domingo, 3 de novembro de 2013

Simon Cowell, me descubra!

Num tricô animado com a menina Taryne nessa madrugada, falamos sobre os realitys musicais do momento e suas músicas manjadas. Até parece que existe cota obrigatória pra Whitney Houston, Alicia Keys e Adele, e eu morro de dó dos jurados que são obrigados a ouvir incontáveis vezes alguém estragando I Have Nothing - que, além de ser uma música difícil, já é chata quando a saudosa Whitney canta certo, né? Pensando nisso, achamos que seria divertido elencar as músicas que nós escolheríamos para cantar caso fôssemos pra um palco de calouros tentar nossa sorte e testar nosso apelo comercial aos olhos do visionário, do grande, do imbatível Simon Cowell. 

Observação necessária: Obviamente, esse meme existe num universo paralelo onde eu saiba cantar e cantar bem. Não sei se vocês sabem, mas eu sou uma diva muito frustrada. Quando eu era criança, meu sonho era ser a Sandy e nas festas de família eu sempre cantava Imortal, porque eu conseguia segurar o imortaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal do fim da música até o final. Eu colocava o cd Quatro Estações Ao Vivo e me imaginava num palco cantando Com Você, só por causa dos agudos da Sandy. Anos se passaram e até hoje tenho essas fantasias, o chuveiro e o carro são meus palcos particulares e nesses lugares eu alcanço todas as notas imagináveis. Porque eu não só queria saber cantar, como queria ser da turma das divas líricas que cantam alto e quebram taças. Sendo assim, apertem os cintos, separem o melhor fone de ouvido, porque hoje estou toda trabalhada nos falsetes.

1. I Never (Rilo Kiley)


Vou começar com a minha diva particular, minha musa ruiva, role model e cantora favorita: Jenny Lewis. Palavras não dão conta do meu amor por essa mulher. Uma das coisas que mais gosto é a sua versatilidade e a forma como ela consegue moldar sua voz de acordo com o estilo da música que está cantando. Minha vertente favorita é quando ela se arvora pelo country, que permite que ela extravase todo o seu potencial vocal. I Never não está exatamente nesse patamar, já que é uma música da sua banda, o Rilo Kiley, mas é uma amostra do que ela pode fazer. Se eu tivesse uma única chance e fosse escolher apenas uma música, seria essa. Já me imagino em frente a um ventilador estrategicamente escondido pelas câmeras, um look meio cigano e meu público enlouquecido logo que eu abrisse a boca para os primeiros versos: I'm only a womaaaannn of flesh and booone...



2. Yoü and I (Lady Gaga)


Essa é pra preencher a cota de música pop em versão diferenciada que a galera too cool for TVZ sente que pode ouvir com o scrobbler ligado, mesmo eu amando muito sinceramente a versão original. Minha opinião pela Lady Gaga é bem moderada, beira a indiferença total e completa, mas eu tenho uma paixão por essa música. Faz parte da minha trilha sonora oficial do trânsito e acho que seria uma escolha bacana para os jurados verem que, além de talentosa, eu posso ser bem comercial. E aí, se eu estiver em um dia mais esnobe, já existe a versão jazz da mesma música, toda uma gama de possibilidades e eu ainda vou ter a chance de gritar NEBRASKA NEBRASKA I LOVE YOOOOU no palco. 


3. Who Are You New York? (Rufus Wainwright)


No quesito de voz mais sensacional, o Rufus Wainwright é meu cantor favorito. De longe. As músicas dele tem uma pega lírica sem igual, e apesar dele gostar de uma orquestra bem exagerada, quase barraca (amo muito gente cafona), no cd All Days Are Night as músicas são compostas basicamente piano e voz, e além de ótimo cantor, ele é um pianista incrível. Então, se eu fosse cantar uma música dele, eu obviamente iria tocar piano também, porque além de uma cantora frustrada eu sou uma pianista mais frustrada ainda, e, pra completar, tenho uma alma nova iorquina enrustida. A plateia choraria sangue com minha apresentação visceral, só isso que tenho a dizer. 


