terça-feira, 1 de maio de 2012

Ode às meias



Não contavam com minha astúcia, né?

Pois eis que estava eu no último domingo tomando um banho morno pela manhã, ouvindo o lado B do In Rainbows e observando a chuva cair pela janela. Gemia junto com o Thom Yorke enquanto pensava no que tinha na cabeça quando resolvi me inscrever pro processo seletivo para uma bolsa de iniciação científica na faculdade, a se realizar naquele dia mais tarde. Num domingo de feriado prolongado. Num domingo cinza, chuvoso e frio. E eu estava tomando banho pra ver se criava coragem pra sair de casa e ir fazer a prova.

Saí, enfim, debaixo daquele cobertor natural, me enfiei dentro do meu velho roupão amarelo e fui pro meu quarto. Me vesti muito sem vontade, imaginando como seria lindo poder ficar ali na cama pra sempre, até que fui calçar as meias antes do All Star e senti uma felicidade sobrenatural. As meias que peguei sem ver eram dessas muito macias, que na sola possuem uma camada extra de algodão, formando uma espécie de colchãozinho quente e fofo para os pés. Enquanto eu e meu guarda-chuva cor-de-rosa andávamos até a universidade, senti que estava levando comigo um pouquinho do aconchego de casa, o qual eu já aguardava ansiosamente para reencontrar.

Eu amo meias. Não só nos domingos de chuva em que sou obrigada a sair pra fazer prova, mas as enxergo sempre como um consolo diante das dificuldades do dia-a-dia. Sou uma pessoa bastante caseira, e embora cachorrista, tenho certeza que se fosse um animal doméstico, eu seria um gato bem gordo e preguiçoso. Portanto, sempre que saio e sou obrigada a trocar meu pijama por um jeans, as meias me lembram da felicidade que deixei em casa. E até mesmo quando estou em casa, feliz da vida, amo ficar andando de meias. Primeiro porque tenho idade mental de uma criança de sete anos, logo, ando escorregando da mesma forma como fazia na minha tenra infância. É bom também porque dá pra ficar rodopiando e fazendo as piruetas da época do ballet. Além disso, não preciso me preocupar com chinelo. Gosto de andar descalça, mas odeio pisar na cozinha e no banheiro sem sapatos. Manias minhas, posso? Sendo assim, sempre que vou pra um desses cômodos, quando não estou de meias, preciso achar o chinelo. E se eu já guardei o telefone na geladeira, obviamente nunca sei onde enfiei os benditos. De meias não passo por esses problemas. Posso flanar tranquilamente do sofá para a cozinha, e dela para o quarto, banheiro e por toda a casa, sem a menor preocupação.

Você consegue pensar em algo ruim quando olha pra essa imagem?

Além disso, meias são felizes. Você pode estar vestida de executiva high-class e ao mesmo tempo usar meias das Meninas Super Poderosas sem que ninguém saiba. Ir para a faculdade like a boss pro fechamento da sua primeira matéria, toda cheia de importância, com meias de sapos alados. Não apenas como consolo no cumprimento dos afazeres diários, meias funcionam também como consolo para a chata maturidade e falta de graça da vida quase adulta. Uma materialização daquele resto de infância que a gente carrega dentro de si. Uma lembrança de que um dia as coisas já foram espetaculares. Não sei quanto a vocês, mas eu me recuso a usar meias brancas e tristes. Só tenho coloridas e de bichinhos, da forma mais patética que vocês conseguirem conceber.

Como se não bastasse, meias são chiques. Não temos apenas meias soquetes, mas meias-calças, meias três quartos, meias sete oitavos, meias de renda. Isso sem contar naqueles especiais  que, apesar de quase invisíveis, possuem o poder fantástico de maquiar minhas pernas branquelas e cheias de roxos e fazer com que eu saia o mais próximo possível de uma Angelina Jolie. Elas apertam, e limam minha dignidade quando tenho que prender a respiração de modo a ficar quase embalada à vácuo para caber ali dentro, mas o resultado é espetacular.

Sempre quis uma dessas

Uma miscelânea charmosa e divertidíssima de estilos, uma pena que dependem da colaboração do clima para que sejam levadas para passear. Minha amiga Carol uma vez disse uma coisa ótima: uma afronta à dignidade da pessoa humana é o fato de morarmos numa cidade que não nos permite usar meia-calça todos os dias. Ainda morarei num lugar onde eu possa usá-las ao menos uma vez por semana, e só assim serei feliz e realizada, com uma coleção enorme delas, de todas as cores, estampas e estilos.

Uma imagem que vale por todo o post.


15 comentários:

  1. Super entendo seu amor às meias. Passo o dia inteiro com elas, mesmo no calor do Rio de Janeiro. Quando não uso parece que tá me faltando alguma coisa. Meu pai briga comigo por causa disso, pra você ver.

    E meia-calça é uma coisa que não faz parte da minha realidade desda infância. E são estilosas.. tomara que você possa usá-la mais frequentemente :)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, incrivel como cada post desse me faz abrir mais meus olhos para as coisas boas da vida. Hoje mesmo, acordara de infinito mal humor. Cheia de quimica para estudar (dale, cursinho) e sem almoço. Mas ao me deparar com um texto deste, me sinto mais confortavel em minha pele. Algo alcançavel de imediato que me traria este sentimento bom.

    ResponderExcluir
  3. MORRO de inveja das meias da Blair e sou apaixonada por meias também, principalmente as meias-calças. Minha meta de vida é ter uma coleção delas, estendendo-se para as 7/8 também, que acho super luxo. As 3/4 sempre escorregam pelas minhas pernas e me dão aflição, então dispenso. Quanto a todas as outras meias do mundo, ai como elas são amor! Também sou dessas que tem as meias mais coloridas do universo e nem liga! Meu professor preferido na faculdade é bem assim, ele vai todo estiloso e com uma meia rosa choque, ou verde limão ou qualquer coisa assim, destoa totalmente do resto da roupa, mas é tão ~~ELE~~ ali que é lindo de se ver! Meias expressam nossa personalidade real. Mas sua mãe deve ficar brava por você flanelá-las pela casa toda, não? A minha fica... E quanto a tal prova, ai que ódio por ter ido participar daquilo em pleno domingo de feriado! Se eu não passar ficarei eternamente puta da cara comigo mesma, humpf!
    Abraços <3

    ResponderExcluir
  4. hahaha, mas você é muito querida!
    eu também amo meias! amo muito, muito mesmo. tenho uma mania que todo mundo que me conhece sabe: eu não durmo sem elas. pode estar o maior calor do universo e lá estou eu, com esse pedacinho de conforto como você diz, sempre comigo.

    e não, não dá pra pensar em nada ruim vendo aquela foto de pés com meias. amooooo!

    Ps: menina, você já comprou as da GAP? comprei em uma promoção e viciei. São deliciosas!

    beijoca

    ResponderExcluir
  5. Meias com dedinhos! Eu amo meia com dedinhos! Não são nada confortáveis, mas tão fofas. Uma vez ganhei um par cor abacate (!) da Disney (!) com as pontas dos dedos pink e cheias de purpurina (!) Lindas. Só que não. Mesmo assim uso de vez enquando em casa e gosto hahaha

    Às vezes tenho que me lembrar de deixar o pé "respirar um pouco", como diz mamãe, porque sempre tô usando meias. É uma delícia! :D

    ResponderExcluir
  6. Eu sou APAIXONADA por meias. Apaixonada. Aqui em Curitiba tenho sim como usá-las em 90% do ano, e é isso que faço. É o que me dá felicidade de manhãzinha, quando tenho que tirar o pijama e ir pra faculdade. É o que deixa a infância sempre presente, porque meias brancas, jamais. Isso me faz lembrar um dia que estava super frio, era um domingo, eu fui pro Cena Hum às 8h da manhã para gravarmos um lipdub. Coloquei uma leg preta, uma calça jeans, uma bota de cano alto, e aí, pensei, já que vou de bota de cano alto, vou partir pra ignorância e colocar meu meião colorido e listrado que sobrou da época dos meus 11 anos, quando estava na moda usar saia jeans com meiões coloridos. Enfim. Coloquei o meião listrado escondido dentro da bota, uma camisa branca, casaquinho singelo verde escuro, um sobretudo cinza gigante, e lá fui eu, por fora, like a diva. Por dentro, like a child.
    Até que... falaram que a gente ia ter que trocar de roupa. Tire as botas, Ana. Disseram. E eu tremi nas bases. Não tinha o que fazer. Falei de uma vez: Porra, justo hoje que vim com um meião colorido?
    HAHAHAHAHAHAA
    No final das contas foi super engraçado.
    E nem preciso falar sobre flanar pela casa né? Porque eu nunca uso chinelos. Sempre largo no primeiro lugar que eu sento. Agora.. meias. <3 Sem mais!
    Amo você, se é que é possível, ainda mais, depois desse post! Anna Vitória, minha menina com uma meia!

    ResponderExcluir
  7. Quem não ama meias, meus deus?? Eu tenho "as meias preferidas", sabe? E são aquelas de lã, super fofinhas, que vem até o joelho. Me sinto segura com elas, sem brincadeira. O problema da minha cidade é que no verão é IMPOSSÍVEL usar meias compridas, a menos que tu queira uma perna derretida. Mas o inverno costuma ser bem generoso nesse quesito. Dá até para usar duas meias, às vezes. hahaha
    Beijo <3

    ResponderExcluir
  8. AMO MEIAS! Sempre que eu puder dispensar a calça jeans e me vestir da fofura que é a meia-calça, pode ter certeza de que é isso que eu vou fazer! Texto leve e agradável de ler. :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Meias! Tenho uma gaveta cheia, quase toda tomada pelas coloridas. São minhas fiéis companheiras de (quase) todas as noites e de qualquer outro momento em que eu precise de um calorzinho para me sentir acolhida. Queria usá-las mais...

    ResponderExcluir
  10. me animei com seu post e com vontade de vestir meias. quer dizer, eu já estou de meias. mas você descreveu o processo de forma tão agradável que quando eu tiver que sair de casa num domingo com chuva (como eu fiz recentemente) já vou ter comprado um par de meias três quartos de muito algodão e vesti-las calmamente. porque aí já estarei mais disposta psicologicamente para colocar aquela calça jeans gelada e encarar a chuva molhada, como uma lembrancinha de casa colada ao meu corpo. obrigada pelo incentivo anna! parece bobagem, mas deu pra experimentar a sensação! meia calça é bom porque aquece bastante também, mas não acho nada confortável em colocar. ah, vou comprar um roupão de banho! haha! beijos!

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post! Muito interessante! No meu caso eu nem gosto de levantar da minha cama!!! Voltei com o blog, comenta lá!

    ResponderExcluir
  12. Genial, tu conseguiu me fazer pensar no quanto eu gosto das minhas meias, por que sinceramente, eu nunca tinha dado tamanha atenção pra elas. Mas hoje especialmente estou com a minha meia preferida, que é extremamente colorida e fofinha. Eu tenho os pés sempre gelados, poucas vezes quentes, e as meias me ajudam a sofrer menos. Meias-calças, estamos na época delas agora, pelo menos aqui em Porto Alegre, e como eu adoro! Tenho várias, mas quero cada vez mais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Sinceramente, cada vez mais me acho parecida com você haha. Você acredita que eu também entrei para a Iniciação Científica? Estou há três semanas fazendo só o comecinho do meu projeto e em breve vou saber se ele foi aceito. Quanto a meias, eu também amo! As minhas também são todas coloridas e de bichinhos. Queria poder usar meias de vários tamanhos, cores e desenhos. Acho tudo muito lindo ♥

    ResponderExcluir
  14. também gosto muito de meias principalmente meia calça fio 40 ou 80, na cor cinza preta branca ou cor da pele. só com um detalhe sem sapatos seja onde for, em casa no banho, na rua, tomando banho de rio, ou simplesmente em uma estrada de chão apos uma chuvarada. Amo pisar no barro principalmente com meias brancas novinhas, ou seja recém tirada da embalagem.
    Resumindo, caminho de meia calça sem sapatos em qualquer lugar que sentir vontade.

    ResponderExcluir
  15. "Ainda morarei num lugar onde eu possa usá-las ao menos uma vez por semana, e só assim serei feliz e realizada, com uma coleção enorme delas, de todas as cores, estampas e estilos." SIM! Tenho uma meia calça roxa que amo e que nunca usei justamente por morar em Uberlândia. Triste realidade. Adoro seu blog :)

    ResponderExcluir