sábado, 21 de agosto de 2010

Direito de ir e vir


Que rufem os tambores para esse acontecimento apoteótico que estou prestes a lhes colocar a par: essa semana andei de ônibus! Verdade seja dita, tenho dezesseis anos na cara e até ontem não sabia andar de ônibus. Muito disso se deve ao fato de ser filha única de pais superprotetores que gostam de ver a menininha de açúcar aqui sempre debaixo das asas, confortavelmente acomodada na bolha em que fui colocada dentro; e também à minha total inaptidão geográfica e facilidade incrível de me perder, o que lhes inspira certa cautela justificável, afinal imaginem só soltar na cidade essa criatura que já foi capaz de ficar perdida no próprio bairro! Duas vezes.

"Mãetorista, mãetorista, não basta ser mãe, tem que ser motorista!" cansada de ouvir isso da boca de mamãe todas as vezes em que ela me levava em algum lugar e de depender dos meus pais para ir e vir, resolvi dar meu grito do Ipiranga. Cansei de ter que adequar meus afazeres à rotina sempre inconstante de mamãe, programar minhas saídas de acordo com a disponibilidade dos meus pais e de ter que ouvir muitas reclamações. Quis dar um basta nisso, afinal, já cheguei a deixar de sair só para poupar meus ouvidos do falatório de mamãetorista e papaitorista na minha cabeça.

"Hoje vou voltar pra casa de ônibus, já pesquisei qual tenho que pagar, está tudo sob controle", foi esse meu ultimato para papai. Curta e grossa para que não houvesse contestações. O almoço daquele dia foi todo de terrorismo típico de papai, que mascara em suas excessivas recomendações de cautela, sugestões de que posso me dar muito mal fazendo certas coisas, para que desista de fazê-las e ache que ele não tem nada a ver com isso. Bela tentativa, não dessa vez. Eu estava irredutível. Dinheiro trocado nos bolsos, o suficiente para eu pegar uns três ônibus errados e ainda conseguir chegar em casa, celular no bolso da frente, eu sei que não devo passar no meio da praça, pode deixar que não vou tirar o iPod da bolsa e ficarei atenta no ponto, te ligo quando chegar, pode deixar. E fui.

Cheguei em casa viva, inteira, e sem ter me perdido nenhuma vez. Ok, eu não estava de todo sozinha. Na escola encontrei duas amigas que iriam fazer o mesmo trajeto que eu, que me fizeram uma ótima companhia durante o caminho. Preciso dizer que sem elas comigo com certeza não teria conseguido chegar no Terminal Central sem me perder algumas vezes, e lá dentro teria demorado um tempo até achar o guichê. E as plataformas? Que confusão! Devo admitir que muito provavelmente teria me enrolado bem mais caso elas não estivessem comigo para me indicar para onde ir. Ok. Mas eu fui uma vez e isso já é um começo.

Até chegar em casa recebi ligações de mamãe, papai e até minha avó queria saber se tinha sobrevivido ou se por distração não tinha pego o ônibus errado e estava seguindo rumo ao Morumbi. Parece absurdo, mas é muito minha cara acontecer isso. Na semana que vem repetirei essa experiência, só que sozinha. Caso desapareça por alguns dias podem saber que estou em algum bairro distante, ou até mesmo em Araguari, andando em círculos e tentando descobrir uma maneira de voltar pra casa.

30 comentários:

  1. Ótima experiência né?! Nem me lembro da primeira vez que peguei ônibus sozinha, mas foi tranquilo - se tivesse sido traumático eu me recordaria. Mas fato é que eu acho bom poder pegar ônibus e ir para onde e vir da onde eu quiser, mas se quiserem me levar, prefiro. Muito mais confortável, haha! O bom é não depender disso.

    ResponderExcluir
  2. Que rubem os tambores!

    E ao chegar em casa você pode cantar "We are the Champions!" :D

    Adooro como você escreve, é tão divertido de ler :)

    beeijo.

    ResponderExcluir
  3. machado de assim é sempre machado de assis . (:
    espera, você não sabe andar de ônibus ? poxa, eu tenho dezesseis anos na cara e pgo ônibus desde que eu tinha uns 5! eu lembro que eu passava por baixo da catraca e não pagava passagem ! UIASHDUIAH
    mas eu te entendo . por mais que eu tenha uma irmã mais velha, a minha mãe também é muito superprotetora e ela não deixava eu pegar ônibus, tipo, sozinha .
    verdade seja dita: eu só ando sozinha de ônibus esse ano porque quando eu tava andando pra ir pra aula eu fui assaltada . aí a minha mãe prefere que eu ande de ônibus do que passar na frente de uma quase favela todo dia .
    e isso porque, antes de eu ser assaltada, ela dizia: " não tem perigo, pode ir tranquilamente. " AHAM CLÁUDIA, SENTA LÁ ! o resultado foi um celular a menos .

