quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Entre estantes

A Siciliano do shopping fechou há um mês mais ou menos. Não me surpreendi, pois sabia que isso aconteceria, e o fato teria passado incólume por aqui não fosse hoje o momento de iluminação que tive a respeito de como aquela loja fez parte da minha vida. Quando ela surgiu ali, no único shopping de Uberlândia, era a maior livraria que eu já tinha visto e exercia em mim um fascínio sem igual.

Quando era pequena almoçava com meus pais no shopping praticamente todos os domingos. Íamos para a praça de alimentação e eu, como toda criança, mal sentava e já estava comendo. O mesmo macarrão, do mesmo buffet de massas, com os mesmos ingredientes (combinação que repito quase sempre que vou a esse restaurante, até hoje). Quando terminava, papai mal tinha chegado na metade de seu primeiro chopp, o que significava que havia muito tempo pela frente, e não me restava nada além de ir para a Siciliano. Todo domingo eu ficava lá mais ou menos das 13 às 15 horas, sentada nas cadeirinhas da seção infantil tendo todos os livros do mundo ao alcance das minhas mãos. Chegou uma época em que eu de fato tinha noção de todo o acervo infanto-juvenil da loja, e era capaz de dizer quando haviam chegado novidades, ou se mudaram os livros de lugar. Alguns atendentes me conheciam de vista, sorriam para mim ao me verem entrar, e já me avisavam quando meus pais apareciam ali na porta, me chamando para ir embora.


Foi nessa Siciliano que comprei meu primeiro Harry Potter, foi lá que eu chorei lendo um livro pela primeira vez (“Para Francisco”, que comecei a ler enquanto esperava por 2h o início de uma sessão de cinema), foi lá que comprei o maior livro da minha vida até hoje – e ainda um dos mais queridos: Toda Mafalda, um calhamaço gigante com todas as tirinhas da Mafalda já publicadas, que ganhei sob protestos de papai, que dizia que eu nunca leria um livro daqueles nem que vivesse mil anos. (Sim, já o li inteiro. Duas vezes!)


Com a adolescência, a Siciliano passou a ser o meu ponto de encontro com os amigos. Se íamos ao cinema, nos encontrávamos na Siciliano antes da sessão, se íamos só vadiar no shopping, era lá que o passeio começava. Engraçado que até a loja fechar, há poucos dias, sempre ouvia ou dizia “a gente se encontra na Siciliano”, embora eu e todos os meus amigos soubéssemos que o único lugar no mundo para se encontrar antes de qualquer coisa era a Siciliano. Era lá também que eu passava muitas horas com meu primo, provavelmente dividindo um pufe (já reparou o quanto era raro encontrar um pufe ou cadeira vazia naquela Siciliano?), com o livro 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer, folheando-o e comentando sobre os filmes que já tínhamos assistido (fazemos isso em toda livraria que pisamos).


Foi lá que eu tive a coisa mais próxima que já cheguei a ter de um ataque de pânico. Na véspera do PAAES estava sozinha no shopping quando de repente me caiu a ficha da importância da prova que eu faria no dia seguinte. Fui andando meio perdida pelos corredores do shopping e quando vi já estava na porta da Siciliano, o lugar em que eu mais me sentia segura. Foi lá que eu me sentei atônita em uma cadeira e tentei respirar e parecer normal enquanto fingia que lia um livro do Calvin.


Semana passada fui ao shopping bater perna com a Naná e cheguei bem mais cedo do que ela, e foi estranho pra caramba não ter a Siciliano para me refugiar enquanto esperava. Mesmo tendo passado um tempo enorme nas liquidações de sapatos, os minutos pareciam passar muito devagar, porque eu sabia que se estivesse enfiada nas prateleiras bagunçadas onde ficavam praticamente jogados ao léu livros da Taschen, minha espera não duraria mais que um piscar de olhos.


A Siciliano fechou para dar lugar a uma Saraiva Megastore, um dos meus maiores sonhos de loja que enfim se tornou realidade. A loja é magnífica, linda e reluzente, com todos os livros do mundo em proporção bem maior e além disso milhares de DVDs. Não estou acostumada a encontrar um “Crepúsculo dos Deuses” na primeira prateleira de filmes que fuço. E apesar de toda essa lindeza, Naná falou uma coisa muito certa, ainda que tenha sido uma brincadeira: “Não queria que a Siciliano tivesse fechado, onde a gente combinar de se encontrar agora?” “Agora tem a Saraiva!” “Eu sei, mas não a mesma coisa.”


Pior é que não é mesmo.

27 comentários:

  1. Moro em BH. Tinha uma Sisiliano que ficava em um shopping que era o mais próximo da minha casa e sempre parava lá. Estranho como livrarias grandes demais não me encantam tanto. Aliás. Agora tem uma Saraiva lá também, o que realmente não é a mesma coisa. Afinal, ainda existem Sisilianos? Ou, porque raios a Saraiva anda comprando elas?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. ignore eu ter escrito siciliano errado. sabia que tinha alguma coisa me encomodando, mas só fui ver depois . tsc tsc

    ResponderExcluir
  3. Sei como é. Aqui pertinho de casa tem a Livraria Cultura do Conj. Nacional, que como vc bem sabe, é enorme. É óbvio que lá tem milhaaares de livros, dvds e etc, mas aquele tamanho gigante não me faz ficar muito confortável. Vou lá só quando sei o que quero e em 15 min no máximo já pago e vou embora. Nos momentos de tédio, gosto de ir na Livraria da Vila, que embora menor, é muuuito mais gostosa.

