quarta-feira, 9 de abril de 2014

Discoteca da vida

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva do Rotaroots, grupo criado para reunir blogueiros de raiz que sentem falta da blogosfera moleque e pé no chão. Para participar, junte-se a nós no grupo do Facebook mais cheio de nostalgia que já se teve notícia e coloque seu link no rotation. O tema desse mês é: os discos da minha vida
Música é uma parte muito significativa de mim e da minha vida. Esses dias estava conversando com as minhas amigas e concluí que música é a razão que me motiva a fazer um monte de coisas, como lavar louça e pegar ônibus. Quando eu era criança, meus pais tinham um som desses antigos e muito potentes e eu tinha o hábito de me trancar no escritório e ficar deitada na cama ouvindo música por horas e horas, e até hoje me surpreendo comigo mesma quando vi que joguei pela janela um bocado de tempo porque fiquei andando pela casa com meus fones de ouvido ou demorei duas horas pra dormir porque aquela sequência de músicas estava realmente muito boa.

Então, sim, música é uma questão realmente importante.

Outra coisa importante é que eu sempre levei os cds muito a sério, o álbum como um todo, o trabalho completo. Mesmo que me renda ao shuffle em determinados momentos, eu gosto bastante de pensar no disco como um trabalho completo, inteiro, e que faz mais sentido junto do que separado. Leio muitos blogs de música há muito tempo, então sempre me pareceu um método de apreciação mais lógico. Por isso que gostei tanto desse tema de abril lá do Rotaroots, porque eu adoro falar sobre música, adoro fazer listas sobre música e falar de discos é ainda mais legal. 

1) As Quatro Estações - Ao Vivo (Sandy & Junior)


Acredito que Sandy & Junior seja uma unanimidade na vida de quem foi criança ou adolescente entre o fim dos anos 90 e início dos anos 2000. A dupla é minha primeira memória musical, a primeira coisa que eu lembro de gostar de verdade. Fui do fã-clube, daqueles que você se inscrevia pelo correio e recebia umas fotos autografas depois, fui em show e usei aquelas faixas vermelhas escrito JUNIOR EU TE AMO na testa e meu sonho era ser a Sandy. Escolhi esse disco porque é ao vivo (e desde criança eu amo esse tipo de registro), e porque é da turnê do show que eu fui, então eu lembro até das roupas que a Sandy estava usando em cada música. Trivia: no ano que ganhei esse CD (que tinha quatro capas diferentes de acordo com a estação) visitei um aquário lá em Ubatuba e fiquei muito decepcionada ao ver que as estrelas do mar eram diferentes disso que a Sandy está segurando. 
Música favorita: Com Você

2) My Prerrogative - Greatest Hits (Britney Spears)


Sei que listar um greatest hits é uma forma de roubar nesse tipo de lista, mas essa escolha tem um motivo. Meu primeiro contato com Neidinha se deu através do In The Zone, que inclusive foi o primeiro CD que eu comprei com meu dinheiro. No entanto, ainda que seja o trabalho que nos deu Toxic de presente, o tipo de batida dele não fez muito minha cabeça aos 10 anos de idade. Ainda bem que Britney Spears já tinha me conquistado, o que me fez comprar o disco que ela lançou em seguida, com um apanhado de tudo de melhor da sua carreira. Esse sim, fez minha cabeça, meu coração, transformou Neidoca na minha diva pop favorita para todo o sempre e me fez ter vontade de conhecer tudo que ela já tinha lançado. Dancei muito na frente do espelho ao som dessas músicas.
Música favorita: Lucky (pare o que estiver fazendo e vá assistir a esse clipe imediatamente)

3) Let Go (Avril Lavigne)


Nada como ter 11 de anos de idade e se achar o centro mundo. Nada como ser jovem e acreditar que seus problemas são os maiores do mundo. Eu, por exemplo, achava que o meu maior problema era ter que gostar Avril Lavigne escondido, já que minha então melhor amiga psicopata dizia que esse estilo não combinava com a gente. Mas eu gostava, viu? Com vergonha, escondido, mas gostava muito e até hoje não acredito que não fui a um show dela. O legal é que faz pouco tempo que resolvi ouvir esse CD de novo e ele continua tão incrível e maravilhoso de se ouvir como antes. Avril, volte a ser bacana, por favor!
Música favorita: Things I'll Never Say

