quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Estrelas.

Tem gente que diz que quanto mais a gente estuda, menos a gente acredita em Deus. Comigo não é assim. Quanto mais eu estudo, mais próxima de Dele eu me sinto. Esse ano minha visão acerca do mundo mudou um bocado, se antes eu olhava para os lados e via aquilo que todos vêem, hoje eu olho e vejo um toque divino em tudo que me rodeia, no sentido menos hippie da coisa. É a perfeição da natureza em sua forma mais simples - e agora talvez devastadora - , as coisas que eu vejo acontecer comigo e ao meu redor que, me desculpem os céticos, mas não consigo atribuí-las a ninguém mais se não o meu Deus, o meu Pai, aquele que cuida de mim sempre. Respondi no formspring que tenho uma visão mais abrangente sobre o mundo espiritual, um pouco longe de toda essa cerca de religiões. Vejo Deus na minha como realmente um Pai, faço as coisas não por medo, não por querer algo em troca, mas sim por amor, respeito e reverência. E mesmo quando as coisas estão ruins, eu sei que vou tirar algo disso, pode demorar, mas eu vou. A sucessão dos dias já me provou isso tantas vezes - não só esse ano - que seria burrice não enxergar. Tem uma música do Switchfoot chamada "Stars" que diz algo muito interessante: "When I look at the stars, I see Someone else, when I look at the stars, I feel like myself". Eu olho pro céu a noite e não vejo apenas estrelas, astros com luz própria nos brindando com sua beleza, vejo a beleza e a perfeição da Criação brilhar diante dos meus olhos, me mostrando que tudo que eu temo, receio, é pequeno demais diante da magnitude Daquele que olha por mim.

Tenho muito que agradecer, porque no balanço geral da minha vida, sempre terminei os anos muito feliz. Fora em 2005, que creio ter sido o pior ano de toda a minha existência, durante esses meus 15 anos de vida, meu balanço geral foi positivo. Esse ano não foi diferente. Mudou muita coisa, e como mudou. Mudei de escola, saí da redoma que vivia e encarei o mundo real, me afastei de várias pessoas que estiveram comigo por anos, perdi uma amizade que acreditei que levaria comigo por toda essa vida. Entretanto, tive perto de mim novamente amigos de longa data e percebi o valor e o peso deles na minha vida, ganhei de presente novos amigos queridos - na vida real e no campo das internétes - , e acho que nunca me senti tão bem servida de amizades, dessas que eu consigo olhar pra frente e vê-las comigo para todo sempre. Partiram meu coração pela primeira vez na vida, e apesar de a ficha ter demorado pra cair, uma hora ela caiu e foi bem ruim. Tive um pseudo-amor platônico. E de repente eu olhei pro lado e vi que o que eu sempre procurara estivera ali por um tempo, esperando eu acordar pra vida e por em prática a máxima do "só vou gostar de quem gosta de mim", que era uma resolução de ano novo não publicada. Estudei como nunca, pela primeira vez na vida tirei abaixo de 60% em uma prova, e passei o primeiro bimestre raspando. Nunca tinha pensado que um dia teria dúvida se tinha ou não pegado recuperação. Chorei, chorei, como chorei e me estressei por causa de provas. E tanto choro me fez ver que não é isso que eu devo levar como o mais importante de tudo, e que não posso deixar um 10 ou um 0 no boletim regerem o meu bem-estar. Fiz uma prova de Física sem ter estudado. Morri de estudar só para fechar uma prova de Química e dar o gostinho a mim mesma de que, ora bolas, eu era uma mulher ou um saco de batatas?

