quarta-feira, 30 de março de 2011

Rob Fleming me entenderia

Rob Fleming (que no filme virou Gordon), o protagonista de High Fidelity, livro sensacional do Nick Hornby, tem uma obsessão por top 5, vai de os 5 melhores lado A de discos aos 5 mais traumatizantes e doloridos foras que já levou, mas a maioria mesmo tem a ver com música. Lá pro fim do livro, ele é entrevistado por uma jornalista que lhe faz a fatídica pergunta: qual são suas cinco músicas preferidas, de todos os tempos? Ele, claro, entra em colapso. Diz que esperou a vida toda para que lhe fizessem essa pergunta e agora que aquilo estava acontecendo, ele não conseguia lembrar de música alguma.

Eu, pessoa que adora uma lista e sofre de sérios problemas no que diz respeito a escolhas, não poderia entendê-lo melhor. E minha reação quando a Sofia me passou o meme pra escolher meus 10 filmes favoritos foi exatamente essa: branco, desespero, não lembro de filme nenhum.Tentei honrar todos, tentei falar pouco, tentei escolher 10, mas o máximo que consegui foram 12, divididos em duas partes: 6 filmes ordenados aleatoriamente e um top 6, onde a ordem faz a diferença.

Ordem aleatória:

"Love is too weak a word for what I feel - I luuurve you, you know, I loave you, I luff you, two F's..."
Annie Hall (Woody Allen): Muita gente provavelmente vai me julgar quando digo que me identifico muito com o personagem do Woody Allen nesse filme, um daqueles em que ele interpreta ele mesmo: judeu neurótico do Brooklin, viciado em análise, em constante crise existencial... Mas como não sentir um clique de identificação profunda com aquela cena em que ele se recusa a entrar no cinema com Annie - Diane Keaton mais maravilhosa e adorável que nunca com seus looks andróginos - por estarem 5 minutos atrasados? O monólogo inicial do filme já  me fez desistir de vê-lo, quando tinha 13 anos, mas hoje é uma das minhas cenas preferidas do filme. Difícil escolher um só do Woody Allen, poderia ter selecionado tanto Whatever Works como Crimes e Pecados ou A Rosa Púrpura do Cairo, mas fico com esse, pelas risadas e suspiros que se repetem mesmo tendo assistido muitas e muitas vezes.

 
 "Life moves pretty fast. If you don't stop and look around once in a while, you could miss it."
Ferris Bueller's Day Off (John Hughes): Ao contrário de muita gente que viu esse filme na Sessão da Tarde, tive que comprá-lo em DVD pra então assistir, e coincidentemente o fiz num dia que cheguei bem perto de um surto psicótico por causa de escola. Dizem que John Hughes conseguiu captar o espírito de toda uma geração com seus filmes, mas ouso dizer que ele foi além, já que mais de vinte anos depois, ainda acho  as propostas dele pertinentes - aliás, selecionar somente esse dele foi um parto, que "Pretty In Pink" fique devidamente mencionado. Pode passar por comédia boba um simples dia na vida de um cara que resolve matar aula com sua namorada e seu melhor amigo, mas em termos de filosofias de vida e ensinamentos, Ferris Bueller é um dos meus gurus, a quem recorro quando me sinto em parafuso com coisas pouco importantes. Minha cena favorita é aquela em que Ferris causa no desfile da cidade e ouso dizer que o filme só seria melhor  Molly Ringwald interpretasse Sloane, a namorada.

"I don't love you anymore. Good-bye"
Closer (Mike Nichols): Closer é uma porrada. Tamanha, que toda vez que assisto eu me pergunto porque faço esse tipo de coisa comigo. Você termina o filme se sentindo meio mal, mas ao mesmo tempo maravilhado, com aquela sensação que só existe depois que você assiste algo realmente muito bom. Closer é um filme sobre amor e sobre como as pessoas são podres, infantis e inseguras, de forma hardcore e crua, sem a intenção de querer absolver personagem algum, mas, sem querer condená-los também. Minha mãe nunca foi de me censurar com filmes, e Closer foi um dos poucos que inicialmente ela vetou, não pelos motivos tradicionais (porque o filme é meio pesado em termos tradicionais), mas por ela considerar que era coisa demais pra minha cabeça. Ela também é viciada nele e sempre assistimos juntas, seja no dvd ou de madrugada, dublado, na televisão. O elenco é demais e tem uma das cenas de abertura mais bonitas de todos os tempos.

"I didn't realize I was disturbing you. You see, every once in a while I suddenly find myself... dancing."
O Picolino (Mark Sandrich): Fred Astaire não dançava como Gene Kelly, não tinha a voz de Frank Sinatra e nem era tão bom ator como o Bogart, mas dançava, cantava e atuava com tanto charme e graça que, segundo meu pai, eu assisto esse filme segurando um sorriso bobo e distraído no rosto do início ao fim. O filme é de 1935 e nada mais é que uma comédia romântica musical das mais batidas, mas gosto muito mesmo assim, porque nunca me canso de ver Fred Astaire na tela, fico hipnotizada por ele, também adoro as músicas do filme e, principalmente, os números de dança, que são belíssimos.  Juro, se fosse fazer uma festa de 15 anos dessas com valsa e tudo que tivesse direito, minha dança de debutante seria "Cheek to Cheek". Valsa da Cinderela é para os fracos.

"I'll make an offer he can not refuse"
O Poderoso Chefão (Francis Ford Coppola): Quando você perde a conta de quantas vezes já viu um filme com três horas de duração, é porque realmente gosta muito dele. Esse é meu caso de amor com O Poderoso Chefão. Tenho uma paixão enorme por filmes de máfia, e esse do Coppola é um marco do estilo. Aprendi a gostar com meu avô, que mal consegue acertar o nome dos netos, mas repete as falas junto com o elenco, e a preferida dele, e a minha também, é "Leave the gun, take the canolli". Adoro a frieza, adoro a italianada no casamento no início do filme, me derreto completamente pelo Al Pacino, tanto no início do filme, com aquela carinha de bebê, como no desenrolar da história, sentado naquela poltrona, o rosto torto por causa de uma pancada. Arrepio inteirinha quando ouço o clássico tema e se tudo der errado eu fujo pra Sicília e viro mafiosa.

"I expect you're tired of hearing this, but you look so like your father. Except your eyes. You have..." "My mother eyes."
Harry Potter: Me sentiria mal de não incluir a saga nessa lista, seria desmerecer a enorme importância que ela tem na minha vida. Claro que, se tivesse que escolher, optaria pelos livros, mas os filmes tem grande importância na minha vida: de pensar em casa um, me lembro da ansiedade antes da estreia, as bagunças, filas, briga por lugares no grande dia, de choros, risadas e xingamentos no cinema, segurar a mão dos amigos com força, cravar as unhas em braços alheios de tanto nervoso, mesmo sabendo o que vai acontecer em seguida. Eu tinha sete anos quando assisti ao primeiro filme, no cinema, e com 17 me despedirei definitivamente da série. Harry, Rony, Hermione e eu crescemos juntos, nos livros e no cinema e pensar em cada um é pensar em diferentes épocas da vida e sentir uma saudade gostosa. Dos sete já lançados, meu favorito é o terceiro, "Prisioneiro de Azkaban" - sim, o fato de ter o Gary Oldman no elenco influencia muito -, e o que menos gosto é o quarto, "O Cálice de Fogo".

Ah, repasso o meme para Kamilla, Taryne, Renata, Amanda e Luiza

17 comentários:

  1. Daí, os únicos filmes que assisti de verdade foram os do Harry Potter e de todos os seis (ainda não assisti ao sétimo) o que mais gostei foi do Cálice de Fogo. Mas eu não li os livros né...
    Eu dormi a única vez que tentei assistir Poderoso Chefão, nem quinze minutos de filme e eu apaguei.
    Sempre quis assistir Closer, mas eu meio que não suporto a Portman, então, para mim, todo filme com ela se torna uma tortura sem tamanho. :T

    Me sinto uma herege.

    ResponderExcluir
  2. Bem de todos esse filmes, só conheço 3
    Closer, O poderoso chefão e Harry Potter.
    O poderoso chefão, eu nunca assisti, de Harry Potter eu não gosto.
    Mas me sobra Closer. O maravilhoso Closer.

    Ai, sou tão sem cultura... hahaha

    ResponderExcluir
  3. A Sofia tambem me passou esse meme, que ainda não respondi e que pretendi emendar com um outro post sobre filmes que pretendo publicar. Nossa, dez filmes é muito difícil, Anna. Mas gostei das tuas escolhas. Adoro Closer, é uma porrada mesmo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olha. Só pra te informar que eu estou desde as 13h escrevendo meu post. São 17h agora. E eu não vou conseguir terminar hoje. Tá?

    ResponderExcluir
  5. Posso voltar pra comentar depois? Tipo, daqui alguns meses quando eu tiver assistido toda a lista? haha
    É, porque daí só vi mesmo Harry Potter e O Poderoso Chefão (que particularmente não alcançou minhas expectativas). 'Curtindo a Vida Adoidado' (sobre o qual, por acaso, eu li algumas horas atrás) não tenho certeza se já vi, mas, em todo caso, verei novamente. Os outros, adiciono na fila de filmes e, provavelmente nas férias apenas, os assistirei e aí volto para comparar nossas opiniões... :)

    Ahh, outra coisa, você falou que tinha um top 6 em que a ordem era relevante... você vai colocá-lo em um próximo post, é isso? I hope so!

