terça-feira, 10 de agosto de 2010

O dia que eu entrei no Google pra saber se estava infartando

Não sei se já contei aqui que sou meio hipocondríaca e completamente paranoica, características que vem se agravando depois que comecei a assistir House. Contei? Não? Prazer, meu nome é Anna Vitória e qualquer coisa mínima que eu sinto que não é diagnosticada como crise de rinite alérgica ou infecções de ouvido ou garganta eu já imagino que seja um tumor gigantesco e inoperável, igual ao personagem do Woody Allen em Hannah e Suas Irmãs.


Já fazem uns dois anos que um dia comecei a sentir uma dor bizarra no braço esquerdo. Do nada. Não era uma dor forte, mas era uma dor chata pra caramba, dessas que não te deixam prestar atenção em mais nada, além de se concentrar para não, em hipótese alguma, dobrar os dedos, pois a dor aí sim tornava-se insuportável. Achei aquilo estranho demais, e só conseguia pensar no Bussunda. Para refrescar a memória, Bussunda era o cara do Casseta e Planeta que morreu de ataque do coração na Alemanha, durante a cobertura da Copa de 2006, e poderia ter evitado tudo isso caso tivesse prestado atenção ao sintomas que teve antes do fatídico momento, dentre eles a dor no braço esquerdo. Diagnóstico feito: eu estava tendo um infarto agudo do miocárdio.

Para averiguar outros sintomas, me esgueirei sorrateiramente já tremendo até o computador do meu pai e pesquisei: infarto + sintomas + dor no braço. Dentre outros sintomas de um infarto silencioso estavam descritas dores que irradiam pelo braço, pescoço e costas, suor, falta de ar, tontura, e ao final a fatídica dor fortíssima no peito. É claro que a medida que ia lendo tudo aquilo os novos sintomas começavam a aparecer, e devo ter terminado minha breve pesquisa já empapada de suor e sem conseguir digitar, de tanto que tremia. Era uma questão de minutos até sentir a pontada. Sabendo que meu pai daria pouco crédito às minhas suspeitas, ainda mais porque já passava da meia-noite, me sentei no sofá e me pus em alerta. Olhei pra cima: "Deus, se eu tiver que ir mesmo, me leva de uma vez e não me deixe sentir dor." Apaguei ali no sofá mesmo, acordei no outro dia sem dor no braço. Ufa, essa foi por pouco.

Aí que esses dias meu braço esquerdo começou a doer de novo. Do nada. Era uma dor tão chata que eu peguei um lenço e improvisei uma tipoia. Enquanto andava para lá e para cá com aquela coisa lilás e florida segurando meu braço, mamãe já dizia que só podia ser por causa de computador, de tanto digitar, já que pra ela qualquer coisa que eu sinta é culpa do (segundo ela excessivo) tempo em que passo na internet. Falei para que então no dia seguinte procurássemos um médico e comprássemos uma daquelas munhequeiras para quem tem tendinite, para evitar a fadiga. Apesar disso eu não estava em paz. Me lembro que sentei no sofá e fiquei um tempão encarando o braço, com certamente uma enorme ruga de preocupação na testa, afinal mamãe entrou na sala e já foi dizendo:

- Anna Vitória, pelo amor de Deus, nem pense em me dizer que você acha que está infartando de novo!

(Post inspirado no post "Doutor Google: o médico dos médicos", do Dois Ponto Um)

24 comentários:

  1. Me vi nesse texto seu. Mas eu tenho alguns problemas que me levam a pensar sempre isso... Ansiedade Generalizada.
    Gostei de saber que não sou a unica que pesquisa no google os 'sintomas'. Já senti a mão dormente e sabia que dormencia era sinal de má circulação... achei que estava tendo um infarto, então corri pro google... é até engraçado de lembrar.

    dpois passa no meu blog ^^.

    http://vanroses.tumblr.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho medo de digitar os sintomas no google e não receber uma resposta legal.
    Parei de pensar se estava enfartando desde que meu professor de Biologia disse que é muito, muito baixo o percentual de mulheres que enfartam, em relação ao de homens...

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk adorei.
    Minha tia também tem essas coisas de sentir sintomas da doença sem estar doente. Ainda bem que você não tinha nada. E tendinite doí pra caramba, eu que o diga (;
    beijão!

    ResponderExcluir
  4. Divertidíssimo esse seu texto! E muito reconfortante saber que mais alguém pensa que vai morrer quando sente dor no braço.

