quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Ode ao pudim de leite

Semana passada minha avó esteve aqui em casa novamente. Teve bolo, claro. Mas, melhor que bolo, teve minha especialidade favorita da minha avó, o pudim de leite condensado. Minhas duas avós fazem pudins muito bons, mas sou obrigada a dizer que prefiro o da minha avó Marilza, porque ela sabe respeitar o pudim. Veja bem, eu sou mineira da gema e eu gosto de pudim cowboy. Por pudim cowboy vocês entendam puro e sem frescuras. Leite condensado, ovos e leite na receita, só. Nada dessas frescuras de queijo e coco ralados, raspinhas de limão, etc. Nada contra o coco e a raspinha de limão, respeito, mas a cada vez que alguém coloca queijo num pudim, um urso panda morre de inanição. Não pode. Embora respeite o coco e as raspas de limão, não tenho argumentos para defendê-los diante de um pudim de leite de raíz, puro, bem caramelado. É o mesmo que querer comparar The Killers com Beatles. The Killers é ótimo, mas os Beatles são os Beatles.

O pudim de leite é bom por si só, mas, assim como o toque especial da cobertura do bolo de cenoura, minha avó conseguiu dar seu toque ao pudim, elevando-o ao cargo de minha última refeição, caso um dia acabe no corredor da morte. Esse toque especial veio por acidente, num dia que minha avó tirou o pudim do forno cinco minutos mais cedo. Ele ficou feio e meio mole, e na hora de virar, despedaçou-se inteiro. No entanto, virou a coisa mais sensacional da face da Terra. Por não ter assado direito, o pudim ficou com a consistência normal do pudim por fora, mas cremosíssimo por dentro. Não dá pra descrever direito, comê-lo é uma experiência sensorial. Acho a metáfora imprópria para esse sítio virtual de respeito, mas a melhor maneira de ilustrar a grandma's pudding experience é com a antológica cena da Meg Ryan no restaurante, em Harry e Sally. Sem mais.

Nessa vinda, vovó fez seu pudim com o adicional da cremosidade graças à retirada prematura do forno. Ela não faz isso sempre, porque, como já disse, ele fica meio feio e as pessoas o olham com receio. Uma pena. Meu tio veio jantar aqui em casa - por isso o pudim, para a sobremesa - e não estava botando muita fé naquele doce tristinho. Eu, ao colocar o primeiro pedaço na boca, fechei os olhos, comecei a bater a mão na mesa gritando "OH GOD! OH GOD! YES! YES!" (ok, a parte dos gritos eu adicionei agora) e meu tio resolveu experimentar. Ao comer o primeiro pedaço, sua fisionomia se alterou de pronto, ele enfiou o resto do pudim inteiro na boca, me olhou com uma cara de fissurado e disse: "Meu. Deus." A entonação foi exatamente essa. 

Quem quiser essa experiência de vida para si, basta fazer um pudim de leite condensado, receita tradicional, sem frescuras, e tirá-lo do forno uns cinco minutos antes. Acreditem, é ir pro céu e voltar no espaço de uma garfada.



Seth Cohen curtiu esse post!

10 comentários:

  1. Pudim é muuuuuito amor! Pudim de vó então.... <3

    ResponderExcluir
  2. Anninha, te entendo! Tem uma receita de bolo de chocolate MARAVILHOSA que a minha tia Lu faz. Um dia eu enchi o saco da Tia Malu pra pegar a receita e fazer igual, e a partir de então sempre que a tia Malu vem aqui em casa eu peço pra ela fazer, mas a primeira vez foi inesquecível. Ela colocou mais pó royal do que o necessário e o bolo explodiu dentro do forno. Sujou o forno todo, e o bolo ficou parecendo uma mousse, todo desmantelado. MAS. MAS. MAS. Foi o MELHOR BOLO DE CHOCOLATE DO MUNDO. Toda vez que ela ou a tia Lu fazem fica uma DELÍCIA, mas dessa vez que ele explodiu ele ficou indescritível. Hahahaa. A dica então é, tirar o pudim do forno antes, e explodir os bolos de chocolate! Aliás, acho que vou fazer um post sobre isso! hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. acabei de comer um pedaço! pudim de leite e paçoca de rolha estão regendo minha semana com maestria! (haja fígado)

    ResponderExcluir
  4. Ode aos posts de culinário do So Contagious! Pode ter certeza que vou experimentar esse pudim prematuro (#tumtsi)! Assim como você, prefiro o simples mesmo, sem frecurébas. Mas confesso que nunca ouvi falar de pudim com queijo!

    ResponderExcluir
  5. OH GOD? Parece outra coisa.

    ResponderExcluir
  6. Sou um fã xiita do pudim de leite da minha mãe... e por fã xiita entenda aqueles caras que não aceitam, de forma alguma, qualquer tipo de modificação no ingrediente, que reagem intempestivamente à menor intenção de mudança, seja em qual for o aspecto. Sou extremamente a favor da simplicidade das coisas. De todas as coisas. Não gosto de firulas culinárias, inclusive. "Quem diz uma coisa com dez palavras é porque não sabe dizer com cinco", como bem soube definir o Gilberto Gil — embora, na ocasião, ele estivesse falando a respeito de quem não sabe falar. Mas eu penso que quando o assunto chega na cozinha, é bem por aí também. Porque o pudim de leite da minha mãe pode ser ingênuo, puro e sem frescuras, mas AINDA ASSIM consegue ser o mais foda deste braço da galáxia.

    Em suma, do que minhas lombrigas mais gostam no pudim de leite da minha mãe — além do sabor que lhe é peculiar — sem dúvida, é da consistência. Porque devo confessar que não sou muito chegado nesse tipo de pudim que fica molengando, empapado, desmantelando à toa, ou melhor dizendo, muito "cremoso". Não gosto de comida mole, em geral. Mas lendo você falar assim, até fiquei curioso em saber como é a sensação de ir pro céu e voltar no espaço de uma garfada. :D

    ResponderExcluir
  7. Poxa Anna, também amo pudim de leite, preferencialmente sem frescuras. Basta o pudim e aquela calda caramelada maravilhosa escorrendo em câmera lenta, huuummmm, até dá água na boca!
    A cena de Harry e Sally mencionada nesse texto foi escolhida como a cena mais engraçada do cinema, sabia?
    Beijão.

    ResponderExcluir
  8. Pudim foi a primeira coisa que eu aprendi a cozinhar e adoro o que eu faço, embora tenha uma tia que seja especialista em tal receita e faça um pudim divino também.
    O fato é que coco, limão ou qualquer outra coisa que inventem de colocar naquela tão simples e deliciosa receita, só estraga a coisa. As pessoas deviam parar de tentar melhorar o que jé é perfeito, porque isso nunca dá certo.

    ResponderExcluir
  9. Não sou tão fã assim de pudim de leite, mas te entendo bem. Acabei de ler o post da Analu sobre o bolo de chocolate que explodiu, hehe.

    ~~TAMBÉM NÃO CURTO COISAS ALEATÓRIAS NOS PUDINS! Caramelo tá bom demais!~~

    ResponderExcluir
  10. Ai meu deus, preciso desse pudim agora!
    Nunca fiz pudim, sempre é minha mãe que faz. Vou tentar fazer esse e tirar um pouco antes do forno.
    Também não sou muito fã de pudim com algumas frescuras. Estraga todo o conceito de pudim bom. haha
    Beijo, Anna. :)

    ResponderExcluir