sexta-feira, 4 de julho de 2014

Diários da Copa

Uberlândia, 14 de junho de 2014
Querido diário,

Quando me disseram que teria muita Copa, eu não imaginava que seria tanta assim. Não sei como isso aconteceu, mas hoje assisti quatro jogos de futebol. Quatro. Num dia só. Com uma hora de diferença entre cada um deles. Passei o dia sozinha em casa: acordei e fui direto pro sofá, e vi que o jogo da Colômbia estava prestes a começar. Almocei por ali mesmo, vibrando de um jeito inesperado, e quando o jogo acabou, comecei a dançar Shakira pela casa. Antes que minha seleção de favoritas terminasse, outro jogo começou. Estava por ali mesmo e não tinha nada melhor pra fazer, de modo que assisti Uruguai e Costa Rica.

Depois do jogo, fui tomar um banho e pedi uma pizza, pra então assistir ao único jogo que eu tinha me programado pra ver nesse sábado inicialmente. Pizza, Itália, sabe como é. Não que eu esteja torcendo por eles (sou muito apegada à nossa condição única de pentacampeões para torcer pra seleção mais próxima de alcançá-lo), mas gosto da metáfora que existe entre comer uma pizza e mastigar os italianos, tipo o Marchisio, que é uma delícia. No fim não funcionou muito, porque a Inglaterra perdeu, mas vida que segue - é só a primeira rodada. Minha mãe chegou e me encontrou ainda de pijama, com meia pizza dentro do estômago e a desconcertante informação que eu tinha passado o dia inteiro por conta de futebol. Ela entendeu menos ainda quando eu insisti que ela não mudasse de canal depois da novela, porque eu queria ver o jogo do Japão contra a Costa do Marfim.

"Mas quem assiste Japão e Costa do Marfim na primeira rodada da Copa?", ela perguntou, e não sem razão. Pelo visto, eu. Eu tinha me tornado esse tipo de pessoa.




Uberlândia, 19 de junho de 2014
Querido diário,

Hoje é feriado de Corpus Christi, e meus tios e primos vieram do interior de São Paulo. Eles chegaram por volta das três da tarde, e enquanto rolava aquela confraternização familiar na cozinha da casa da minha avó, à espera das visitas, eu lia o caderno de esportes e acompanhava o jogo pelo celular. Meu pai não ficou muito feliz e me mandou participar, mas como jogar conversa fora quando a Costa do Marfim parecia que empataria o jogo a qualquer minuto?

Os tios chegaram, e o papo inevitável foi a Copa do Mundo. Quando comentávamos os jogos, minha tia se lamentava por não conseguir acompanhar mais partidas por causa do trabalho, e eu disse que até agora só tinha perdido Chile e Costa Rica. "Mas seu curso entrou de férias por causa da Copa?" "Na verdade, não". Silêncio constrangedor na sala, meu pai cerra a mandíbula quando pensa no meu futuro acadêmico. Eu me tornei esse tipo de pessoa, e parece um caminho sem volta.






Uberlândia, 20 de junho de 2014
Querido diário,

Hoje é aniversário da Carol, e nós saímos pra almoçar pra comemorar. O almoço foi na hora do jogo da Itália contra a Costa Rica, e eu queria muito dizer que não fiquei esticando a cabeça o tempo inteiro para saber o que estava acontecendo na televisão, mas não faz sentido mentir. Inclusive dei um tapa na mesa quando aquele gol saiu, e talvez eu tenha dito um pouco alto demais que a Costa Rica estava demais.

O papo estava tão bom que cheguei em casa no fim de Equador e Honduras, um jogo bem chatinho. Quis muito que tivessem me dito que eu não tinha perdido nada, mas todo mundo fez questão de dizer que o jogo da França contra a Suíça foi incrível e muito impressionante: 5x2 a favor da França, mas bom mesmo foi ver a garra dos Suíços. O dia com as amigas foi realmente muito bom, mas poderia ter sido melhor se Equador e Honduras tivessem se enfrentado na parte da tarde.




Uberlândia, 02 de julho de 2014
Querido diário,

Hoje não teve Copa. Na última sexta não teve também, mas a sensação era de um dia de folga depois de muito trabalho, hoje pareceu simplesmente uma penitência, até porque amanhã não vai ter Copa também. Pelo menos fui pra aula sem ficar pensando no jogo que eu estava perdendo, e aproveitei pra ir no cinema depois, coisa que vinha querendo fazer há um tempo, mas voltava atrás porque tinha jogo na TV.

Estava com pão-duragem preguiça de voltar pra casa de táxi, então fiquei esperando minha mãe me buscar na volta do trabalho. Arranjei um canto isolado na praça de alimentação e tirei meu Febre de Bola da bolsa, mas fiquei brava quando vi que tinha esquecido minhas flags. Está impossível ler por 10 minutos sem querer marcar alguma coisa, e não sei dizer se isso é bom. 

