sábado, 25 de maio de 2013

Paradigma Weasley

Olá, meu nome é Anna Vitória e há uma semana e quatro dias eu pintei meu cabelo. De ruivo.

Eu queria dizer que sou vida louca e libertária do tipo que um belo dia acorda, vai lá e pinta o cabelo de uma cor completamente improvável. Mas não. Aliás, só mesmo alguém tipo eu, que compra camisetas rasgadas na Renner, pra se sentir muito punk com uma coisa tão banal quanto pintar o cabelo. Se ao menos fosse azul como o da Mayra, mas nem isso. Porém, essa sou eu, e minha primeira manhã de ruivice foi marcada pela sensação de que eu estava parecendo o Sid Vicious - e olha que ele nunca foi ruivo. 

Aliás, acho que todo esse referencial punk se deu por causa do meu pijama xadrez que, unido ao tom laranja do meu couro cabeludo, me fez pensar na Vivienne Westwood, que me levou ao punk, que trouxe o Sid Vicious à memória quando, na verdade, tudo que eu queria era que alguém me dissesse que eu não estava igual ao Kurt Cobain - mas, pelo amor a uma boa referência coerente, achei melhor substituir o exemplo pelo líder do Sex Pistols que, repito, nunca foi ruivo. 

Mas, como eu ia dizendo, quem me conhece sabe que eu não faria uma coisa desse tipo sem pensar e eu só peguei todo mundo de surpresa porque pelo menos consigo pensar calada. A verdade, amigos, é que quero ser ruiva há quase um ano e a vontade de pintar os cabelos surgiu quando ouvi, há uns bons anos, que meu cabelo tem cor de poeira, e ela se intensifica sempre que alguém comenta que meus fios estão cada dia mais escuros. Eu queria ser platinada, sabe? O sonho do cabelo da Leona, aquele que todo mundo quer e pouquíssimas podem ter. Sempre soube que eu jamais seria, porque não tenho coragem de submeter meu cabelo, já tão ralo, fino e frágil, a esse tipo de agressão, sem contar que me falta tempo, dinheiro e paciência pra manter um capricho desses. Foi então que surgiu o papo da ruivice. Minha mãe e minha cabeleireira vem tentando me convencer desde o ano passado e eu fico problematizando com meus botões e fios empoeirados todos os prós e contras possíveis, sempre grifando três vezes cada argumento contrário - e esquecendo de todos eles ao digitar ginger hair na busca do Pinterest. 

Depois de tantos meses de intensa deliberação, um belo dia resolvi mudar. Na verdade minha mãe resolveu por mim, porque foi ela quem marcou o horário e basicamente me obrigou a ir, disse que se cansou dos meus mimis e sabia que eu queria muito pintar e o que me impedia era o medo. Porque eu não tenho apego nenhum quando o assunto é tesoura, mas basta sugerir deflorar meu cabelo virgem e imaculado que eu entro em pânico. Por livre e espontânea pressão, então, fui ao salão munida com um monte de fotos da Emma Stone para referencial de cor. 

Minha cabeleireira disse que eu tinha a vantagem de ter um cabelo natural claro, e que por isso eu não precisaria descolorir antes de pintar e que a cor pegaria com muita facilidade. Acreditei, achei interessante, esperei pelo melhor, mas não estava pronta pro que viria. Quando ela disse facilidade pra pegar a cor, eu juro que não imaginava que depois que aquela tinta cor de cheddar alaranjado fosse tirada do meu cabelo ele ficaria da. mesma. cor. Anna Vitória em chamas. Cabelo laranja, vibrante, e antes que eu pudesse digerir toda a mudança de paradigma, tive que sair do salão correndo porque estava atrasada pra aula de francês. GENTE!, um colega de sala gritou antes que eu fechasse a porta atrás de mim e eu só pensava que meu pai nem sabia ainda da arte que eu tinha feito. 

