sábado, 11 de maio de 2013

A(s) outra(s) felicidade(s) clandestina(s)

Quem tem o costume de ler o blog já deve ter percebido que eu amo a expressão felicidade clandestina e adoro utilizá-la das mais diferentes formas. Esse termo, criado pela Clarice Lispector num conto em que ele aparece no título, dá nome àquela alegria que a gente tem diante de algo que talvez não deveria ser nosso, da forma como a gente se esquiva de certos prazeres propositadamente só para depois se jogar de cabeça neles e a felicidade ser multiplicada. Vou avançar um pouquinho nessa definição e enfiar nesse balaio de clandestinidade os prazeres mais conhecidos como guilty pleasures, aqueles que nos enchem de culpa mas que continuamos cultivando. Muito além daquele livro que a gente queria ler há tanto tempo e que precisa se sentir descobrindo-o a cada minuto, os guilty pleasures englobam os livros que a gente tem vergonha de ler, mas ainda assim não resiste. Quem nunca? Quem sempre? 

Eis aqui a lista dos pecados inofensivos que adoro cometer:


Pipoca - Pipoca me permite entender porque as pessoas continuam tomando porres homéricos apesar das ressacas brutais. Eu tenho ressaca de pipoca, muita, e enquanto meu estômago está em chamas eu juro que nunca mais vou perder o controle daquele jeito, mas basta sentir aquele cheiro maravilhoso de pipoca recém pipocada na panela para que toda memória ruim de azia e vontade de morrer vá embora e dê lugar para a pergunta: moço, quanto é o saquinho? As consequências não seriam tão trágicas se eu tivesse alguma espécie de moderação, mas não vejo sentido em estar viva se não for pra comer um balde inteiro sozinha. Meu amigo Matheus, que sofre da mesma compulsão que eu, uma vez disse que o cinema deveria vender um combo de pipoca, refrigerante e Sonrisal. Meu estômago agradeceria.


Novela - Quando vejo a propaganda de alguma novela nova na TV, fico torcendo para que ela seja péssima. Não porque eu tenha um problema pessoal ou ideológico com a Globo ou com os atores e a equipe de produção, mas simplesmente porque eu preciso me livrar da necessidade de acompanhá-la. Novela é um troço que atrasa nossa vida. Literalmente. Uma hora (um pouco mais se for a das nove), seis dias por semana, quem dá conta? Eu, claro. Depois que me apego aos personagens é um caminho sem volta e lá estou eu todos os dias me odiando profundamente por estar perdendo tanto tempo com aquilo, torcendo para ela acabar logo e me devolver minha vida, mas no fundo amando muito porque ver novela é bom demais. Ai que saudades de A Vida da Gente!


Dormir tarde - Eu sou uma pessoa que precisa dormir. Quer dizer, todas as pessoas precisam dormir, mas eu preciso dormir bem mais do que a média para ter um dia feliz e produtivo. Tipo umas dez horas de sono. Mas de nada adiantaria dormir das 3h até às 13h, por exemplo. O ideal mesmo seria das 22h às 8h, porque além de precisar dormir, e dormir cedo, eu gosto muito de acordar cedo. O dia rende, eu fico disposta, bem humorada, com cara de saudável. O negócio é que eu não consigo dormir cedo e mesmo nas férias, quando não são as obrigações que me mantém acordada, acho um desperdício me recolher antes da meia-noite. É tão silencioso durante a madrugada, tantos filmes pra ver, tanto livro pra ler, tanta besteira pra conversar! Sempre chega aquele momento que eu sei que preciso desligar tudo que eu tenho, pular na cama e apertar bem os olhos, que depois de passada certa hora é um caminho sem volta, mas são raríssimas as vezes que consigo me vencer. Dormir antes da meia-noite faz o dia seguinte nascer cantando e sorrindo, mas as melhores músicas ainda tocam durante a madrugada.

