domingo, 31 de agosto de 2014

#BlogDay 2014

Leitores mais antigos devem ter percebido que meu ritmo de postagens mudou muito nos últimos dois anos. Se isso nunca te chamou a atenção, basta dar uma passada de olho nos arquivos para ver que, há menos de dois anos, minha média de posts por mês era de uns 9 ou 10, enquanto hoje me sinto vitoriosa se passo dos cinco. 

Números de lado, o que mais mudou, e espero que só eu sinta isso, é que não blogo mais com a mesma facilidade do princípio. Antes qualquer assunto virava post, e rápido, e hoje eu passo mais de mês ruminando uma história e levo bem umas quatro horas pra escrevê-la. Acho que a faculdade me fez mais crítica comigo mesma, e como escrever é a única coisa que faço na vida, fazê-lo por prazer, porque sim, tem perdido um pouco de espaço na minha rotina. Aquela ressaca de escrita que antes vinha uma ou duas vezes num ano agora bate ponto aqui todo mês, e se eu não mandei tudo pros ares até hoje é porque eu realmente não sei o que é viver sem ter um blog.

Em dezembro a gente completa sete anos, e foi a Dani Arrais que me chamou atenção pra esse detalhe no seu post recente, "A crise dos sete anos". O Don't Touch My Moleskine é uma referência pra mim há anos, e mesmo tendo notado a diminuição expressiva no ritmo de atualização, não conseguia imaginar que logo a Dani, que espalha inspiração por aí e vive cheia dos projetos e das ideias geniais, poderia estar vivendo algo parecido. Aliás, esse papo de crise de blogueiro tem sido uma constante, e uma coisa que tenho percebido é que quanto mais dividimos essas angústias, mais leve fica o fardo. Ufa, não estamos sozinhos nessa, e talvez, juntos, seja mais fácil escapar dessa maré ruim.

É por isso que eu gosto tanto do Rotaroots, iniciativa criada por alguns cânones da blogosfera old-school, pra unir e estimular os blogueiros para voltar à ativa. Estou no grupo há alguns meses e sei que não participo como deveria, mas sempre que entro lá, bisbilhoto (e às vezes dou palpite) as discussões e leio as postagens coletivas do pessoal, sinto meu ânimo renovado para tacar pau nesse meu carrinho. E aí que hoje de manhã, quando comecei a ler os posts do Blog Day - que, pra variar, eu tinha esquecido que era hoje - fui conhecendo tanta gente nova, vendo tantos espaços legais, e me sentindo tão ~acolhida~ nesse universo paralelo que tem sido meu refúgio há quase sete anos (gente é muito ano), que não resisti à brincadeira.

Esse é o quarto #BlogDay que eu participo (2009, 2010, 2011, 2013), mas é especial porque, por trás de cada indicação, além do carinho e da admiração, deixo um agradecimento e um beijo na ponta do nariz de todo mundo que não me deixa sair dessa vida, e que me lembra todos os dias por que eu me meti nessa roubada. Feliz dia do blog, sobreviventes! ♥



