmente magnífica calça cor-de-rosa e, no caminho até ela, deparei-me com a Vermelha. Não encontrei nenhuma das duas no meu tamanho exato, uma era um pouco menor e a outra maior. Decidi que ficaria com a que melhor me vestisse (sou dessas) e fui tirar a prova: deu a vermelha. Era o destino.

E por que logo hoje eu resolvi vir aqui contar essa história pra vocês? Ora, ontem o Xico Sá, logo ele, lançou-se em uma campanha a favor das calças vermelhas no guarda-roupas feminino. Ele certamente pouco se importa com street fashion e looks do dia, e duvido muito que ele, logo ele, veria alguma graça naquelas mulheres, mas a verdade é que deu-se no post um improvável encontro de preferências. E eu, como fã dele e da calça vermelha, não poderia deixar de me manifestar também, informando-vos que é com orgulho que faço parte dessa legião de adeptas da peça que, segundo o macho-jurubeba, pode até mais que uma bunda. Esta última reflexão deixo a cargo do leitor XY que porventura não desistiu desse texto até agora, e para as moças desencorajadas, uma primorosa foto motivacional:


"E porque quando você começou a gostar de mim procurava saber por todos os modos com que camisa esporte eu ia sair para fazer mimetismo de amor, se vestindo parecido."
Vinícius de Moraes, Para Uma Menina Com Uma Flor (ou: #estratégias)

17 comentários:

  1. Acho show e muito estilosa. Eu usava quando era pequena e há uns anos eu tava pra comprar, mas também não tive coragem por causa da moda de restart, não queria ser confundida com aquilo.

    ResponderExcluir
  2. Acho justo. Adoro o estilo da primeira foto e tô surtando com o Ed *o* Quem dera minha mãe me desse permissão pra usar o cartão dela :c

    ResponderExcluir
  3. Vou te confessar que estou MALUCA pra comprar uma calça vermelha, Annoca! Cheguei a experimentar, mas to gorda e não entrou (todas choram), mas ainda vou achar uma meio bordôzinha para comprar *-* Acho estilo demais e isso é o que não falta pra você né? *-* Coisa linda!
    Beijinhos, love uu!

    ResponderExcluir
  4. Anna, você arrasa! Li um pedaço do post pra minha mãe só pra ela entender como você escrevia maravilhosamente bem e transformava qualquer ida ao shopping em uma aventura incrível e cheia de detalhes. E se você se sentiu contemplada com o meu "grandessíssimo", saiba que me senti homenageada com seu rir-se-á, pois apesar de usar pouco, sou uma invicta amante de mesóclises! <3
    Ah, você roubou minha ideia.. Eu estou há dias pra fazer um post chamado: Que hoje eu comprei um sobretudo vermelho.
    Shit. Achei que a ideia não seria assim tão genial e você pulou na minha frente..
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Eu queria muuuito comprar uma calça vermelha e uma azul, ai veio essa onda de Restart e desisti. Ai outro dia eu fui no shopping pra comprar com uma calça preta e saí com uma burgundy/vinho ou seja lá como falam. Fiquei apaixonada hahaha. Acho lindo!
    E essa foto do Chuck Bass? aiai

    ResponderExcluir
  6. Hmmmmm eu não curto calças vermelhas (nenhuma calça coloridérrima, pra falar a verdade). Gosto mesmo é de um jeans azul bem escuro.
    E devo dizer que fiquei traumatizada com calça vermelha na semana passada, quando vi um casal (menino e menina) usando calças femininas vermelhas idênticas num evento. Tipo, era a mesma calça.

    ResponderExcluir
  7. Esses dias fui fazer compras numa loja aqui em Porto Alegre, e eu precisava de uma calça pelo menos para ir à escola no frio sulista. Enfim. Chegando lá, avistei uma calça vermelha e uma calça amarela: amor, muito amor por elas. Mas não levei. Por quê? Porque minhas amigas emos e metidas a roqueiras "do bem" só se vestem assim, e eu ainda não estou pronta pra sair na rua e ouvir um "ah, aquela guria é emo/fã de rock "alegre", ou seja lá a bobagem que falarem" sem ter vontade de quebrar o nariz de alguém - porque chamar uma Queenie de fã de Restart é pedir pra apanhar.

    Enfim. Peguei uma jeans cheia dos adereços e vim pra casa com a sensação de que estaria melhor se usasse camisolas. São mais confortáveis. haha

    Mas apoio a campanha pela des-banalização das calças coloridas! ;P

    ResponderExcluir
  8. Não sou fã de calças coloridas, ao menos em mim - nos outros sempre é fashion, descolado e lindo, assim como a grama do vizinho é sempre mais verde.

    Entendo perfeitamente essa aversão a moda, embora adore moda. Complicado demais?
    Mais ou menos quando emos roubaram todos os converses do mundo e eu me vi obrigada a anos sem calçar um.

    ResponderExcluir
  9. eu gosto das calças coloridas. o que não dá é calça colorida, mais blusa colorida, mais sapato colorido ><
    teve uma época que eu tinha combinado comigo que eu iria colorir mais o meu armário (porque eu só tinha jeans azul e camisetas pretas). mas não rolou. acho que além de gosto, tem uma questão de personalidade, e eu devo ser mais monocromática mesmo, rs

    ^^

    ResponderExcluir
  10. Anninha, esse seu post, combinado com o da Analu foram para mim uma iluminação. Depois vá lá no blog ver o porquê. Amei você de calça vermelha e sapatilhas, de verdade.

    Isso tudo me lembrou uma amiga minha que era apaixonada por color jeans. Tinha de todas as cores do mundo e, depois da moda restart, teve que abandonar a paixão. Chatíssimo isso de deixar uma coisa que você gosta porque certamente vão te colocar como integrante de uma tribo que NADA tem a ver com você. Devia ser proibida essa palhaçada.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Geeente eu SEMPRE SONHEI em ter uma calça vermelha que fosse adaptável à minha pessoa, mas comigo aconteceu a mesma coisa, fiquei PUTÍSSIMA com a tal moda do Restart. Maldito Restart u-u Odiei-os primeiramente por isso! haha Mas olha, calças coloridas eu curto as vermelhas, azuis claras/escuras e verdes, não consigo engulir calças roxas, pinks e laranjas de jeito nenhum! No way MESMO. Enfim <3

    ResponderExcluir
  12. Na verdade não sou muito fã de calças coloridas, nem mesmo antes da moda Restart. Mas uma coisa que me agrada nessas peças é a diferença, a atitude. Porque o que vale é ousar de acordo com nossos limites, certo?
    Vim aqui pelo blog da Analu, e agora vou dizer que o So Contagius tá ligado no 220 (seguidores) hahahah

    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Acho chato esse roubo da identidade própria que devia ter uma calça vermelha. Continuo a procura da minha, por razões de que admiro heavy metal dos anos 80, haha.
    Mas a forma como você cria raciocínios com a compra de uma calça é incrível mesmo. (:

    ResponderExcluir
  14. Oh, eu amo tanto, tanto essa crônica. TANTO! O livro, de mesmo nome, também é mágico. Li umas crônica desse livro em Ipanema, deu um feeling super mágico *-*

    E adoro batom vermelho. Calças vermelhas nem tanto, mas é alegre, é estilinho, hehe :B

    ResponderExcluir
  15. Putz =S E não poder usar calças vermelhas só por causa da modinha, que coisa chata...
    Confesso que eu sou básica,e prefiro tons mais discretos.Mas,elas combinam em algumas pessoas. ^^

    ResponderExcluir
  16. Li, e fiquei com vontade de encontrar a "Minha Calça Vermelha"
    Haha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Sou quarentona e tenho uma calça vermelha,amooo,meu filho e marido aprovam,bjs

    ResponderExcluir