Pretty Wild: melhor reality ever
Reality shows - Quem acha o BBB um circo de horrores nunca assistiu um canal de TV americano como a E!, o TLC ou o Discovery Home&Health. Eles sim levam a loucura, a doença e o exibicionismo a um nível que chega a dar falta de ar em quem assiste. Eu assisto, claro, e amo demais. Hoje em dia acompanho bem menos porque me falta tempo, mas já tive fases de seguir fielmente toda e qualquer besteira absurda que esses canais divulgam. Meu reality do coração é Keeping Up With The Kardashians e morro de saudades da época em que eu tinha tempo de passar todas as minhas tardes de sexta-feira na frente da TV, acompanhando as maratonas e sentindo todo e qualquer impulso de inteligência do meu cérebro escorrer lentamente. Muita culpa, mas muito, muito amor.


Revistas ruins - Ainda bem que as revistas estão cada dia mais caras e que minha mão de vaca é maior que meu vício por lixos editoriais, senão meu quarto estaria soterrado de revistas femininas e de celebridades. Não sei explicar minha fixação mórbida por esse tipo de publicação, mas não consigo passar por um consultório de dentista ou da espera no cabeleireiro sem devorar o máximo de Caras e Cláudias possíveis. E, novamente, os americanos sempre conseguem elevar a doença para níveis antes impensáveis, prova disso é minha pequena coleção de tabloides, presentes de um amigo que me conhece tão bem que sabia que a melhor lembrancinha possível pra mim seria uma pilha de revistas com as Kardashians na capa. Jornalismo (e humanidade) vai com Deus dá melhor (pior?) estirpe, mas não resisto. 

16 comentários:

  1. E o Mateus Solano que estará na próxima noveça das 9? <3 Às vezes gosto de assistir só pra reclamar do roteiro ruim, dos erros de continuação ou, no caso da Salve Jorge, de tudo mesmo. Novela é sempre bom, mesmo quando ruim - é o que eu digo.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, eu seria muito deprimida se tivesse azia com pipocas! Sempre compro a maior possível, e me acabo! Só não pode acontecer da coca-cola acabar antes, porque pipoca dá muita sede.
    Novela é um troço tão incrível, que eu comecei, suicidamente, a ver Sangue Bom, porque estava me sentindo vazia sem uma novela pra acompanhar. E é um caminho tão sem volta que uma vez que lembrei o quanto é bom, já estou ansiosa pela das 9 começar, e assistirei 2 ao mesmo tempo. Ai que coragem. Mas né. Uma me vem com Jaime Matarazzo, Humberto Carrão e Marco Pigossi, e a outra com Malvino Salvador e Mateus Solano! É apenas demais pro meu coração.
    Sobre essa da madrugada nem preciso comentar, né? Adoro. Dormir é muito, muito bom, mas eu queria não precisar disso, porque, gente, ficar acordada é bom demais também. E as madrugadas são tão minhas..
    Não ligo muito pra lixos editoriais, mas adoro uma Caras no salão ou na sala de espera. Quer me ver irritada é ir em consultório médico que só tenha veja e época na sala. Plmdd, se eu quiser ler veja e época eu compro! Em sala de espera mereço um guilty pleasure.
    E eu comecei o comentário preparada pra gritar que como assim você se esqueceu do mais importante, e eu simplesmente esqueci o que era o mais importante e não to sabendo te falar. Não é possível, gente.
    AH SIM. LEMBREI.
    STALKEAR FAMOSOS. OU FILHOS DE FAMOSOS!

    Oi, meu nome é Ana Luísa e eu tenho uma informação importante sobre a Anna Vitória: Tem cara de culta mas passou 2 horas (120 minutos!) stalkeando a filha da Flávia Alessandra no instagram.

    Beijo.

