terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Conselhos para os novos vestibulandos (que eu gostaria de ter ouvido) - parte 2

E vocês acharam mesmo que eu conseguiria dizer tudo num post só, né? (parte 1)

4 - Redação

Cada vestibular tem preferência por um estilo específico de texto, saiba qual é o seu caso, conheça os gêneros, estude-os. Não caia nessa de achar que sempre haverá mais de uma opção e você terá a moleza de escolher aquele que sabe e explora com segurança. Conte sempre com a possibilidade de que possa haver uma proposta única e você vai ter que estar pronto pro que vier.

A maioria dos professores se recusa a admitir que existe fórmula para se escrever uma boa redação, mas eu acho que existe sim. Aliás, é possível você escrever um texto no piloto automático e ainda assim tirar uma nota boa, e eu digo isso porque já vi acontecer. Mais de uma vez. Estudando bem os gêneros textuais, você aprende a organizá-lo e estruturá-lo, e com a prática você aprende a moldar qualquer tópico de modo a conseguir um resultado satisfatório. Fuja de chavões e clichês, porque isso pega mal, mas criticar o capetalismo e o pensamento classe média e defender os fracos e oprimidos são ideias que se aplicam a quase tudo e sempre irão te ajudar. Sei como é medíocre você formar um banco com milhões de ideias pré-formadas, mas tenha em mente que a redação do vestibular não é lugar para você despejar suas ideologias e mudar o mundo. Crie um blog depois que passar no vestibular e canalize essa energia. Tente ver para que lado o texto motivador quer te levar e vá por esse caminho. Digo, por experiência própria, que meus textos que ganharam notas mais altas foram aqueles com os quais eu menos me identifiquei e mais apostei no óbvio. Aqueles que eu gostava tanto que tinha vontade de postá-los no blog eram rechaçados pela corretora. Você pode ousar, mas não faça isso a não ser que tenha muita certeza da solidez dos seus argumentos e que não vai abrir espaço nenhum para que te tirem pontos por incoerência, por exemplo.  Deixe para mostrar seu conteúdo ao usar de referências; fale de livros, filmes, músicas, artes plásticas e filosofia, mas, novamente, fale daquilo que sabe e que tenha certeza que se relacione com o assunto principal do seu texto.

Preste atenção nos textos motivadores e leia bem as instruções com relação a eles: em alguns casos você é obrigado a parafraseá-los, em outros você é eliminado caso faça isso. Caso você estude sozinho e não tenha um professor para te orientar, vários sites na internet vivem sugerindo propostas que tem a ver com temas da atualidade e alguns ainda oferecem a opção de você enviar o seu texto para correção. Faça bom uso de bancos de redação e veja o que de melhor você pode tirar dos textos que receberam as melhores notas.

5 - Leia os livros

Eu sei que é complicado, eu sei que falta tempo, eu sei que a internet está lotada de resumos, mas nada me tira da cabeça que ler os livros é bem melhor do que confiar numa aula ou num resumo. Lendo os livros você faz a prova com mais segurança, sem medo de notas de rodapé ou daquele personagem terciário que algumas questões resolvem perguntar só por sacanagem. Ler o livro te dá bagagem e conteúdo para escrever numa questão de segunda fase, pequenos detalhes que advém de uma leitura cuidadosa contam pontos pra você. É fato de que você provavelmente não vai ter tempo de ler tudo, mas não jogue a toalha antes de tentar. Tente ler o quanto conseguir e caso se renda aos resumos, não perca tempo com aqueles que só contem a história. Estude bastante o contexto histórico, a escola literária e os aspectos de estilo mais marcantes, porque poucos vestibulares ainda perdem tempo pedindo pra você contar a história. Não confie em resumos com menos de duas folhas, e se tiver a chance de assistir aulas sobre os livros, não perca a oportunidade. Essas sim às vezes valem tanto a pena que te tiram a obrigação de ler as obras necessárias.

5.1 - Guia do Estudante

Sei que é comum aconselhar os vestibulandos a estarem bem informados a respeito do que acontece no mundo, mas só quem já esteve nesse barco sabe que é praticamente impossível ter tempo e ânimo de ler um jornal inteiro, olhar as notícias relevantes num portal de notícias, assistir ao Jornal Nacional todo dia. Por isso, entre num relacionamento sério com o caderno de Atualidades do Guia do Estudante, que sai nas bancas duas vezes ao ano. Eles resumem o que de mais relevante tem acontecido no mundo e, mais importante, fazem paralelo dos fatos com conteúdos teóricos de História, Geografia, Biologia, Química, etc, e ainda por cima trazem simulados e exercícios relacionados com o que foi mostrado. Comprei vários Guias no meu colegial, mas o de Atualidades foi o que mais fez a diferença, e como o preço é meio salgado, se você for comprar só um, vá com ele que não tem erro.  

