domingo, 6 de setembro de 2009

Wonderfalls

Nessas férias tive um surto súbito de querer assistir todas as séries possíveis, mas eu não fazia a mínima idéia de onde começar. Sabe quando você quer um monte de coisas ao mesmo tempo e quando vai resolver iss, no fundo não sabe o que quer? Então. Aí eu me lembrei de umas dicas de seriado que a Irena tinha postado um dia, e fui logo no primeiro da lista, Wonderfalls.

Como foi dito no post, Wonderfalls é a série mais engraçada que você nunca assistiu. Conta a história de uma garota na crise dos vinte e poucos, que depois da faculdade - sem saber o que fazer com o diploma - vai morar em um trailer e trabalhar em uma lojinha de souvenirs em frente as cataratas do Niagra - contrariando seus pais e irmãos ultra bem sucedidos. Jaye Tayler não faz questão de ser boa filha, boa pessoa, boa funcionária, sua vida no fundo, não tem propósito algum. Até que um dia um leão de cera começa a falar com ela, e a mandá-la fazer coisas e isso passa a acontecer frequentemente com todo e qualquer objeto inanimado que tenha cara de animal.

Parece estúpido, mas não é. É engraçado de rolar de rir, a princípio. A série mistura a comédia idiota - que fica por conta das gags com as caras bizarras da Jaye diante dos animais falantes - até a comédia mais voltada para o humor negro, graças aos comentários ácidos de Jaye e de sua amiga, Mahandra. Além de tudo, tem aquele romance fofo que não pode deixar de ter, quando Jaye começa a se envolver com o bartender do lugar onde ela sempre vai virar umas tequilas quando os bichos estão falando demais. Os episódios se concentram em uma ordem dada por um bicho, que a princípio parece maluca, mas a medida que Jaye vai seguindo, no final ela sempre acaba fazendo uma incrível boa ação para uma pessoa e também dando uma guinada na própria vida, seja para o bem ou para o mal, fazendo esta então ir para algum lugar, afinal a maior angústia de Jaye é ver a vida de todos andando e a dela estacionada, como seu trailer cor-de-rosa.

3 motivos para você assistir:

1-
É muito engraçado. Eu sei como parece idiota uma história de uma garota que começa a interagir com objetos inanimados falantes, mas believe me, é engraçadíssimo. O mais legal é que a protagonista não trata o fato dos bichos falarem com ela como algo um tantinho extraordinário, ela trata como você trataria se algum dia um leão de cera te mandasse não devolver o dinheiro de uma mulher.

2- O elenco masculino. O mocinho da história é um barman corno desiludido que vai em lua de mel para Niagra Falls, é traído pela mulher e acaba ficando por lá mesmo, trabalhando no bar e morando no quartinho dos fundos. Ele tem os olhos azuis e é barbudinho, sem falar que é desses bobinhos, fofos. Temos também a presença de Lee Pace, nosso eterno pie-maker the Pushing Daisies, que faz o irmão da Jaye. Não aparece sempre, mas quando aparece, ah que amor! Protagoniza um romance divertido com a melhor amiga dela, Mahandra.


3- É profundo sem ser massante. Parece uma série de comédia superficial, mas no fundo, tem muita coisa ali. Quer coisa mais subjetiva que a garota sem perspectiva de vida que começa a ouvir "vozes" que a mandam fazer coisas aparentemente bizarras e sem sentindo e que no final constituem numa boa ação samaritana - vinda da garota menos samaritana do mundo - e que ainda por cima, dão uma guinada na vida dela, arranjando-lhe o espaço perdido na família e até - quem sabe - no amor.

1 motivo para não assistir:

É muito pequena. A série foi cancelada no quarto episódio, e depois foi lançado um box com dvds que vinham com 13 episódios, para finalizar a série. Por um lado é legal, você vê rapidinho, mas se você é igual eu que tem um sentimento maternal com os personagens e scrips das séries que assiste, quando acaba fica aquele gostinho de quero muito mais, porque você sente que tinha muita história boa para ser contada.

Coisas práticas:
Como é meio não conhecida, Wonderfalls foi um pouco difícil de ser encontrada. Baixei os 13 episódios juntos por torrent lá do Pirate Bay, se não me engano. Como não encontrei legendas para todos os episódios (tem para alguns lá no legendas.tv), deixei sem legenda mesmo e fui confiando no meu inglês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário