quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Pessoas que não são bonitas mas são

Vinícius querido que me perdoe, serei obrigada a contradizê-lo em um de seus mais famosos versos, aquele que diz "As muito feias que me perdoem/ Mas beleza é fundamental", no poema "Receita de Mulher". Sou obrigada a discordar sobremaneira porque volta e meia topo por aí com pessoas cuja incalculável imperfeição contitui-se na coisa mais bela e mais perfeita de toda a Criação inumerável, novamente citando o Poetinha.

Não serei protagonista de Malhação ao ponto de dizer que, ao adentrar num ambiente diferente com rostos desconhecidos, não vá deter o olhos primeiramente naqueles que despontam pela beleza, seja dos olhos, do sorriso, dos ombros largos ou do conjunto em si que me parece muito agradável. Andando na escola meus olhos param mesmo é no rosto de desconhecidos colegas adoráveis, nos de cabelo bagunçado, cara de sono e sorriso enorme, não existe nada que prenda tanto minha atenção como as características enumeradas. Entretanto, sou capaz de ver os caras mais lindos do mundo naqueles rostos que, a priori, passam despercebidos. Se é charme, se é encanto a segunda (ou terceira, ou quarta) vista, ou se é só mesmo a famigerada beleza interior que desponta, não sei, mas sei que o mundo está recheado de pessoas que não são bonitas mas são.

Podem reparar, sempre tem aquele cara que você nunca botou fé, nunca parou pra reparare aí, de repente não mais que de repente, ele diz alguma coisa muito interessante, ou apenas demonstra ter um papo legal, dá lugar pra velhinha no ônibus, escreve uma coisa bonita, sorri assim de canto de modo a retirar o brilho de todas as estrelas do céu, lê seu livro favorito ou qualquer outra coisa digna de nota e pronto, de um tribufu ignorável ele passa a impressão de ver uma garça apenas pousada e que um rosto/Adquira de vez em quando essa cor só encontrável no terceiro minuto da aurora.

O contrário infelizmente também ocorre, quando aquela pessoa antes tida como bonita de verdade, dessas que você, se a visse num lugar desconhecido cheio de rostos desconhecidos, pararia o olhar de primeira, faz algo e toma atitudes que acabam por enfeiá-la, a pobre. E os responsáveis por esse retrocesso no campo da beleza posta pelos olhos de cada um podem ser vários, desde um português errado, uma opinião controversa, o fato de ter uma postura realmente reprovável ou até mesmo confundir francês com galego-português. A verdade é que assim como pequenos gestos dão beleza aos feios, pequenos tropeções são capazes de fazer qualquer Jude Law virar o Costinha.

E sabe, nem é (só) de charme que eu falo. Aquele do olhar, da postura, do tom de voz, aquele que faz a gente olhar o Bogart carrancudo em Casablanca e querer casar com ele na hora, que nos faz querer largar tudo e dançar cheek to cheek pra sempre com Fred Astaire e fugir pra Oviedo com o Javier Barden. Falo daquele mais sutil que nem os dotes de dança ou um sotaque latino perigoso é capaz de dobrar, aquele que vem de gente que olha nos olhos, tem opinião formada e sabe das coisas sem ser mala.

Isso sim, os feios estrábicos ou de olhos verdes e corpo escultural que me perdoem, mas é fundamental.

21 comentários:

  1. a beleza junta outros fatores além da primeira visãoque se tem do alvo... simpatia, para alguns inteligencia, jeito de ser.. essas coisas tbm deixam uma pessoa linda,
    pode ser dificil q isso ocorra com alguem muito (mas muito) feio, mas uma pessoa normal pode se tornar muito linda se essas outras caracteristicas agradarem :)

    concordo plenamente com tua visao.

    ResponderExcluir
  2. Ai Anna, um dos posts mais lindos que já vi aqui! Realmente existem muitas dessas pessoas que não são bonitas, mas são. E um sorriso de canto de olho também me encanta! *_*
    Beleza é sim fundamental. Mas não a que está do lado de fora.
    =]
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito o texto mesmo... É ainda sobre um assunto que eu entendo bem! rs
    Impossível pra mim discordar de algo que você disse, só posso acrescentar que por mais que em um grupo algumas pessoas se destaquem pela beleza física (o que é algo natural, até do instinto humano), a vida vai te ensinando não que essa beleza tem pouca importância, mas que não tem realmente importância alguma! A aparência da pessoa não está em absolutamente nada relacionada com como ela é por dentro. A prova disso é que facilmente alguém pode ficar mais "atraente" com cirurgias e tal, contudo o difícil mesmo é mudar a personalidade.
    E como você mesma citou, não é o charme (este também terrivelmente traiçoeiro), tampouco a boa educação ou as habilidades (que também enganam), é a essência - aquilo inexplicável que palavras não descrevem.

    Acho que aí o verso do Vinícius até pode fazer sentido, se a "beleza" dele não for aquela sujeita ao tempo ou a cicatrizes, mas aquela, como nas suas palavras, "mais sutil".

    :*

    ResponderExcluir
  4. Exatamente a mesma opnião, confesso que eu adoro o mal feito, tem algo diferente, é como você disse, a pessoa olha pra beleza, mas basta conhecer a pessoa que o que importa são as atitudes dela. Por ser avessa a qualquer coisa que seja praticada por todos isso fica mais notável. E de certa forma é algo bonito isso, de não se importar com aparencia, tem várias pessoas que com o tempo passei a admirá-las e aos meus olhos são belas². Enfim, um brinde a beleza importante, a fútil acaba em 15 dias de mero tédio visual.
    ^^. bjos querida.

