quarta-feira, 11 de junho de 2014

Notas do buraco negro #2: vai ter Copa sim!

Alguém aí lembra da minha tentativa falida de criar nesse blog uma tradição de posts periódicos nos quais eu compartilho coisas bacanas que andei lendo nesse mundão velho sem porteira que é a internet? Pois é, eu também não lembrava. O negócio é que há uns dias (na verdade, já tem mais de um mês) eu comecei a compartilhar vários links no Twitter (na verdade, foram dois) com coisas interessantes que eu li naquele dia, e isso me fez pensar que poderia ser uma boa dividi-los no blog só que opa, eu já tinha tentado isso antes. Mesmo sendo tão relapsa, algumas pessoas (na verdade, foi uma só) apoiaram a ideia e por isso o Notas do Buraco Negro volta com uma edição extraordinária especial sobre a Copa do Mundo.

Sim, vai ter Copa mesmo, já tá tendo Copa pra valer. E se brincar, vai ser tanta Copa que não vai sobrar pra Rússia em 2018. 

Talvez já tenha dado pra perceber que eu amo Copa do Mundo. Amo mesmo. O fato de a Copa ser realizada no Brasil, com todas as discussões, protestos, atrasos e problemas que vem sendo pauta há mais de um ano, me deixou com mixed feelings sobre a coisa toda. Tenho minhas ressalvas, e não são poucas, mas não consegui fugir da euforia coletiva e agora só penso, falo e sonho com isso. Vou deixar aqui com vocês algumas leituras que fiz sobre esse assunto nos últimos meses e vocês me contam nos comentários o que pensam sobre tudo isso.

"Elite brasileira usa a Copa do Mundo para mostrar seu descontentamento em ser brasileira":  O Maurício Savarese é um jornalista brasileiro que mora nos Estados Unidos e mantém esse blog sobre o Brasil, em inglês, para informar a galera lá de cima sobre o que acontece aqui. Gostei muito da forma como ele analisou o discurso contra tudo isso que tá aí adotado pelas classes mais altas, que vem desde as manifestações do ano passado, e que abraçou com força o movimento anti-Copa. Achei lúcido, bem didático e toca em vários pontos interessantes. 

"Meninas em jogo", reportagem em quadrinhos da Agência Pública:  Sou muito muito muito fã do trabalho da Pública. Sabe aquele tipo de coisa que a gente quer fazer quando crescer? Então. Dessa vez, a empreitada foi fazer uma reportagem toda em formato de quadrinhos, e a investigação era sobre o turismo sexual focado na exploração de menores, ampliado nessa época de Copa. É um tema bem dolorido, mas que precisa ser abordado e o resultado é bom demais. 

"Há um clima pessimista no ar e um desejo, tanto à direita quanto à esquerda, de limar todos os discursos a favor do Brasil. Compreende-se: os serviços públicos são precários, há corrupção nos governos, basta abrir o jornal ou a janela para darmos de cara com horrores de todo o tipo. Mas será que a saída é desistir e admitir que foi tudo uma ilusão? Machado de Assis, Gilberto Freyre, Oswald de Andrade, Villa-Lobos, o concretismo, Niemeyer, João Gilberto; nada presta, promessas falsas, roncos de um motor de arranque que não fez nem jamais fará o carro dar a partida.

Talvez seja bom colocar nossos mitos à prova, negar a pátria, como se nega o pai, para nos tornarmos adultos. Talvez, porém, fosse prudente ficar atento para não jogar a criança com a água do banho: o Brasil é foda, mas a bossa nova, como cantou Caetano Veloso em seu último disco, também é."

Em "O Álbum da Copa", pra variar temos o Antonio Prata falando por mim. Não entendeu meus mixed feelings ali no primeiro parágrafo? Leia essa crônica que o moço desenha.

"Bend it like a brasileiro", jornal indiano falando de um Brasil além dos estereótipos: Sou meio viciada em acompanhar o que a imprensa internacional escreve sobre o nosso país. Amo esses textos com curiosidades, que falam sobre costumes - ainda que a maioria deles peque pela generalização. Achei essa lista curiosa primeiramente porque é de um veículo indiano, coisa que não costumo ler, e outra porque comenta alguns de nossos costumes além dos clichês. Já pararam pra pensar que café da manhã só se chama café da manhã porque a gente bebe MUITO café? O texto tem falhas, como considerar que vivemos uma democracia racial (risos eternos), mas mesmo assim é divertidinho.  

"Pardon anything", por Gregório Duvivier: Gente, eu adoro muito o Gregório. Fico bem chateada quando vejo vocês fazendo troça dele na internet. Falando em costumes, essa crônica  é bem sensacional. Me senti muito contemplada e penso seriamente em tatuar "Put some farofa. It's delicious" em alguma parte do meu corpo, porque se tem uma coisa que eu amo, acredito, defendo e recomendo nessa vida, essa coisa é a farofa.  

O jornalista dinamarquês: Mesmo se eu não gostasse de acompanhar gente de fora falando do Brésil, seria difícil passar incólume ao caso do jornalista dinamarquês que desistiu de cobrir a Copa e virou meme na internet. O assunto é batido, mas as coisas explodem (e desaparecem) tão rápido na agenda de polêmicas diárias que queria resgatar a stalkeada marota que o jornalista brasileiro Igor Natusch deu no nosso colega escandinavo, e as conclusões que ele tirou disso. O trabalho que ele fez pela graça da coisa fica de lição pros jornaleiros como euzinha, de sempre investigar exaustivamente qualquer história antes de sair replicando e de apurar direito e largar de ser besta.

Essa história do jornalista dinamarquês, o gringo que viu o que os gringos não devem ver, foi aproveitada até pelo ótimo Is Wilco Coming To Brazil. Porque se tem uma coisa que gringo não vê nunca, é o eterno não do Wilco pras nossas terras. Aliás, os memes do site estão sempre de parabéns. É muito bom saber que eu não sofro sozinha.

via Is Wilco Coming To Brazil
História animada relembra a Copa de 50 e o Maracanaço:  Último link gringo, eu juro. O NY Times mandou um de seus ilustradores pra cá, pra investigar um pouco sobre a alma brasileira do futebol. Nessa empreitada, o Christoph Niemann acabou descobrindo a história da Copa de 50, aquela que estava ganha, até que o Brasil perdeu pro Uruguai no Maracanã, no último mundial realizado no país. É um guia ilustrado e animado bem divertido e muito bem feito, vale muito a leitura.

Tinder na Copa: O nome é meio que auto-explicativo. Na ausência do saudoso Gatos da Copa (pelo menos ele continua no ar, pra gente relembrar dos bons momentos de 2010 e ver quem melhorou, quem embarangou, etc), nos contentamos com esse Tumblr que compila os achados maravilhosos que esse mês de loucura, caos e euforia nos reserva. Uma pena que Uberlândia só seja cidade sede da minha preguiça.

 "10 causos que a Copa de 2014 já eternizou":  Vi isso no Twitter ontem e fui feito besta caçar link de todas as notícias. Felizmente, uma boa alma compilou tudo com os links e agora está tudo reunido, pronto pra vocês. Meu caso favorito é o do cachorro adotado pela seleção da Bósnia, mas também morri de rir com a galera da Alemanha na maior integração com a comunidade indígena na Bahia. Só faltou nessa lista a notícia maravilhosa do jogador inglês que ficou esquecido no hotel


"Inspirações pra você passar a Copa da forma mais brega possível":  Sigo a Bic Muller no Twitter e há meses ela tem compartilhado tudo quanto é tipo de cafonice verde e amarela que vocês podem imaginar.  Fui no perfil dela caçar algumas fotos pra colocar aqui e quando vi ela fez um post reunindo o creme de la creme do espírito de porco alheio. Amo Copa, adoro torcer, mas odeio essa combinação de cores e quero vomitar sempre que vejo looks de torcida na vitrine das lojas ou quando tentam me vender um jogo de maquiagem verde e amarelo.