6 - Treine

Não perca a chance de fazer vestibular pela graça. Ao todo, desde 2009, fiz 4 vestibulares seriados, 2 Enem e 5 vestibulares normais, sendo que apenas 4 ao todo eram para valer. Os outros foram feitos simplesmente para que eu me familiarizasse com o clima, aprendesse a administrar o tempo, conhecesse os procedimentos, controlasse o nervosismo. Lembro que na véspera da minha primeira prova eu tive uma crise nervosa, vomitei, passei mal e tive pesadelos a noite toda, mas com o tempo a gente se acostuma com isso e passa a ver o vestibular como a prova normal que ele é. Com o tempo e a prática você vai acordar numa manhã de vestibular e seu único desejo vai ser que a prova passe logo pra você poder assistir televisão. Além disso, use essas chances para descobrir a melhor estratégia para fazer prova. Isso é com você: veja o que é melhor, começar pelo que acha mais fácil ou encarar as dificuldades direto? Deixar a redação por último ou fazê-la de imediato? Fazer rascunho compensa? Descubra tudo isso antes das coisas ficarem sérias e quando você ainda pode errar.

5 comentários:

  1. muito obrigada MESMO pelas dicas viu ? to anotando tudinho, é meu ano de vestibular e vai ser super util :D

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Anninha, pena que você tenha feito o vestibular depois de mim! Também gostaria muito de ter ouvido esses concelhos antes. Mas juro que não fico infeliz de não precisar mais deles.
    Meu irmãozinho faz vestibular esse ano, acho que vou imprimir seus textos e dar pra ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Anna, que dicas ótimas! Gostei muito de ler isso aqui. O Guia do Estudante no quesito Atualidades é muito bom mesmo (já vi alguns em bibliotecas). Li a primeira parte também, mas "faça um bom ensino médio" para quem já saiu de um péssimo me fez ficar triste um pouco. Culpa do destino.
    Abraços e parabéns por ter passado!

    ResponderExcluir
  4. Fico preocupadíssima com a redação, mas adorei saber sobre o Guia do Estudante, não sabia sobre ele ~por fora eu? Magina~, já baixei o de 2011 e vi que tem muito conteúdo interessante, vou tentar dar uma olhada nos alfarrábios pra ver se acho mais, odeio ler livro pelo computador, mas com revista isso se torna mil vezes pior, ao menos na minha opinião. Já devia ter treinado e muito, só fiz uma prova seletiva na vida (pra entrar no Institudo Federal) e glória aos céus, me dei bem nela. Enem está me deixando louca ultimamente, sabe quando você tem a sensação de que vai se ferrar bonito? Pois é. Adorei as dicas, Anna, vou precisar muitíssimo delas. Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Mais dicas boas. (:

    Quanto a redação, eu tinha um grave problema: me recusava a escrever um texto bom, porém medíocre, sem a minha assinatura, sabe? Sem a minha opinião. Em todos os vestibulares, com excessão de um Enem, escrevi textos polêmicos e consegui tirar boas notas. Minha maior nota, porém, foi no texto mais clichê para o Enem, que na época valia de 0 a 100 e eu consegui um 95. Sua dica é importante, acho que a gente tem que seguir pelo lado mais seguro quando se trata de vestibular. Eu arrisquei e me dei bem, mas existem casos e casos.
    Eu cheguei a fazer dois meses de um curso de redação. Odiei. Me sinto presa com tantas regras que os professores impõem, não conseguia escrever assim. Tem gente que se dá bem com um roteiro, uma fórmula de como escrever a redação. Eu não, não gostava.

    Eu não li todos os livros, mas tive um professor de literatura incrível que deu aulas ótimas sobre as leituras mais importantes. Além disso, comecei a ler alguns que eram de praxe e que já estavam na lista da Fuvest há muito tempo alguns anos antes. Pouca coisa substitui a leitura do livro. Mas só lê-lo não dá, é importante buscar referências.

    O Guia do Estudante Atualidades foi meu melhor amigo. Substituí a apostila de geografia por ele. (:

    Treinar é mesmo muito importante. Nunca cheguei a ficar nervosa em nenhuma prova, sou muito cabeça fria com essas coisas. Mas ter feito outras provas anteriormente me deixaram mais confiante nas últimas. Simulados, provões, treineiro, Enem... Tudo ajuda.

    ResponderExcluir