terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Retrospectiva literária de 2011

Dando sequência a uma tradição iniciada ano passado, chegou a hora de falar aqui sobre o que andei lendo ao longo de 2011. Confesso que no início do ano eu estava pensando que minhas únicas leituras seriam as obrigatórias para o vestibular, mas entre elas consegui arranjar tempo para ler coisas bem legais que me permitiram fugir um pouquinho da rotina e do estresse que foram esses 12 meses. Coisas tão legais, aliás, que esse ano creio ter lido uns 3 ou 4 livros que facilmente se encaixariam num ranking de melhores e mais importantes livros da minha vida.

Livros lidos em 2011

High Fidelity (Nick Hornby); A Descoberta do Mundo (Clarice Lispector); Vidas Secas (Graciliano Ramos); One Day (David Nicholls); Menina a Caminho (Raduan Nassar); Como Treinar Seu Dragão (Cressilda Crowell); Memórias Sentimentais de João Miramar (Oswald de Andrade); Anjo Negro (Nelson Rodrigues); Paraísos Artificiais (Paulo Henriques Britto); As Virgens Suicidas (Jeffrey Eugenides); Cem Anos de Solidão (Gabriel Garcia Márquez); Meio Intelectual, Meio de Esquerda (Antonio Prata); O Que Se Passa Na Cabeça dos Cachorros (Malcolm Gladwell); Contra Um Mundo Melhor (Luiz Felipe Pondé); Paula (Isabel Allende); Franny & Zooey (J.D.Salinger); Memórias de Um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida); Capitães da Areia (Jorge Amado); A Cidade e as Serras (Eça de Queirós); Fahrenheit 451 (Ray Bradbury)

O casal mais apaixonante

Dexter Mayhew e Emma Morley, de One Day - Por 20 anos, acompanhamos os encontros e desencontros de Dex e Em, protagonistas de uma história de amor que tinha tudo pra ser e não foi, numa metáfora interessante sobre a vida em si, que muitas vezes nos traz situações que tem tudo pra dar certo e acaba não dando, e a gente olha pra trás e fica pensando no que deu errado. Nada deu errado, a vida aconteceu. Isso não significa que os dois não se amaram durante esses 20 anos, mesmo não estando juntos, e não faz com que eles deixem de ser lindos de morrer, mesmo com seus zilhões de defeitos. Depois de ter terminado o livro, reli várias vezes o capítulo Rules Of Engagement, onde os dois viajam juntos para a Grécia, como amigos, e estabelecem regras de convivência para que as coisas não fujam do controle - claro que são todas quebradas depois. É o capítulo mais engraçado, mais fofo e mais encantador de todo livro, e é praticamente impossível não amar aqueles dois depois dele.

 Virei a noite lendo

Capitães da Areia - Devorei este livro em parte porque ele era da biblioteca e eu tinha um prazo para devolvê-lo, mas principalmente porque eu não conseguia largá-lo. Não virei noite porque não posso me dar a esses luxos, mas extrapolei a hora de dormir e virei aulas e aulas que eu realmente deveria estar prestando atenção para acompanhar as aventuras e desventuras desse grupo de crianças abandonadas que domina as ruas de Salvador realizando furtos em casas chiques e experimentando uma liberdade plena que poucos conhecem. É um livro delicioso e lindo, que conta uma história triste de uma forma doce, com personagens maltratados pela vida, mas que não perderam a ingenuidade típica das crianças e que por isso se tornam tão apaixonantes que fiquei dividida entre a vontade de trazer todos pra casa para guardá-los em potinhos ou então de fugir de casa e ir vadiar com eles pela Bahia.

