(3/16)
A mãe da Amanda veio para Uberlândia há um tempo fazer doutorado, e depois de muitos desencontros, a própria veio conhecer essa linda e próspera província e, por consequência, a minha pessoa. Nos conhecemos nessa blogosferona de meu Deus há um tempinho e ela é a segunda amiga virtual que tive a chance de conhecer pessoalmente - a primeira foi a fofa Gabi, que passou um fim de tarde comigo na UFMG. O sotaque maranhense é uma coisa adorável, e eu poderia dizer que ela e a Luisa tem praticamente a mesma voz e o mesmo jeitinho cadenciado e fofo de dizer "tu" e de chiar bonitinho o "s" das palavrash. Uma coisa que me chateia é que no sudeste ninguém aprendeu a usar a segunda pessoa do singular muito bem. Aqui no interior, que até mesmo a terceira do plural é luxo, coisa bonita de se ver é gente falando tu e conjugando direitinho à moda do Nordeste. Apaixonei.
Amanda chegou aqui querendo provar tudo de diferente que não encontrava nas suas terras, e eu tenho o maior orgulho de dizer que fui a responsável pela introdução dela ao maravilhoso universo do açaí. É claro que ela já havia tomado antes, mas o açaí de verdade já tinha virado memória de infância, porque ela me contou que lá no Maranhão só existe um pseudo-açaí chamado Juçara. Pessoas que vivem num local onde açaí de verdade não existe: como vivem, o que comem? Sexta, no Globo Repórter.
Aliás, não precisaremos de Sérgio Chapelin nenhum para sabermos qual o barato do Maranhão, ou vocês nunca ouviram falar no famoso Guaraná Jesus? A primeira vez que tomei conhecimento do refrigerante cor-de-rosa foi numa seção antiga da Capricho, chamada "1, 2, 3, 4" e trazia a foto de quatro refrigerantes diferentes e regionais. É claro que o Jesus chamou mais atenção, primeiro pela cor e depois pelo nome. Alguns anos depois conheci a Luh, com toda sua adoração pelo guaraná cor-de-rosa, e pus na minha cabeça que precisava experimentá-lo antes de morrer.
Um pouco antes de sairmos, Amanda me mandou uma mensagem avisando pra eu ir de bolsa grande, porque ela tinha presentinhos para mim. Sim, queridos leitores, voltei pra casa feliz da vida com uma garrafinha e uma lata de Guaraná Jesus, já com planos de guardar a última para posteridade, um troféu de dever cumprido. A gente sonha em ser foodtrotter e termina degustando refrigerante maranhense, c'est la vie.
Confesso que assim que coloquei no copo fiquei meio apreensiva: um troço tão rosa e tão Poneilândia não poderia ser bom. Era muito piada. Confesso que também não curti o cheiro, me lembrou Red Bull. O primeiro gole lembra energético mesmo, mas o segundo deixa mais gostoso. É bom sim. Tomei dois copos. Doce pra caramba, mas gostoso. É guaraná sabor Trident de tutti-frutti. Para os leigos é a melhor definição.
Uma pena que no momento que eu e a Amanda lembramos de tirar uma foto, estávamos lutando com nossas tigelas enormes de açaí e portanto nem um pouco em condições de sorrir pros flashes. Dela, portanto, guardarei a latinha de Jesus, o refri cor-de-rosa, e o mini-pônei que ela me deu de presente. ♥
Eu gostei do guaraná Jesus qd experimentei, mas não consegui tomar a garrafinha inteira hehe!
ResponderExcluirPra quem não gosta muito de tutti-frutti 1 copo já é muito né?!
Beijossss
Dizem que isso é de canela ou cravo ou os dois. Guaraná Jesus é muito AME ou ODEIE. Minha mãe toma demais, Luisa também, mas eu nunca nunquinha respondi "Jesus" quando alguém perguntava o que eu quero beber. Vez ou outra bebo quando mamãe compra só ele, mas é raro mesmo.