4) Acústico MTV (Cássia Eller)


Meus pais me ensinaram a ouvir muita coisa, principalmente MPB e rock nacional. Os acústicos da MTV sempre foram presença constante aqui em casa e me apresentaram para vários cantores e bandas do nosso país. Guardo com carinho até hoje muitos CDs dessa coleção que meus pais compraram e eu casualmente surrupiei para minha gaveta, e desses tantos o da Cássia Eller ainda é meu favorito. Essas músicas marcaram muito minha infância e sempre vão me lembrar do apartamento em que eu morei e a minha época de sapateado. Eu tinha só sete anos quando a Cássia Eller morreu, mas me lembro daquele dia como se fosse hoje, e foi uma morte que me chateou como se tivesse perdido um conhecido. 
Música favorita: 1º de Julho 

5) Revolver (The Beatles)


Esse disco não é e nem nunca foi o meu CD favorito dos Beatles, mas ele me marcou muito por ter sido meu primeiro contato com a banda e a razão pela qual eu me apaixonei perdidamente por esses quatro bonitões - e é também a capa mais legal de todas, na minha opinião. As músicas eram diferentes de tudo que eu já tinha ouvido até então, diferentes demais também da ideia distante que eu fazia dos Beatles, que não passava muito do iéiéié de "I wanna hold your hand". Existe um abismo enorme entre essa ideia quase infantil, primitiva, e os riffs de "Taxman", que abrem o disco, ou da melancolia gostosa de "Eleanor Rigby" ou "For no one", e foi por esses Beatles que eu me apaixonei. 
Música favorita: For No One



6) Ventura (Los Hermanos)


Teve uma época na minha vida que eu não passava um dia sem ouvir esse disco de cabo a rabo. Era uma espécie de culto. Eu amei Los Hermanos com uma intensidade e um fervor que só mesmo os fãs mais chatos e apaixonados conseguem amar alguma coisa. O único show que eu vi deles aconteceu já alguns anos depois do fim (ou hiato) da banda, e a comoção, a entrega e a sintonia das pessoas com aquelas músicas me fez ver que o Los Hermanos sempre foi muito maior do que a ideia de quatro caras barbados e antipáticos fazendo música pra gente chata. Não escuto mais como antes, e talvez nem ame mais como já amei, mas é definitivamente uma banda e um CD que vão ficar pra sempre. 
Música favorita: O Velho e o Moço (melhor. letra. ever.)

7) Room On Fire (The Strokes)


Gosto de pensar em Strokes como a trilha sonora da minha juventude mais pura, sincera e despreocupada. Eu não tenho nenhuma memória ruim ou triste associada a essa banda, que eu sempre considerei muito minha, assim como todas as suas músicas e principalmente as desse CD. Strokes foi minha religião pagã favorita da adolescência e mesmo que eu não ouça com a mesma frequência de antes, não importa a vibe errada que eles escolham seguir, eu sempre vou ser apaixonada pelos meus meninos de cabelo bagunçado e suas guitarras rápidas e frenéticas. 
Música favorita: 12:51

8) Sam's Town (The Killers)


Eu comprei esse CD totalmente no escuro. O Killers que eu conhecia até então era aquele de "Mr. Brightside" e da pegada eletrônica dançante de "Somebody Told Me". Por isso, o Sam's Town foi uma surpresa desde a capa e o encarte, com essa vibe mais decadente, até o som, que era o mesmo Killers, mas muito mais encorpado, maduro, pesado e soturno. Tão bom que mesmo eu gostando de um jeito especial de toda a discografia da banda, pra mim o auge sempre será aqui, com Brandon de bigode e sua vibe cowboy retrô hipster. 
Música favorita: For Reasons Unknown

9) Rabbit Fur Coat (Jenny Lewis with The Watson Twins)