Entrei e saí da academia. Surtei com meu cabelo, amei meu cabelo, quis deixar crescer, quis passar a tesoura e tê-lo chanel novamente, agora estamos numas de ver qual é. Minha coleção de dvds pulou de 2 para 38 filmes, e eu finalmente larguei meu vício Lorelai de consegui assistir 84 filmes inéditos esse ano, sendo que 20 deles foram vistos no cinema. Li 19 livros inéditos, reli todos os Harry Potter, finalmente visitei um sebo e a biblioteca municipal da cidade. Fui a poucas festas, mas nas que eu fui, dancei forró, dancei Lady Gaga e dancei ABBA a ponto de sair trocando as pernas sem ter bebido uma gota de alcool. Vi duas das minhas bandas favoritas ao vivo, encarei o batom vermelho, me viciei em esmaltes fazendo minha coleção de nenhum ítem pular pra 15 em menos de um mês. Saí vadiando pela cidade com meus amigos, tomei chuva na rua, quase quebrei meu pé na praia, fiquei quatro dias de cama, com febre, assistindo desenho animado o dia inteiro. Ganhei todas as temporadas de Friends e finalmente assisti Forrest Gump e Procurando Nemo, filmes que todo mundo havia visto, menos eu.

Com esse monte de coisas, boas e ruins, pequenas e grandes, vejo que não tenho muito a pedir pra Deus nesse 2010 que já tá batendo na porta. Já disse e repeti, se for um ano "mais do mesmo", para mim está bom. Não reclamaria de me dar muito bem no PAIES (que não aconteceu esse ano) e começar 2011 com 5 quilos a menos, mas isso, eu sinto que só depende de mim. Desculpe, Amandoca, mas não tenho resoluções feitas pra esse ano que virá, e nem perderei meu tempo fazendo-as, portanto, não responderei seu meme.

Feliz ano novo, leitorinhos (as)! Que 2010 seja cheio de muitas coisas boas, muita risada, saúde, shows internacionais, que vocês possam estar sempre perto daqueles que vocês gostam. Como diz a Jana, riqueza e magreza em 2010!

E nessas de fim de ano, fim de década, já é tanta lista que a gente não aguenta mais. No começo, pensei que largaria essa de "melhores do ano" de lado, já que tantos já fizeram, mas não consigo fazê-lo, é mais forte que eu. Minha lista é singela, nem comentários tem, e é completamente embasada nas coisas que eu vi esse ano, portanto, um pouco pobres de novidades. Mas é de coração.

Coisas mais legais que vivi esse ano que viraram post (não necessariamente nessa ordem): "A estréia", "Essas festas juninas... sempre de brimks", "Quarta-feira de polêmica, barraco e roquenrou", "Dance like Mia Wallace", "Vou jogar a minha rede ao mar", "Debutante, hein!", "A revolta das cajazeiras", "O show, finalmente".

Os melhores contos do ano, na humilde opinião da autora: "Geléia de morango", "Querido qualquer coisa", "Energias amarelo-lavanda".

Os melhores posts do ano, na humilde opinião da autora: "Helenando", "Abbey Road", "Era uma vez o hidrogênio", "A assustadora verdade sobre os Beatles", "Minha autobiografia musical" e "10 sinais de que você é uma novata na academia".

O melhor blog que descobri esse ano: Championship Vinyl

Os melhores filmes de 2009 que vi no cinema (e um que eu vi em casa): Distrito 9, Up!, Abraços Partidos, Julie e Julia, O Curioso Caso de Benjamin Button e 500 Days Of Summer.

O melhor livro que li: Drácula, de Bram Stoker

A música que embalou meu ano: "I Can't Stay" - The Killers

As outras músicas que embalaram meu ano: "All I Need" - Radiohead, "A Outra" - Los Hermanos, "Chinese" - Lily Allen, "Strangers In The Night" - Frank Sinatra, "I Thought I Saw Your Face Today" - She & Him, "Chico" - Lulina, "Great DJ" - The Ting Tings, "El Scorcho " - Weezer, "The Art Teacher" - Rufus Wainwright, "Hate It Here" - Wilco, "Lover" - Devendra Banhart, "Giz" - Legião Urbana, "Swimming Pool" - The Submarines, "There's A Light That Never Goes Out" - The Smiths, "Dancing Queen" - ABBA, "Bad Romance" - Lady Gaga, "Single Ladies" - Beyoncé e "Love Story" - Taylor Swift (não me perguntem).

Peço que perdoem o ritmo lento de posts e comentários (principalmente), mas é que blogueira também tira férias, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário