sábado, 12 de março de 2011

5 motivos para assistir Dexter

Minha mais recente obsessão é a série Dexter, que conta a história de um serial killer que foi doutrinado por seu pai policial para canalizar seus impulsos assassinos matando apenas homicidas a solta pela sociedade, que a polícia não consegue capturar. Desde muito jovem Dexter foi ensinado a se proteger acima de tudo, a estar sempre a um passo a frente para nunca, nunca mesmo ser capturado. Por trás dessa "identidade secreta" ele é um mero legista especialista em sangue com cara de bobo, que trabalha com a polícia de Miami. Estratégico. Há tempos eu não me empolgava tanto com um seriado, e já estou rumo a quarta temporada, o que é algo a considerar, dada a minha conhecida lerdeza para com séries. Eis aqui os motivos:

1 - A abertura é genial: O clipe de abertura da série mostra a rotina matinal do personagem principal, desde a hora que acorda, até o café da manhã e o momento que ele se veste para sair. O que parece uma sequência de fatos banais é abordado de um jeito muito bacana que dá um toque de brutalidade às coisas pequenas, construindo todo um duplo sentido e servindo de metáfora para, em proporções estratosfericamente maiores, ilustrar como algo rotineiro pode ser "selvagem", assim como Dexter, um monstro escondido na pele de um perito com cara de banana. Viram, inspira até filosofia, e com uma música de fundo divertida.


2 - O roteiro é excelente: O que mais gosto no roteiro de Dexter é que ele é construído de uma maneira que deixa a série com a trama sempre instável, no melhor sentido possível, pois significa que ela nunca "cai na rotina" e assim mantém o espectador sempre interessado e intrigado. A série mexe com a gente, de um jeito que muitas vezes leva ao incômodo, com reviravoltas empolgantes e propondo até mesmo reflexões curiosas. Tudo isso temperado com bastante sarcasmo e humor negro. Outra coisa que adoro é discussão acerca da patologia dos serial killers que é proposta, através até mesmo da evolução do Dexter ao longo da série, em que ele começa frio e oco, como ele mesmo se descreve, e vai se humanizando gradativamente, mas carregando consigo o "monstro", as "trevas", sempre citadas.

3 - Coadjuvantes simpáticos: Grande parte das séries possui um elenco de coadjuvantes razoáveis, mas suas tramas paralelas nunca são tão interessantes como a principal, chegando até a encher o saco (oi Gossip Girl). Dexter possui um time ótimo de coadjuvantes, com histórias bacanas na bagagem, representados principalmente pelos colegas de trabalho de Dexter, como os adoráveis e divertidos Batista e Masuka; os filhos de sua namorada (que infelizmente é chatinha), Astor e Cody, que são fofíssimos; Lila, a inglesa piromaníaca e o agente especial Lundy, da segunda temporada e Miguel Prado, o promotor ~excêntrico~ da terceira.

4 - Debra fucking Morgan: Incluí-la junto ao bolo de outros coadjuvantes é não fazer justiça ao enorme carisma da irmã adotiva de Dexter, a boca-suja Debra Morgan. Ela trabalha como detetive no mesmo departamento de Dexter, e admira e ama o irmão num nível que beira a devoção, sem nem desconfiar de seu lado obscuro. Debra é passional, explosiva, vive se metendo em problemas, se apaixona por uns caras errados é uma fofa. Jennifer Carpenter, que a interpreta, foi casada com Michael C. Hall (o Dexter!) até dezembro do ano passado, e eu realmente queria que eles voltassem, pois formam um casal ultra gracinha.

5 - O Michael C. Hall é muito bom ator: O cara que interpreta o Dexter, que já ganhou Globo de Ouro, é muito bom no que faz. Adoro a maneira como ele oscila entre o Dexter mascarado, ou seja, aquela face que ele utilizada fingindo ser uma pessoa normal; Dexter cruel e louco com um cutelo afiado e sede de sangue; o Dexter frágil, nos momentos em que ele descobre a si mesmo e nas horas hilárias em que ele simula emoções humanas que ele não entende, como o luto e a insegurança. Ele faz isso tão bem que, apesar de ser um assassino cruel, a gente acaba simpatizando e torcendo muito por ele, pelo carisma e charme irresistível do ator. Sem falar que ele é tão metódico e sistemático que tem até uma roupa específica para matar: quando vê-lo com seu conjunto cáqui e luvas de couro pode saber que alguém vai ser esquartejado.


22 comentários:

  1. Adorei Anna!
    Sou viciada pelo Dexter também, é a minha série do momento!
    Mas se me cabe uma observação sobre os coadjuvantes, eu prefiria o ator que fazia o Cody na primeira temporada, era um loirinho fofinho, não que o que faz o papel a partir da segunda também não seja bom, mas o primeiro era tãããão gracinha *-*
    Aah, não sabia que os "irmãosMorgan" eram casados na vida real... Deveria ter dado certo!

    Beeijos querida!

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de Dexter, acho envolvente e tudo mais, mas até hoje não sai da metade da primeira temporada. Morro de preguiça de assistir, o que é engraçado, porque eu ADORO a história de série e nunca tive preguiça com séries... :T

    ResponderExcluir
  3. Parei no meio da segunda temporada, porque fiquei de saco cheio de uma crise de bom-mocismo que o Dexter estava tendo. A primeira foi alucinante e assisti em uma semana, mas todo aquele papo de rehab encheu o saco e eu desisti.
    "sua namorada (que infelizmente é chatinha)" CONCORDO totalmente! E a Debra é o máximo :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Aaah, eu adorava Gossip Girl! :D Mas parei de assistir, porque comecei a achar fútil demais assistir seriados. Comecei a pensar em quanto tempo eu perdia assistindo essas coisas, ou quanto tempo eu perdia ficando a toa na Internet / MSN e comecei a otimizar meu tempo, lendo, estudando! :D

    http://thaisacorrea.com/b/

    ResponderExcluir
  5. Dexter é ótimo, cada temporada é única, sem perder a qualidade, e nos deixando sempre sem saber o que vai acontecer e morrendo de vontade de assistir o próximo episódio!

    ResponderExcluir
  6. Já assisti alguns episódios de Dexter e achei bem legal. Na real nem sei pq parei...assim que der um tempinho eu volto!

    ResponderExcluir
  7. Não é tipo de série que eu assisto mas só conhecia de nome e não imaginava que a sinopse era essa,achei que era um tema mais comum,não tão complexo rs!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nunca assisti, crê?! Eu sou uma pessoa totalmente desligada em série, e confesso que queria até gostar viu...mas não me prendo a nenhuma, rs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falar muito bem dessa série, mas nunca me empolguei para assistir. Vou fazer uma tentativa!

    ResponderExcluir
  10. Estou com as duas primeiras temporadas aqui esperando pra serem assistidas e nunca tenho tempo porque já tenho milhões de outras séries pra ver, mas os primeiros episódios são ótimos e estou louca pra fazer uma crazy maratona de Dexter. Um beijo :*

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Anna-flor,
    Fiquei com tanta vontade de ver que corri pra baixar os episódios, já tinha começado o primeiro mas nunca acabei!
    Humor negro, a gente adora, rs.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  13. Não poderia concordar mais: Dexter é uma das minhas séries preferidas exatamente por esses motivos listados aí no post. Fantástico!

    ResponderExcluir
  14. Tá bom tá bom, eu começo a ver Dexter!
    hahaha.
    Me deu muita vontade. E agora vai ser correria pra ver todas as temporadas. Adoro. Mais uma pra minha listinha de 17 séries que acompanho.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Hmm,me atraiu muito.Sempre vejo Dexter na programção,mas sempre penso que tenho que acompanhar desde a primeira temporada.Queria achar o box que fica mais fácil e interessante de assistir.

    1bj

    ResponderExcluir
  16. eu vi a primeira temporada quase inteira de dexter. era muito legal mesmo. mas eu morro de preguiça de baixar seriados grandes.

    ResponderExcluir
  17. Estou completamente desatualizada quanto a series, de modo que não conhecia esta. Mas gostei dos teus motivos -que tornar-se-ão motivações para quem desejar assistir.
    Adorei a abertura.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Eu assisti assim por cima a primeira temporada, a Debra é incrível mas não me atraiu muito não, até vejo quando minha irmã, que é viciada, está vendo mas não é meu estilo.

    beijos

    ResponderExcluir
  19. Segundo post de séries que vi hoje e vão pra minha lista de "séries que preciso criar coragem pra baixar e assistir".

    Eu MORRO DE PREGUIÇA de assistir séries, e não, eu não sei qual é o meu problema.

    Masssss você me deu bons motivos pra pensar melhor, deixar de preguiça e ir baixar os episódios... Até porque, das poucas séries que eu assisto, a maioria é meio policial. Ah, esses serial killers... uiaheuia

    Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Eu sempre fui LOUCO pra ver Dexter, primeiro porque não tem nada a ver com o desenho e segundo porque a história é legal! Você me deu ótimos motivos pra ver!

    Um beijo :* Seu blog arrasa, adorei!

    ResponderExcluir
  21. Simplesmente a melhor série de todos os tempos.... sem amis comentários.

    ResponderExcluir
  22. eu já to na quinta temporada e li isso só agora. heheh. Série ótima mesmo. Gostei dessa parte do blog.

    ResponderExcluir