ResponderExcluirE menina, eu não conjugo o tu não. Falo e escrevo errado, mas é que conjugar o tu pra lá é bem coisa de adulto intelectual mesmo, tipo coisa pra mães. As mães sempre falam "tu vais" mas eu apelo pro "tu vai" mesmo porque acaba parecendo forçado demais falar com s no final de todo verbo. Mas terceira pessoa eu conjugo e achei estranho (e incrível, adoro diferenças regionais) não conjugarem por aqui.
Eu ainda quero ir num lugar que tu falou pra comer sushi, tomara que dê certo amanhã, aí a gente tira nossa foto :)
Não acredito que você tomou guaraná Jesus e não pensou em mim. Tou arrasada :(
ResponderExcluirE há mais de um ano não bebo refrigerante, mas esse definitivamente é o meu favorito. Não gostaria mais de você se não tivesse aprovado Jesus!
nha, que lindu. pra mim deve ser igual o gosto do red bull, rs
ResponderExcluirJuro que quando olho pra ele me vem gosto de energético na boca! Mas morro de vontade de tomar, vide posts da Luísa. Mas como você tomou pensando nela, eu tomarei pensando na Deyse, e assim fica todo mundo feliz. Isso é, uma delas tem que trazer pra mim...
ResponderExcluirown, amanda é uma das minhas melhores amigas e foi no blog dela que encontrei o teu, daí quando vi no post falando que ela conjugava o "tu" direitinho levei logo um susto "que mentira é essa?" hahaha mas é como ela disse no comentário ali acima, só os adultos ou jovens pseudo-intelectuais gostam de usar a conjugação certa no dia-a-dia aqui, viu. guaraná jesus pra mim é canela, mas vai saber. (:
ResponderExcluirMeu sonho é tomar guaraná Jesus, sério!
ResponderExcluirHAHAHA, o pônei na foto foi sensacional. Muito bom seu blog, tá no favoritos já. A linguagem que tu usas é gostosa tbém.
ResponderExcluirSó me diga uma coisa...prestou vestibular pra que curso?
Meu sonho é tomar guaraná Jesus, sério! (2)
ResponderExcluiré uma das coisas que quero fazer antes dos trinta (; haha
Eu respeito quem toma isso e gosta. De verdade.
ResponderExcluirEu não gosto de guaraná Jesus. Acho doce.
ResponderExcluirJá tentou Guaragay? É super doce também, mas pelo menos é alegre! hahahaha
Sempre fiquei curiosa com Guaraná Jesus, mas acho que nunca vou ter a chance ou a coragem de experimentar algo tão rosa haha
ResponderExcluirhaha,eu já tinha ouvido mesmo falar sobre esse refrigerante, mas eu não sabia que era do Maranhão; se eu soubesse, teria pedido p/ a minha avó, que mora lá e está de "férias" aqui em casa, trazer p/ mim :)
ResponderExcluirbeijo
quando ouvi falar pela primeira vez, demorei pra acreditar. mas é famoso mesmo. quem sabe um dia eu também não tenho a chance de experimentar?! o/
ResponderExcluirDepois que li sobre ele no and-make-me-smile juro que não conseguia pensar em outra coisa. Infernizei meu pai, para traze-lo para mim quando fosse ao maranhão. E porra, eu ameei *---*, é um gosto engraçado de sentir de tão doce rs Agora sempre que pode, ele me traz umas duas ou três garrafinhas pra matar a saudade. A Luisa tem um poder de persuasão né? rs mas ela não tava errada não :)
ResponderExcluirum beijo Anna.
p.s.: Meudeus, esse post sobre o guaraná jesus cita um ex-namorado de três anos atrás. Caramba, há quanto tempo nos conhecemos?
ResponderExcluirComo já deixei claro, estou muito orgulhosa de que você tenha gostado do jesus, que tanto tem me criado celulite nessa vida.
E o que dizer sobre nosso suposto SOTAQUE? Maranhense não tem sotaque, como escrevi num post algum dia. A Amanda é uma fofa, né? Uma pena que tenha passado tão pouco tempo com ela, só fomos ver um filme uma vez... beijos!