segunda-feira, 21 de julho de 2014

Winter has come: coisas para fazer no inverno

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva do Rotaroots, grupo criado para reunir blogueiros de raiz que sentem falta da blogosfera moleque e pé no chão. Para participar, junte-se a nós no grupo do Facebook mais cheio de nostalgia que já se teve notícia e coloque seu link no rotation. O tema desse mês é: 5 coisas para fazer no inverno
Inverno em Uberlândia é mais ou menos assim: de manhã faz um frio desgraçado, à tarde a gente morre de calor com as roupas de frio que usou pra sair de casa cedo, e à noite a gente volta a tremer de frio e jura que só vai sair de sapato aberto de novo em setembro. Todos os dias a mesma coisa. Aí de um lado ficam as pessoas que acreditam no frio, como eu, que saem encapotadas todos os dias, e aquelas que ficam se perguntando se esse ano não vai ter inverno de novo, enquanto passam do lado do meu moletom e do meu gorro de shorts e Havaianas. 

Apesar disso, sempre tem um período de uns quinze dias mais ou menos em que todo mundo concorda que o inverno chegou e que a constante é o frio. Como essa época aparentemente chegou por aqui, resolvi aproveitar a proposta de meme do Rotaroots e listar logo algumas coisas para curtir melhor esses dias que sempre passam rápido demais. 

#1 Tomar chá


Outono e inverno pra mim são sinônimos de Temporada da Boca Queimada. Isso porque eu dou um jeito de tomar chá de manhã, à tarde, e à noite, e mesmo com toda essa constância não fui capaz de adquirir a destreza necessária pra fazer isso sem queimar minha boca ao menos uma vez por dia. Adoro coisas quentes, muito quentes, e sempre subestimo a capacidade dos chás de arrancar fora um pedaço do meu céu da boca. Claro que dá pra tomar chá em qualquer época do ano, e chá gelado é uma delícia no calor, mas felicidade mesmo é sentir aquele mate te esquentar o corpo inteirinho e dar coragem pra abrir as janelas e encarar o dia, ou então ir pra cama mais cedo com uma caneca de chá de camomila e uma reprise de Downton Abbey na TV. 

#2 Ser gótica sem ser julgada


Só no inverno mesmo pra sair de casa inteira vestida de preto durante o dia sem que ninguém te olhe torto por causa disso. Quer dizer, não posso adivinhar o que se passa na cabeça das pessoas, mas gosto de acreditar que ninguém se importa se saio às nove da manhã embaixo de um céu azul de jaqueta de couro e coturno pra ir pra faculdade - afinal, tá frio pra caramba e cada um se vira da forma como acha melhor. Esses dias fui num show numa noite especialmente fria, e que coisa maravilhosa levar o look pirigótica que vejo no Pinterest para a vida real, ao menos uma noite na vida. Preto, couro e botas também não são privilégio do inverno, mas por experiência própria digo que é muito mais agradável estar vestida de acordo com o contexto do que ser a única de coturno do rolê - o que te coloca automaticamente na condição de criatura das trevas perto da galera alto astral, ou simplesmente te deixa com cara de viciada em heroína, como minha mãe adora dizer. 

#3 Andar por aí


Eu adoro andar a pé. Passear pelo centro da cidade é um dos meus programas favoritos, em qualquer cidade que eu esteja. Gosto de prestar atenção nas pessoas, nas casas, ver vitrines, ouvir música, me enfiar em desvios, tudo isso. O problema é que no calor (e em Uberlândia, fora do inverno, faz calor sempre) é um pouco complicado ser feliz nesses passeios, porque envolve o sol rachando a cabeça, a franja que gruda na testa, o rosto que fica brilhando, o suor que insiste em pingar. Ou seja, um monte de contras que atrapalham a delícia que é sair andando por aí. No inverno dá pra bater perna o dia inteiro, e mesmo quando o corpo esquenta, existe aquele contraste gostoso com o ar geladinho do dia, e o cabelo fica maravilhoso mesmo depois de uma tarde de bobeira no centro da cidade.

Ano passado eu passei alguns meses visitando uma instituição que atende moradores de rua, pra fazer uma reportagem. E a casa ficava nos limites da cidade, praticamente. Eram mais ou menos umas duas horas de ônibus, e aqui em Berlandinha isso é muita coisa. A salvação da minha vida foi que o período de mais visitar coincidiu com o frio, porque não sei se seria possível sobreviver pegando três ônibus e andando um monte com equipamento pra cima e pra baixo no calor. #dramasreais #jornalismodadepressão

#4 Tomar sol


Sol é sol em qualquer estação, mas eu amo muito dias frios de muito sol. Lembro da época da escola, quando no inverno a gente sempre ia pro pátio aberto ficar lagartixando ali pra esquentar de manhã cedo, e nos dias que eu tenho aula de manhã, sempre passo o intervalo tomando café e curtindo um solzinho na cabeça. Em casa, adoro deitar com Chico, o poodle, na sacada do apartamento, de modo que ficamos os dois ali curtindo um banho de luz e sentindo a vitamina D agir nos nossos organismos. 