4. Bartender (Regina Spektor)


Não poderia falar de piano e voz e esquecer da maravilhosa da Regina Spektor, né? Na acústica maravilhosa do meu banheiro, que não permite que eu escute um piu da minha voz enquanto canto junto com o som, cantarolar Regina Spektor é uma maravilha. Tenho a ilusão que estamos em uma harmonia perfeita. Minha especialidade é cantar Samson, mas acredito que Bartender dá mais abertura pra eu poder explorar melhor minhas habilidades vocais, e sim, isso significa cantar o mais alto possível. Além de tudo, gosto da imagem que a música sugere de uma mulher martelando furiosamente no piano enquanto chora as mágoas pro garçom do bar e pede mais uma dose, é quase uma releitura lírica do clássico de Reginaldo Rossi. 

Neidinha sentindo e se identificando profundamente
5. Oh! Darling (The Beatles)


Falei da Jenny Lewis e sua voz polivalente e preciso fazer jus à ala masculina e mencionar o maravilhoso e inigualável sir Paul McCartney, um mito da categoria. Preciso de Oh Darling porque tem toda uma coisa blues acontecendo, e a música é a escolha ideal para aquela performance bem histriônica, em que eu gesticularia cantando para imprimir realidade ao desespero da letra, a veemência com a qual ele afirma que nunca fez mal à sua amada, e acabaria de joelhos no palco, cabelo bagunçado, tudo em nome da arte e do bom e velho drama.


6. Moon River (Frank Sinatra)


Essa seria a música da minha final, a que me entregaria o grande prêmio do programa, a que faria de mim a mais nova aposta musical do momento. Num palco bem intimista, eu cantaria usando um vestido claro e muito brilhante, como se fosse a própria luz da lua refletida no rio, e com uma única luz sobre mim eu cantaria com toda a minha alma e as pessoas estariam chorando antes mesmo de eu abrir a boca, porque naqueles clipes bregas que sempre tem antes eu contaria a história da minha relação com essa música, falaria de tudo que ela significa pra mim, e em como ganhar aquele programa vai ser mais um passo rumo à minha jornada de uma vida, uma drifter off to the world. 

#CHUPACARLY

11 comentários:

  1. Primeiro de tudo, desculpa por ter apagado antes de vir te mimar. Juro que tentei resistir, mas foi impossível =D Das suas escolhas, eu só conhecia Moon River (que eu super cantaria também, sou apaixonada demais por essa música) e Oh! Darling (que me fez te imaginar numa vibe Jennel Garcia!), mas fiquei doida com as outras. Regina Spektor cantando 'Garçom' <3 <3 Hahahaha! A que mais me empolgou, no entanto, foi essa primeira. E eu aqui pensando que Rilo Kiley era UMA PESSOA. Vi você no palco e seria super aquela apresentação que a candidata começa a cantar, os jurados ficam boquiabertos, o público levanta e já fica batendo palmas! Ai, amei brincar disso <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Você é tão diva que parte pros agudos, o canto lírico e tudo que é mais difícil na vida. HAHAHA. Achei minhas escolhas muito mixurucas agora, mas é isso aí. E EU TOTAL CANTARIA YOU AND I, inclusive tenho vídeo gravado com minha melhor amiga da gente se esguelando e se amando e sendo super creiças. <3 Talvez um dia eu poste na Máfia uma palhinha só para vocês verem a seriedade e o desespero da gente (e como eu não conhecia a letra toda). E I Never seria uma música ótima pra cantar também. Conheci a Jenny Lewis por você e tô achando essa mulher cada vez mais incrível!
    Pensei em escolher uma dos beatles também, mas acabei desistindo e escolhi outro.

    ADOREI OS GIFS DA ESTRELA BRITNEY BRITNEY HAHAHA
    #CHUPACARLY.

    Beijos, Annoca. =]

    ResponderExcluir
  3. Apenas amei esse post porque realities musicais ultimamente são meu guilty pleasure favorito e amo ficar pensando em qual seria uma boa escolha musical pra ganhar alguns 'yes' ou cadeiras viradas (...num universo paralelo também, é claro) (e é óbvio que também penso em como demonstraria meu total domínio do palco. E no figurino). Dessa lista, já pensei em Moon River (quem não?) e Oh! Darling também. E se fosse escolher uma Lady Gaga, seria Speechless. Sou super indiferente a ela também, mas adoro essa música. É Lady Gaga com sua ótima voz cantando um tipo de música que eu gosto mais (aliás, a irmã da Kaley Cuoco cantou You and I no The Voice, não sei se você assiste, e matou a música. Que menina ruim - em comparação com os outros participantes, claro.).

    Pera aí que vou ali me inscrever na terceira temporada do The Voice Brasil.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Como não amar um post cheio de gifs da Britney? <3
    E como não amar as tuas escolhas?
    Super cantaria You and I, amo cantar no chuveiro. E arrasou na escolha de Sinatrinha.
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que você iria pro The X Factor, não tava a fim de duelar com você e seus agudos e te mandar pra casa, Pônei hahaha.
    E realmente a Briana(?) desgraçou You and I no The Voice, graças a Deus que [spoiler] já foi pra casa [/spolier].

    Beijo, beijo <3!

    ResponderExcluir
  6. HAHAHAHAHAHAHHAHA AMIGA, TO CHORANDO COM OS GIFS. Vou usar essa ideia também! E como assim você cantaria YOU AND I?? Choquei, não achei que você cantaria. Mas amei, amei. Poderíamos fazer um dueto, quem sabe. Das outras músicas que você colocou, a maioria não conheço ou conheço pouco. Vou ouvi-las e vou te imaginar cantando. Beijosss

    ResponderExcluir
  7. A incansável Anna Vitória e seus memes e listas e respostas sensacionais!
    O que são estes gifsssssssssssssssssssssssssssssss? HAHAHAHAHHAHAHAH
    Sensacional!
    Eu sou diva frustada graças à dona Sandy Leah de Lima, porque cara, aqueles cd's dela botaram na minha cabeça que de alguma forma era possível! : /

    Ai SIMOOOOOOOOOOOOON! <3
    Descubra a Anna porque preciso vê-la cantando Oh!Darling, porque cara, é das minhas preferidas porque tem um quê de filme antigo e carro conversível nas estradas lindas da vida, que ai, suspiros!

    Confesso que de resto, só conhecia Lady Gaga!
    Sou daquelas que tem os preferidos de sempre (maioria nacionais: TM, Chico Lindo de Holanda, Baleiro, Lenine, blábláblá), e fico fissurada meses naquilo, sem me permitir descobrir coisa nova!
    Já ouvi tudo aqui e procurarei ouvir mais novidades!

    Vai lá e arrasa!
    Não tem nem pra Carly! (Essa liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinda <3 <3 <3)

    Um beijo e me dá um autógrafo?

    ResponderExcluir
  8. Eu também queria ser uma diva que quebra taças...
    Não curto muito a vibe de shows de calouros. Nem os internacionais, nem os daqui, cópia dos internacionais. Acho que é trauma de Raul Gil.
    Mas bem, se eu fosse cantar, escolheria "Because" dos Beatles. "Its a Long Way" do Caetano. E "Valsa Brasileira", do Chico que a gente tanto adora.
    Beijão Anna!

    ResponderExcluir
  9. E eu pensando que só eu era uma cantora frustrada que ficava imaginando que músicas cantaria nesses reality shows musicais. Também tenho minha playlist completa na minha cabeça haha Meu sonho sempre foi ter uma voz lírica também e cantar ópera. Na minha infância eu cantava Fascinação e também tinha fôlego para cantar o final da música. Aí eu cresci e meu fôlego sumiu para dar espaço para os hormônios. De qualquer forma, realmente, em algum mundo alternativo eu devo ser uma ótima cantora. Ou não.

    ResponderExcluir
  10. Ah, esqueci de comentar: Rilo Kiley é amor ♥

    ResponderExcluir
  11. Só acho que agora deveria postar vídeos de você mesma cantando! hsauhsaushu zueira! mto massa a lista de músicas e maneiro os gifs!

    ResponderExcluir