Chorei de soluçar

Vidas Secas - Confesso que tinha uma preguiça dos escritores nordestinos e dos livros sobre o sertão. Não é preconceito, juro. É que nunca tinha me interessado realmente sobre o que eles contavam. Peguei Vidas Secas por causa do vestibular da Fuvest e ganhei em troca uma das melhores e mais tocantes leituras da minha vida. Graciliano Ramos, com seu jeito sucinto de escrever, conta a história de uma família de retirantes com suas mazelas, e como diz o título, suas vidas secas. Só que eu acho que apesar do que todas as análises falam, o que temos são personagens humanos e doces. O narrador e eles próprios se veem como bichos, engolidos pelo ambiente que vivem, mas eu senti algo mais ali. Vai ver eu senti errado, mas ainda que errando, gostei muito do que li. Como a maioria das pessoas, tive um apego todo especial à cadela Baleia, a personagem mais interessante de toda a história, e no capítulo que descreve a sua morte eu chorei tanto que tive que fazer uma pausa na leitura. Sabe quando você chora tanto que abaixa o livro e vira a cara no travesseiro e se dissolve em lágrimas por causa de umas linhas muito bem escritas? Então, descobri o que é isso lendo Vidas Secas.

Decepção do ano

Memórias de Um Sargento de Milícias - Sei que muita gente torce o nariz para literatura nacional e principalmente para livros que são cobrados no vestibular (te amo mesmo assim, tá Renata?), e eu consigo entender isso porque também odeio ler qualquer coisa se sou obrigada. Mas costumo me interessar por esses livros e tinha uma enorme curiosidade com este, porque conheço bastante gente que gosta dele de verdade. A decepção começou quando assisti uma aula a respeito, antes de lê-lo, e achei a história profundamente sem graça. Tão sem graça que quando tive a impressão que a coisa ia engrenar, ela havia chegado ao fim. Resolvi ler mesmo assim e a sensação se manteve: não me interessei pela história, não me apeguei a nenhum personagem e não fiquei intrigada em momento algum. E olha que eu amo livros realistas as crônicas de costume do século XIX, Machadão não me deixa mentir. Acho que o defeito do livro é esse, Manuel Antônio de Almeida tenta, mas não é Machado de Assis. Das memórias que já li, considero estas mais digeríveis do que as de João Miramar, mas que não chega nem no dedinho do pé do finado Brás Cubas.
Livro irrelevante do ano

Paraísos Artificiais - Não é um livro ruim, não mesmo. Aliás, é gostoso de ler, tanto que comecei e quando vi já tinha chegado ao fim, num mesmo dia. O problema é que não me lembro de basicamente nada dele, e se me apontassem um revólver agora, eu conseguiria lembrar um conto ou dois. E nada mais.
  
Grifei

A Descoberta do Mundo - Há uns anos atrás, dizer que gostava de Clarice Lispector era uma espécie de pré-requisito para ser bem visto como literato de respeito, mas de repente dizer que gosta dela virou motivo de chacota. Bem, eu nunca quis tatuar uma frase dela, mas também nunca desgostei. Não me identifico muito com suas ideias e não faço o estilo intensa, vai ver é por isso que não fui tão tocada assim pelas coisas que havia lido anteriormente. Só que A Descoberta do Mundo é diferente. É uma coletânea de crônicas que ela escreveu no jornal por anos, que revelam uma Clarice mais leve e interessante - ao menos para mim. A sensação que tive é que estava sentada na mesa tomando um café e a ouvindo contar histórias. Existem os textos mais densos, claro, mas a maioria é sobre episódios cotidianos. A diferença é que ali no meio de um texto sobre o encontro que ela teve com o Chico Buarque, por exemplo, eu encontrava uma sacada, uma ~epifania~ escondida que me faz entender porque Clarice é Clarice. Aí vou lá e grifo.
O pior livro de 2011 

Menina A Caminho - Um livro que odiei desde a primeira linha que li até a última, e esconjurei, e detestei, e não entendi nada, e que só de lembrar já fico com raiva. Li por causa do vestibular (UFU, ferrando minha vida desde 2008) e no início pensava que fosse ser bom, por causa do autor ser quem é, mas não. Eu passei o livro todo sem entender o propósito da história, e quando li a análise e entendi o que aquilo tudo significava, achei pior ainda. Passem longe.

