quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Amy, Amy, Amy

Não lembro que dia foi que acordei, abri o jornal e dei de cara com a srta. Winehouse na capa da Ilustrada e um André Barcinski bem irritado, resenhando seu show em São Paulo e sendo categórico ao classificá-lo como péssimo.

Conheci Amy Winehouse quando todo mundo conheceu, no hype do Back To Black. Me apaixonei pela voz, pelas músicas e não demorou pra que eu estivesse cantando Me & Mr. Jones no banho, fazendo todas as divas do soul revirassem no túmulo por conta dos meus falsetes sensacionais. Quando descobri o Frank, então, declarou-se a paixão, ela até virou estrela de layout aqui do blog, quem lembra? Quando soube que ela viria tocar no Brasil, não me alvorocei como costumo me alvoroçar quando algum artista que eu gosto vem se apresentar aqui e nem tinha alguma razão objetiva pra isso.

Só que eu muito quase fui no show, assim, no susto. Calhou que eu tinha dinheiro pro ingresso sem ter que recorrer à clemência dos meus pais, estaria em São Paulo na data, tinha companhia e com alguma insistência meus pais me liberariam pra ouvir "Valerie" ao vivo. Meu primo estava muito na pilha e eu fiquei com vontade, só que aí eu sentei e esperei a vontade passar. Show da Amy Winehouse nas atuais circunstâncias é o tipo de coisa que pode dar muito certo ou muito errado e não, eu não iria pagar, literalmente, pra ver. E no final acabou que eu estava certa em recear, mas bem que eu não queria.

Eu torci de verdade para que os shows dela por aqui fossem ótimos, inesquecíveis, mesmo eu não estando lá (olha que desprendimento!). Fico muito aborrecida com esse circo que se criou em torno da loucura e da tristeza dela. Sem esse combo talvez não teríamos as ótimas músicas que temos hoje (ou vai me dizer que I Heard Love Is Blind é coisa de mulher equilibrada?), mas também ficar torcendo contra e achando graça dos tropeços da mulher é uma coisa muito podre. Li resenhas de todos os shows dela por aqui, e todas as que li foram idênticas em uma coisa: elas relatavam que a galera fazia farra quando via Amy tropeçando, tomando uns goles, como se eles estivessem ali muito mais pra ver um vexame do que pra ouvi-la cantar.

Pior ainda é pensar que muita gente estava mesmo ali pra isso e nem fazia questão de dissimular. Não defendo a postura desrespeitosa dela ao entregar um show qualquer nota - como foi em SP - pra quem pagou caro pra estar ali, mas tripudiar em cima da desgraça dela não deixa ninguém com mais razão.

Torço pra um dia poder ver, ao vivo ou pelo Youtube, ela arrebentando de novo.


20 comentários:

  1. Amy tem o meu respeito. As pessoas gostam muito de falar mal e amam uma desgraça. Essas aí que foram no show só pra ver algum deslize dela, ou ela se dando mal, são exemplos desse tipo. Não merecem meu respeito.
    Amy tem uma voz maravilhosa e um estilo muito foda, seria legal se as pessoas pudessem ver isso, e esquecer os momentos ruins que ela passou.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Ana, pois eu vi o show no Rio e acho que ela arrebentou sim. Ela esqueceu a letra uma vez e, mesmo assim, quase ninguém percebeu. No mais, fez a performance que estava acostumada a fazer. Tímida, mas marcante. Eu nunca vou esquecer a emoção de ver essa mulher cantando Back to Black na minha frente. Foi lindo.

    E, pelo que vi no YouTube, acho que ela arrasou no show de São Paulo também. Dá uma olhada nesse cover: http://www.youtube.com/watch?v=-1yGe4rCmIo

    ResponderExcluir
  3. Eu demorei tanto pra conseguir gostar da Amy, não sei porquê, só sei que um dia baixei os CDs e disse: "se eu não gostar dessa mulher HOJE, eu não gosto nunca mais", aí eu gostei, haha.
    Mas fiquei bem feliz quando vi que o show tava confirmado, só não me animei pra ir ou coisa assim...