Jenny Lewis é minha cantora favorita, e uma das coisas que eu mais gosto a respeito dela é que ela soa de um jeito diferente a cada novo trabalho e eu amo todas essas facetas que ela consegue introduzir no seu trabalho. Mas, se o Buzzfeed me perguntasse em algum teste qual Jenny Lewis é minha favorita, sem pensar eu escolheria a do Rabbit Fur Coat, um disco que flerta com o folk alternativo e o country de raiz, com suas letras espirituais e melancólicas e as harmonias absurdas que as gêmeas Watson conseguem construir junto à voz da Jenny. É um disco que me marcou desde a primeira vez que eu escutei, e eu nem estava prestando muita atenção na música de fundo mas não consegui tirar aquela sonoridade da cabeça por muito tempo. 
Música favorita: You Are What You Love

10) Yankee Hotel Foxtrot (Wilco)


Esse último é, talvez, o mais especial de toda essa seleção. Se os nove álbuns acima marcaram um período específico (e passado) da minha vida, esse aqui está marcando o exato momento que eu estou vivendo. Toda aquela vibe de a história se fazendo diante dos nossos olhos e ouvidos, e eu tenho certeza que se daqui, sei lá, três, cinco ou dez anos eu for fazer uma outra lista como essa, o Yankee Hotel Foxtrot vai aparecer como o disco dos meus vinte anos. Porque hoje, pra mim, ele é o CD mais perfeito do mundo, a trilha sonora que mais tem se encaixado nos meus dias e um casamento perfeito com um monte de coisas que venho pensando e sentindo. O engraçado é que eu conheço Wilco há alguns anos e já tinha ouvido esse CD um bocado ao longo do tempo, mas foi agora que a gente se encontrou pra valer.

12 comentários:

  1. Sandy & Jr está em todas, hahaha, mas afinal, quem não queria ser a Sandy?
    Também tive minha fase Avril, mas passou rápido, embora até hoje ainda tenha algumas músicas no celular.
    Beijo

    www.cecismaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sandy e Junior faz parte da infância dos brasileiros !! <3
    E quem nunca pensou que eles fossem namorados? hahaha!
    E essa fase Avril dura até hoje T.T mas os discos novos não tão muito legais não, comparados aos dois primeiros... =/
    Amei seus cd's!
    http://mintpeppersalt.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Então que eu vou até tentar fazer esse post, porque enquanto eu lia o seu vieram alguns álbuns na minha cabeça. Mas o fato é que eu sou geração shuffle. Eu tenho que estar numa fase muito apaixonada pelo cantor/banda para colocar a playlist dele para tocar. AINDA ASSIM, veja, coloco a playlist. Não o álbum. Saudades de ouvir um CD inteiro e emendar uma música na outra, tendo certeza do que é que vai tocar em seguida.. Seu CD da Avril me lembrou o MEU CD da Avril, que certamente estará na minha lista, que é o Under my Skin, porque foi nessa fase que ele me pegou. Eu tinha 13 anos e ganhei o CD de aniversário. Na fase Let go eu ainda ouvia Sandy e nem sabia quem era Avril. #couth (Mas claro que depois fui ouvindo as músicas e amo. Arrisco dizer que tenho mais musicas de Let go no IPod do que do UMS, mas foi o segundo que me marcou enquanto álbum mesmo).
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um montão de discos pra citar e estou ansiosa pelo FDS para fazer o post com calma e amor. Hoje minha vibe é mais shuffle mesmo, quase que completamente, mas tenho 1 CD ao menos que tá marcando o momento. Os meus, assim como os seus, são aqueles que marcaram fases, momentos (acho que para todo mundo é isso daí mesmo).
    Agora, a indicação do Wilco eu captei, me interessei e vou procurar escutar.