    ResponderExcluir
  4. Ai Anninha, fiquei mimimi lendo isso. Acho que pelas suas lembanças e tal, lemmbrei das minhas em BH. Nada a ver com o fato da Siciliano ter mudado e de "perdermos" nosso ponto de encontro. Nostalgiazinha mesmo.

    Mas acho que em memória da siciliano-da-nossa-época deveriamos continuar marcando de encontrar lá "onde era a siciliano". Se virar hábito, continuaremos falando "na porta da siciliano" hahahaha.

    Falando nisso, já sabe o que vai abrir lá?

    beijo

    ResponderExcluir
  5. Imagino. Como na minha cidade não tem shopping e menos aida uma livraria decente, uma Saraiva é meu sonho. Mas ás vezes as lembranças contam mais, né?! Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Aqui na minha cidade não tem uma Saraiva, ou coisa do tipo, mas nos shoppings aqui perto têm Saraiva, Nobel e outras, e eu seempre que vou tenho que passar, mesmo que eu não compre nada. Sempre que eu vou em um shopping com a minha amiga, o primeiro lugar que a gente vai é na Saraiva, e ficamos lá, vendo os livros, revistas e os DVDs das nossas séries favoritas. O único ruim é que essas livrarias nos levam a falência né? haaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ai que super isso.
    Eu e meu namorado temos o hábito de vagar pela livraria que tem em um dos shoppings daqui.
    E é engraçado como a gente sempre acaba lá, no mesmo lugar toda vez, mesmo que não queiramos.
    Acabei me apegando a essa livraria, mas ficaria felicíssima se abrisse uma Saraiva por aqui.
    Eu sempre digo -está até no meu blog- que eu não ligo pra vitrines, mas se passo em frente a uma livraria eu posso ficar por horas só olhando a vitrine. Amo!

    ResponderExcluir
  8. Ei Anna!
    Eu sou super adepta de passar um tempão na livaria. Eu e meusa amigos, em SP, sempre íamos no mesmo shopping. E sempre que marcávamos, era a mesma coisa: No Bourbon, na livraria Cultura.
    E aqui em Curitiba não tem o Bourbon, nem a livraria Cultura, e nem os amigos. Ainda não entrei numa livraria pra passear aqui, e lendo o seu post quase chorei pensando o quanto isso me faz falta. Eu e meus amigos fazíamos isso também. Sentávamos numa mesa, pedíamos café, e pegávamos o Toda Mafalda, ou o 1000 coisas que vc tem que aprender a fazer. E ríamos muito. Pena que nem foi a livraria que fechou, fui eu que sai de la, hahaha. Mas o bom é que eu sei que quando eu vou pra lá tá tudo do jeitinho que eu deixei!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  9. Aninha ainda não tinha saraiva ai não? por aqui (Fortaleza) tinham duas siciliano, e agora adivinha? saraaaaaiva!...engraçado a Lara quando chega no shopping diz logo: _ mãe vamos lá na siciliano? e olha que faz tempo que é saraiva. e depois ela corrige _ ai não é saraiva né mamãe?
    mas a saraiva é mesmo um sonho Aninha, vc acredita em off, as vezes vou no shopping só pra ir lá? rs!
    Vc acostuma com a mudança de nomes por que o acervo da saraiva não existe de tão bom...
    beijo grande !!

    ResponderExcluir
  10. É estranho quando algo muda na rotina que já tinhamos estabelecido, né? .-. Mas, preciso dizer que ao menos ainda tem uma boa livraria. Horrível seria se tivesse aparecido por lá uma lojinha de sapatos qualquer.

    ResponderExcluir
  11. Oii ^^
    Bom, por incrivel que pareça eu também sempre me enfiava na Siciliano que hoje também é Saraiva no shopping que eu mais frequento.
    Apesar de tudo, hoje prefiro a Saraiva, pra você deve ter um significado bem maior a Siciliano, entao acho que entendo.
    Bom, tenta aproveitar essa nova e gigantesca livraria, vai ser legal, apesar de não ser o mesmo.
    Bye bye
    Beeijos ;D

    ResponderExcluir
  12. Que tal pensar que a Saraiva será palco de mais outras ocasiões e momentos? Vai ser feliz também, eu garanto. :)

    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Aqui em Natal também é assim, sempre nos encontramos na siciliano, afinal, quando você tem que esperar alguém, pelo menos você tem alguma coisa pra fazer né?
    beijos!

