sábado, 31 de janeiro de 2009

Desassossego na roça.

A maioria dos meus parentes por parte de mãe moram numa cidadezinha bem do interioRRR que fica a mais ou menos uma hora de distância daqui. Não que Überland seja uma megalópole, mas Tupacity se resume a: uma placa escrito "Terra Matris Dei" na entrada; uma praça enorme que abriga: o colégio onde minha bisavó, minha avó e minha mãe estudaram (minha mãe vive me ameaçando, fala que se eu sair da linha é lá que eu vou estudar também); um palanque onde a prefeita discursa infinitamente em toda ocasião especial (lá eles comemoram desde o dia da árvore até a independência da Hungria); o único prédio com mais de seis andares da cidade (onde morava minha falecida tia Valentina, que sempre servia damascos pra todo mundo que ia lá visitá-la).

Depois da praça temos a avenida principal da cidade, que nos reserva as lojas mais tops de lá: Boticário, Arezzo, A Cirandinha (onde podemos encontrar brinquedos, artigos de cama mesa e banho, papelaria, ferramentas (!) e artigos para esporte (!!)) e A Musical (que reúne cds e dvds - trilhas de novela, axé e sertanejo de raíz, que fique claro - livros espírita e de auto-ajuda, lan house e loja de artigos de informática com assistência técnica embutida). Não posso me esquecer da Beijo Frio, que é o point da cidade. Sem ironia nenhuma, lá é a melhor sorveteria do mundo inteiro! Melhor que todas daqui, melhor que Häagen-Dazs, melhor até que os gelatos italianos (essa declaração é do Matheus, que já pôde provar dessa iguaria e que também tem raízes tupaciguarenses). Além de ter umas taças de sorvete divinas que vem com uma quantidade perfeita de calda (nem em escala industrial, e nem aquela miséria) e você ainda ganha inteiramente di grátix um copinho feliz com água geladinha.

Descendo ainda mais a avenida principal vemos a Câmara dos Vereadores, a sede do jornal da cidade (O Popular), o único hospital particular, e a praça da igreja. A praça da igreja obviamente tem uma igreja (!!!) que está para os tupaciguarenses assim como a catedral da Sé está para os paulistas e a igreja de Notre-Dame para os franceses. Além da igreja, a praça abriga um daqueles trailers de lanches chamado Coró Lanches, que a propósito é patrocinado pelo pai do Matheus (eu ainda tiro uma foto fazendo pose em frente a placa: Filho de Tupaciguara). Depois dessa praça a cidade acaba. Se você descer uma rua e passar por mais ou menos 1km de ruralzinho (definição de uma amiga minha pra terreno baldio) você chega no Morada Nova, que é um bairro novo, uma expansão da cidade, que é conhecido pelos seus cidadãos como "as cabicêra", traduzindo: "a cabeceira".

A política de Tupaciguara é uma coisa selvagem, no sentido mais literal da palavra. Ano passado, na eleição pra prefeiro tiveram dois candidatos: a prefeita que tentou reeleição e o homem (um cara que já foi prefeito e é um canalha, o povo de lá tem tanta raiva dele que nem fala o nome, é só o homem pra cá, o homem pra lá). Durante os meses de campanha a coisa lá ficou feia, diz que o homem fez pacto com os drogados e ex-detentos, boicotava os comícios da adversária, fazia jingles que falavam mal dela diretamente, comprou votos igual quem compraria água no deserto. Lá todo mundo se envolve na política, toma partido, compra briga, participa dos comícios e passeatas, veste a camisa mesmo. TODO MUNDO! E lógico que rola briga, muita briga. Na minha família mesmo, um primo de mamãe que antes apoiava a prefeita do nada virou a casaca e saiu como vice-prefeito do homem, babado! E as irmãs do meu avô brigaram também, um lado apoiou o homem, e o outro a prefeita, o mais engraçado é que eles estão brigados até hoje, e vai rolar um casamento de não-sei-quem e rolam faíscas pra todos os lados, porque ninguém sabe se vai ser convidado, e minha avó que fica escutando as dores dos dois lados.

E foi nessa cidade cheia de particularidades que eu fiquei enclausurada na última semana. Mamãe entrou de férias e isto está sendo caótico, porque mamãe sem nada pra fazer = mamãe com idéias na cabeça, idéias que atrapalham o meu sossego, tipo ir passar uma semana com vovó, começar a se alimentar de maneira saudável e abdicar do elevador pra fazer um exercício ainda que mínimo. Continuando, essa semana que estive lá não foi de toda ruim. Acho que nas duas últimas semanas tem chovido pra caramba no Brasil inteiro, e Tupacity também entrou nessa, chuva e frio, muito frio todos os dias. Por uma questão de lógica eu acabei no sofá vendo mil filmes, comendo que nem uma sucuri no cio (?) e lendo o Livro do Desassossego de Fernando Pessoa, que é cheio de coisas de mais pra eu explicar aqui.

Tudo isso pra justificar a minha ausência por aqui, e para pedir que vocês tenham pena de mim, pobre Anna Vitória, cujas aulas retornam semana que vem, that means que eu tenho uma mísera semana pra viver do jeito que eu quero, acordando as duas da tarde, pegando seis filmes de uma vez duas vezes por semana na locadora, assistindo Mulheres Apaixonadas e sem me preocupar de tirar o pijama, só para ir ao cinema que fique claro. Usarei dessa última semana pra fazer um novo lay para este recinto, então, me aguardem. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário