quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Quero ser __________(insira um nome aqui)

Existe um filme do Spike Jonze chamado "Quero Ser John Malkovich", que apesar de eu nunca ter visto, imagino que deva ser um nonsense do início ao fim, o que não me tira a vontade de vê-lo - na verdade, aumenta. A história é basicamente esta: um cara descobre um portal pra mente de John Malkovich e ele pode ficar lá por 15 minutos. Vendo nisso um empreendimento, ele começa a vender ingressos para que as pessoas possam ter acesso a mente do John Malkovich pelos ínfimos 15 minutos. E daí que me contaram sobre esse filme num momento que eu estava muito pensativa a respeito de blogs, sobre o que é o blog na minha vida e a blogosfera também. Fiquem tranquilos, não vou começar a falar de mídias sociais e web 2.0, porque isso já deu, né?

Hoje So Contagious faz dois anos - pausa dramática para um choro comovido dessa autora que já passou por trancos e barrancos por causa desse lugar, na maioria das vezes para conseguir responder os comentários atrasados. Não consigo colocar em palavras como eu gosto desse blog, como me faz bem escrever aqui (ainda que seja sobre batons), como fico feliz a cada comentário, como converto mentalmente em post cada situação bizarra/divertida/dramática que eu vejo ou vivo (apesar de que a grande maioria - infelizmente - fica só na cabeça), como isso aqui realmente é um pedacinho de mim. Fofa eu, né? Garanto que é a mais pura verdade. Apesar de ser velha de guerra nessa história de blogosfera, no começo, como a maioria das meninas, eu queria ser a nova Evelyn Regly, como atualmente a grande maioria quer ser a nova Marimoon, a nova Bottan, a nova Lia, a nova Twittess (brincadeira)... Mas com o So Contagious eu só queria mesmo escrever, escrever, escrever, e dividir um pouco da minha vida, porque nunca fui dada a escrever em diários e sentia que precisava ter momentos pequenos e grandes registrados pra que pudesse lembrar depois. E só.

E como em tudo na vida, nessa relação de blogs a gente cria vínculos. Gente que tá sempre trocando comentários, gente que você acompanha a vida mesmo que de longe, gente que você nunca viu, mas sente através das palavras (e talvez de 140 caracteres trocados via Twitter) uma identificação que as vezes você não encontra em pessoas que vê todos os dias. Isso é muito, muito, muito legal! Se fico um tempo sem responder comentários ou fazer minhas rondas pela blogosfera, as vezes me pego pensando "o que será que aconteceu com a fulana?" "olha, isso é a cara da siclana!" "será que ela resolveu o problema, será que tá melhor?" como se aquelas pessoas fossem do meu convívio social.

Voltando ao filme do Spike, através dele bolei minha teoria: acho que os blogs, principalmente os pessoais, são uma janelinha pro nosso mundo. Muita gente coloca isso na descrição e não tem noção de como isso é verdade. Abrindo uma página e colocando nela pensamentos, idéias, histórias, bobagenzinhas cotidianas, estamos abrindo um portal para que as pessoas possam entrar na nossa vida, as vezes por menos de 15 minutos, afinal, uma visita custa a durar 10. E assim criam-se laços, coisas em comum, nessa coisa linda que é a blogosfera (odeio essa palavra, mas na falta de uma melhor...).

Enfim, apesar desse recente sumiço (explico no próximo post), não esqueci do #socontagiousday. Esse blog é o orgulinho do meu coração, sinto e espero que não vou conseguir me desvencilhar daqui tão cedo. Obrigada a todo mundo que participou dessa história (olha como eu tô me achando), o aniversário é do blog, mas quem ganha o presente são vocês!!! s2

Última coisa, gosto muito do jeito que o Rob, do ótimo Championship Vinyl, organiza o sidebar dele, listando os posts preferidos dele e de seus leitores. Amo e quero pra mim, então preciso da ajudinha de vocês! Quem for comentar e lembrar de algum post daqui que gostou, me avisa pra eu colocar lá e fingir que ligo pra opinião de alguém, porque senão dou aloca e coloco só os que eu gosto. Hehe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário