quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A problemática da rampa

(Dedico este post ao Dolfo, meu companheiro de longas caminhadas na rampa)


O bloco onde a sala da minha turma está localizada neste semestre é o maior da universidade. Na verdade, nem sei se é mesmo o maior bloco, mas sei que todo mundo tem aula por lá. Todo mundo mesmo. Muitos corredores, muitas salas, muitas escadas e uma enorme rampa. É claro que minha sala fica no último andar, o que, aos olhos de alguns, condenaria minha pobre turma a mais um semestre de suplício e compulsórios exercícios de panturrilha - como foi nosso pesadelo durante 2012 no 5O. Mas não.

Ao nosso favor e serviço, temos a rampa. Uma rampa enorme, mas ainda assim. Na minha cabeça, seria inconcebível aos olhos de qualquer ser humano subir diversos lances de escada diante da possibilidade de desfilar na rampa. Mas não. O que observo com enorme indignação diariamente são várias pessoas se matando de subir escadas, ignorando a alternativa muito mais confortável. É bem comum ver alunos subindo os dois primeiros andares pela rampa e terminando de chegar pela escada. Cheguei até a pensar que eles poderiam não saber que a passarela tinha continuação - porque ela pode passar mesmo despercebida aos mais desavisados. Mas não.

Existe gente nesse mundo que prefere subir escada. O que, de fato, me angustia, é a justificativa dada por tão desparatada escolha: a rampa é longa demais. Então eu e José Rodolfo, meu querido amigo e companheiro de cafés e passeios de rampa, nos entreolhamos indignados e exclamamos: mas a graça da rampa é justamente essa, a rampa demora! Quem é que está com pressa? Francamente, alunos, já fomos mais espertos.

Explico: gosto do fato da rampa ser extensa porque ela fornece o tempo exato pr'aquele finzinho de conversa que teima em coçar a ponta da língua ao fim do intervalo, que nunca é grande o suficiente. Não sei que necessidade é essa que as pessoas tem de voltar logo pra sala de aula, quando bom mesmo é ir proseando com calma durante todo o percurso. Aí vocês me dizem que dá pra conversar na escada, e eu só queria que vocês experimentassem a delícia que é subir quase dez lances sem calar a boca. Resistência cardíaca vai com Deus. 

Semana passada usei as escadas. Não foi por vontade própria, óbvio. Estava problematizando questões de uma matéria com uma amiga enquanto íamos para o intervalo, e ela logo pegou a direção das escadas. Pra não interromper a conversa, fui na dela. Na volta, os problemas não haviam acabado, de modo que continuei seguindo o seu caminho até que, no fatídico momento de pegar à direita na direção do último lance de rampa, ela disse: ah, vamo pegar a escada que esse caminho demora demais. Fui, né. Cheguei lá em cima pondo os bofes pra fora, fui direto pra sala de aula querendo mais intervalo, com aquela sensação de que ainda havia muito a ser dito. 

17 comentários:

  1. No meu prédio da faculdade a briga é pelos quatro elevadores. Quando você está atrasado e não tem jeito, corre pelas escadas mesmo. O ruim é quando sua sala fica, tipo no 11º andar. Nunca tive esse azar, mas a minha ficava no 9º, o que dava quase no mesmo. Sempre que eu chegava, pensava que ia ter um infarto de tanto arfar. Ficaria muito feliz de ter uma rampa, mesmo sendo longa. E é a mesma graça do elevador, dá para conversar.

    ResponderExcluir
  2. Entre a rampa e a escada eu também prefiro a rampa. O caminho é mais suave principalmente se estamos carregando algum peso, no caso livros...

    Abs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  3. Amo tanto seus textos! São tão gostosos, fluem bem, são engraçados e tem pontos muito importantes, como esse finzinho de conversa! Iria adorar ser sua companheira de café e rampa também, pra sempre ter mais uns minutinhos de assunto. Porque os seus papos são ótimos.