10 músicas sobre futebol melhores do que as músicas tema da Copa:  Por conta do sucesso de "Waka Waka", que me fez dançar loucamente ao longo do ano todo de 2010 (e 2011, 2012, e a música tá no meu iPod até hoje), estava ansiosa para conhecer as músicas tema desse ano. Aí veio aquela lástima de Claudinha Milk com Pitbull (gente) e J.Lo, e nem a música que a Shakira lançou depois conseguiu salvar. Esse link reúne 10 músicas nacionais sobre futebol e se for pra escolher uma, fecho totalmente com o MC Guimê - a Nina Lemos também escreveu sobre isso. A música gruda, o clipe é ótimo e a temática tem total a cara do Brasil.


"Não estou dizendo que devemos liberar a Joana Havelange que  em cada um de nós: "o que tinha que ser roubado, já foi". Nada tinha que ser roubado. Que se ponha atrás das grades queroubou. Que se aproveitem todos os holofotes mundiais para se esticar faixas e cartazes contra o estado das nossas escolas e dos nossos hospitais, a falta de moradias e de transporte. Mas, a partir da semana que vem, Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Klose, Eto'o, Drogba e tantos outros estarão jogando em nossos gramados. Os maiores jogadores do mundo, no maior espetáculo do futebol. Se privar de viver essa experiência, seja nos estádios, nas praças, nos bares, em casa ou mesmo durante uma justíssima manifestação, pela internet do celular, não fará o Brasil melhor, só deixará sua vida mais chata."

Antonio Prata, de novo, e sempre, dizendo que vai ter Copa e vai ter toldo também!


10 comentários:

  1. Confesso que desde que vi que o post seria uma coletânea de links sobre a Copa imaginei que o "Vai ter toldo" estaria piscando em Neon no topo, e fui ficando surpresa quando vi que não estava. Quando você citou OUTRO texto do Antônio eu ainda pensei: Eita, o do toldo é tão genial. E claro, você deixou pro final <3
    Não vou abrir os links porque você sabe: sou eu, e eu tenho preguiça. Ainda mais de site gringo. Mas amo Copa e vou gritar horrores. Comprei uma blusa amarela e verde. Mas só uma blusa, que ninguém merece se vestir de periquito só pra torcer. Dignidade, tentamos trabalhar! <3
    Beijos, te amo

    ResponderExcluir
  2. Vou confessar que só abri os posts da zoeira porque não tá dando pra raciocinar direito hoje, mas que coisa boa encontrar um apanhado de links com resuminho antes pra saber o que ler. Dos que abri, é difícil escolher, mas acho que o link de como ser o mais brega possível é meu favorito hahaha Maquiagem do Fuleco, cadê o tutorial?
    (Aqui, na Zero Hora, saiu uma lista de expressões regionais traduzidas maravilhosamente mal pro inglês. Tô amando a coisa toda.)

    Também tenho mixed feelings quanto a essa copa no Brasil, as ressalvas realmente não sou poucas. Mas ao mesmo tempo não consigo deixar de me sentir empolgada. Eu adoro Copa do Mundo. Adoro mesmo, mesmo que nem seja a maior fã de futebol. Vejo a maioria dos jogos, quando dá, gosto da bagunça, gosto dos memes que a internet nos proporciona, gosto dos gifs no Tumblr (as pessoas fazem gif de jogo de futebol), gosto de ~vibrar em conjunto~, gosto da emoção de quando vai pros pênaltis e gosto que vai ter Austrália nessa minha cidade maravilhosa onde essas coisas não acontecem.
    Vai ter copa. Pena que não vai ter umas feriazinhas junto.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, quanta coisa! Não prometo ler tudo, mas já abri Pratinha aqui do lado e me interessei demais por essa reportagem em quadrinhos. E, claro, estou ouvindo MC Guime neste momento. Adoro essa música, acho o refrão maravilhoso e rola toda uma brasilidade, né?! Pra mim é a canção-tema da Copa e pronto. Nem ouvi a música de Milk com J-Lo, eu hein.
    Como eu disse no post da Analu, apesar dos mixed feelings e do certo desânimo que venho sentindo - e vendo nas outras pessoas (até no meu pai, imagine, o zagueirão de Campo Grande, hahaha) -, não consigo deixar de torcer. Não só pela Seleção, mas pra que dê tudo certo. Que seja lembrado com carinho, que a gente grite, vibre e comente tudo em CAPS LOCK. Te amo!