    ResponderExcluir
  5. Uma das coisas que mais gosto de ler é sobre música na vida dos outros.
    E eu adoro seu gosto musical, Anninha. Cê vai lá e ouve o que quer sem medo de ser feliz :D E música é isso aí, né?
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Olha, eu ainda gosto de Avril. Tá?! :)

    ResponderExcluir
  7. O fato mais importante desse post é que eu também era do fã-clube oficial e isso significa que TEMOS UMA CONEXÃO PROFUNDA E MUITO ANTIGA QUE NOS REMETE À INFÂNCIA REMOTA!! I mean, só pode ser destino. Mas fiquei ofendida porque sempre pensei que o melhor cd de todo mundo fosse o mesmo que o meu e isso me dá vontade de escrever um post sobre.
    Ai, Neide. Tenho tanta raiva de não ter sido talifã de Neidinha. Claro que ela fez parte da vida, mas acho que ela merecia algo mais profundo. Esse clipe <3 Sdds clipes da tarde.
    LET GO PARA TUDO MELHOR CD DO MUNDO!!!! Esse CD é uma das melhores coisas da minha pré-adolescência. Juro que vou ouvir de vez em quando de pura saudade e a magia continua a mesma.
    CDs acústico são muito a base da família brasileira. Esse da Cássia Eller é mesmo um clássico e dá várias nostalgias.
    Escolher apenas um álbum dos Beatles pra qualquer coisa é sempre uma tarefa difícil. Tenho uma relação muito amorosa com Revolver e acho que empata com Abbey Road nos meus preferidos. Não interessa quanta vezes me digam que o The White Album é melhor, eu amo esses dois. Tô emocionine de você ter escolhido For No One porque é uma das melhores músicas do mundo. <3
    Ventura!!!!!!!! Mas que saudade do meu ensino médio ouvindo Ventura todos os dias das férias porque pra mim combinava com praia.
    Strokes é uma banda que eu adoro, mas fico longos períodos sem ouvir. O que é erradíssimo e agora vou botar o vídeo pra tocar e nunca mais vou conseguir parar de ouvir.
    The Killers é o maior erro da minha vida. Deveria ter passado a adolescência colada neles e só fui curtir depois de burra velha. :(
    Wilco eu ouvi uma vez na vida mas tenho uma linda relação porque presente da Bavis <3
    Jenny Lewis é alguém que eu só conheço via você. Juro que um dia isso muda.
    Beijo <3

    ResponderExcluir
  8. Uma postagem que começa com SANDY E JUNIOR só pode trazer coisas boa, né? HAUHAAHUAHUAHUAH... Tb AMO Britney, mas acho que sou um pouquinho mais balzaquiana que vc, então o CD que marcou minha ~ juventude~ foi o primeiríssimo da carreira dela! HUAHUAUAHUAHUAHUAHHAUA! Essas duas últimas bandas, confesso: nunca ouvi falar. Prometo que vou dar uma chance! =D Um beijão, xuxu!!

    ResponderExcluir
  9. Devo ser uma das poucas que não gostava de Sandy & Júnior na infância, acho que pelo fato de eu ter a idade bem próxima da Sandy. Sei lá, não conseguia ver muita graça nela naquela época! Ah, e agora que li sua lista fiquei pensando que eu deveria ter sido menos econômica na minha: como eu pude ter deixado The Killers e The Strokes de fora dela? Adoro os dois cds que você escolheu, também tenho boas lembranças com as músicas de ambos! E esse cd da Cássia Eller eu ouvia muito no carro com meus pais, eles também tem uma boa quantidade dessas coletâneas do Acústico Mtv, eram bons tempos de emissora com bons shows. Como você disse lá no blog, realmente temos um gosto musical bem parecido. Um beijo Anna!

    ResponderExcluir
  10. strokes,los hermanos,cassie eller e avril esses fizeram parte da minha vida e alguns ainda fazem estão comigo no meu dia a dia <3

    ResponderExcluir
  11. Sandy & Junior e esse álbum 4 estações encantou o coração de muita gente né? <3
    Avril Lavigne, tive uma fase que só ouvia ela... e ficava me perguntando como ter o cabelo tão liso e se ela passava manteiga mesmo (não lembro onde foi que eu ouvi isso, se foi alguém ou uma revista O_o).
    Sabia que teria The Killers aqui no meio.... foi por tua causa que eu conheci algumas músicas deles sabia? :P

    ResponderExcluir
  12. Oii Anna
    Acho que entrar numa lista desse meme e não ter Sandy & Junior (ou É o Tchan!) está fora de questão! haahahha
    Fez parte da adolescência/infância de muita gente :3

    ResponderExcluir