    ResponderExcluir
  5. Hahaha eu já ia falar que sou igual a você, quando vi que vc se inspirou na minha história. É...bem vinda ao clube dos neuróticos! Te entendo completamente! Se eu estivesse com vc na hora da dor, com certeza diria, igual a sua mãe, que ela vem do uso do computador (eu tenho tendinite toda hora). Mas também sei que se na hora eu FOSSE vc, a primeira coisa que pensaria seria em infarto. hahaha!
    beijo!

    ResponderExcluir
  6. p.s. - só pra complementar: outro dia uma amiga estava com dor no braço esquerdo e eu falei pra ela que poderia ser um infarto. Neurótica? hahaha

    ResponderExcluir
  7. Esses dias eu estava dirigindo, toda feliz, cantando killers e me deu uma dor horrível no braço esquerdo.
    Quase parei em um pronto socorro, achando que estava enfartando.
    Nunca se sabe, né? hahahahahaha

    ResponderExcluir
  8. Hahaha, eu ri Anna! Tenho uma amiga que é bem assim, sempre que estudávamos alguma doença na aula de biologia ela começava 'magicamente' a sentir os sintomas ou procurar eles na gente. E qualquer dorzinha de cabeça que ela tenha ela entra em pânico achando que é aneurisma. Deus o livre, hahaha.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  9. No meu blog a um tempinho eu comentei que um dia depois de ver ER eu tinha CERTEZA de que estava tendo um infarto, justamente pela dor no braço. Fiz mamãe me levar no hospital, para descobrir que tinha LER. Que delicia.
    Coisas que só hipocondriacas como nós entendemos.
    Beijo. (:

    ResponderExcluir
  10. Ixi...!!
    Espero que melhore logo e que seja só um caso de tendinite ou cansaço msm!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. éngraçado, as vezes tbm fico pensando que tenho alguma doença grave rsrsr! graças a Deus que sempre é paranoia da minha cabeça.
    beijo grande !

    ResponderExcluir
  12. Engraçado, lembrei desse post da Luiza indicado no final assim que comecei a ler seu texto hahaha Nunca passei por uma situação dessas não....O google nos impressiona demais às vezes haha

    ResponderExcluir
  13. Hahahahha Eu faço uma coisa diferente, mas da mesma espécie. Já viu Enigmas da Medicina, um programa que passa no Discovery Home&Health (é, eu assisto)? Bem, toda vez que eu vejo eu fico tentando memorizar os sintomas, caso eu ou alguém que eu conheça tenhamos aquilo e ninguém consiga diagnosticar. Acho meio estranho, mas...
    Seu post me lembrou duas coisas: a primeira eu esqueci, mas a segunda é que os infartes femininos têm sintomas diferentes dos masculinos, sabia? Eu recebi um e-mail sobre isso, mas não lembro mais quais são. Se quiser depois eu procuro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ai Anna eu sou assim. Eu sempre acho que tenho uma doença incurável e que se o House não aparecer logo vou morrer, só que eu adquiri MEDO de ir ao médico... porque acho que se eu for, ele vai tentar me convencer que não to doente, ou então vai me dizer que vou morrer e tenho medo de ter que me despedir das pessoas rs.
    A última vez foi quando peguei uma gripe bem naquela época de gripe A, o fato é que sentia tanta dor no peito, e achei que tava com a tal gripe-do-porco e que ia morrer, até que fui no médico e descobri que era só gripe rs

    Eu não era assim, acho que to ficando velha demais :/

    Adorei seu texto. e lembrei de meu corpo sentindo todos os sintomas das minhas doenças imaginárias...


    Beeijos ;*

    ResponderExcluir
  15. HAHAHAHA. Eu ri muito do seu texto porque eu era exatamente assim quando tinha a sua idade - não que isso seja coisa da idade, mas é foi passando com o tempo. Enfim, você entendeu.
    Eu tinha uma dor de cabeça e, pronto, era tumor no cérebro. Ou então, se meu cabelo começava a cair muito, também era câncer - só depois que fui descobrir que queda de cabeço só acontece com a quimioterapia... Enfim, acho que meu problema era pânico de câncer, mesmo.
    E toda a minha enrolação foi pra dizer que adorei o seu blog. Adoro textos assim, leves, divertidos, mas que jamais perdem o seu bom nível - acho que no fundo é inveja porque eu só consigo escrever desabafos mexicanos.
    Tá linkada, que assim seja :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Ahahah, nao eh caso de rir, mas achei comedia o jeito q vc contou! acordou no sofa e sem a dor.
    eu tb sou meio assim, me consulto sempre com o dr. google e isso nao eh bom e nem certo.
    Como vc msm disse, parece que a gente vai sentindo os sintomas.. uma vez achei que todos (meu pai, mae, namorido e ate eu) estavam com cancer de pele por causa de certas pintas que nos temos.. quase coloquei eles doidos e fiquei doida junto, qdo nao era nada demais.
    Eu sei que a gente fala fala, mas nao deixa de olhar; eu continuo... rs.
    E oh, dor no braco eh de musculos! eu ja enfiei isso na minha cabeca; pode ter certeza que eh uso execessivo ou mal jeito! ;)