    ResponderExcluir
  4. Ana adorei o post, li alguns não entendi muito bem outros, mas assim que eu vou aprendendo. Acompanhei o caso do repórter dinamarquês que já se foi tarde, as crônicas do Prata eu já havia lido graças a você é claro que o citou em algum texto. Concordo MC Guime pra música tema da copa, pq é muito boa mesmo e as outras não chegaram aos pés de Waka waka. To adorando acompanhar as noticias da copa, tem cada uma que da até pra rir. Ana, desiste dos post periódicos não, você compartilha muita coisa boa com nós meros leitores. Fora que aprendo um tanto com você. Por favor, avante com esse projeto.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Adorei tua lista temática! hahahaha. Essa animação (?) do NYTimes é tão genial. Mas fiquei super deprimida porque o cara é ilustrador e faz jornalismo melhor que muita gente por aí e ai que depressão de recém-formada! hahahahaha. Tipo naquele filme com a Alexis Bledel, mas sem um vizinho gato como Rodrigo Santoro...

    A reportagem da pública me surpreendeu um bucado, porque eles já tinham lançado umas coisas em quadrinhos e tinha ficado TÃO RUIM que Joe Sacco mal sabe, mas esse material ficou demais. Vontade de participar de um projeto desses algum dia.

    E, por último, tenho uma confissão a fazer. ESTOU DESANIMADA COM OS ÚLTIMOS TEXTOS DO ANTONIO PRATA! E tenho sofrido muito com isso, mas fazer o quê? Nem de Nu, de botas eu gostei muito. Espero que isso seja só uma fase e que eu me arrependa de falar isso depois.

    beijocas!

    ResponderExcluir
  7. Eu já acredito no contrario de vc : nao vai ter copa . É claro que tecnicamente vai ter os jogos e uns times perdendo e outros ganhando e uns caras fazendo uns gols e tals , mas eu , que to mais pros 30 que pros 20 me lembro que até na copa da asia , em 2002 , com os jogos acontecendo todos de madrugada , teve mais animação e mobilização do que agora . Provavelmente , com o Brasil avançando na copa , teremos um boa mobilização popular nos dias dos jogos , e comemoraçoes no caso de vitória , mas ainda assim , é impressionante o clima blazé de uma Copa do Mundo de futebol no Brasil .Acho que vc tá generalizando sua animação pessoal pra sociedade como um todo hahah.

    Vc diz ser viciada em texto de estrangeiros sobre o Brasil , hahah , Chega a ser engraçado como as pessoas podem discordar tanto umas das outras hahah. Eu detesto esse tipo de texto por que quase nunca saem sem um monte de estereotipos e generalizaçoes , como vc disse . Se aqui no o FB , eu ia te linkar um texto (até bonzinho ) de um cara falando que Curitiba nao se parece com o Brasil . Um amigo meu comentou : " bom , pelos critérios do cara , qualquer coisa que nao for o Rio não parecido com o Brasil' . Eu desgosto tanto desses textos que desenvolvi ate um preconceito com jornalistas br falando sobre outros lugares . Eu penso :" vixe , esse cara deve tá falando de lá tipo os estrangeiros falam sobre aqui , tõ fora de levar esse texto a sério" hahah.