Soco no estômago 

Contra Um Mundo Melhor - Luiz Felipe Pondé escreve verdades que a gente sabe e não quer ouvir. Ou que não sabe e depois que descobre talvez preferia ter ficado na ignorância. E eu adoro ele. Esse livro faz com que a gente se sinta meio mal e terrivelmente hipócrita, e nos faz acreditar que a humanidade não deu certo mesmo, e como diz uma amiga minha, suicídio coletivo é a solução. O soco no estômago, no entando, é algo bom. Como o próprio autor diz no livro, é melhor sofrer sendo gente do que ser feliz sendo uma pedra burra. Por anos essa questão rondou minha vida (juro), e esse livro me marcou e mudou muito, e acho que finalmente consegui entender o que é esse "ser gente" que ele e as pessoas tanto falam. Entendi e gostei do conceito. O livro também é bom porque apesar desse título e de tudo que eu falei até agora, tem uma das mensagens mais bonitas que já li na vida. Vale muito.
 
O mais chato

Memórias Sentimentais de João Miramar - Tupi or not tupi só se torna uma questão quando a gente entende o que o Oswald de Andrade quer dizer, e desculpa se não sou cult ou antropofágica o suficiente, mas não acho isso tarefa fácil. Não sei se chato é o adjetivo adequado ao livro, talvez um belo WTF fosse mais apropriado, mas também é chato pra caramba passar cerca de 10 páginas sem ter entendido uma linha do que o cara escreveu. Se sentir burra é chato pra caramba. Li o livro antes de conhecer as vanguardas europeias e com um conhecimento muito raso de modernismo, logo a experiência foi um tanto assustadora. Confesso que depois que meu professor o leu em sala com a gente, explicando cada capítulo e contextualizando tudo, a coisa ficou mais fácil e eu até poderia dizer que foi divertido. É um livro pra se estudar, não pra se ler antes de dormir.

Abandonei

Iracema - Não gosto de abandonar livros, acho feio e fico com a impressão de que alguém vai levar pro lado pessoal, mas José de Alencar que me desculpe, não deu. Escrita muito rebuscada, muito lírica, muitas metáforas e um parágrafo inteiro inventando analogias com a natureza pra dizer que a virgem dos lábios de mel e cabelos pretos como a asa da graúna sentiu saudades do amado português é demais pro meu gosto. Não conseguia ler um capítulo sem cair no sono e resolvi parar de perder meu tempo. Foi mal, Fortaleza amada.
 
Morri de rir

High Fidelity - Gosto de humor negro, personagens auto-depreciativos e piadas ácidas e é por isso que me dou tão bem com o humor inglês e com os textos do Nick Hornby. High Fidelity não é um livro de comédia (muito pelo contrário), mas a narrativa em primeira pessoa ajuda bastante a dar abertura a insights geniais que nada mais são que um apontamento despretencioso ou um adjetivo absurdamente bem colocado e pronto, risada na certa. Guardei na memória algumas tiradas muito ótimas e ainda hoje começo a rir sozinha se me vem alguma na cabeça assim de repente.
Aventura, fantasia ou infanto-juvenil

Como Treinar Seu Dragão - Fiquei muito feliz ao perceber que o futuro literário dos meus filhos não está tão perdido como eu imaginava. Existe coisa muito boa escrita para crianças atualmente, e que não são simplesmente histórias de aventuras sobre vikings engraçadíssimos e apaixonantes, mas algo consistente e com uma profundidade bem sutil que agrada aos pais que estão lendo as histórias, as crianças que irão relê-las quando mais velhas, e as primas que roubam os livros dos primos bebês para passar o tempo e acabam totalmente envolvidas com a história de um garoto corajoso e seu dragão banguela.
 

Bate bola de personagens
Personagem masculino mais apaixonante: Pedro Bala, de Capitães da Areia. Clichê, eu sei, mas ganhou meu coração.
Personagem feminina que eu queria ser: Úrsula Buendía, de Cem Anos de Solidão e a própria Isabel Allende, autora de Paula, que é basicamente sua autobiografia.
Personagem mais chato: Jacinto, de A Cidade e as Serras - Passa dois terços do livro entendiado e aborrecido com a sociedade parisiense e sua modernidade (sendo que antes não se cansava de louvá-la) e o resto dele exaltando as maravilhas da serra. Zzzzzz
Personagem mais perturbador: As irmãs Lisbon, de As Virgens Suicidas e Sem Pernas, de Capitães da Areia.
Personagem que mais me identifiquei: Emma Morley, de One Day.

