sábado, 28 de agosto de 2010

Jon Foreman me entenderia

Eu não quero mudar o mundo
E eu não quero ser alguém
E eu não quero escrever o livro
- Eu farei o filme

Porque não sou eu
Eu sou como qualquer um (eu sou como qualquer um)
Eu sou como qualquer um
Switchfoot - "Chem 6A"


Já ouvi de professores que a maioria das coisas que aprendemos no Ensino Médio não tem utilidade prática alguma nas nossas vidas depois disso. Um deles, que me deu aula de Matemática no ano passado, dizia enquanto explicava algum conteúdo que estávamos aprendendo aquilo para que se um dia, por acaso, alguém nos parasse na rua e perguntasse a forma do gráfico de uma função afim, saberíamos responder.

Isso que me faz ter uma vontade genuína de parar de estudar. Logo eu, que sempre fui tão partidária da filosofia de que é a educação que vai mudar o mundo. Até então eu sempre havia sido uma pessoa que gostava realmente de estudar, podia até ter uma preguiça antes de começar, mas depois de já sentada em frente aos livros eu nem via o tempo passar. Repetindo e frisando: até então.

Tudo por conta dessa coisa abominável chamada vestibular. Esse sistema idiota de ingresso nas universidades. Não existe nada mais terrível do que você ser obrigada a dedicar quase 12 horas do seu dia a uma prova que não faz o menor sentido, que só encherá sua cabeça de conteúdos e mais conteúdos vazios, que você aprenderá de forma mecânica para no dia seguinte à tão esperada e temida prova, esquecer tudo. É difícil pra caramba ter que se dedicar desse tanto a um troço que você não acredita, que faz com que até o sonho dourado da universidade não pareça tão dourado assim. Meses, anos talvez, muito dinheiro, neurônios e paz de espírito jogados no lixo.

Nunca tanto estudo me foi cobrado, e nunca eu nunca quis tanto fazer qualquer coisa que não fosse estudar. E eu poderia escrever muitas linhas mais sobre toda minha ideia de que esse sistema de educação está tão, tão errado e é por isso que o Brasil não vai pra frente, mas hoje eu só queria exprimir aqui minha revolta com tudo isso. Tem dias que o pior de mim é despertado por conta dessa maratona de estudos, um crescente ímpeto de jogar tudo pro alto e ser uma zé ninguém na vida, vender tudo que eu tenho e colocar o pé no mundo, viver de luz e de brisa, ganhando trocados nas ruas de Paris explicando para as pessoas o que diabos é uma função afim.

Aliás, uma prova da ineficácia de tudo isso é que agora me dei conta que nem eu sei mais o que é uma função afim, e qual é a forma de seu maldito gráfico. Parem o mundo que eu quero descer.


Update: A me enviou um vídeo muito ótimo falando sobre o sistema de educação atual, tudo a ver com o tema dessa postagem. Recomendo muito.

13 comentários:

  1. Vestibular é a coisa mais besta que já se viu nesse mundo.
    Ainda acredito que a educação é o que pode salvar o país, mas, para tanto, é necessário que reformem primeiro o sistema educacional do Brasil que é uma droga.
    Eu não me canso de repitir: TÁ TUDO ERRADO! :/
    Mas aproveite, Anna, para estudar aquilo que você gosta e acha que pode ter alguma utilidade pra você, não só pra profissão, mas pra você enquanto pessoa. Tipo, sei lá, Português. Eu mesma, estudo Sociologia, engulo a apostila de Sociologia, acho tão divertido... Um dia pode ser que eu use isso na minha profissão e com certeza, levarei pra sempre muitas das coisas que aprendi. ;)

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Este clip é hipermegaultra antigo querida anna. Olha o Jon de cabelo curto que fofo.
    Querida, eu te entendo... "because i don't wanna be here, i don't wanna see this now..."
    Beijos da bijou para você.

    ResponderExcluir
  3. Pode ficar calma que não apenas Jon Foreman te entenderia. Todos nós que já fomos vestibulandos entendemos essa sua profunda indignação na realização de uma prova sem pé nem cabeça, na escolha de uma profissão completamente às cegas e por fim pelas inúmeras noites mal dormidas e as milhões de crises paranóicas que irão surgir...acredite, você não está sozinha. Eu tbm sempre amei estudar, mas na época do vestibular não havia santo que me fizesse gostar de ler aquelas mil explicações de química e biologia ( minhas específicas).
    Sim, vai ser terrível tenho que admitir. Mas quando você estiver linda e feliz ( espero) na Universidade essa vai ser apenas uma lembrança tenebrosa da sua vida.
    Grande beijo e boa sorte !