Blogs que não saem dos meus feeds


  • O Minha Vida Como Ela é já foi indicado aqui em 2011, mas precisava aparecer de novo porque a Analu está sempre nadando na piscina de cilada junto comigo. Minha companheira de inventar memes, gravar vídeos, que comenta em absolutamente todos os meus posts e ainda monitora se estou sendo bem mimada, com o extra de ser hoje uma das melhores amigas, que eu não teria conhecido não fosse pelo blog. O dela é cheio de casinhos deliciosos do cotidiano, muito papo sobre livros, nenéns fofos e filosofias que martelam na cabeça.
  • O Agora Moro Na Lua, surpreendentemente, nunca tinha aparecido por aqui. Uma lástima das grandes e vou dizer por que: a Milena é uma das pessoas mais legais do mundo inteiro, e acho um privilégio podermos saber o que se passa nessa cabecinha lunática. Os textos dela são tipo uma vanguarda da minha cabeça, porque temos muitas ideias em comuns, mas o raciocínio dela sobre as coisas sempre chega antes do meu, com epifanias geniais sobre a vida, o universo e tudo mais. Botinem a cara dessa menina pra ela postar mais, porque seu BEDA foi uma alegria diária no meu feed!
  • Estrela do primeiro #BlogDay da história do So Contagious, o Sem Formol Não Alisa continua sendo, mesmo depois de cinco anos, uma das minhas leituras favoritas na internet. A Dani consegue fazer um blog pessoal, sobre assuntos que tem a sua cara, que é ao mesmo tempo super utilitário, com muitas dicas bacanas de organização e otimização de tempo que não parecem complicadas ou assustadoras. Vale muito a leitura!
  • A Sarah e a Deb são irmãs e mantém blogs separados, o Freedom e o Ensaio Sobre Mim, respectivamente. Na minha cabeça elas são as Braguinhas, e seus blogs tem vibes bem complementares. Adoro ler as reflexões que a Sarah faz sobre a vida e conhecer um pouco mais sobre a vida de uma estudante de museologia, do mesmo jeito que sempre corro atrás das dicas da Deb e adoro suas fotografias. Aliás, as duas moram no Rio de Janeiro e sempre fazem fotos maravilhosas da cidade, bem como das viagens que elas fazem pela região. Fico babando e morrendo de saudades!
  • Leio a Jana Rosa desde a época do seu blog de modas, o finado (e sempre lembrado com muita saudade) Agora Que Sou Rica. Sou fanzoca mesmo e sempre vou atrás de qualquer coisa que ela esteja escrevendo por aí (inclusive do livro bem bacana que ela lançou junto com a Camila Fremder, o Como Ter Uma Vida Normal Sendo Louca). Agora a Jana está vivendo uma fase muito diferente e feliz na sua vida, viajando loucona pelo mundo e acumulando histórias. No seu blog pessoal temos um apanhado dessas experiências, dicas de viagem (com escala de riqueza da Kim Kardashian) e umas reflexões muito bacanas de quem viveu no mundo glamoroso das modas e it girls, cansou e foi viver la vida loca como normal girl. 

Blogs que eu conheci recentemente 
(não necessariamente por causa do Rotaroots)


  • O Filosofinhas entrou na atualização mais recente do meu blogroll, e já é favorito nível ser aquele blog que eu estou me empanhando pra ler até o final. A Júlia é professora de educação infantil e usa o blog pra contar casos dos seus alunos, que inevitavelmente levam a maravilhosas epifanias sobre a vida. 
  • A Camila Pavanelli, que está por trás do Recordar, Repetir, Elaborar, é uma moça inteligente pra caramba. Acho que é o blog mais ~sério~ da lista, com posts sobre política e comentários sobre atualidades, e o que mais gosto é que ela consegue cavar bem além do senso comum nas suas análises, possui opiniões firmes que sustenta com ótimos argumentos, e sempre, sempre, SEMPRE me faz pensar. Camila, me sinto mais inteligente sempre que leio seu blog. Obrigada!
  • O dia que eu conheci o Milarga, da Vanessa, foi o dia em que eu fiquei chorando de rir, bem alto, na redação lá na faculdade. Eu tinha que enrolar até a hora de ir pra rádio, já tinha terminado o trabalho, de modo que não me restou muita coisa a não ser ficar lendo blogs. A Analu tinha me mandado um link prum post dela, que eu devorei e morri de rir, e assim continuei até a hora de sair. Meu Deus do céu, eu dei muita risada, e continuei dando à medida que ia lendo o blog todo. Ironicamente, fui ler o post mais recente dela, que é justamente a respeito de que essa sua característica incrível - ser muito engraçada, rir de si mesma e contar as melhores histórias - acaba afastando as pessoas quando a graça acaba. Quis pegar o endereço dela, mandar uma carta, um abraço virtual, sei lá. Vanessa, você é foda e e o mundo é horrível assim mesmo. Stay strong! 
  • Não tenho costume de acompanhar muitos blogs literários porque tenho a impressão que são todos meio que mais do mesmo, sempre falando dos mesmos livros. O Eu Li, E Agora? da Mareska foi uma alternativa bem legal, que eu conheci através de uma semana especial contra o preconceito literário que ela participou junto com alguns outros blogs. Gosto muito de suas resenhas, seu texto é ótimo e divertido, e curto mais ainda as divagações a respeito da literatura de modo geral. 