    <3

    ResponderExcluir
  3. Olha, falar em guilty pleasure é falar em Milena. Eu vejo que é bom de ruim e vou correndo.
    Pipoca já virou refeição quando não tô com vontade de cozinhar (sad but true). Novela só não vejo porque tenho outras procrastinações pra cumprir e bom mesmo é ver com gente do lado pra comentar. Quando morava com mamis e vovó era uma delícia.
    Toda vez que passo pelo E! lembro de você. Incrível. De vez em quando até paro pra dar uma derretida gostosa no cérebro.
    E revistas! Meu deus, que delícia essa porcaria! Hoje mesmo no salão me esbaldei numa Tititi. Ai, esse nome. <3
    Que saudade do seu blog, Bavis. E de você!

    ResponderExcluir
  4. Eu assisto meu box d'A Cada das Sete Mulheres pelo menos duas vezes por ano. haha Vou nas exposições de Game of Thrones, cito Star Wars, mas meu coração é mesmo da Manuela e do Capitão Garibaldi! haha Novela/mini séries da globo são amor! haha

    ResponderExcluir
  5. "Dormir antes da meia-noite faz o dia seguinte nascer cantando e sorrindo, mas as melhores músicas ainda tocam durante a madrugada"

    Amiga, eu achei isso tão genial que nem sei. Quase foi pro meu mural, mas fiquei com receio. Vai que você não quer compartilhar suas guilty pleasures com meus amigos do facebook, né?

    Somos parecidas nessa. Com pipoca eu não tenho problemas, mas quanto a realities, dormir tarde, novelas e revistas de fofoca... somos idênticas. Tô com medo de ver Sangue Bom e descobrir que é boa. Aí lá se vão quarenta minutos preciosos da minha vida.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Bom, eu não como muito pipca, mas não seria por azia. eu não gosto mesmo é por que prende entre o dente e a gengiva e fico louca com isso...
    Novelas e realities quase nunca assisto. As novelas de antigamente eram muito boas, mas hoje... reality num curto muito.

    O que você disse sobre a madrugada é realmente verdade. Eu passo o dia com sono, mas ainda assim não cosigo dormir cedo...
    "É tão silencioso durante a madrugada, tantos filmes pra ver, tanto livro pra ler, tanta besteira pra conversar!" SO TRUE

    Eu costumava acompanhar aquelas revistas de teenagers, mas hoje em dia fico só na mundo estranho mesmo rsrs


    ResponderExcluir
  7. Ai amiga, eu tentei escrever os meus, mas sabe quando a gente não ta curtindo o que ta escrevendo? Pois é. Desisti, mas ó, me identifiquei demais com teu post. Tirando novela. Não sei, acho que não tenho paciência, mas queria muito ter. hahahah
    Dormir tarde já faz parte da minha personalidade. Nem quando eu trabalhava de manhã conseguia dormir cedo. Não dá! E os canais E! e Discovery Home&Health são as minhas perdições. Eu perco um dia inteiro às vezes pra ficar vendo todos os programas. hahahaha
    Na minha lista eu incluí Vídeo Cassetada, porque é quase uma tradição na minha casa nos Domingos e aqueles joguinhos de Doll maker sabe? Que tu monta as bonequinahs e os looks. AMO MUITO. HAHAHAHA
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  8. Compartilho de dois dos seus guilty pleasures, Anna: novelas (empreguetesparasempre) e dormir tarde. Quanto a esse segundo, minha vantagem é que geralmente preciso de poucas horas de sono, então não tenho grandes problemas em ir dormir a 1 e acordar as 6 (o que normalmente acontece todos os dias).

    Adorei o post, posso roubar a ideia?