O melhor livro de 2011

Se eu for pensar em termos de qualidade, esse ano li coisas que mereciam mais esse troféu do que meu escolhido. Como não sou intelectual, entendida, crítica especializada ou algo assim, deixo aos especialistas a tarefa de escolher o Nobel e o Jabuti do ano que vem e me contento em premiar o livro que li esse ano que mais deixou sua marca na minha vida, e que eu dificulmente vou esquecer. One Day, claro. Porque muitas pessoas vieram me contar que não o acharam essa Coca Cola toda, mas eu não consigo pensar em outro que tenha me envolvido tanto, com o qual eu tenha me empolgado e divertido, e sofrido também, e que, óbvio, tenha me trazido tanta coisa boa. Acho que foi uma questão de timing. Li o livro num período que tinha tudo a ver com a essência da história, quando eu precisava ler aquilo e quando aquelas linhas e o que elas significavam faziam um eco tão enorme aqui dentro que até a melancolia que ele me enfiou, por alguns dias, valeu e só fez aumentar o carinho.

21 comentários:

  1. Que demais Ana! Através da sua análise faço minhas ponderações: eu amei quando li Sargento de Milícias. Não sei por quê, mas li na época do colegial e amei. Amava Luisinha e Leonardo.

    100 Anos de Solidão: fiquei com inveja de você ter terminado. Parei na metade aquela história que não terminava nunca (nem aquela família) e nem sabia aonde ia chegar. Mas deu vontade de recomeçar...

    Vidas Secas: eu assisti o filme (bem antigo por sinal) e adorei. Depois desse post, me deu vontade de ler o livro...

    Da Clarice eu só aprendi a amar a Macabéa até agora (de A Hora Da Estrela), não peguei nenhum outro ainda pra ler.

    Estou com um livro sobre a Frida Kahlo pra ler e Grande Sertão Veredas. Sinto que são bons mas ainda não me aventurei.

    Os outros eu desconheço, mas deu muita vontade de ler esse "Contra Um Mundo Melhor" e "One Day". Post mega útil!

    Você conhece a Tati Feltrin? Ela faz resenhas de livros no Youtube, é demais. Recomendo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci! Também quero ler "Capitães De Areia", mas tô esperando ver o filme antes, para ler o livro depois. Aquela coisa de evitar frustrações se eu fizer o contrário.

    ResponderExcluir
  3. Adoro restrospectivas, mas esse ano fui uma vergonha no quesito leitura, li uns 7 ou 10 livros sendo que 5 foram do snoopy e uns 2 do calvin hahahaha. Já vou anotar uns livros aqui do poat pra ler, to precisando. Eu adorei Sargento de Milicias, também li por causa do colégio, e foi pelo colégio também que comecei a me interesasar mais pela literatura nacional, e também pela Clarice. Confesso que tem uns contos dela que eu leio mais de uma vez pra entender hahaha. Quero muuuuito ler One Day, parece ser tão bom, acho que vou baixar rs. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Por ter estudado em São Paulo, você deve imaginar que eu tive contato com alguns desses livros. Iracema e Memórias de um Sargento, por exemplo, eu cansei de ouvir sobre a história deles e o significado das obras (Iracema é anagrama de América e blábláblá). O primeiro eu nunca li, o segundo eu parei na metade. Ainda que tenha me safado de leituras obrigatórias (por não ter prestado vestibular em SP... aliás, você não fez o PAS esse ano, né?), ganhei da escola muitos desses clássicos (alguns bons) que eu tenho até hoje e nem sei mais se algum vestibular exige, como o Auto da Barca, Brás Cubas, o Cortiço...
    Capitães de Areia li há uns bons anos por livre escolha e gostei até, ainda que nem de longe esteja entre meus favoritos - lembro pouca coisa dele, na verdade. Agora, jamais chutaria que 'Pedro Bala' fosse o personagem masculino mais apaixonante pra você de todos esses livros...
    Enfim, já adicionei mais um punhado de livros desses a minha lista (inclusive 'Menina A Caminho' que fiquei me coçando de vontade de ler e ver porque é tão ruim! hahaha). Não vou fazer um post assim porque é vergonhoso o número de livros que eu li esse ano. :( Estou pensando mais em fazer um post sobre os que eu COMPREI, porque aí sim daria um post bem grande! hehe
    Desses todos com certeza lerei One Day primeiro, que estou com vontade desde seus posts sobre e não sei como ainda não terminei... (que a Isa não leia esse comentário! kkk) Até porque não verei o filme até terminá-lo!
    Estou com vontade de voltar com o meu tumblr sobre trechos de livros nas férias. Se realmente o fizer, depois eu peço sugestões suas! :)

    Bj

    PS: Viu no que dá criticar Paris, Eça? mauhsuasa

    ResponderExcluir
  5. Anna, já vou começar falando que, infelizmente, este ano não poderei fazer esse meme, que no ano passado eu amei fazer. E sabe por quê? Porque de leituras, este ano eu fui um fracasso. Praticamente eu não li nada e nem me orgulho disso. Que 2012 seja um ano de muitas leituras, então!
    Desde que li sua resenha estou a fim de ler One Day. Tenho Capitães de Areia em casa, há 1 ano e meio e ainda não li. Já até arrumei na minha mala para Brasília. Vidas Secas é o tipo de livro que sei que preciso ler, mas... quem sabe um dia. haha Momento revolt's com você: COMASSIM você não gostou de Memórias de Um Sargento de Milícias?! Gosto demais, principalmente das ironias. Eu li Paraísos Artificiais e concordo com você. Todo início de conto eu vi que o escritor tinha potencial, mas ele não sabia e não queria fazer finais. Me dava tanta raiva isso! Não me esqueço da sua carta em que você escreveu um trecho da Clarice sobre o Chico Buarque (amor demais!)Eu vi o livro do Pondé na livraria e fiquei louuuca! haha Iracema eu não cheguei a abandonar, mas pulei muuuuuuuitas partes. Eu custei a ler A Cidade e as Serras também. Eça de Queiros é melhor do que isso!
    Até agora eu estou triste por quebrar a tradição e não fazer o meme. =/
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Passei aqui só para elogiar seu blog, tenho lido há alguns dias e já consta na minha lista de favoritos. Você tem uma escrita muito madura pra uma garota de 17 anos! Muita sorte na carreira jornalística, futura colega de profissão! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ai, Capitães da Areia.. Li em 2009, me marcou tanto que fiz um post baseado nele, hehe.
    Um dia eu estou doida pra ler, mas vou ler em português mesmo, pretendo fazer isso logo.
    Estou criando coragem pra responder esse meme, minha vida literária se enrolou tanto, mas TANTO agora no fim do ano, que tô até com vergonha!
    E eu DETESTEI vidas secas, e curti Memórias de Um sargento de Milícias! Tinha uma Luiza! Adoro! hahaha
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. menina que delícia de post. De verdade! Até porque eu sou maluca por literatura, doida varrida mesmo, e adoro saber de opiniões, enfim, debater sobre o tema.

    Aproveito aqui pra indicar um: A Sombra do Vento. Falo pra todo mundo porque é um dos livros mais queridos que li neste ano. Se você gosta de suspense, embarque!

    Ps: Quero muito ler One Day.

    ResponderExcluir
  9. Amei seu meme, Anninha! Tanto que até já fiz, né rs Tem muitos aí que morro de vontade de ler já tem um tempo, como 'One day' e 'Capitães de Areia'. E tem outros que fiquei com vontade de ler agora que você indicou. Isso não é boa coisa, porque eu não tenho mais onde guardar livros! hahaha

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Adorei a sua retrospectiva
    A leitura está bem eclética, tem de tudo um pouco.
    Não consegui le os livros obrigatórios para a Fuvest. Mas eles eram realmente bons.
    Iracema é ainda fininho, tenta ler O Guarani. Você desiste no primeiro parágrafo. Mais José de Alencar é assim mesmo: Rebuscado. Um dia a gente se conforma e lê.
    Me deu mais vontade de ler Vidas Secas depois que li suas impressões sobre o livro. Vou colocar na minha meta de leitura para o ano que vem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Anninha, tenho que confessar que li poucos livros pro vestibular porque na maioria eu li resumos e críticas de profissionais e tals. Os únicos que li pro vestibular foram Capitães da Areia, Dom Casmurro (e abandonei porque cansei) e A hora da estrela, da Clarice. Gostei muito do livro da Clarice, acho que ela tem uma linguagem marcante, mas é bem exagerado mesmo. Capitães da Areia eu até assisti a uma peça também e fiquei apaixonada. Dom Casmurro eu abandonei não sei direito o motivo, não consegui terminar. Também acho feio demais abandonar livros :( Mãs... Beeijos :*

    ResponderExcluir
  12. Anna, Anninha, Annota (Annota, de onde veio?), duas coisas:
    1 - Tem "coisa" pra ti lá no blog e;
    2 - Também seguirei essa retrospectiva literária, que tenho feito desde o início do ano e haja livro para comentar (sessenta, no total).
    Gostaria de saber a sua opinião sobre o Bradbury que estás a ler. Porque eu acho esse livro péssimo, mal construído, apesar da maravilhosa intenção de bombeiros que queimam livros no futuro. Mas a narrativa é péssima. O que vc achou? Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Que post incrível! De verdade, ficou maravilhoso! Vou até dar ctrl+d para usar de referência, pois pretendo ler MUITO mais livros do que li em 2011.

    ResponderExcluir
  14. Hey Anna Vitória!!
    que fofa vc surgir assim de repente no meu blog! ^^ a Ruvis arranjou amigas super bacanas mesmo, fico feliz com isso! e é muito bom estar conhecendo vcs! :D

    nossa, vc conseguiu ler tudo isso mesmo em ano de vestiba?? vc deve saber que eu tbm estou prestando vestibular (pelo ultimo ano, se Deus quiser), e omg, eu não consegui ler quase nada por lazer! alguns livros de artes (que eu vou prestar) e O Pistoleiro! SÓ! shame on me :(

    anyway, aos coments:

    CAPITÃES - aaah, ler livro obrigado é um saco, o que me faz odiar pelo menos metade dos livros pra vestibular! mas Capitães da Areia é um que escapa disso, eu gostei muito dele, da lista do vestiba, só perde pra Dom Casmurro, pra mim.

    ONE DAY - a Ruvis ganhou de amigo secreto, talvez até mesmo de você, vai saber, mas seja como for, me parece triste uma história aonde o casal não dá certo :(

    VIDAS SECAS, MILÍCIAS - aaaah, fuvest... :( nem quero ouvir seu nome mais :( eu até gostei de milícias!! :(

    PARAÍSOS - HAHAHAHAHA ri muito da descrição

    DESCOBERTA - aaah, Clarice! de fato, hoje em dia citar frase de Clarice é o "eu amo Paulo Coelho" de antigamente! de qualquer forma, não opino muito sobre ela pq li só alguns contos, e se eu não me engano foi pq eu ia falar sobre ela em um trabalho de literatura, então nem foi por diversão :| mas mulheres no geral gostam mais dela, a Ruvis adora Laços de Família, se não me engano

    MENINA - tão ruim assim? omg! bem, é importante tbm ter algum na lista que vc odiu, dá mais credibilidade aos que vc gostou, assim vc não é uma "amo td que me colocam na frente" haushaush

    JOÃO MIRAMAR - eu gosto MUITO de Oswald!! mas não consegui ler esse livro! abandonei! :( prometi que tentarei outro livro dele ano que vem, ainda vou pensar em qual!

    IRACEMA - hahaha eu falo que gosto de Iracema, ninguém acredita! é verdade, eu li duas vezes seguidas até, pq queria tirar 10 com um professor famoso por nunca dar 10! eu resumi o livro, peguei análises, etc! eu consegui o 10 :DDD

    HIGH FIDELITY - fiquei com muita vontade de ler, adoro rir lendo um livro, é tudibom! ^^

    DRAGÃO - nossa, há quanto tempo não leio algo infanto-juvenil :( aliás, há qto tempo não assisto nem ao menos uma animação no cinema! o filme desse livro por exemplo, nem vi! '-' vou culpar a falta de tempo, vai! mas eu realmente gosto, não tenho preconceito do tipo "afff, tenho 20 anos, isso é de criança"

    yay! adorei a lista e os textos, parabéns, seu blog é show! :DD
    obg por visitar o meu, a gente se esbarra por aí, Anna! ^^ prometo voltar aqui sempre que der :))

    bjs, boa semana!

    ResponderExcluir
  15. Fiquei com vontade ler High Fidelity *-* One Day, pra mim tbm, foi o melhor livro q li esse ano :) ele me fez chorar com sua reviravolta, lembro-me mt bem qdo vc falou dele aqui e na mesma hora quis lê-lo há alguns dias assisti o filme e cai aos prantos novamente, mas é um livro que merece ser relido ;) Capitães de Areia li no inicio do ano tbm, ele me emocionou bastante e achei a leitura mt poética sl, o modo como jorge amado escreveu me agradou mt ;) uma grande lição mesmo :)

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post, Anna! Muuuuito bom você ter resgatado a ideia (: Acho que vou postar em janeiro ou na última semana do ano. Acho que o vencedor da minha lista vai ser As Virgens Suicidas <3 Beijo!

    ResponderExcluir
  17. Eu não sabia que a Baleia morria!!!!!!!!! E nem do negócio que acontece na terceira temporada!!!!!!!111111 Te odeio tu é a maior estragadora de surpresas ever!!!!!!!!!!111111111111111111

    Eu queria ler Vidas Secas há algum tempo mas o escorpião que mora no meu bolso nunca deixou que eu pagasse pelo livro. Aí vivo dando indiretas e esperando que alguém me surpreenda com este presente. E não, dessa vez não foi uma indireta. Se não me engano fiz até um post sobre isso no Natal passado, ou meu aniversário, algo assim. Taí. Em 2012 vou criar vergonha e comprar esse livro porque eu super aposto que vai ser uma boa escolha.

    ResponderExcluir
  18. Gente, adorei sua retrospectiva! Fiquei até com vergonha da minha, li quase nada esse ano.
    Comecei a ler One Day essa semana e estou gostando bastante até agora. Quando eu terminar, comento contigo o que achei!
    Ah, e Vidas Secas é realmente MUITO BOM.Também chorei lendo, na época do meu vestibular. :)


    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  19. ADOREI esse post! Li vários livros que estão aí por causa do vestibular, então consegui me identificar bastante. Adorei Capitães da Areia também, a história é ótima! Já Memórias de um Sargento de Milícias ficou para a história mesmo, porque abandonei o livro, achei chatinho também. Iracema eu li duas vezes e nunca consegui gostar do livro (indico Cinco Minutos do José de Alencar. Sério, eu li esse depois de ler Iracema e nem parece história do mesmo autor, achei tão lindo ♥). Quanto a One Day, eu não li ainda, mas quero muito ):

    ResponderExcluir
  20. "Iracema" é o livro perfeito para abandonar. Me desculpem os amantes do Indianismo, mas aquela exaltação toda é um sono sem fim. Gostei da sua retrospectiva, me fez pensar que eu como estudante de Literatura deveria voltar com mais cuidadinho pro "Tupi or not Tupi" de Oswald!
    :*
    'Vamos às atividades do dia, lavar os copos, contar os corpos e sorrir. Ah, essa morna rebeldia

    ResponderExcluir
  21. Foi você que criou esse meme? Tô querendo gravar um vídeo usando ele e gostaria de dar os créditos.

    Luciana.

    ResponderExcluir