segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O filme da Analu

 (2/16)

Quando uma pessoa que diz não ter paciência pra ver filmes é obcecada e já assistiu incontáveis vezes um musical com três horas de duração, você começa a pensar que deve vê-lo também. Se essa pessoa é a Analu e tem um jeito todo próprio de ser persuasiva ("TOMA VERGONHA NA CARA ANNA VITÓRIA, COMO VOCÊ NUNCA VIU A NOVIÇA REBELDE?"), você coloca A Noviça Rebelde como uma prioridade das suas férias. Sim, a Analu foi pesada comigo, mas eu sei que ela tinha um dedo de razão ao se espantar diante da revelação que eu nunca tinha visto A Noviça Rebelde. Eu, pessoa que ama musicais e é apaixonada por clássicos, estava traindo o movimento mantendo-o de fora da minha lista. Portanto, assim que tive a primeira oportunidade das férias, fui até a locadora e peguei A Noviça Rebelde.

Com menos de cinco minutos eu entendi perfeitamente por que a Analu não tem paciência para a maioria dos filmes, mas já assistiu tanto A Noviça Rebelde que até já perdeu a conta: não existe filme no mundo que seja mais ela. Ali, vendo as montanhas austríacas naquela paisagem maravilhosa, com a musa Julie Andrews correndo e rodopiando de braços abertos, cantarolando, para fazer parte daquilo, eu só conseguia pensar na Analu. Se ela nunca tivesse visto o filme, meu primeiro pensamento seria Analu precisa ver esse filme. Para ser mais ela ainda só mesmo se houvesse uma aurora boreal no céu.

  oi Analu

O filme é uma delícia. É lindo, é amor, é divertido e tem um romance gracinha. Tem o Christopher Plummer e a Julie Andrews. Tem a Áustria e tem Salzburgo - amo Salzburgo! 

Conhecia grande parte das músicas e confesso que não tem lá o melhor repertório dentre todos os musicais que já vi, mas a gente entra no clima e passa o resto da semana cantando Do-Re-Mi no chuveiro feliz da vida. O duro é que as músicas chatinhas são tão chicletes que o filme termina e a gente só pensa nelas, em detrimento das outras; mais ou menos o problema de Sweeney Todd (ou vocês conseguem lembrar de outra música que não Johanna?). Assisti junto com minha prima Mariana, de nove anos, e a cada nova música ela resmungava "Não acredito que eles vão cantar de novo!". Não era pra tanto, mas ninguém ia morrer se as freiras cantassem só uma música.

Como boa obcecada pelo Fred Astaire que sou, senti falta de mais números de dança, mas nem consigo reclamar disso porque a única coreografia do filme encheu meus olhos d'água e me tirou o ar. Ai como eu queria saber dançar!


Por fim, apesar de delícia, lindo, amor e divertido, o filme só peca por ser grande mais. Um musical de três horas é para poucos. É o mesmo esquema de My Fair Lady: legal pra caramba, mas tão grande que a preguiça vai vencer quase sempre. Acho toda a última parte do filme extremamente desnecessária - com exceção do momento que a família canta no festival. Por mim seria perfeitamente ok se tudo acabasse no casamento de Maria; aliás, eu até pensei que acabava ali mesmo. 

De resto, fiquei bem feliz que a Analu pegou tanto no meu pé para que eu o visse logo, porque, confesso, se não fosse por ela eu não o veria tão cedo. E agora que já cumpri minha parte no trato, acho importante contar pra vocês que no dia que eu prometi que veria A Noviça Rebelde, a Analu me prometeu que veria Across The Universe. Eu não esqueci disso, viu?

10 comentários:

  1. Duvido que ela veja Across the Universe, cobre-a! HAHAAH
    Noviça Rebelde é amor, mas vou confessar que não lembro de detalhes porque musicais não são meu forte (com exceção de across the universe e sweeney todd <3)
    Enfim, gostei dessa historia de 16 posts em 16 dias e queria ter criatividade o suficiente pra isso, mas... não.
    Enfim... Beijinhos e parabéns again por ter passado no vestibular!

    ResponderExcluir
  2. lindo lindo mesmo *-*, até pra eu que acho tudo um tédio. rs Maaaaas Across the Universe, me inspira tédio de longe, jurei que um dia criaria vergonha na cara e assistiria. Tentarei acreditando firmemente que mudarei de opinião.
    um beijo anna.

    ResponderExcluir
  3. Verdade, Anninha! Esse filme é mesmo a cara da Analu =) É lindo demais mesmo! Adoro! Mas estou com você, a última parte é bem desnecessária e alguns números musicais podiam ter sido descartados. E eu fiquei rindo da quantidade de "Analu" no seu post, amei <3 Falando nisso, a senhorita me disse uma vez lá no blog que ia ver "O primeiro dia do resto da tua vida" quando eu postei sobre o filme e nada, né? VÁ JÁ VER! (Usando a tática da Analu) E eu vou insistir pra ela assistir Across the Universe também <333
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. haha legal! Fala pra ela assistir Across que é bom! quem fala é uma pessoa que nem gosta dos Beatles tanto assim, rs

    Nunca assisti A Noviça nem váários clássicos, tudo por culpa da preguiça. Já me obriguei algumas vezes, tipo O Vento Levou e afins e consegui, rs.

    mas eu não entendo: ela tem preguiça pra filmes mas vê um musical de três horas meio cansativo (nós sabemos como é clássico) diversas vezes? Alguém explica Brasil?

    beijos

    ResponderExcluir
  5. E eu também nunca assiti esse filme e, pra ser sincera, não pretendo assistí-lo! 3 horas, como assim? O que é isso produção?! Acho que não aguento. Também, nem gosto muito de musicais. Tentei assistir Amor, Sublime Amor e desisti após meia hora - exata! - de filme. Sei lá, musicais não são pra mim, acho... :(

    ResponderExcluir
  6. Amei o post, até no título eu estou!!! E vou assistir Across the Universe sim, cumpro minhas promessas, ora essa!
    Agora, gente, fala sério. O filme é amor de mais, e eu amo as músicas, e adoro cantarolá-las. Sempre que eu assisto eu fico cantando por uns 10 dias. The hills are aliiiiiiiiiiiiive with the sound of music!!! Do-re-mi, obviamente, eu sei de cabo a rabo, em inglês em português, porque eu vi a peça da Broadway quando foi pra São Paulo. Agora, como assim você nem citou CUCO? É amor demais a menininha na escada gente! 'the sun has gone to bed and so must I', amo de morrer! E 'this are a few of my favorite things'? Mais encantador impossível, aiaiai! Amo de morrer esse filme!!!!!!!!!! 'How do you solve a problem like Maria' é a única música das freiras que tinha que ficar! <3 Te amo mais depois desse post, se é que é possível te amar mais. <3

    ResponderExcluir
  7. confesso que nunca assisti ao filme e fiquei até com vontade depois do post, mas não sei não, acho que não aguentaria 3 horas de musical...

    ResponderExcluir
  8. Faz tanto tempo que assisti A Noviça Rebelde, que nem me lembro mais dos detalhes. Mas lembro que quando assisti tinha uns 12 anos (acho) e assisti com uma amiga tão fofa da época, que sempre que penso nesse filme, lembro dela.
    Mas não tenho muita paciência para musicais não...são pouquíssimos os que gosto!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. OMG eu tbm não assisti ainda :x mas ta na minha lista !

    ResponderExcluir
  10. Ao ler Sweeney Todd, A Noviça Rebelde e Across The Universe em um único post esqueci tudo que tinha pensado antes pra comentar. É, ferrou.

    ResponderExcluir