Achei melhor ligar pra ele e prevenir seus nervos. Ele disse que até sonhou com um cabelo vermelho sangue,  de modo que meu laranjinha singelo foi quase um alívio. Eu acho, eu espero. Minha avó adorou e disse que achou ótimo eu ter me rebelado e eu só consigo amá-la mais ainda por considerar meu cabelo pintado um ato de rebeldia. Meu avô morreu de susto e eu disse pra ele ficar tranquilo, que aquele tom vibrante iria desbotar, mas mesmo agora, que ele já desbotou bastante e está normal, não consigo fazer com vovô deixe de fazer alguma referência ao meu cabelo vermelho sempre que me vê. E esse cabelo vermelho, como é que vai? Essa cabeleira vermelha, estudou muito hoje? No fundo eu acho divertido, bom senso nunca esteve na cartilha das funções sociais dos avós. 

Quanto a mim, bem, acho que o fato de eu ter usado Sid Vicious e Kurt Cobain para me ilustrar minha auto-imagem serve pra algo, né? No começo eu assustei, muito, mas não demorou até que eu amasse, muito. Comecei a pesquisar um pouco sobre o universo de cabelos tingidos e só então fui descobrir como fui sortuda de ter conseguido a cor que queria logo de primeira. Quem tem cabelo escuro normalmente precisa de algumas etapas para chegar ao acobreado. Estou descobrindo um mundo todo novo de tinturas, tonalizantes, combinações e shampoos especiais, um universo que antes me enchia de medo e que agora estou achando uma delícia desvendar! Não sei qual tinta foi usada no meu cabelo, antes que me perguntem, e eu juro que um dia vou tentar tirar fotos mais técnicas e esclarecedoras para mostrar a cor. 

Cabelo ruivo é tipo a verdade sobre os fatos no jornalismo: cada ângulo que você olha - no caso, cada luminosidade - mostra uma cor diferente, de modo que no sol da manhã posso usar um suéter Weasley e na luz do meu banheiro sou quase loira. O mais legal de tudo é quanto me perguntam se sou ruiva natural. Claro que quem pergunta provavelmente nunca viu um cabelo ruivo natural na vida, mas ainda assim acho lisonjeiro e acredito que daqui umas semanas terei desprendimento e cara de pau o suficientes pra responder que sim. Faz uma semana e quatro dias que sou ruiva, um período curto mas significativo o suficiente pra eu me arriscar a dizer que talvez queira essa vida nova por um bom tempo. 

EXPECTATIVA


PRIMEIRA IMPRESSÃO


REALIDADE


PRÓXIMO PASSO

20 comentários:

  1. Seu cabelo ficou a coisa mais linda do mundo, Anna! Combinou demaaaaaaais. Eu queria ter o cabelo ruivo, mas estou ciente que não ficaria legal em mim. Além disso, seu corte é o charme dos charmes. ADORO curtinho bagunçado, mas, mais uma vez, não combina comigo.
    Ah, o ser humano, esse eterno insatisfeito... :P

    Também morro de medo de fazer essas loucuras capilares. Quando fui fazer mechas ombré, quase surto na cadeira da cabeleireira e mal deixei que ela fizesse as mechas direito. Triste. Hoje eu gosto das poucas mechas amarelas que tenho no cabelo, mas creio que combinaria mais com um castanho claro. Verei isso. (Minha vontade era fazer mechas azuis platinadas, mas minha mãe não concorda muito com a ideia).

    Enfim, ficou lindo! :) Daqui a pouco aparece um Andrew Garfield procê. Hahaha :D

    Beijo :D

    ResponderExcluir
  2. A aula sobre mudança de paradigma teve impacto hein ?!! haha . Citou o termo várias vezes durante o texto , até no título e ainda fez um resuminho no último paragrafo . Kuhn approves !!