    ResponderExcluir
  14. Acho que todo mundo tem uma livraria de "estimação". A minha é a Saraiva. Que fica num dos shoppings perto da minha casa.
    Não tem outro lugar que eu me sinta mais em casa do que lá. (:
    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Annaaaaa!!!! Que gracinha, obrigada por comentar. Fico feliz que gostou do Blog, ainda mais você, uma pessoa que entende taantooo de Blog né? hihi
    Passe mais vezes lá.
    Como sempre, sempre estou aqui acompanhando seu Blog;

    Beeeijos

    ResponderExcluir
  16. Aqui em SP é a mesma coisa com a minha querida amiga Mirelli, mas não é a Siciliano, é a MegaSaraiva do Center Norte. Outro dia a gente não tinha nada pra fazer... "vamos na Saraiva".
    Se eu fosse o Diretor de Marketing da Siciliano te pagaria uma boa comissão pra poder veicular o seu texto, que é lindo.
    beijos!

    ResponderExcluir
  17. Nunca tive um 'lugar preferido' assim. Mas livrarias me encantam, sejam de qual tamanho forem... aliás, qualquer lugar com prateleiras cheias de livros me encantam. Às vezes penso que poderia morrer feliz nu lugar desses, fuçando várias páginas interminavelmente.
    E sei que 'perder' um lugar preferido não é muito bom, mas isso não impede que vocês passem a ter outro lugar para ter encontros ainda mais divertidos...
    Beijo, Anna.

    ResponderExcluir
  18. Na minha cidade não tem livrarias, é muito pequena. Mas quando viajo para a capital, se me deixam sozinha no shopping é nas livrarias que me refugio.
    Nunca tive um lugar preferido assim como você, mas essa sua história foi tão nostálgica que me senti no seu lugar!
    Adorei! =)

    ResponderExcluir
  19. Aqui em Belém também abriu uma Saraiva Megastore que eu também estava esperando a milênios, nunca tive aqui em Belém uma livraria que me acolhesse assim como a Siciliano te acolheu. Aliás quando fomos em SP eu visitei uma Siciliano eles estavam fazendo uma liquidação de livros, provavelmente, aquela loja ia fechar tbm. Mas se pudesse escolher uma livraria de sonhos essa seria a Livraria Cultura. Lindissima. Recomendo.
    beijos!

    ResponderExcluir
  20. Quando eu era mais nova vivia fuçando na papelaria que tinha do lado da loja do meu vô.
    Ela fechou antes da minha adolescencia, mas até hoje sinto uma pitada de saudade e nostalgia quando lembro dela.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. nossa, que lindo que a livraria fez parte da sua história! adorei o post!

    ResponderExcluir
  22. olha só...
    vc precisa visitar a Livraria Cultura da Avenida Paulista x/
    sério mesmo... rs
    como boa amante de livros que achho que vc é, ficaria completamente louca lá dentro...
    se eu não tivesse desistido de livrarias brasileiras por serem muito caras (melhor aproveitar os preços e promoções inacreditáveis do submarino, sempre x_x), seria o meu lugar preferido pra comprar livros. agora só vou lá pra escolher novos títulos para a minha lista, e depois compro em outro lugar *cough*submarino.

    mas enfim, não sei nem pq comecei a escrever tudo isso... lendo o post entendo seu amor por aquela livraria em particular. ;) espero que possa gostar dessa nova saraiva com a mesma intensidade da siciliano antiga no futuro, quem sabe?

    ResponderExcluir
  23. Acontece neh!
    Pode nao ser a mesma coisa, mas com certeza virao muitas lembrancas boas 'a mais'.
    O importante eh ler sempre; coisa que eu preciso me ligar mais urgente!!!!!

    Beijos Anna e bom domingo.

    ResponderExcluir
  24. Eu adoro significados! Pode reparar, td na vida, até mesmo os lugares nos significam algo, nos remetem, torna-se referência.
    Desde pequena vc já frequentava, acredito que este lugar que teve uma grande parcela de "culpa" pelo seu amor a leitura, no seu desenvolvimento cultural. E por mais que outra livraria maior e melhor esteja no lugar dela, são as suas recordações que valerão mais. Aproveite a Saraiva e crie novas recordações pq hj em dia td muda rápido demais.

    Ah, eu tb tenho o Toda Mafalda e amo tanto que não consigo emprestar pra ninguém!... rsrs

    Bjs, Anna!

    ResponderExcluir
  25. Moro em BH e sou vítima do mesmo caso da Gabi (exceto que moro lá perto).

    Acho que a Saraiva tem mais recursos tecnológicos, mas nada como o bom e velho atendimento da Saraiva...

    Pense pelo lado positivo: pelo menos ela não foi substituída por uma Leitura (blé!)!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  26. Sua cidade já tem um shopping, agora tem uma saraiva... Quem mora na minha cidade tem que se encontrar na praça haha... Sinto muita falta da capital! Aproveite a nova loja e guarde a boa lembrança Siciliana! hehe

    ResponderExcluir
  27. aqui na gloriosa jundiaí a siciliano do shopping também fechou. vai dar lugar a uma outra rede estranha que eu nem conheço. mas livrarias não duram aqui, nem a nobel durou. cidade triste.

    eu diria que procede bastante, o curso é uma salada mista de um monte de coisas que ninguém entende o que e pra que são. mas no fim, dependendo do seu espírito, acaba sendo engraçado.

    ResponderExcluir