#5 Livros, séries e filmes temáticos


Lembro que a primeira vez que assisti O Iluminado, eu estava em São Paulo em pleno inverno. E foi um inverno daqueles. Lembro que fazia mais ou menos uns sete graus lá fora enquanto eu assistia Jack Torrance enlouquecer no hotel Overlook fechado pra temporada de neve. A combinação de climas contribuiu totalmente pra construir uma atmosfera mais bacana pra ver o filme, e por mais bacana vocês entendam: muito mais tétrica, o que é ótimo. Outras sugestões: maratona de Game Of Thrones, o primeiro filme da trilogia Millenium, Deixa Ela Entrar, O Diário de Bridget Jones e Feitiço do Tempo. 

13 comentários:

  1. Sou de SC, então de inverno eu entendo, já que no sul a coisa é braba. Eu odeio inverno, porque não suporto colocar mil casacos e ainda passar frio, ou sofrer para levantar da cama toda manhã, e conviver com a geada e chuviscos chatos todos os dias. Adorei o post, e faço todas essas coisas no inverno, principalmente "lagartiar", como dizemos aqui, no sol.

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O inverno em Brasília é bem do jeito que você falou: frio desgraçado de manhã, calor a tarde e frio de novo quando anoitece pra fechar o dia com chave de ouro (not). Normalmente faço questão de odiar o inverno com todas as minhas forças, mas esse ano tô curtindo pra caramba. Tô adorando poder usar minhas roupas de frio (e meu coturno, ê \o/), adorando tomar litros de chá, chocolate quente e sopa sem morrer de tanto passar mal e comecei a dar o devido valor ao sol, lindo e maravilhoso que eu tanto odiava até pouco tempo atrás hehehehe.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Amiga, eu podia comentar um milhão de coisas nesse post, mas não consigo porque seu item 3 está martelando na minha cabeça e eu estou em pé na cadeira apontando o dedo nas suas fuça e te desafiando a VIR PASSAR UMA TARDE ANDANDO aqui em Curitiba no inverno. Quero ver a senhorita achar glamour andar por aí com 2 graus e um vento cortando sua pele, seus ossos e seus órgãos. Do meu trabalho até a minha casa eu levo 20-25 minutos a pé e, com 13 graus ou menos, e eu disse TREZE, eu já chego no prédio sem mãos e com o ouvido LATEJANDO. Te desafio a brincar disso e juro que você vai implorar pela franja colada na cara.
    Te amo! <3

    ResponderExcluir
  4. Aqui no Interior de SP é calor quase o ano inteiro, então quando vem o frio é alegria total (pra mim, tem gente que gosta do calor - vai entender -) Gostei da dicas, amo chá, ja estava planejando meu role pela cidade e to anotando as indicações de filmes.

    ResponderExcluir
  5. Ser gótica sem ser julgada? E qual o problema em ser gótica e julgada também? o.o

    ResponderExcluir
  6. Sou mineira também. Aqui na minha cidade (Itabira) o Inverno é bem radical!
    Também adoro poder andar pelo Centro à tarde sem ficar suando em bicas, até porque normalmente esse é meu período de férias, e é quando tenho mais tempo pra passear, olhar lojas e resolver minhas coisas!

    Beijos e prazer em conhecer o seu blog! ;**

    ResponderExcluir
  7. Sou louca com o inverno e aqui quando é inverno, é inverno pra valer, tirando que moro em SC. ♥

    Adorei as dicas de filmes. Sempre procuro algo para fazer que não precise sair debaixo das cobertas. Filmes & séries são mesmo uma ótima pedida.

    Caran, perigótica? hahahah
    Acho dyvo sair toda de preto. Acho lindo me sentir nazoropa uns dois meses no ano. As pessoas ficam tão mais chiques, phynas e elegantes que, por mim, poderia ser inverno o ano todo.


    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Acho que Uberlândia tem um inverno parecido com o daqui (de São Joaquim), só que com maior amplitude térmica. Aqui também esfria de manhã e à noite e faz (muito) calor à tarde. São Carlos, por outro lado, é um caso único e impossível de descrever. Só sei que, quando faz frio lá, faz frio pra valer. Sanca quer ser Curitiba, mas não consegue porque tá mais pra cima.