    ResponderExcluir
  4. Concordo demais com você. Vestibular não faz sentido nenhum e quanto mais eu penso nele, menos sentido faz. Não existe possibilidade alguma de que eu vá usar metade de tudo aquilo que sou obrigada a aprender em qualquer momento da minha vida.
    Deviam ter respeito pelos alunos desse país. Devíamos ter algum jeito mais digno de entrar na universidade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Não tiraria uma palavra do seu post, o que você disse é completamente verdadeiro... Estudamos anos e anos inutilidades sem fim somente pra passarmos no vestibular, uma prova que, pra mim, é um jeito ridículo de medir se alguém está apto ou não. O resultado é que sempre entra gente que não sabe nem multiplicação direito e pessoas que estudam horas e horas ficam de fora. Como disse uma vez um prof. meu, vestibular não é pra selecionar estudantes, mas pra excluir.
    Afinal, não tem sentido querer cursar alguma coisa na área de Humanas e ter que sofrer com gimnospermas, eletrólise e movimento circular. Só história que eu acho uma matéria inteiramente útil pra todos.
    Seria ótimo mudar isso, mas a gente sabe que não é simples assim, né. O jeito é nos adaptarmos... :/
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Ei Anna!
    Nossa, nem me fale em vestibular. Já tem quase 1 ano que me livrei dessa palavra, e ainda tenho desgosto quando escuto.
    Eu ficava igualmente indignada, e no meio das aulas de físicas eu tinha raiva profunda do ser iluminado que decidiu que eu deveria ficar ali, 1h40min, ouvindo o professor falar de coisas que eu não lembraria dali a 20 segundos, e que com certeza não teriam nenhuma utilidade na minha vida. A vida é muito curta pra perdermos tempo assim. E dito e feito. Já esqueci de TUDO o que aprendi que não me serve mais. Sincertamente, eu entendi no colegial porque o nome das séries anteriores é ensino fundamental. Porque lá as coisas fazem sentido. O colegial devia se chamar: ENSINO DESNECESSÁRIO, isso sim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Realmente, é banal alguns ensinamentos, a gente só deveria estudar matérias que tivessem influencia no nosso nivel superior..
    enfim...
    Mas que tipo de profissionais seriamos nós, já que todas as ciencias se englobam em algum ponto!?
    Todo conhecimento é útil! a gente nunca sabe pq, afinal não temos todas as respostas mas creio que um dia, as crensas e as descrensas serão desmascaradas!

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente contigo. Aprendemos muuitas inutilidades por aí... -.-
    beijos.

    ResponderExcluir
  9. Esse sistema é uma merda mesmo. Não entendo o porquê de muitas coisas, e isso me angustia tanto, que eu chego a cogitar desistir dessas muitas coisas. Mas, enfim, é preciso me encaixar nesse sistema idiota. Ou me encaixo ou não sobrevivo.

    E o vídeo do Denis é muuuuuuito bom mesmo.
    O cara é o cara! ^^
    =*

    ResponderExcluir
  10. Anna, conselho de alguém que dedicou a vida inteira aos estudos (como vc e, pelo que vejo nos seus posts e tweets, na mesma intensidade) e, por isso, chegou ao 3º ano exausta de tudo e estudou o mínimo possível. Aí no início desse ano sai o resultado: passei nas 3 federais e na 1 estadual aqui do Rio. E agora que estou no 2º período só lembro que na função afim a reta era retinha e não curva como na outra que esqueci o nome. Enfim, apaguei bastante coisa que aprendi no colégio.
    Relaxa, não se estressa. O sistema de ingresso na faculdade é uma droga, mas você, que é dedicada e estudiosa, vai passar com certeza. Caso continue se dedicando muito, vai passar num dos primeiros lugares, mas se frear um pouquinho vai ver que primeiro ou último lugar na aprovação não faz diferença e dá o mesmo barato.
    Boa sorte.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. f(x)=ax+b

    brinks.
    Nem sei se isso tá certo, foi o que veio na minha cabeça quando li "função afim" e tô com uma super preguiça e ir pegar o livro de matemática (ou sequer digitar no google) pra dar uma de esperta aqui. O problema é que fica mecanizado mesmo. Mas teu drama tá só começando, se dedica pra passar no terceiro ano porque depois que saimos da escola, é ainda mais chato e repetitivo continuar. Infelizmente eles conseguem tornar uma coisa tão prazerosa em algo abominável: estudar. Estudar. Estudar.
    Ai, para, vim dar uma folga aqui de Império Muçulmano e me deparo com vestibular de novo. Poxa!

    E, na boa? Nem perco tempo decorando gráfico. Dá pra deduzir depois! :D

    ResponderExcluir
  12. O vídeo é mesmo ótimo, né? Também acho muito ruim você ter que se matar de estudar para uma única prova que no fim não vai te acrescentar nada. Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Se te serve de consolo, Anna, eu não lembro de absolutamente NADA do que aprendi no Ensino Médio. rssssss...
    Seus filmes, suas músicas, seus jornais e sua fome ensinam mais.
    beijos

    ResponderExcluir