A Analu tinha me ligado durante o filme, então retornei a ligação quando cheguei em casa. Tagarelamos por 53 minutos, sendo que uns 15 deles foram a respeito do assunto que motivou a ligação de início, e o resto foi gasto com futebol. Quem vai entrar no lugar do Luís Gustavo? O Paulinho volta ou não volta? Nosso meio de campo precisa melhorar. O que o Felipão vai fazer com as laterais? "Amiga, se há dois meses te contassem que a gente ia gastar nossa conversa com o meio de campo do Brasil, você acreditaria?"

Não, claro que não. 




Uberlândia, 03 de julho de 2014
Querido diário,

Sonhei com os jogos de sexta a noite inteira e acordei cansada. Evitei pensar em futebol e notícias esportivas, me concentrei só nas pérolas da seleção alemã. Só não consegui escapar do caderno de esportes, que agora eu leio antes do de cultura, e descobri que Paulinho volta, e Fernandinho vai ser recuado. Fred e Daniel Alves ainda não mistérios. #ai #felipão

Consegui fazer minha tarde render na medida do possível, e como não tive aula (todo meu amor a professoras que resolvem despencar para o Congo no meio da semana), trabalhei um pouco, li algumas coisas da minha iniciação científica e até passei antivírus no computador. 

Saí pra jantar com o Matheus, e decidimos não falar sobre Copa. Não foi uma decisão nem um pouco nobre, é só porque já estamos apavorados o suficiente pra colocar o jogo de amanhã na caixinha da negação, e seja o que Deus quiser. Enquanto comentávamos coisas práticas (que dia é a final mesmo? onde vamos ver o jogo amanhã?), percebi que domingo que vem essa festa acaba, e não serão mais dois dias sem Copa, mas quatro anos e toda a lembrança desse mês maluco, intenso e maravilhoso pra me encher a lata de nostalgia pelo resto da vida. 

Quando tiver meus netos, vou contar pra eles da Copa de 2014 e jurar que não existiu e nem vai existir outro mundial como aquele. Eu vou me tornar esse tipo de pessoa. 

8 comentários:

  1. Enquanto isso eu tenho preguiça até de assistir o jogos do Brasil! hahaha

    ResponderExcluir
  2. Tô adorando ler suas crônicas sobre a Copa, Anninha ;D
    Algumas estão me fazendo gargalhar... e olhe, essa Copa tá realmente especial. Meio que voltei pros meus 10 anos, na alegria de criança, quando vi o Brasil ser tetra. A diferença é que dessa vez sentei pra assistir a praticamente TODOS os jogos dessa Copa, coisa que jamais me imaginei fazendo.
    E né? Como já disse no twitter, que vovó nos abençoe amanhã.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Tanta coisa pra fazer e já não basta assistir, a pessoa tem que fazer um diário sobre copa, porque já não basta todas as emissoras de tv e rádio e o mundo inteiro falando em todos os cantos sobre a mesma coisa e blá blá blá...
    Esse tempo que não passa minha gente, hehe.
    Boa noite,

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse post por volta da 1 da manhã, enquanto estava rolando com insônia, e te mandei mensagem na hora. Porque eu amei, amei demais, e me emocionei um tanto no final quando me peguei deixando escorrer uma lágrima só de pensar na possibilidade da Copa acabar. Faltam 8 jogos, Anna. 8! Quem foi que autorizou levarem embora nossa Copa, eu te pergunto? Nunca pensei que fosse virar esse tipo de pessoa, mas virei, e me despedir dessa Copa vai doer tanto que não quero nem pensar no assunto para não sofrer por antecedência. </3
    Te amo! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Sabe que no começo da Copa eu não tava tão animada assim pra assistir a todos os jogos, Anna? E isso é hilário porque se um dia eu não estava nem aí e só ligava pro jogo do Brasil, só foi chegar nas oitavas de final que comecei a ficar obcecada e ter reações físicas em basicamente TODOS os jogos e todos os times.

    Essa copa tá mexendo muito comigo também e, olha, também acho que vou me tornar esse tipo de pessoa. Não dá pra comparar libertadores com copa do mundo, mas acho que a solução será essa.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Terminei de ler o texto e pensei "alguém me entende!!!!"
    Anna, suas crônicas da copa estão geniais. Devorando cada palavra e torcendo para que a copa do Brasil seja permanente e você sempre escreva sobre.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. É CONTAGIANTE isso tudo que você e a Analu tão escrevendo sobre essa Copa das Copas Anna! (Quanta Ana, meu Deus),
    Não tenho visto todos os jogos e estava acompanhando no twitter, do trabalho, mas celular resolver que não tinha mais espaço e tive que tirá-lo. :/
    Mas queria muito TER SIDO ESSA PESSOA, porque quanto eu contar pros meus netos e filhos, não vou poder falar de todos os jogos com essa propriedade.

    Mais diários, por favor! E que o do dia 04 de julho, termine com vuvuzelas e buzinaços e frases como "SemiFinal, Tô indo" , "BH, me aguarde".
    Vai Braseeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeel! E me traga este Hexa!

    ResponderExcluir
  8. Eu queria ter tempo de ser essa pessoa, mas acredito que, apesar de não ter visto tantos jogos quanto gostaria, vou narrar para meus netos sobre a Copa de 2014 porque também acredito que nenhuma será como essa.

    Escrevi sobre a saudade que a Copa já deixa, também.


    Beijo

    ResponderExcluir