    ResponderExcluir
  3. Esse post super combinou comigo! Já faz um tempo que to querendo pintar meu cabelo de vermelho, mas eu to com medo desse mundo de tinturas e etc, porque meu cabelo é virgem e, infelizmente, não é claro. Ele é quase um preto, na verdade, então pra conseguir essa sua cor (que é a que eu quero, pra ficar natural) eu teria que me submeter a vários processos e não sei se to pronta pra isso. Preciso tomar coragem e aderir ao ruivo natural, que é a minha verdadeira cor (sinto isso). Já to cansada de ouvir na rua que eu deveria ser ruiva, já que tenho sardas e sou muito branca. Então, como a genética fez o desfavor de me deixar morena, to querendo radicalizar e mostrar meu verdadeiro eu, ruiva que sou haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah e quase ia me esquecendo, ser ruiva super combinou com você!! Achei lindo e casou perfeito com seu corte de cabelo. Ficou demais!!
      Beijos

      Excluir
  4. Ri demais com o final, a respeito do próximo passo hahahaha GO, GIRL!
    Eu também sonho em virar ruiva há uns anos, meu cabelo é curto, eu sou bem branca...mas e o medo de tacar tinta nos fios virgens e finos e quase inexistentes? D:
    E todo mundo fala que acha que não combina comigo, oh tristeza

    Mas você ficou linda!

    ResponderExcluir
  5. Amiga, amei. Amei o texto, amei a ousadia, e não sei porquê, mas eu achava que seu cabelo não era virgem! Sempre te imaginei com várias cores diferentes, que louca. Sempre amei meu cabelo natural, mas ultimamente ando pensando também em pintá-lo de ruivo, porque minha foto do perfil do face fez sucesso com um filtro de luz, e muitas pessoas vieram me perguntar porque que eu não pintava o cabelo daquela cor. PORQUE EU MORRO DE MEDO. Só cortei a pedido do diretor, e amei, no fim das contas. Teve um dia que a Airen ameaçou pedir pra eu pintar de ruivo e eu fiquei quieta. Acho que seria a solução. Mas já passou da hora de eu ficar esperando os outros me darem ordens, isso anda muito confortável. E eu amaria a cor do meu cabelo, vivesse ele no verão, porque fica mais claro e radiante. Aqui em Curitiba, sem sol? Cor de poeira! O problema é que as pessoas que são contra meu ruivo o são porque dizem que meu cabelo é maravilhoso e tem uma cor que tantos tentam alcançar e não conseguem.. Aí eu morro de medo de estragar. Oh God, WHY?

    ResponderExcluir
  6. Ficou muito muito lindo! Combinou bastante com seu tom de pele.
    Enfim, graças ao meu maravilhoso hábito de sempre enjoar de mim mesma no espelho, ninguém estranha quando apareço ~mudada~. Meu cabelo já foi azul, roxo, vermelho, ruivo, preto, loiro escuro; já cortei channel, reto, joãozinho. É meio que minha tela em branco, sabe? O que mais se repetem são castanho (minha cor natural pra quando enjôo de cuidar) e azul, e já tô querendo um replay deste último: desde o ano passado que ele tá sem cor diferente nenhuma!

    ResponderExcluir
  7. Escrevi um comentário gigante que não foi enviado, estou com preguiça de refazer e vou pular logo pra parte principal, que é, claro, a final:
    Bavis, Bavis... Vem dirigir a pauta da minha vida, espalhar sua beleza na minha cama e me ajudar a mudar os paradigmas do mundo, sua linda.
    <3

    (peguei pesado HAHAHAH)

    ResponderExcluir
  8. Seu cabelo ficou lindo!!! E acho ótimo essas pessoas que tingem os cabelos e conseguem ainda manter a cor, tratamento e etc. Eu sou uma negação para isso tudo, por isso nem me arrisco. Já estou sofrendo porque muitos fios brancos estão aparecendo na minha cabeleira, e não quero nem ver quando eu tiver que pintá-los de verdade. Pensei em deixá-los branco, e num estilo Miranda Priestly de ser, mas né, até isso envolve todo um trabalho para deixar assim, hahaha.