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu passei da fase de sentir vergonha dessas coisas.
    Simplesmente amo e assumo e se pudesse saia com uma camiseta com todas as scream da Kim Kardashian chorando. Amo reality, em 2009 eu assisti todos os que passaram na TV aberta. TODOS. Ídolos, super chefe, big brother, esquadrão da moda (♥ ♥ ♥). Agora que posso ver todos eles on line sou mais feliz ainda.
    Estava comentando esses dias com o meu noivorido sobre Sangue Bom, o elenco é lindo, o plot é bom, tem Humberto Carrão e Leticia Sabatella mas eu não posso me apaixonar por mais uma novela especialmente porque sei que vou me gastar toda assistindo amando e comentando as maldadesonas do Mateus Solano na nova das nove e agora que vou começar a trabalhar só posso perder tempo com uma novela. E tô gritando aos quatro ventos que amo essa temporada da malhação. E daí que eu já tenho um filho e tô na faculdade a Ju e a Lia são muito melhores do que qualquer sem sal que protagonizou malhação na minha adolecencia (Fora Leticia!)
    Adoro também essa músicas chicletes feita pra rebolar sabe? Acho que isso é o único que ainda me resta um tico de vergonha. Assumo que gosto de Shakira e Marina and the Diamonds mas volto e meia boto Pussycat pra tocar só pra ficar dançando em casa (com o erick dançando do meu lado.)

    ResponderExcluir
  10. O meu guilty pleasures é Glee! Amo assistir, apesar de esconder dos outros rs

    ResponderExcluir
  11. The first detail that you need to be mindful of is the point
    that the Bowflex does get the job done, however you also require to think about the fact that it does not operate by yourself,
    in a vacuum.

    my web-site ... visit the up coming internet site

    ResponderExcluir
  12. Gata, mas que coisa incrível eu sofro/aprecio todos esses guilty pleasures! Que loucura perceber que eu não amo pipoca de maneira nenhuma, mas que uma vez que tenho elas na minha frente não sossego até vê-las todas, uma por uma, dentro de mim.
    E novelas, aff, amo. Sinto falta de Carminha e Tufão diariamente pq acho que nada os superará. E reality show? AMO! Todos e estufo o peito pra dizer... rs

    Beijoca

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro esse tipo de felicidade clandestina. A minha maior delas é doce. Um simples doce ou assistir Friends, faz do meu dia melhor.

    ResponderExcluir
  14. carambolas! Me descreveu nesse post, que medo! hahahahaha sou viciada em pipoca, e minha irmã sarah sabe muito bem o que é isso, é só ela falar pipoca que eu fico que nem aqueles cachorrinhos pedindo atenção. também gostaria de odiar novelas, até que essas últimas eu não acompanhei, mas essa nova das 21h eu já to ficando nervosa porque gostei. também sou viciada em reality shows tipo kardashians, agora tem o da booboo rs, e o canal E! é um canal que vicia e dá vergonha de falar que você assiste quase tudo. e o que eu mais detesto em mim é que não consigo dormir cedo, nunca! eu durmo por dia umas 5h ou 6h e nunca consigo dormir antes de 1h da manhã sendo que eu amo dormir, uma das melhores coisas do mundo!
    beijo!

    ResponderExcluir
  15. carambolas! Me descreveu nesse post, que medo! hahahahaha sou viciada em pipoca, e minha irmã sarah sabe muito bem o que é isso, é só ela falar pipoca que eu fico que nem aqueles cachorrinhos pedindo atenção. também gostaria de odiar novelas, até que essas últimas eu não acompanhei, mas essa nova das 21h eu já to ficando nervosa porque gostei. também sou viciada em reality shows tipo kardashians, agora tem o da booboo rs, e o canal E! é um canal que vicia e dá vergonha de falar que você assiste quase tudo. e o que eu mais detesto em mim é que não consigo dormir cedo, nunca! eu durmo por dia umas 5h ou 6h e nunca consigo dormir antes de 1h da manhã sendo que eu amo dormir, uma das melhores coisas do mundo!
    beijo!

    ResponderExcluir
  16. Gente, tenho tantas felicidades clandestinas que misericórdia. Partilho do seu amor por reality shows - embora, por alguma razão aleatória, eu não consiga mais assistir o tal do BBB, prefiro um zilhão de vezes os do H&H, haha. Os meus favoritos são SuperNanny, todos os que falam de decoração e moda, The Biggest Loser e Recém-Casados, Recém Brigados. O importante é ser dramático, rs.




    ResponderExcluir