    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou muito fã da Amy, mas tem músicas dela que eu gosto muito. Eu também tive a mesma impressão sua, pelo o que li, era que a maior parte da plateia queria era ver o circo pegar fogo. Lamentável!

    ResponderExcluir
  5. Eu me apaixonei pela Amy no segundo ano do ensino médio e fui acompanhando a carreira dela, fiquei muito feliz ao saber dos shows aqui no Brasil mas já decidida a não ir porque em casa ela é vista como o oposto de coisa boa o que é totalmente errado, apesar dos escandalos e stuff, ninguém com a voz dela pode ser considerado o oposto de bom.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Concordei plenamente. Uma prima minha foi no show e foi a única a faltar em um evento importante familiar por conta disso. Mandou milhares de e-mails desesperados de desculpas durante todo o mês e antes disso. Ela ia ao show da Amy e havia pago bem caro pra isso. A família podia esperar. Felizmente, podemos sim e entendemos.

    Não só por ela ter pago caro, por ser a minha prima ou por estar absurdamente ansiosa para o show, eu também acho que Amy inovou sim muita coisa na música. E que, mesmo sabendo que vexames dão ibope, acredito muito-muito que esse ibope ela dispensaria se pudesse, porque o verdadeiro ibope de show ela tem sem nem pensar. Por isso (por ela ser sensacional) eu torço muito mesmo para que a mulher fique cada vez melhor. Sóbria, que seja, porque eu não acho que o brilho de um artista se acaba com a sobriedade. Mas que fique bem, lúcida, curtindo mesmo o que faz. Porque sem estar supimpa ela já é boa, imagina estando.

    Sobre quem paga pra ver vexame, eu sinto dó, sabe? Dó das pessoas que têm dinheiro e não sabem como usar, mas dó também pela falta de "gostar" de alguma coisa. Acho que esse estado de euforia que a gente tem por ver ao vivo alguém que a gente ama muito, essa galera não tem. E nem sabe o que é isso. Enfim, bom pra Amy e sua equipe. É dinheiro no bolso deles, alguma coisa boa. Porque eles merecem.

    Vixe, fiz um post. :p

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Sabe que quando uma pessoa cai, tropeça e se esfola nunca volta a ser a mesma coisa, hn?
    Com a Britney (mesmo que em circunstancias diferentes) foi igual. Acho muito difícil a Amy voltar a arrazar!

    Beeijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito da Amy, a voz dela é maravilhosa. Lembro-me de uma ocasiao em que o Nelson Motta (imagine) havia anunciado o show dela aqui no Brasil em sua coluna no Jornal da Globo. Ele dissera que era uma oportunidade única, ou seja - veja antes que acabe.

    Nao entendo essas pessoas que pagam para ir a um show - ou que sao convidadas para tal e criticam o artista. Amy é original pelos tropeções, pela voz, pela bebedeira, pelo que ela faz ao seu gosto, mesmo que seja errado. Nada temos com isso.

    Anna, eu estava na Livraria Cultura quando me deparei com o nome LOUIS GARREL na capa do dvd a Bela Junie. Adoro esse cara, mas o filme, realmente, não é lá essas coisas.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. Fui salva pela pista VIP. Eu decidi ir e convenci meu pai a ir comigo (porque ninguém que eu conheço fez questão de ir pelos mesmo motivos que você citou, mas eu resolvi arriscar). Aí, quando fui comprar todas as entradas estavam esgotadas e só tinha VIP disponível! Pagar R$ 700,00 para um show duvidoso não deu, né? Resolvi ficar em casa e não me arrependo: Aqui ele fez um show com duração de 1h (sério UMA HORA!)... Só de pensar em quem foi já dá um desânimo imenso.

    Nada justifica o fato de sacanearem a mulher. Ela é sim uma artista muito boa (como está em falta atualmente) e tudo bem, está passando por uma fase péssima e pode nunca mais se recuperar, mas putz, a mulher escreve boas músicas e tem uma ótima voz. Quem se arriscou a ir ao show, deveria saber que ela poderia sim, coitada, dar vexame e não cabe a ninguém julgá-la.