    ResponderExcluir
  4. Amiga, eu certamente pegaria o caminho da escada! Acho MUITO mais cansativo subir rampa, juro pra você! Chego lá em cima com as panturrilhas acabadas.. hahaha.
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  5. Ai, Anna, eu odeio escadas e concordo com boa parte do que você disse! Um dos anos escolares mais demorados da minha vida foi o que eu tinha que subir 4 andares pra chegar na sala! Enquanto uns reclamam pela demora das rampas, meu pesadelo era a demora pelo fim do ano, para que eu me livrasse daquele pesadelo de todos os dias!
    Sou do tipo que não consegue falar e subir ao mesmo tempo não! É um verdadeiro sofrimento! Nada pior do que subir, chegar sem fôlego, quase que começando a suar e ter que aguentar aula depois!!!

    ResponderExcluir
  6. me lembrei de uma visita a um castelo na Alemanha. quando a gente chegava ao lugar, dava vontade de desistir só de olhar as escadas. Ai usamos a rampa, fomos olhando o jardim, passeando e nem percebemos.

    ResponderExcluir
  7. Poxa você me lembrou uma coisa engraçada. Onde eu estudo tem a escada gigante e o elevador. Meu namorado (q estuda na mesma faculdade q eu) um dia queria ir de elevador, mas eu morro de medo de elevador (acho que é por ter medo de altura, e por causa da claustrofobia), enfim. Eu disse que não ia de jeito nenhum, aquele elevador ta sempre LOTADO. Então ele foi sozinho.
    1:30h depois ele apareceu na porta da minha sala dizendo que tava indo embora, porque o elevador quebrou e ele tava preso lá dentro até aquela hora (ainda bem que eu não fui)

    ResponderExcluir
  8. Na universidade que eu estudo, o nosso prédio é o único que não possui elevador, tem escadas e uma rampa, só que fica complicado de ir pela rampa pois os pombos que povoam o prédio fazem as suas necessidades por lá. Mas isso que você falou faz sentido!

    De volta ao blog, depois de um longo período de férias! rs
    jj-jovemjornalista.com

    ResponderExcluir
  9. Que vontade de já estar na faculdade, anna!
    Saudade desses papos sem preocupação e dessa observação legal da rampa. Sempre penso coisas assim, e até deixo a entender. Mas parece que as pessoas não entendem né?
    É como tomar café e conversar. Às vezes os dois tem a mesma medida.
    Adorei voltar a ler seus posts.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Eu prefiro rampas, escadas já me deixam cansadas só de ouvir o nome :P.

    Onde trabalho o elevador volta e meia tem algum problema, aí sobram as escadas. É cansativo demais, principalmente quando você está conversando com alguém...

    Ah, seria tão legal se na universidade onde estudei tivessem rampas nos módulos... Certamente as conversas dos intervalos renderiam mais ;D

    ResponderExcluir
  11. Hahahaha! Que engraçado! Bom, eu também prefiro o caminho mais longo, não necessariamente precisa ser uma rampa, mas que seja mais longo. Quanto as escadas, bom, elas só fazem bem pros glúteos =)

    ResponderExcluir
  12. Rampa cansa mesmo né?Também prefiro :)

    ResponderExcluir
  13. Oi, amei o seu blog. Não é a primeira vez que venho nele, já estou te seguindo. Então se quiser ir lá no meu blog, eu acabei de publicar um post muuuito legal. Então se quiser lê, sinta-se convidado a ir la. E se gostou do meu blog, pode seguir, por que se eu não estiver te seguindo, você me avisa que eu sigo na hora.

    Parabéns & Beijos.

    Blog: www.junhiimce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Na minha faculdade só existem escadas e é pra ser feliz. Mas essa reflexão da rampa foi interessante. Não sei se eu conseguiria aplicar ao meu dia-a-dia, já que sou deveras estressada com esse negócio de pontualidade em aula. Mas que dá pra apreciar mais coisas na rampa, com certeza sim.

    ResponderExcluir
  15. amei o blogs ja estou seguindo se quiser passa la no meu blog que sera sempre bem vinda
    http://charmingndglamorous.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu iria de rampa com você, Anna. Porque você deve ser mesma boa de papo. :)

    ResponderExcluir
  17. Avisa pra @Nicas e pra @Daniela Guedes que não estamos com edital aberto pra essa vaga! hahahahahahaha ;)

    ResponderExcluir