sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Qual é o filme?

Pulp FictionHá alguns anos atrás descobri um jogo mágico e viciante, o What The Movie. A proposta é absolutamente simples, mas não deixa de ser desafiadora: o site te dá um snapshot, ou seja, um frame de algum filme e a partir dele você tem que dizer de qual filme se trata. Parece fácil quando você pensa em imagens óbvias e reveladoras, mas a porca torce o rabo quando coisas extremamente abstratas e abrangentes, como o céu, um carro na estrada ou a nuca de um personagem aparecem e parecem olhar pra você dizendo decifra-me ou devoro-te.

PsicoseSou realmente obcecada e praticamente escrava do jogo. Alguns snapshots me incomodam tanto que chego a sonhar com eles. A princípio parece meio difícil adivinhar todos os filmes, mas com alguma prática, boa observação e um chutômetro razoável, dá para decifrar filmes por vários elementos, como a fotografia, alguma referência marcante no quadro e algumas certezas que se você adquire, como por exemplo, sempre que o snapshot for no espaço, em 99% das vezes o filme será Star Wars, ou 2001, ou Star Trek ou Blade Runner.

Maria AntonietaAo acertar o snapshot você marca pontos e pode ir acumulando alguns tesouros, ícones de participação em algumas campanhas especiais que o site faz de quando em quando, e também pode acessar desafios temáticos que rolam vez ou outra também, como por exemplo snapshots apenas de reflexos e coisas assim. Não fico muito na pilha dessas formalidades, gosto mesmo é de ficar adivinhando os filmes e salvando snapshots, mas o Pedro joga comigo e adora essas coisas.

Onde Os Fracos Não Tem VezRecentemente o site lançou uma nova seção animal que nos deixou realmente vidrados, o Draw The Movie. A proposta é que os usuários desenhem, fotografem, criem seus próprios snapshots. Pode ser de alguma cena do filme ou alguma referência bem cascuda que só nerds cinéfilos e pessoas com muito tempo de sobra para pensar sobre elas (oi) conseguem descobrir. Além do desafio extra que a seção representa, porque alguns trabalhos são realmente difíceis de serem adivinhados, há o fator diversão extra que é ver a quantidade de coisas criativas que as pessoas postam. Sair do óbvio é a chave e não tem nada mais divertido do que perder muito tempo navegando por infinitas referências cinematográficas inusitadas; sem falar que adivinhar as difíceis leva àquela massageadinha no ego que a gente nunca recusa.

CloserO Iluminado
Laranja Mecânica2001
Recomendo para todo mundo que adora cinema, está de bobeira nas férias ou de molho em casa por causa da chuva em São Paulo, tipo eu.

*As imagens do post foram todas retiradas do próprio What The Movie e são alguns dos meus snapshots favoritos, se você é curioso(a) basta clicar na foto para saber de onde elas vieram.

8 comentários:

  1. O legal é que por algum motivo que eu não sei qual é, eu sabia que a primeira imagem era de algum filme do Tarantino.

    ResponderExcluir
  2. Você já tinha postado esse texto antes, né? Mesmo depois de deletar, já tinha ido parar no greader e eu já tinha lido! Ops! hahahah.
    Anyway, eu MORRO de inveja do seu vício e hábito de assistir tantos filmes. Não sei quase nada, não vi muitos filmes clássicos e, sinceramente, não sei nem escrever sobre cinema. Imagina ficar adivinhando snapshots!!! hahahah. Invejinha.
    No dia que você achar algo assim com livros me chama! ahha
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Ei Anna! Assim como disse a Luísa, também tenho invejinha desse seu vício de filmes, porque eu simplesmente não tenho paciência pra isso, hahaha. E quando eu crescer eu quero conseguir escrever sobre cinema da mesma forma que você, hehe. Embora esteja longe de ficar quebrando a cabeça pra responder corretamente o filme, eu amei esse jogo! Hahaha. Falando em filmes, onde você pega as imagens de cenas com legendas que você posta às vezes? Sempre quis saber! haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. ACERTEI PSYCHO! (dancinha da vitória)
    Tá... acho que todo mundo acerta esse. Até um bebê acerta :(

    A verdade é que eu sou um zero a esquerda com filmes e ainda mais com adivinhações, ou seja, esse jogo me provoca desilusões há tempos. Eu quero participar, mas não me permito isso porque eu não sei jogar. NÃO SEI! Sou a bruza perseguida. Isso fere meu ego.

    JAMAIS eu adivinharia O Iluminado. É o fim da linha pra mim :'(

    ResponderExcluir
  5. Eu, simplesmente, não acertei NENHUM, sou uma negação com essas coisas! Faço bem o tipo de quem passa longe! rs

    Beeijos!

    ResponderExcluir
  6. Acertei todos os filmes das imagens do seu post, agora vou no site para ver se acerto mais :)
    ótima dica!

    ResponderExcluir
  7. que massaaa, adoreei!
    pena que eu não conheço muitos filmes assim, ainda tou vendo os clássicos..

    ResponderExcluir
  8. Advinhei Maria Antonieta de cara. Depois vi Closer, Psicose (muito óbvio) e Laranja Mecânica.
    Adorei essa dica de site, adoro advinhar filmes. Falando nisso, assista ao filme Os sonhadores, Anna. Com Eva green e Louis Garrel, tem muito disso, cê vai gostar. Beijos.

    ResponderExcluir