Blogs para sair da rotina

  • Sabe musa inspiradora? A Aline Valek é tipo isso pra mim. Conheci seu trabalho através do site da Carta Capital, onde ela mantém um blog sobre feminismo, e fui atrás de tudo que ela escreve. No seu blog, além de ótimos posts sobre feminismo que sempre me ensinam, me inspiram, e me fazem pensar, a gente encontra também conversas mais gerais sobre cotidiano, vida virtual, ficção científica e outras nerdices. Além disso, a Aline mantém uma newsletter sensacional, a Bobagens Imperdíveis, que eu tento ler sempre, porque é cheia de coisas maravilhosas (e eu sempre levo um sustinho quando, durante o texto, ela me chama pelo nome hehe). 
  • Ainda nessa pauta de feminismo, uma das novidades mais bacanas da internet: o Lugar de Mulher. Ok, não é um blog, mas esse site criado pela Clara Averbuck, junto com a Mari Messias e a Polly, é o tipo de coisa que eu visito todos os dias, re-li-gi-o-sa-men-te, e fico atualizando, aflita, quando não tem mais nada de novo pra ler. Abordando o feminismo nas mais diversas frentes, essas três maravilhosas (e outras colaboradoras esporádicas super especiais) falam de cotidiano, moda, entretenimento, sexo e política, com textos curtos, divertidos e muito informativos. Lugar de mulher é onde ela quiser, e eu fico muito feliz que exista um site brasileiro que nos lembre isso todos os dias.
  • O Pedrinho Fonseca é o tipo de pai que o Phil Dunphy chamaria de pai odiável, simplesmente por ser tão incrível que deixa os outros invejando suas iniciativas. Através do Do Seu Pai, ele escreve cartas para seus três filhos (LINDOS!), João, Irene e Teresa. As cartas vem acompanhadas de fotos lindas que ele tira, e não é raro eu me pegar chorando por conta delas. É muito amor e sensibilidade num lugar só, e só fico imaginando que presentão que essas memórias não vão ser quando João, Irene e Teresa tiverem idade suficiente para lê-las e absorver todo esse carinho e sabedoria. 
  • Nem lembro como conheci o Fê e a Debbie, mas me apeguei tanto ao Pequenos Monstros que já chamo os dois por apelidos e conto caso deles pras pessoas como se fôssemos amigos - e eu nunca nem comentei no blog! O blog do casal é cheio de histórias bacanas de viagem, muitas fotos lindas, e pra praticantes do cachorrismo, o Luca e a Lisa são um caso especial de fofura. Agora os dois estão morando em Berlim, e está sendo incrível acompanhá-los nessa nova aventura. Dá vontade de enfiar tudo numa mochila, colocar Francisco, o poodle, embaixo do braço, e sumir por aí. 
  • Vocês lembram daquela época maravilhosa que as pessoas faziam blogs de moda pra ser uma alternativa àquele mundo das revistas, que não tinham nada a ver com a nossa realidade de normal girl do mundo real? Então, o Tá Tudo Caro conseguiu manter isso mesmo com tantas distorções no meio. Mesmo não senso assídua compradora da China e adjacências, gosto do blog porque o estilo da Bárbara é super parecido com o meu, e seus looks sempre rendem inspiração. 

15 comentários:

  1. Ahhh Ana, que lindão aparecer por aqui.

    Nós blogueiras nós compreendemos né? A primeira parte do seu post descreve muito o que ando passando também.
    Antigamente tudo era motivo para virar post, hoje já penso e repenso se preciso mesmo escrever sobre aquilo, se é muito banal, se é me expor demais... E acabo escrevendo menos, bem menos do que queria, e ai o número de post só vai diminuindo. Sem contar a parte critica, apesar de não ser meu trabalho escrever, como sou de humanas, estou sempre escrevendo, senso crítico aumenta muito e acabo ficando critica demais comigo mesma.

    Mas ai o nome do meu blog me lembra tudo: liberdade ne? Nosso blog é nosso espaço para escrever sobre o que queremos independente de tudo, se é besta, se não está bem escrito, o que for...

    Você também não sai da minha lista... Eu estou sempre por aqui lendo seus posts, mas raramente comento, vergonha rs.
    Estou tentando colocar em prática esse antigo costume.

    Irei tirar um momento pra voltar aqui e entrar em todos os blogs indicados que ainda não conheço. A Jana é amor demais ne? Hahahaha adoro as loucuras dela!

    Beijos e que continuemos nessa, porque realmente também já não sei mais viver sem blog.

    ResponderExcluir
  2. Já comentei pelo Facebook e pelo Twitter, mas precisava mimar aqui também porque TÁ POUCO DE MIMO, MANDA MAIS! ♥

    É sempre maravilhoso aparecer por aqui, Anna, porque além de tudo, te admiro pra caramba e saber que você lê e gosta do que eu escrevo, é um dos maiores elogios que eu poderia receber. Você também tá no Sem Formol, é claro. ^^

    ResponderExcluir
  3. Amiga, apenas morta demais. Quando eu era só sua fã e a gente não tinha ~se descoberto ainda~ o meu sonho era ser indicada no seu BlogDay. No dia que fui, em 2011, a gente já era ~quase amiga~ e eu quase chorei, mas nunca imaginei que seria indicada de novo. Amo você, amei estar no topo - o tOpo è MEu ahsuahuhdasuha - e eu te amo demais. <3

    ResponderExcluir
  4. Adorei as indicações. Acho que eu nunca mais vou parar de clicar de link em link nesse blogday ♥

    ResponderExcluir
  5. o blog da Ana e da Dani são também um dos meus favoritos e o seu bloguinhho também! Feliz Blogday!

    ResponderExcluir
  6. Cliquei em todos os links. Meu blogroll aumentou um pouquinho. Sou viciado em blogs pessoais, principalmente os que sabem rir da vida :)

    ResponderExcluir
  7. Faz tempinho que tô afastada do mundo blog, mas adorei as indicações, vou conferir.
    Adorei aqui, Beijos

    ResponderExcluir
  8. Já agredeci no Twitter, mas vir aqui é mais legal hahaha.
    Muito obrigadapela indicação, e que bom que você curte as dicas e fotografias, fico muito feliz!
    O seu blog também não sai do meu feed faz tempo hahaha. Salvei o post pra dar uma olhada nos blogs indicados, porque tem muitos que não conheço. O da Jana é maravilhoso, pq ela é loca e maravilhosa hahaha.
    Beijos!
    http://www.deborabp.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Que lindo, 16 novas guias abertas ¬¬
    Thaaaaaanks :D

    ResponderExcluir
  10. Gostaria muito de ter encontrado tempo entre minhas tarefas do mestrado para participar do blog day, mas só consegui uma brechinha hoje e fiquei com birra de postar no dia errado, haha. #dramas Mesmo assim, estou adorando ver os escolhidos de todos, tem muito blog bacana que ainda não conhecia - já estou com umas treze abas abertas no Chrome, hihi. ♥

    ResponderExcluir
  11. Acho essa iniciativa de blogueiros tão incrível. Também faço parte do grupo, mas ainda não consegui me organizar com os posts ~ vergonha ~ mas tento acompanhar as postagens do pessoal. Também sinto "falta dos blogueiros de antigamente". Parece que a coisa se perdeu. Os perfis dos blogs mudaram muito. Ah, Lugar de mulher é amor <3 Passei a minha adolescência lendo os livros da Clara. Já estou no meu segundo blog, o primeiro durou muito tempo, mas cansei de plataforma e decidi recomeçar em outra. Entendo bem o que você quer dizer com o bloqueio. Vivo com a sensação de que não tenho tempo, mas a verdade é que as vezes ligo o computador e esqueço do que deveria fazer e lá se vai as postagens kkk Desejo tudo de bom e muitos mais anos de blog, assuntos e inspirações pra vc hehe <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Adoro post do blog day, tenho um tanto salvo aqui. Vou dar uma olhada nas suas indicações, apensar de que alguns eu já conhecer ou você já ter citado antes. Mas é sempre bom ler coisas novas.
    Valeu Ana!

    ResponderExcluir
  13. Acho que dos muitos posts que li do Blog Day, o seu foi o meu preferido! Gostei de como você descreveu suas indicação e ao longo da minha leitura, já fui clicando nos links rsrsrs

    ResponderExcluir
  14. Meu Feedly vai explodir com tanta indicação de blogs bacanas! Adorei sua lista.

    ResponderExcluir