    mas isso é bom . você acaba se tornando independente . faz muito bem (:
    aqui em BH tem o 156 que é o telefone gratuito da BhTrans que você fala onde voce tá e pra onde voce vai, ai eles te passam qual ônibus pegar, onde pegar e onde descer . super confiável .
    aí em udia deve ter também, procure saber que vale a pena . (:

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkk adorei! Andar de ônibus também foi meu grito de independência, eu devia ter uns 12 anos, eu me senti "gente grande", no primeiro dia, eu ia passando direto, mas cheguei em casa sã e salva, e hoje, bom, isso já virou rotina.
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Essa é uma decisão que exige muito de nós, filhos únicos de pais superprotetores.
    Eu tenho 17 anos. Só sei me localizar na minha cidade por causa de uma igreja de 114 metros de altura, a Catedral, que fica no centro da cidade e pode ser vista de qualquer lugar.Ou seja...
    Ano que vem eu tiro carteira, não vou me preocupar com ônibus a essa altura do campeonato, não.

    Beijo e parabéns, de novo.

    ResponderExcluir
  6. Olha, eu acho comedia, mas eu entendo seus pais.
    E eu tenho meio que uma do de quem precisa pegar onibus; pelo que vejo na tv, nao eh nada facil.
    Enquanto morei no Brasil, so andei de onibus 3 vezes -__- 1 dentro da cidade com a minha tia jto e 2 vezes pra ir de cidade pra outra, mas com a mae jto, ou seja, praticamente nunca sozinha.
    E aqui andei 1 vez so pra ver como era e so nao fiquei perdida pq estava com amiga e irmao.. rs.
    Sei la, eh bom conquistar independencia, principalmente em relacao a isso (a anta aqui nao sabe dirigir ate hj e aqui eh praticamente nao andar); entao parabens Anna! mas tome cuidado por favor!
    Entretanto deve ta sendo o maximo pra vc viver isso tudo, apesar da aflicao q seus pais sentiram... rs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ai Anna, amei o final, hahaha!
    Mas a primeira vez que andei sozinha de ônibus foi esse ano, com 18 nas costas! Demorei ainda mais que vc, hahaha.
    E tbm me irrito com pais reclamando que são motoristas. E também tive mil e uma recomendações, e até hoje tenho um medinho de me perder, hahaha.
    Meu senso espacial é altamente prejudicado.
    Beijoss!

    ResponderExcluir
  8. Te falar a verdade: Mulher não tem bússola interna como os homens, que viram à direita, à direita e à direita de novo e percebem que esse caminho os leva para o mesmo lugar de onde saíram, mesmo antes de chegar!
    Mas nós temos uma vantagem, nós sempre teremos os postos de gasolina para pedir informação quando estivermos de carro (coisa que os homens não fazem nunca, as vezes até acho que eles são daltonicos para postos de gasolina), sempre teremos as bancas de jornal para peidr informação (quando estivermos a pé), nós temos o mundo para nos informar!
    Mas não se preocupe em se perder porque jamais isso vai passar!
    (e agora me imagina procurando o carro num estacionamento de shoppingo em sao paulo lotado num feriado! pedi pro guardinha "me ajuda a achar meu carro? perdi ele e nao sei nem em qual andar eu parei... valeu!")
    bjssssss

    ResponderExcluir
  9. nossa.. eu to digitando tudo errado.. foi mal

    bjsssss

    ResponderExcluir
  10. HASUHDAUSDh Que engraçado esse seu final! ^_^ Bate aqui 0/ eu tbm sou ótima pra me perder. Aqui em PP eu já peguei vários busões errados, e sorte a minha que ando com o cartão cheio de passes (do meu primo). Outro dia, 22h da noite eu tava esperando o busão certo pra voltar do bairro distante qual tinha ido parar sem querer querendo... Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Sensacional!!! Ônibus no começo é complicado mesmo!! Mas dps vc acostuma =))
    E boa sorte na próxima vez!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Fique tranquila! É vivendo que se aprende...kkk. Clichê, mas verdade! Eu dou tudo pra não andar de ônibus, pois minha rotina é essa. Ugh!!! Mas parabéns por suas decisão... Quando comecei a andar sozinha, eu sempre pensava que se eu e perdesse era só ligar pra alguém, que essa pessoas vinha, tipo, chapolin colorado, para me salvar! hehehe. Boa sorte!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Fique tranquila! É vivendo que se aprende...kkk. Clichê, mas verdade! Eu dou tudo pra não andar de ônibus, pois minha rotina é essa. Ugh!!! Mas parabéns por suas decisão... Quando comecei a andar sozinha, eu sempre pensava que se eu e perdesse era só ligar pra alguém, que essa pessoas vinha, tipo, chapolin colorado, para me salvar! hehehe. Boa sorte!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. nossa anna... rs
    olha só, eu tbm tenho péssimo senso de direção, sempre tive, e tbm já me perdi várias vezes no meu bairro e em outros.
    mas, quando acreditamos que somos péssimos em alguma coisa e não há nada a ser feito a respeito a não ser nos adaptarmos, só ficamos ainda mais péssimos do que realmente somos (espero que isso tenha feito sentido).

    com certeza, se vc pegasse ônibus sempre e tal, fosse aprendendo os trajetos e tudo mais, a "situação" melhoraria! seu senso de direção melhoraria e vc se perderia cada vez menos. eu sei que melhorou quando eu comecei a me virar sozinha para ir pros lugares...

    quer dizer, como vai ser daqui a dois anos quando vc (não sei com certeza, é claro) for aprender a dirigir? aheuhaeuha

    me lembro que quando comecei a pegar ônibus sozinha, minha mãe, patricinha dondoca no úrtimo, vivia buzinando na minha orelha que em ônibus só tinha marginais, ladrões e assassinos, que ninguém que presta pegava ônibus, que nesse país só pega ônibus quem não tem caráter. rs
    claro que sempre que voltava para casa sã e salva e ela começava a dizer essas coisas estranhas, eu ignorava.

    pais superprotetores freqüentemente causam mais problemas que qualquer outra coisa.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela experiência, na sua idade já conhecia o Rio todo só andando de ônibus, e já tive a loucura de pegar um ônibus que passasse por todos os pontos turisticos só a passeio.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns, é preciso coragem, u_u.
    Tenho quatorze e ando sozinha de ônibus para tudo quanto é canto. Confesso que já conheci todos os terminais da cidade assim, perdida, perguntando qual o caminho para qualquer velhinho que aparecia, igual turista. O bom é que agora não tem erro, porém, dinheiro sempre trocado a mão para caso um lapso de memória me aconteça e eu vá perder o rumo.
    Enfim, boa sorte Anna :D
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  17. Então. Eu mesmo sendo perdida ao extremo da face da terra - porque já me perdi MUITAS vezes no meu bairro e sou capaz de me perder até em shopping, porque eu entro numa loja e na saída não sei em qual direção estava andando - quando tinha 13 anos eu também me revoltei e resolvi meter as caras num ônibus. Foi a melhor coisa que eu fiz, sabe? Porque apesar de perdidona.. eu sou independente. Nada melhor que isso. E ah.. a gente se acha depois. É só pedir informação, as pessoas sempre ajudam. :)

    Beijo.

    ResponderExcluir
  18. Nossa, eu ando de ônibus desde os 9 ou 10 anos de idade. Nunca me perdi! Aliás, não tem como se perder, porque o ônibus sempre volta no lugar onde você o pegou. Depois que eu tirei carteira, ficou mais chato andar de ônibus sabe. Tudo eu quero o carro, aí tenho que depender dos horários da minha mãe (que nem você) pra ela liberar... :) Mas andar de ônibus é legal, eu pelo menos acho. Você vê cada figura...

    ResponderExcluir
  19. Comecei a andar de ônibus eu tinha 11 anos.. uahsuas, poruqe meus pais tinham vendido o carro.. ^^ mas já me perdi algumas vezes..
    Sorte quando for sozinha.. aushaus

    PS.: quer um hostee? adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  20. xDD
    Meu problema com ônibus é que, ao invés de prestar atenção no caminho, eu fico divagando, pensando na vida enquanto eu olho a paisagem.
    Andar de ônibus às vezes parece coisa fácil, mas sempre tem jeito de você pagar altos micos, eu mesmo já paguei um monte! hauahua

    ResponderExcluir
  21. Eu comecei a andar de ônibus quando tinha uns 15 anos, porque meu colégio era longe de casa, ai eu ia com meu pai e minha irmã, porque meu pai as vezes tinha preguiça de dirigir, mereço. Depois eu passei a ir sozinha, e sempre que precisava sair pra algum lugar eu ia. E na época era cool você andar de ônibus sozinha, e se você falasse que nunca tinha andado todo mundo ficava tipo: OOH! hahaha.
    Espero que da próxima vez dê tudo certo, beijos

    ResponderExcluir
  22. Adorei ler sua aventura, Anna! Também sou a maior perdida e já me perdi no meu bairro também ¬¬ (na primeira vez que vim pra casa de ônibus). Toda vez que alguém me pede informação eu respondo com meu melhor sorriso: ah, você pediu pra pior pessoa do mundo! Hehehe. Comecei a me virar com os ônibus no ano passado e apesar de ODIAR andar neles, achar o transporte público daqui caótico e tudo, gosto de depender de mim mesma. É gratificante mesmo (:
    Beijinho