    TEMPORADA DA BOCA QUEIMADA EU FUI/EU VOU. ♥ Sou a rainha de queimar a boca. Não gosto muito de bebidas quentes, mas frio pede e eu cedo porque, sinceramente, acho que uma caneca fumegante nas mãos deixa qualquer look de pijama, cara amassada e cabelo juba de leão com cara de Tumblr. Além disso, o frio mais "friento" de São Carlos coincide com o final de semestre e daí café e cappuccino matam dois coelhos com uma cajadada só.
    Aqui em São Joaquim, te julgarão sempre, mesmo que esteja super frio. Fazer a gótica é inaceitável nessa cidade provinciana. Mas eu curto, acho amor e não ligo pra galera aqui porque julgam tudo mesmo. Em São Carlos, não consigo ficar estilosa no frio. Acabo parecendo um travesseiro gorducho amarrado no meio. Sou frienta e visto o guarda-roupa todo pra sair de casa.

    Também adoro bater perna e daí tenho dois poréns: no inverno joaquinense, de manhã é uma delícia, de tarde, não, é tipo verão. No inverno são-carlense, é horroroso andar a pé porque lá venta horrores e o frio, literalmente, dá na sua cara. E dói.

    Tomar sol é amor e acho que coloquei isso na minha lista também. Adoro acompanhar os banhos de sol da Íris. Cachorros sabem das coisas.

    Eu nunca pensei nisso de filme temático, mas é uma boa ideia. :D

    Adorei sua lista, Annoca. ♥

    ResponderExcluir
  9. Eu me sinto uma privilegiada por morar no sul porque aqui no inverno é sempre frio. E aqui no RS a gente fala "lagarteando", eu demorei um tempinho pra entender o teu "lagartixando". Adoro o teu blog ;)

    ResponderExcluir
  10. Ai, Anna, assino embaixo. Claro que aqui em Recife praticamente não existe inverno, só chuva, mormaço e um calor de matar. Mas nas poucas vezes que pude aproveitar um friozinho, essas opções que você citou são realmente tudo de bom. Principalmente a parte de tomar sol (tomar sol sem sentir calor é a coisa mais mágica que há) e a de assistir filminhos. E 1 milhão de estrelas para a sua indicação do primeiro filme (e único, até agora) da série Millenium! Encaixa MUITO bem com friozinho. <3

    Beijins!

    ResponderExcluir
  11. Eu posso dizer o quanto eu te odeio por ler esse post de São Luís? Esse é meu primeiro ano sem inverno desde 2008 e não tá fácil! Pelo menos já me acostumei a tomar chá nesse calor (claro que não corro o risco de queimar a boca porque PRECISO deixar ele esfriar um pouco hahaha). Em Santiago eu tomava TANTO chá, era viciada num de menta que eu até trouxe pro Brasil porque sou muito apegada a marcas. Na Bolívia, tomava chá de folha de coca e era tão artesanal tão lindo!

    ResponderExcluir
  12. Inverno é amor. E mesmo que em Minas não faça o frio que faz nas pontas sulésticas do país, eu continuo a amá-lo loucamente e a desejá-lo em todas as outras estações. Principalmente: outubro/novembro, pra mim os meses mais insuportavelmente quentes do universo.
    Peguei um frio cortante - de queimar as fuça mesmo - na Arrentina ano passado e o desejo todos os dias de minha vida até que a morte nos separe.
    Tudo no inverno fica melhor: as roupas, o chá, os filmes, as caminhadas.
    Tudo bem que acordar e tomar banho é uó, mas no calor também é , o corpo da gente fica numa moleza, numa vontade de ir contra nossas ordens e evitar qualquer movimentinho besta que nos fará derreter.
    Calor não, pelamor.

    Dicas anotadas, só preciso de umas férias para usá-las; :p

    Beijoca Anna! ♥

    ResponderExcluir
  13. ANNA VITÓRIA, ME DÁ UM ABRAÇO. Tô rolando com seu post aqui, wife. Nem preciso dizer que amo inverno (sim, aquele lá do sul nível friaca polar também) e aproveito pra fazer toda sua lista e mais. Como aqui no Rio raramente faz menos de 15º, que é o que eu considero inverno, acabo fazendo muitas dessas coisas aí na casa dos 20º, mas quem liga, né?

    Mas também tem coisas que faço o ano inteiro, até no verão, tipo beber chá. Sou bebedora compulsiva de todo tipo de chá e, quando meus rins e fígado começarem a falhar, vai ter muita gente no meu ouvido pra dizer "eu avisei".

    E, honestamente, tomar sol aqui no Rio sem torrar os miolos, só com um ventinho gelado pra compensar, por isso só nessa estação me permito ficar jogada na varanda de casa às quatro da tarde.

    Quero conhecer o friozinho Berlandense, hein. Beijoca <3

    ResponderExcluir