    Esse texto desse Maurício Savarese ... olha , os outros eu tenho discordancias , esse eu achei tecnicamente ruim mesmo. O cara faz uma Falácia de generalização monstro , associando as manifestação contra copa com uma elite ( o simples fato dele se referir a 'elite' como se fosse um grupo homogeneo de pessoas que pensa igual em tudo já me dá arrepios) , ainda por associa toda essa galera a uma serie de movimentos e opinioes bem conservadoras ditas sobre assuntos atuais (Diminuição a maioridade penal , repressão policial ). O cara associou até a um saudosismo da Ditadura militar hahah . Não tenho duvidas que alguns dos que estão compartilhando imagens e frases de efeito agredindo o governo e copa nesse momento pensem assim , mas esse generalização é de cair o cu da bunda .Conseguiria ele ser mais falacioso? Ele diz que as criticas a copa eram irrelevantes ate pouco tempo atras ( não , não eram . Eram menores , mas nao irrelevantes ) , alem do mais é muito OBVIO que essas criticas se adensariam com a aproximação da copa em si ... afff credo ,vou parar de escrever sobre esse texto , senão não paro mais , hahah

    A verdade é que existiam outras prioridades , e forma como foi organizada foi terrível . E as pessoas que pensam que devem não só externar isso num comentario escrito , mas se manifestar abertamente sobre isso , tem esse direito . Eu e vc discordando deles ou nao . O que deve ser levado em consideração são so argumentos , os fatos e evidencias a favor ou contra . Atacar e tentar deslegitimizar QUEM faz a critica é bem falacioso .

    Só pra finalizar , eu adoro futebol e vou assistir todos os jogos que conseguir, hehe. Vc estuda na UFU né , um pena não terem levado em frente aquela ideia que estavam cogitando de dar todo o mes da copa de recesso. Desculpa pelo texto longo , espero que vc leia ao menos umas duas linhas dessa chatisse . um abraço , até mais

    ResponderExcluir
  8. Eu fiquei presa no tempo e só cheguei agora, me desculpa.
    Eu tenho zilhões de problemas com a copa no Brasil e me lembro muito bem de quando anunciaram copa e olimpíadas aqui e eu fui perguntar pro meu professor de geografia por que todo mundo tava comemorando. Ele disse que em teoria eventos do tipo trazem benefícios pro país. Eu disse "em teoria, né?". Agora, chegando mais perto fiquei bem preocupada com a apropriação de pauta por você-sabe-quem. Mas e aí? Os ativistas ainda tão lá sendo presos e os absurdos só começaram a acontecer. Não consigo ser a favor de algo assim.
    Mas deixando isso de lado, nunca fui mesmo muito chegada em copa. Tive minha fase futebol, mas ela foi totalmente devotada ao Botafogo e suas finais de campeonato no Maracanã. Hoje tenho medo de entrar lá de novo e nem reconhecer o troço, e olha que eu já peguei uma fase diferente dele.
    No fim, acho que sou contra o legado negativo da copa, sou contra as gestões que em nome da copa e das olimpíadas transformaram minha cidade em algo que eu reconheço menos a cada dia, sou contra toda a merda que ainda vai acontecer por conta da copa, mas não sou ninguém pra tentar tirar o entusiasmo alheio. E definitivamente não vou ficar fazendo coro anti-Dilma que seria engraçado se não tivesse consequências trágicas.
    Agora já são 3 da manhã, mas eu prometo ler os textos, porque confio de olhos fechados no seu bom julgamento.
    E internet, obrigada pelo Tinder na Copa. Assim posso ver tudo que de bom acontece naquele aplicativo que continuo me recusando a baixar. Êta jesus maravilhoso.
    Beijo <3

    ResponderExcluir
  9. Gregório deusou na cara da sociedade com "Pardon anything" e Antônio Prata - que graças à você tô aprendendo a gostar muito, sambou.

    E quero usar como legenda essa frase sua pra sempre: "E se brincar, vai ser tanta Copa que não vai sobrar pra Rússia em 2018."

    Beijos.

    #VAIBRASIL

    ResponderExcluir
  10. Ótimos links! Um apanhado de matérias e coisas interessantes. Eu li o texto do Gregório, aliás, eu sou fã dele, não sei porque as pessoas insistem em bater na tecla que ele ou os outros integrantes do Porta não são engraçados. Eles fazem um humor mais inteligente, sem ser óbvio, algo engraçado não significa que você vai morrer de rir a cada dois segundos.
    Mas enfim. Assino embaixo no "put some farofa".

    ResponderExcluir