    ResponderExcluir
  9. Seu cabelo ficou perfeito! Eu só consegui ficar ruiva um mês, depois foi ficando louro e mais louro e mais louro, vou fazer mais uma das minhas loucuras e pintar de azul (um dia). Gostei do seu blog ;*

    ResponderExcluir
  10. Sempre quis pintar o cabelo de preto. Pre-to. E ficar com cara de gótica. Aí sosseguei. Já quis vermelhão sangue, já quis roxo e azul. Queria rebelar, sabe?, usar as tintas da special effects da Marimoon. Mas minha mãe me botou tanto medo na adolescência que o máximo que eu fiz foi pintar as pontas de vermelho quando passei no vestibular e deixei desbotar até quase desaparecer. Gosto da cor natural do meu cabelo, que às vezes é cinza e no sol fica bem dourado, e fico com medo de pintar e ele nunca mais voltar ao normal :/

    O seu ficou bonito, ficou bem natural.

    Aliás, adorei seu comentário da lagarta lá no meu blog. Morri de rir. :D

    ResponderExcluir
  11. Cara,seu cabelo ta maravilhoso,lindo,o ruivo pintado mais perfeito que já houve.

    ResponderExcluir
  12. Cara,seu cabelo ta maravilhoso,lindo,o ruivo pintado mais perfeito que já houve.

    ResponderExcluir
  13. Fui, por muitos anos, ruiva. Já me sentia ruiva natural e, ao decidir deixar o cabelo crescer sem pintar, foi um tormento. Sinto falta das minhas madeixas laranjas e você só me deixou com mais vontade ainda de voltar a pintar o cabelo.
    Seja bem-vinda a esse mundo - sem volta - da ruivisse. Ficou linda! :)

    ResponderExcluir
  14. Annoca,
    Cê arrasou demais nesse cabelo, ficou lindo e combinou muito contigo!
    Ainda bem que deu tudo certo no final das contas, hahahaha! Daqui a pouco seu avô acostuma com ele.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Admito que fiquei chocada quando voce colocou a foto no instagram, mas diva do jeito que você é, achei um absurdo de lindo e tudo o mais.
    Adorei seu ato de rebeldia, e acho que o tom combinou de um jeito legal com sua pele Annoca, ahazou (;

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Ann Vitória,

    O seu cabelo ficou lindo! Sério! Parece natural :)
    Adoreeeeeeei! Ótima escolha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Essa cor de cabelo simplesmente foi feita para você! Ficou perfeito!

    ResponderExcluir
  18. Devo dizer que fui bastante pega de surpresa quando vi sua primeira foto ruiva no Instagram e demorei para te reconhecer. Mas amei. Adoro ruivo de paixão, ainda mais quando ele dá aquela desbotadinha de quinze dias e fica mais natural.
    Pintar o cabelo pela primeira vez é mesmo um ato de coragem, hahaha. Mais do que cortar. Cabelo cresce. Alguns demorar (tipo o meu), mas crescem. Agora, com os danos da tintura é bem mais difícil de lidar. Mas vale a pena pela mudança. Mudar de paradigma é sempre bom. (:
    Eu já tive uma fase ruiva. O meu era menos natural, menos acobreado, mais avermelhado mesmo. Mudei muito de tintura, houve várias fases de desbotamento, e, como você disse, cabelo ruivo muda de cor o tempo todo dependendo do ponto de vista, então meu ruivo variou muito. Parei de tingir por pura falta de tempo, direito e saco (saco mesmo) para manter o ruivo que, acredite, é a cor que mais dá trabalho. Talvez não danifique tanto o cabelo como um platinado, mas você já deve ter percebido que dá trabalho, hahaha.
    Demorei muito pra comentar e, nesse ponto, você já deve estar acostumadíssima. (:

    ResponderExcluir
  19. Achei a cor do teu cabelo linda. E adoro teu blog, adoro
    a forma como tu escreve.

    ResponderExcluir