    ResponderExcluir
  23. Hahaha, amei! Eu andava de ônibus quando era noviiinha, e por isso até sei, mas tenho PAVOR de ônibus... Minha independência foi começar a andar pela cidade inteiro á pé (: Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Disseram "We are the Champions", mas eu imagino mais a cena do Rocky subindo as escadas (tan tan taaaaaann, tantantaaaaaaan)

    A primeira vez que andei sozinha de ônibus também foi aos 16 anos. Eu saia 11:30 da escola (!) e minha mãe só podia chegar as 12:30 para me buscar. Até que um dia cansei de ficar uma longa hora solitária e esperando e decidi começar a voltar sozinha de ônibus para casa. O mal disso é que, depois de um tempo, os pais que perguntam se você não pode ir de ônibus, ao invés de eles te levarem...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Achei engraçado até sua avó ligar para saber se tinha dado certo... Só nossa família, né?
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  26. Achei sua atitude louvável!!! Estou orgulhosíssima!!!! É isso aí!!! Você vai ver o que esta simples resolução vai te deixar mais independente e acima de tudo, confiante.
    A minha mãe me soltou sozinha por SP aos 9 anos, confiando uma criança de 7 (minha irmã) e hoje eu posso sobreviver perdida em qualquer cidade do mundo. Quem tem boca vai à Roma, don´t forget it.
    beijinhos da desaparecida!!! rs

    ResponderExcluir
  27. ESTOU AQUI PARA PODER PEDIR SE EXISTE MESMO ESSE TAL DE DIREITO DE IR E VIR PORQUE ESTAMOS COM UMA DIFICULDADE EM NOSSO BAIRRO DESDE QUE COMEÇOU UM TAL DE CONTORNO NORTE VARIOS BAIRROS NÃO ESTÃO TENDO CONDIÇÕES DE ATRAVESSAR A RODOVIA, POIS FECHARÃO SEM NEM FAZER UM PASSARELA, NO MEU BAIRRO CONJUNTO H.ITATIAIA EXISTE UM CENTRO EDUCACIONAL E UMA ESCOLA E MUITAS PESSOAS DE IDADE LEVA SEUS NETOS DE MANHÃ E BUSCA A TARDE,AINDA AS CRIANÇAS QUE ESTUDA TEM QUE PASSAR POR BAIXO DA TRINCHEIRA QUE FOI CONSTRUIDA CORRENDO PERIGO DE VIDA. CADE? O DIREITO DA CRIANÇÃ? POR FAVOR ME DE A RESPOSTA DE TUDO ISSO POIS ATE AGORA NADA FOI RESOLVIDO E A OBRA CORRE A SOLTA,FOI UMA FALTA DE RESPEITO COM OS MORADORES ISSO PORQUE PREFEITO DISSE QUE NÃO IA SE IMPORTAR PORQUE NÓS ERAMOS A MINORIA E ELE NÃO SE IMPORTA COM A MINORIA POR FAVOR EXISTE ALGUEM AI ME DE RESPOSTA.

    ResponderExcluir
  28. POR FAVOR TEM ALGUEM PARA ME OUVIR PARECE QUE NINGUEM SE IMPORTA COM NOSSO BAIRRO FICAMOS ISOLADOS EXISTE IGREJAS,POSTO DE SAUDE,ESCOLAS,CENTRO EDUCACIONAL COMERCIO EM GERAL POIS DO LADO QUE MORAMOS NÃO EXISTE NADA DISSO NOS SOCORRE POR FAVOR DIREITOS,DIREITOS E DIREITS MANDE ALGUEM PARA COMPROVAR A FALTA DE RESPEITO QUE COMETERÃO COM OS MORADORES DO CONJUNTO ITATIAIA E ATLANTA NA CIDADE DE MARINGA.

    ResponderExcluir
  29. Você não é única que nunca andou de ônibus, durante um bom tempo eu nunca tinha feito isso e a primeira vez que andei (junto com meu pai) eu achei a coisa mais legal do universo, me senti quase em uma montanha-russa e não entendia como todo mundo não conseguia achar aquilo divertido. Claro que agora, depois de ter andado um bocado de vezes e nessas férias ter treinado como chegar na minha faculdade, já descobrir o porquê.

    ResponderExcluir
  30. Eu aprendi a andar de ônibus com 15 anos =O
    Mais por conta da escola em que estudei do que por qualquer outra coisa. É bom poder ir e vir. Mas,não quando pai e mãe ficam perguntando pra onde cê vai (vivo isso)...=/

    ResponderExcluir