segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Conselhos para os novos vestibulandos (que eu gostaria de ter ouvido)

Saí do vestibular mas o vestibular não saiu de mim. Pensando na melhor forma de fechar esse capítulo da minha vida, tive a ideia - ou melhor copiei a ideia da Luh - de escrever para vocês, futuros sofredores, alguns conselhos e dicas usando tudo que aprendi na minha experiência. Em 2011 prestei cinco vestibulares e passei em três deles. Alguma coisa de certo eu devo ter feito, né? Parei para analisar como lidei com isso tudo e selecionei o que de melhor e menos óbvio que pude fazer que mais me ajudou a ter um bom resultado final e gostaria de compartilhar as conclusões com vocês. E depois eu juro que não falo mais nisso.

1 - Faça um bom ensino médio

Sei que pode ser tarde demais para a maioria das pessoas, mas preciso falar. Se eu pudesse voltar no tempo e fazer algo diferente, eu aproveitaria melhor o ensino médio. Fazê-lo bem não significa se revoltar porque tirou menos de 90% de uma nota, mas sim não se contentar com 60% e, principalmente, usar bem do tempo de sobra para, de fato, aprender os conteúdos. Ah como eu queria ter tido a chance de aprender, por exemplo, logarítimo direitinho e não ter desprezado completamente a matéria só porque eu já tinha passado de ano e estava com preguiça de estudar! É muito melhor usar daquele tempo que é feito única e exclusivamente para você aprender e fixar os conteúdos do que ter que correr atrás dele lá na frente, num tempo que você não tem e que provavelmente vai te faltar para outras coisas. Uma coisa é revisar e outra é aprender do zero.

2 - Tenha disciplina

Eu sei que disse que ia fugir do óbvio, mas disciplina é uma das coisas mais cruciais que qualquer um precisa quando vai estudar. Eu não sou nem um pouco disciplinada, mas tive que aprender a ser. O negócio é você saber o que mais te desvia das suas obrigações - o que por si só já é complicado, já que quando você não quer estudar, querido leitor, até uma mosca voando se torna algo interessante. Meus maiores problemas eram o sono, a internet e o telefone. Para me livrar deles, eu saía de casa. Só estudava na escola, a base de muito café, água gelada no rosto, e uma rigidez militar auto-imposta de nunca atender telefonemas que eu sabia que me tirariam do foco e me tomariam meia hora. A questão é que tudo isso é muito pessoal, o que funciona pra mim pode não funcionar pra você. Tenho amigas, por exemplo, que não rendiam nada na escola. Você deve testar estratégias e ver o que funciona melhor. Por isso que é bom tentar manter uma rotina de estudos desde sempre, para sentir o que é melhor no seu caso. Sem falar que se você for acostumado a estudar, por exemplo, duas hoas por dia, não vai sofrer tanto quando ali pra setembro você tiver que passar umas sete horas sentado numa cadeira.

3 - Conheça a prova que vai fazer

Depois que você já escolheu qual(ais) vestibulare(s) vai prestar, é importante conhecer o estilo das provas. Cada faculdade tem suas manias, preferências e estilo de questão e é bom que você já esteja preparado pra isso até mesmo para direcionar seu estudo. Cada faculdade tem mania com certos assuntos e saber disso é uma forma de dar mais ênfase ao que tem mais chances de cair, e perder menos tempo com outras coisas. Imprima provas dos anos anteriores, faça com atenção e procure por padrões e coisas em comum entre elas. Converse com os professores, porque eles estão nessa há mais tempo e sabem várias manhas de algumas universidades. Uma coisa interessante de fazer é, quando tiver estudando, procurar no assunto algo que valha a pena ser perguntado numa prova e invente questões para você mesmo; se for fazer algum vestibular que gosta de questões interdisciplinares, pense em tópicos de outras matérias que se relacionem com o que você está vendo e faça as conexões. 