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu tenho um carinho tão especial por feios-bonitos. É quase uma paixão platônica. Meio besta até!
    E eu parei por alguns minutos ao chegar no Jude Law, é muita informação pra minha cabecinha cansada, ô homem bonito, minhanossa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Concordando totalmente. Já vi muito lindo escultural mastigando com a boca aberta. Mas o principal, principal mesmo, pra mim é aquele ar de 'eu sou Deus grego' sabe? Aquele jeito superior que as pessoas tidas como bonitas têm, pra mim diminui na hora a minha opinião sobre isso. Porque eu prefiro bem mais uma modesta beleza em uma pessoa modesta.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Esqueci de mencionar, mas cabe dizer aqui, aqueles casos em que não importa nada na pessoa, quando você está a fim dela tudo nela parece o mais lindo e perfeito que há. Como eu já disse, eu entendo bem desse assunto, porque já aconteceu isso comigo de gostar de alguém e, ainda que ela não tivesse essa 'beleza padrão', as outras garotas meio que se apagaram pra mim... com certeza, nossa própria afeição pode colocar uma máscara bonita em qualquer um.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que as pessoas de verdade, com sentimento, coracao, sao essas "feias, mas nao feias".
    E talvez as bonitas, mas nao bonitas, virem fiquem assim com o tempo, qdo ficarem feias, mas nao feias :D euheuhe..
    Mas eu adorei o jeito que vc escreveu e concordo plenamente.
    A beleza de fora um dia acaba ou pelo menos murcha. Mas a beleza interior eh pra sempre! essa sim vale mtoooooo!!!!!!

    Beijos Anna.

    ResponderExcluir
  9. Um rosto bonito para se adimirar e dar só uma pegada é legal, mas quando falamos de estabelecer uma relação (seja ela amorosa, afetiva ou simplesmente ser colega de alguém) é necessário muito maaaaais que um rostinho bonito!
    A beleza é fundamental, mas a de dentro! =)

    Beeijos!

    ResponderExcluir
  10. show de bola
    vc é linda, por dentro e por fora!

    ResponderExcluir
  11. Ah não vou dizer q não aprecio um homem bonito, mas todos os meus namorados sempre foram belíssimos em suas maneiras peculiares, o sorriso meio sem jeito, o olhar de menino perdido... e por aí vai. Já tem muito tempo q embalagem bonita não me compra.
    bjão!

    ResponderExcluir
  12. Um dos posts mais bonitos do blog, mesmo. Concordo com alguém que disse isso lá em cima.
    Não importa que alguém venha apontar que amei alguém feio, todos eles que foram bons vão ser sempre muito lindos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu não tenho nem o que comentar porque esse texto inteiro é TOTALMENTE verdadeiro, pelo menos na minha vida. São essas paíxões que surgem de repente só por causa de um simples movimento, ação, ou palavra. Perfeito, Anna!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Super concordo que não adianta de nada o cara ser lindão e não ter um papo legal, gostos legais, conhecimento e etc, só falar abobrinhas. Eu gosto muito de encontrar gente assim, que você não dá nada pela beleza, mas quando pára pra conversar ela tem assunto para o dia todo.
    O melhor é você encontrar um bonitão e que tenha tudo isso que você citou de ler o seu livro preferido, ouvir aquela banda que você adora, ver filmes geniais e etc hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Que lindo esse texto.
    Sempre tive na minha cabeça que beleza não é tudo e que afinal, é quase nada.
    Importa mesmo é o que tem dentro.
    Beijo. (:

    ResponderExcluir
  16. Hey ^^

    ÓTIMO texto, ser feio ou bonito é algo tão pessoal, digo, o que seria um feio a ti e nada mais que lindo ao meu ver, porém entendi a palavra bonito empregada em seu texto, o bonito aos olhos de todos.
    Por experiência própria já presenciei situações de extremo deslumbramento físico ao meu lado, minutos mais tarde eu rezava por um mudo juntar-se a nós.

    Xoxo

    :: Loma

    ResponderExcluir
  17. Cá está quem faltava nascer pra derrubar esse poema do Tio Vinícius! HAHAHA a-do-rei! O que posso dizer? Eu concordo com cada letrinha que você escreveu. Já vivi os dois lados da história, bonitos que no fundo eram pessoas repugnantes e feios que foram os únicos a me dar apoio quando mais precisei e sempre demonstram, de forma verdadeira, um amor que ainda não tem significado.

    ResponderExcluir
  18. nossa, quanta verdade! Concordo demais com seu texto. Assim, entre amigos e amigas sou considerada uma pessoa com gsoto exótico pra caras. Não o acho... mas é que a beleza que atrai a todos de primeira não me chama atenção. As particularidades que me chamam atenção... algumas ações, assuntos, gostos, formas, jeitos.
    muito, muito bom seu texto!

    ;*

    ResponderExcluir
  19. ola
    adorei seu blog e estou te seguindo
    me faça uma visita:
    www.flordelotus29.blogspot.com
    me siga. vou adorar que sejamos amigas
    beijos

    ResponderExcluir
  20. A primeira vez que eu vi meu namorado levei um susto: ele é pequeno e "esmirradinho". Aos poucos fui descobrindo como ele é lindo, como ele é lindo, como é lindo... ainda bem que nem todos conseguem ver, assim ele é todo meu!
    beijos!

    ResponderExcluir
  21. Eu passo por isso sempre. Na verdade, posso talvez dizer que pessoas "bonitas" não me agradam tanto, quanto aquelas que dê longe percebe-se um charme, ou elas chamam a atenção de alguma forma que me agrade.

    Tenho atração por nerds feios-charmosos, confesso.

    ResponderExcluir