    :*

    PS.: Não sei dizer bem se "Cálice de Fogo" foi o filme de HP que eu mesmo gostei, mas provavelmente foi o que eu menos esperei por não ter gostado tanto do livro (tanto que eu demorei 1 mês para lê-lo...)

    ResponderExcluir
  6. Nossa, caí no seu blog de bobeira, tava procurando umas coisas no google e vim aqui, e sinceramente, um dos melhores blogs sobre todas as coisas que eu já li no muundo! Parabéns *-* to apaixonada hehe.

    ResponderExcluir
  7. Annie Hall e Closer são minhas paixões tbm! Já perdi a conta de quantas vezes vi cada um. Adorei o meme! ele veio em super boa hora, pq eu já tava mesmo pensando em fazer um post parecido com esse =)

    ResponderExcluir
  8. Nossa que coincidência. Tenho paixão por filmes antigos, principalmente os da década de 70/80. E pra mim a Molly é a atriz ''adolescente'' mais linda de todos os tempos, desde pretty in pink e sixteen candles. Sinto vergonha de ainda não ter assistido o poderoso chefão, meu pai tem o box aqui e sempre assiste, mas morro de preguiça. Harry Potter é um marco, o filme é genial, os atores dão graça e vida aos personagens do livro, e exatamente como você, meu filme preferido é o terceiro! Tudo por conta daquele hipogrifo, hahahahah

    ResponderExcluir
  9. o poderoso chefão é hors-concours como um dos maiores filmes desse mundo. gosto muito de annie hall. curtindo a vida adoidado é muito, muito legal.

    odeio mortalmente closer. sério, é um filme sobre relacionamentos feito por quem nunca esteve num relacionamento, só pode. quando você vê blue valentine e cenas de um casamento o negócio fica muito feio pra ele.

    e sou preconceituoso e nunca vi nenhum harry potter. não me orgulho disso, acho.

    ResponderExcluir
  10. Ai, Annoca! Já tô em pânico aqui. NÃO ME VEM UM ÚNICO FILME PR'ESSE TOP FIVE! J E S U I S!
    Da sua listinha, assisti Closer e, claro, Harry Potter. Closer não cheguei a assistir até o final, por que minha mãe acho muito pesado - tradicionalmente falando - e vetou. Desde então não tentei assistir de novo. E Harry Potter, BEM, é Harry Potter e com TODA certeza estará na minha lista! :D
    Morro de vontade de assistir O Poderoso Chefão, mas sempre esqueço! Absurdo né? :P

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada por me indicar o meme. Está querendo muito participar dele. Já entrei em colapso aqui para fazer a minha lista!!! Alguns que você listou eu só conheço por nome e outros eu concordo. Aguarde meu post! hahaha

    ResponderExcluir
  12. Ótimo post!
    Até hoje não vi Closer... está anotado!
    beijos!

    ResponderExcluir
  13. odeio escolher coisas. adoro fazer listas, mas sempre sinto que esqueci alguma coisa MUITO importante.

    boa escolha de filmes. só não vi a do fred astair, mas todos os outros são bem legais. o prisioneiro de azkabam pra mim só perde pro 7.1, e também foi meu preferido por muito tempo.

    beijo!

    ResponderExcluir
  14. Me dá 5 minutos pra eu entrar em crise por só conhecer dois da lista? Ok, 2 de 5 é como tirar 6 em Matemática, mas poxa eu queria um 10!
    Closer é lindo lindo, super profundo e cheio de coisas mesmo, muito pesado. E Harry Potter, pfff, é Harry Potter e nunca vampiros brilhantes irão superar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Missão impossível pra vc né Anna? Acredito que ainda ficaram faltando muitos filmes aí,segundos seus vários posts sobre filmes!

    ResponderExcluir
  16. Curtindo a vida adoidado é tudo! Muito divertido e gostoso de ver 300 vezes! Closer, apesar de achar meio pesadão, gostei. Acho que é porque amo todos os atores do filme! Os outros não assisti. Adoro listinhas também! Beijos

    ResponderExcluir
  17. Anna, só agora me toquei de que não vim agradecer a indicação fofa! Sorry, sorry! Nem preciso dizer que amei, apesar desse meme ter me deixado doida por um tempinho, hahaha! O Rob nos entenderia, mas a tarefa dele era pior ainda! Imagine escolher apenas 5 favoritos? Dessa tarefa eu acho que desistiria, hihi. Um beijo e brigada de novo :*

    ResponderExcluir