    Contudo, acho um desrespeito um show com duração de UMA HORA... Acho que nunca nem vi um show de abertura tão curto assim :/ Pelo preço de cobraram pelo ingresso, a duração foi vergonhosa!

    ResponderExcluir
  10. A Amy é tão talentosa que não consigo prestar atenção nesse detalhes, digamos assim, dela. As músicas dela marcaram uma época bacana da minha vida, e ela é um artista de qualidade, coisa que tem se tornado não muito comum hoje me dia...
    beijos!

    ResponderExcluir
  11. O que acontece com a Amy é o combo clássico talento + sucesso, que apesar de importante causa confusão: o artista deixa de ser artista e passa a ser visto com celebridade e se ele não tem estrura p/ lidar com isso invariavelmente cai. E parte mais triste desse circo de holofotes ao redor da Amy é constatar que muita gente já não liga mais p/ o que ela canta, mas p/ o que ela bebe, fuma, sofre...

    ResponderExcluir
  12. A voz dessa mulher me arrepia profundamente. Eu sou louca por ela! :D

    http://thaisacorrea.com/b/

    ResponderExcluir
  13. Sou mais a Billie Holiday... a Amy, coitada, tinha tudo pra ser melhor do que é, mas as pessoas nem sempre escolhem o melhor pra elas, né? É uma pena ver uma pessoa como ela, com o talento dela, se desperdiçar desse jeito.

    Li por cima sobre os shows dela no BR, mas não fiquei chocada com a atitude do público. Ultimamente espero qualquer coisa da humanidade... é deplorável a existência de certas pessoas. A única coisa que podemos fazer é desejar a elas o dobro.

    ResponderExcluir
  14. Oii tudo bom? Liindo aqui viu? Nem curto muito a Amy ;x a voz dela é linda, mas meu estilo é outro xD Beeijos

    ResponderExcluir
  15. Valerie ao vivo seria lindo! Eu, que odeio muvuca, por um instante pensei em ir, mas meio segundo depois já tinha recobrado o juízo e esqueci a idéia.
    bjissimosssssssss

    ResponderExcluir
  16. Ah, eu queria e não queria ver o show dela. Como vc disse: nas atuais circunstâncias, melhor não arriscar. Todo mundo achou que essa turnê daria um 'up' na carreira e imagem dela, que mostraria ao mundo que ela voltou e se recuperou. Mas, nah.. Também torço para que ela fique bem, mas não boto muita fé. E com certeza não iria gostar de ver ela dando vexame.

    ResponderExcluir
  17. Isso é uma verdade, as pessoas hoje em dia confundem afeto com ironia e sarcasmo!
    A Amy é diva apesar de não ser perfeita, na verdade, quem é?!

    ResponderExcluir
  18. Anna, você tem um dom. haha, agora falando da Amy, faço das suas palavras as minhas. Eu não fui porque não queria mesmo pagar pra ver um vexame. Desejei de todo coração que os shows dela fossem incríveis e fiquei decepcionada quando lia críticas maldosas. Enfim, adorei o tema - como sempre. Um beijão :*

    ResponderExcluir
  19. Ai gente, principalmente no meu dilema nunca-vi-um-show-internacional, queria muito ter assistido à Amy em Floripa. Mas é claro que eu tinha que estar na cidade igualmente longe de todas as capitais que receberam a nossa diva, também fiquei com as resenhas do show.

    ResponderExcluir
  20. Amy é minha cantora favorita há tempos. Eu conheci ela um pouco antes do boom, com "Back to Black" recém-lançado. Eu também me revolto pelas pessoas focarem no seu comportamento louco e desleixado, e esquecerem da voz incrível e do grande talento pra compor que ela tem.
    Soud e Recife, e fui ao show dela aqui. Não me arrependo mesmo, foi emocionante: mesmo ela meio perdida, a voz não deixa de ser maravilhosa, ela não deixa de ser Amy Winehouse, a minha diva!

    ResponderExcluir