    Beijosss

    ResponderExcluir
  17. Também eu sou hipocondriaca (muito antes de começar a assistir House) e nunca gostei de ir no medico ou tomar remedio (acredita?).
    Não faz muito tempo, descobri minha insuficiencia cardiaca. Confesso, Anna, nem ligo. Acho um bom motivo para viver intensamente sem saber se vou acordar amanhã ou infartar às seis da tarde.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  18. huahsuahushaua
    Não sei se a intenção era fazer a história meio tragicômica, mas acabou ficando muito engraçada mesmo... :P
    Também já senti dor no braço esquerdo, palpitações no coração e tal, mas mesmo como a Gabriela falou que homens são mais propensos, eu nunca dou muita importância, não faço nada e acaba passando. Às vezes a gente fica tão fissurado naquilo, que o seu psicológico acaba aumentando a dor, eu acho.
    Enfim, que sorte que não era um infarto, né!
    Abraços.


    PS: Descobri seu blog há uns dias e estou me deleitando com seus textos. Até o final das minhas férias, tenho certeza que leio todos os posts do arquivo! hahaha Por favor, continue escrevendo... ;)

    ResponderExcluir
  19. Aconteceu uma coisa parecida comigo ontem, eu fui em um planetário, e claro, ficou tudo escuro, a moça disse que se alguém passasse mal era pra avisar a ela, e eu me senti em um episódio de House em que um menino tá com a namorada no planetário e começa a dar um ataque. Fiquei esperando o momento em que eu iria começar a me sentir mal lá, surtei legal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Ana, desculpe-me mas não pude deixar de rir, rs.
    Acho que hj em dia a maioria das pessoas se consultam pelo "Dr. Google". Eu também já me desesperei, não a ponto de achar que estava tendo um infarto. Mas tem gente que vive me xingando, pq me consulto no google. Mas vai dizer que não ajuda né?! No seu caso, talvez te deixe mais neurótica....hahaha.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  21. Não pude evitar, ri desde o título.

    ResponderExcluir
  22. '- Anna Vitória, pelo amor de Deus, nem pense em me dizer que você acha que está infartando de novo!'

    kkkkkkkkk, ri muito! ahah
    minha irmã é assim também!
    lembra daquela época em que estavam desconfiando do soda caustica no leite? então! minha irmã ficou durante quase um mês sem tomar leite, dizendo que sentiu a garganta arder de um jeito fora do normal, quando o tomou ouvindo uma notícia sobre o MESMO LEITE que estava bebendo. eu, pelo menos, bebia do mesmo leite e não sentia nada, enfim: ERA TUDO PSICOLÓGICO! ahahah

    e não me invente de infartar! ahaha
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Felizmente House não trouxe esse efeito em mim. Comecei a acompanhar a série recentemente e como ele é insuportavelmente genial, né?
    Foi inevitável não rir do seu ataque de hiponcrodíaca. Fico imaginando o quão engraçado deve soar hoje o fato de você ler os sintomas e passar a adquiri-los.
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  24. hahahaha... infarto aos 16 anos? rs.... Uma dica: jamais pesquise doenças no Google. O pânico só piora. Palavra. Eu também já fui hipocondríaca e precisei cuidar da minha cabeça pra não surtar. Um dia tive uma dor no peito ao fechar a janela, achei que fosse angina. Corri pro PS... fiz eletro... nada. Era só dor muscular. Várias vezes já saí correndo dos escritórios para o PS mais próximo achando que ia enfartar, fiz eletro... nada... já procurei um PS achando que ia ter um derrame. O médico mandou que eu fizesse uns exercícios de arregalar o olho pra cima, pra baixo, pro lado. Nada...
    Uma vez tive umas dores de cabeça causada pelo nervo que sobe atrás do pescoço, como eu estava tensa, até a cabeça doía. Eu achei que fosse tumor. Corri pro médico... nada.
    Agora eu nem ligo mais. Se doer alguma coisa, espero passar e pronto. rsrsrs
    beijos\!

    ResponderExcluir