3.1 - Leia os editais

Sim, ninguém merece. Sim, sei que isso é um saco. Desde a primeira prova séria que fiz, meu pai me obrigou a ler o edital completo e confesso que no início fazia isso com muita má vontade e só agora fui ver como é importante. O edital do vestibular contém tudo o que você precisa saber sobre ele, e saber o que te espera é tão importante. A quantidade de gente que chega pra fazer uma prova sem ao menos saber as matérias do dia é uma coisa que me dá desespero. Já vi gente em segunda fase que descobriu na hora que todas as matérias eram cobradas e só tinha estudado específicas. Já vi gente que perdeu semanas estudando Antiguidade e foi descobrir depois que na prova de História só eram cobrados assuntos da modernidade em diante. São detalhes pequenos mas que fazem muita diferença principalmente no lado emocional, que num vestibular é tão importante quanto o conhecimento teórico. Imagina que terror você chegar preparado para fazer uma prova de Humanas e descobre, chegando lá, que é dia de Exatas? Imagina você descobrir um dia antes da prova que precisa levar uma foto 5x7 além da sua documentação? Os quinze minutos que você perde lendo o edital não são nada perto da tranquilidade de saber tudo o que te espera no grande dia.

13 comentários:

  1. SE ACHANDO hsiudhfusdihfihsdiuhfuihsdihfiud

    ResponderExcluir
  2. Zuera chicórinha vs é lindjaa e super nerdiiii

    ResponderExcluir
  3. Ah Anna como eu também queria ter ouvido esses conselhor ano passado hein? adorei o post! Aliás, passou em quais universidades? prestou pra jornalismo mesmo ? Beijão!

    ResponderExcluir
  4. O pior é que eu sabia dessas coisas que você falou, mas não levei muito a sério. Fui vestibulanda no ano de 2011 e apesar de ter entrado na universidade que eu queria, ela é carinha e isso é o mais preocupante. Talvez se eu estivesse estudado um pouco mais e conseguido uma ótima colocação, quem sabe eu tivesse descolado uma bolsa? ):

    ResponderExcluir
  5. olha, eu vou dizer que só concordo com a 3. não sei se porque o vestibular que eu passei, o da unicamp, é (ou era, na minha época) um vestibular menos decoreba que os demais, que preza muito interpretação de texto e afins, mas eu tive um ensino médio horroroso em termos de estudo e consegui passar mesmo assim num curso com 40 c/v, sem nunca ter perdido uma noite de sono com isso. o importante é ter atenção na prova e não ter medo. é só uma prova. só respostas que você precisa dar. se as pessoas encarassem assim e não tremessem na hora de fazer, seria bem mais fácil.

    ResponderExcluir
  6. Ai, graças a Deus eu já passei dessa fase! E sem ler nenhum edital! HAHAHA.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. São boas dicas realmente. Se você tentasse especificá-las um pouco mais, já não teria como... Acontece que cada um tem seus próprios métodos pra passar, não é?, então fica difícil enumerar os segredos da vitória (trocadilho não intencional :P).
    Existe gente que passa sem fazer um bom E.M., sem ter disciplina, sem estudar a prova nem ler os editais? Claro, muitos. Mas se for levar em conta caso a caso, aí não é possível dar dica alguma. Assim, considerando - por questões lógicas - a maioria dos vestibulandos, as suas dicas são bem preciosas.
    Eu, particularmente, segui todas elas, mas com um GRANDE parêntese no número 2, porque, eu confesso, discplina AINDA não é meu forte... O que me salvou sempre foi o bom senso, porque na época das provas eu sabia que precisava estudar para não sofrer depois, então estudava alguns dias antes. Agora, dizer que todo dia eu chegava da escola, estudava as aulas do dia, resolvia exercícios e fazia um resumo - isso só durante os 3 primeiros dias depois das férias.
    Eu até que fiz um bom Ensino Médio, com a ressalva de que eles te dão todas as chaves pra passar em um vestibular de SAMPA, quer dizer... me restou então estudar as provas anteriores da UnB e isso sem dúvida me salvou. Quanto ao ler os editais, metódico como sou, lia sempre (claro, só o essencial; não estava interessado também em saber sobre os requisitos das vagas para deficientes etc. etc.). Enfim, atribuo a vários fatores não ter passado em alguns vestibulares, p. ex. a falta de disciplina, a falta de costume com o método do Cespe [maldito], a nota de corte alta... pelo menos eu sempre fiquei calmo durante as provas, isso realmente ajuda um pouco. Bom, para todos os efeitos, foi tudo obra do destino mesmo para que eu não passasse no curso errado... hsuahsa
    Sabe, eu até pensei em te dar algumas dicas, mas fiquei sem saber o que eu poderia te falar que você já não tivesse ouvido. Fico tranquilo em saber que elas não te fizeram falta!
    Beijo e, uma vez mais, seja muito feliz nessa nova etapa!

    ResponderExcluir
  8. Como saber se você leu editais demais: você começa a enumerar subitens: 3.1, 3.2, 3.2.1... hahaha <3

    ResponderExcluir
  9. É tudo isso mesmo. Passei por essa fase, e dentre todos o mais difícil pra mim é e era uma rotina de estudo. Internet maldita atrapalha muito! E eu tenho dificuldade de estudar em bibliotecas. Mas vou tentar fazer isso agora pra um concurso que vou tentar. Estudava no colégio no vestibular, mas preferia, pasme, estudar nas mesinhas de fora da biblioteca. Mesmo com mais barulho, colocava um fone de ouvido e virava tardes. Não achava confortável aquelas mesas com divisórias da biblioteca e odeio lugares gelados ;x rsss ou pode ser só frescura pra não estudar. Mas tudo o que você disse é MUITO verdade. Fiz, passei em direito na Federal e tô por lá ;) Parabéns por ter passado bem por essa fase :D

    ResponderExcluir
  10. Anna!

    Seu eu pudesse voltar no tempo também seria adepta do número 1... Disciplina é mais que fundamental mesmo. Eu tinha uma rotina totalmente controlada e nos dias que fazia qualquer coisa de diferente não rendia o suficiente.
    Acho que faltou você falar sobre manter a matéria em dia e não subestimar nenhum conteúdo. Também sobre manter o ritmo até o final, coisa que eu mais sofri pra fazer...

    beijos, linda e PARABÉNS mais uma vez!

    ResponderExcluir
  11. Taí uma fase que ainda bem que já passei! Vida de cursinho é uma coisa que eu não desejo pra ninguém, que sofrimento!

    ResponderExcluir
  12. Dicas preciosas, Anna!

    Eu não aproveitei loucamente meu ensino médio, mas sempre fui boa aluna. Isso faz muita diferença, você tem que se matar menos no terceiro ano/cursinho.

    Ter disciplina é fundamental para estudar qualquer coisa. Porque estudar não é a coisa mais legal do mundo, a gente se distrai mesmo. Agora mesmo estou tendo que estudar para uma prova de recuperação (hahahah, fazer o que) e estou apanhando para me focar.

    Conhecer a prova é muito importante também. A gente já se surpreende um pouco com as questões, não precisa se surpreender com a prova toda. No ano em que prestei, as provas da Fuvest e Unesp (e o Enem) mudaram completamente, foi um susto. Por isso que ler o edital é tão importante também. Fico inconformada de que existe gente que não lê o edital! É obrigação, lá tem tudo o que se precisa saber.

    ResponderExcluir
  13. De novo e mais uma vez: parabéns! E olha que orgulho você deve ter sido para seus pais, passar em 3 vestibulares dos 5 prestados não é para qualquer um. O bom disso é que você tem opção de escolha, né?

    Eu concordo que essas dicas são básicas, mas parece que a gente esquece delas. Principalmente a parte do "aproveite o ensino médio". Eu com certeza teria feito um melhor em vez de fazer o mesmo que você, deixar pra lá por já ter passado de ano. Mas acho que isso vai além, está na natureza humana, hehehehe Por quê? Na faculdade foi a mesma coisa e como quem faz direito precisa tirar a OAB, deveria ter prestado mais atenção nas aulas dos primeiros anos para não correr tanto com as horas que eu tinha para aprender no cursinho.

    Bjitos!

    ResponderExcluir