quinta-feira, 16 de julho de 2009

A estréia.

Chegar 11:30 para uma sessão as 15:30 e já encontrar uma fila enorme. Socializar com o pessoal da fila, e com os caras vestidos com uniformes de Hogwarts que estavam se sentindo monitores. Almoçar Mc'Donalds na fila, sentada no chão. Participar de toda a gritaria na entrada do cinema, de coisas idiotas tipo "Abre!" "Harry Potter!" Ser salva por amigos bacanas que guardaram lugar pra gente lá na fileira de cima. Esperar uma hora e meia dentro da sala do cinema brincando de "O que isso te lembra?" (melhor brincadeira ever para viagens de carro e esperas longas). Entrar em transe quando aparece o símbolo da Warner na tela e o nome do filme.

Eu não consigo escrever uma crítica pro filme, porque eu ainda estou muito assim, sem palavras. O filme estreiou na minha fase mais Harry Potter, porque nesses últimos meses eu resolvi reler toda a série, então eu estava pra lá de empolgada! Esse dia estava sendo esperado há muito tempo mesmo, e foi mais divertido do que eu poderia ter planejado, porque a bagunça foi maior e mais legal do que eu esperava, o filme excedeu minha expectativa (que era alta) e não posso dizer que foi o melhor dia da minha vida, porque eu mereceria um tapa na cara, mas foi fácil fácil o melhor dia do mês, sei lá.

A produção, direção e fotografia do filme estão muito fodas. Quem estava acompanhando os comentários e críticas por aí já deve estar cansado de ler isso, mas Hogwarts nunca esteve tão sombria. Ontem, por exemplo, eu assisti de novo O Prisioneiro de Azkaban e é palpável a diferença dos primeiros filmes, antes tinha aquele toque mais "filme de magia" agora é filme de gente grande. Por exemplo, a cena da Catia Bell possuída pelo colar e do Rony depois de beber o hidromel envenenado estão bem fortes. Devo ter furado o braço do Matheus de tanto apertar na cena da caverna, quando Dumbledore começa a beber a poção.


Tirei meu chapéu pro Tom Felton (Draco Malfoy), ele está muito bom. Fala pouco, mas uma expressão facial vale bem mais do que um Daniel Radcliff agonizante. Ele me surpreendeu mesmo, a cena do banheiro - quando ele chora - ficou incrível! O cara que fez o Slughorn está muito bom também, ele pegou super o espírito do personagem, aquela figura fútil caricata que ao mesmo tempo é paralizada pelo medo. O Snape está ótimo como sempre. E a Helena Bonham Carter como Bellatrix Lestrange coonsegue estar nojenta, asquerosa, uma vadia com V maiúsculo. Rony apaixonado está MUITO divertido, a Lilá Brown ficou super obcecada, grudenta, doida, do jeito que tem que ser. Daniel Radcliff e Emma Watson estão limitadinhos como sempre.

Ao mesmo tempo que o filme está tenso e sombrio, está muito divertido. O filme que eu mais ri, de verdade. Já se preparem, porque o beijo do Harry e da Gina é ridículo, consegue ser pior que o da Cho, quando ele só contou sardas. Por isso que eu amo o Rony, foi lá, virou homem e pegou a Lilá de jeito. Já o Harry, chato, fica de olhos fechados e biquinho esperando a Gina tomar a iniciativa (não estou brincando, foi assim mesmo).

Sobre os cortes: cortou bastante, como sempre. E o final ficou bem ruim. Mas acho que os cortes não prejudicaram tanto o desenrolar do roteiro, como aconteceu no Cálice de Fogo, por exemplo. Algumas coisas foram adicionadas, outras cortadas, que segundo os comentários e críticas, para dar mais dinâmica ao filme. A diferença é que o filme praticamente não foca na história do Príncipe Mestiço, ela aparece levemente de relance. Mas a gente tá careca de saber que um filme com cem por cento do livro seria massante, e teria umas cinco horas. O filme nunca supera o livro. A não ser pelo meu primo, que odiou o livro e adorou o filme. Não sei se é a emoção do momento, mas esse filme já conseguiu entrar pro hall dos meus favoritos, que antes eram Câmara Secreta e Prisioneiro de Azkaban. E vocês tinham que ver eu e Matheus falando que nem ofidioglota no meio do filme tentando assustar a So-fia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário